Efeitos da acupuntura na lombalgia

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Investigar, por meio de uma revisão de literatura especializada, os principais efeitos benéficos proporcionados pelo uso de acupuntura em indivíduos portadores de lombalgia. Método: Revisão de literatura qualitativa, de caráter descritivo narrativo. Foram feitas buscas digitais em bancos de dados, a fim de se reunir informações e debater os principais achados relacionados ao objetivo geral deste trabalho. Resultados: Foram encontrados mais de 140 mil trabalhos publicados entre 2010 e 2010, relacionados ao objetivo aqui proposto. As publicações escolhidas evidenciaram que o uso de acupuntura é extremamente indicado para o tratamento da lombalgia, uma vez que apresenta efeitos colaterais mínimos, além de reduzir o quadro doloroso dos pacientes. Results: Over than 140 thousand works, published between 2010 and 2010 were found, related to the objective proposed here. The chosen publications showed that the use of acupuncture is extremely indicated for the treatment of low back pain, due to minimal side effects reported, in addition to reducing the patient painful conditions.

Conclusion:. Acupuncture comprises a very effective therapeutic approach on the treatment of patients with low back pain, which allows a better quality of life for those affected. Keywords: Acupuncture. Por isto, além dos imensuráveis danos à saúde global do indivíduo acometido, a lombalgia também apresenta um relevante impacto socioeconômico (ALMEIDA, 2019; SILVA, 2018). Além disso, a evolução do quadro de dor lombar representa uma das principais causas de hospitalizações e intervenções cirúrgicas em homens a partir de 40 anos e mulheres a partir de 50 anos. Também é bastante comum em gestantes, devido ao aumento do peso corporal decorrente do desenvolvimento do feto. Portanto, a lombalgia é considerada um grave problema de saúde pública, alertando para a necessidade de se adotar medidas mais contundentes e eficazes sobre sua respectiva prevenção e tratamento (SILVA, 2018; PERES; MEJIA, 2020; QUIMELLI, 2020).

Uma das metodologias convencionalmente empregadas para o tratamento da lombalgia consiste na ingestão de fármacos, sobretudo analgésicos. As buscas realizadas nos bancos digitais foram concentradas em publicações que apresentarem relevância científica, considerando o objetivo geral do presente trabalho. Dentre as obras analisadas, foram selecionados, assim, artigos, monografias, dissertações e teses, publicados nos últimos dez anos, ou seja, no período entre 2010 e 2020. Foram pesquisados trabalhos publicados somente em línguas portuguesa e inglesa. Trabalhos publicados em outras línguas e que divergiram do objetivo geral do presente trabalho foram excluídos de análise. A análise das obras escolhidas para a confecção do trabalho final foi realizada a partir da leitura dos respectivos títulos e resumos de cada obra. Neste contexto, a Tabela 2 apresentou os cinco principais trabalhos selecionados para a composição do presente trabalho, os quais se enquadraram no objetivo de pesquisa desse estudo.

Tabela 2: Características dos cinco principais trabalhos científicos analisados após as buscas em bancos de dados digitais brasileiros e internacionais. Autoria Título Ano Revista DEBIASI et al. Itinerário terapêutico de idosas com lombalgia crônica. FisiSenectus – Unochapecó Ekdahl e Petersson Acupuncture treatment of pregnant women with low back and pelvic pain – an intervention study. Por isto, a prevenção e o tratamento da lombalgia são fundamentais, com o intuito de se ofertar uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Sob tal perspectiva, especialistas avaliaram recentemente os efeitos benéficos do uso terapêutico de acupuntura sobre a atenuação do quadro sintomatológico da lombalgia (SILVA, 2018). A indicação de acupuntura sobre a terapêutica da lombalgia se destaca por se tratar de uma abordagem holística, abordando o indivíduo em sua totalidade.

Assim, apesar de apresentar notórios efeitos sobre o alívio sintomatológico do quadro álgico, a acupuntura parte de um valioso enfoque sobre a etiologia relacionada à progressão clínica, resultando em amplos benefícios à saúde global do paciente (Ekdahl; Petersson, 2010; QUIMELLI, 2020). Por isso, o uso terapêutico da acupuntura é considerado uma ferramenta milenar da Medicina Tradicional Chinesa, sendo amplamente difundido em países ocidentais nas últimas décadas. Neste contexto, a aplicação de microagulhas no ponto auricular Shen Men é capaz não somente de aliviar o quadro doloroso da lombalgia, mas também acalma a mente e contribui para um maior controle das emoções (ALMEIDA, 2019; NEVES, 2009). Tais relatos enfatizam a enorme relevância da ação global propiciada pela acupuntura, por se tratar de uma ferramenta terapêutica com abordagem holística.

Ou seja, a partir do uso da acupuntura para fins de tratamento da lombalgia, obtém-se um maior equilíbrio energético e corporal, o qual também resulta na atenuação de outras patologias associadas (ALMEIDA, 2019; NEVES, 2009). Adicionalmente, a acupuntura também apresenta efeitos sobre o relaxamento e distensão das fáscias musculares, visto que o enrijecimento muscular é bastante característico do quadro de lombalgia. Deste modo, ocorre a chamada liberação miofascial, a qual resulta em alívio dos sintomas álgicos nos pacientes tratados (DIAS, 2017). Assim, sabe-se que o desencadeamento de mudanças biomecânicas no corpo das gestantes, especialmente no último trimestre é inevitável, acarretando no surgimento de dores lombares. Ademais, o consumo de fármacos é contraindicado, uma vez que pode resultar em danos à saúde materno-fetal.

Em consequência, a acupuntura é frequentemente aplicada em gestantes, a fim do tratamento da chamada lombalgia gestacional (PERES; MEJIA, 2020; QUIMELLI, 2020). Por outro lado, Quimelli (2020) destacou que o uso de acupuntura em gestantes, sobretudo para o alívio do quadro de algia, ainda é bastante limitado. Tal fato está comumente atrelado a medos e desconhecimento acerca da eficácia relacionada a técnica, incentivando uma disseminação mais contundente acerca da segurança do uso de acupuntura em gestantes pelo território brasileiro. CONCLUSÃO O uso terapêutico da acupuntura em portadores de lombalgia, portanto, é considerado uma ferramenta bastante promissora, seja para fins de prevenção ou tratamento dos sintomas relacionados. Vale ressaltar ainda que a acupuntura apresenta uma abordagem holística, atuando sobre a etiologia relacionada a doença. Desse modo, estudos mais aprofundados acerca da temática podem contribuir para uma disseminação mais contundente com relação aos seus potenciais benefícios e promoção da saúda da população brasileira.

A partir dos relatos apresentados pelo presente trabalho, conclui-se que o uso terapêutico da acupuntura se mostra extremamente benéfico sobre a promoção de uma melhor qualidade de vida aos portadores de lombalgia, fato corroborado pela redução do quadro álgico, acompanhado pelo restabelecimento funcional do paciente. REFERÊNCIAS ALMEIDA, L C. FERRETTI, F. Itinerário terapêutico de idosas com lombalgia crônica. FisiSenectus – Unochapecó. v. n. MEHRET, M. O. C. COLOMBO, C. C. dez. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Lombalgia (dor nas costas): 10 perguntas frequentes. Disponível em: < http://bvsms. saude. PERES, K. C. O. MEJIA, D. P. Disponível em: < http://omnipax. com. br/livros/2013/ANAC/anac-cap09. pdf>. Acesso em 13 jul. ANGELIM, L. S. PARREIRA, S. L. S. Does antenatal physical therapy for pregnant women with low back pain or pelvic pain improve functional outcomes? a systematic review.

Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, v. n. p. SILVA, W.

174 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download