Fundamentos de Investigação e Criminalística

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Direito

Documento 1

Mas com tudo o proprietário foi a falência devendo a União onde foi ocupado e usado durante 20 anos. Mesmo notando que o Edifício precisava de reparos , este não o fez, e que ao término dos 20 anos de ocupação levaram o imóvel a leilão , onde não havia interessados, e o Edifício ficou fechado, pois ainda pertencia a União. Em 2016 a União cedeu o Edifício a Prefeitura do Município , que logo quis implantar uma Secretária de Educação e Cultura da Cidade, mas vendo que precisavam fazer uma grande reforma , desistiram. Não se passando muito tempo, logo o Edifício foi ocupado por famílias sem teto, onde a ocupação de um imóvel fechado é crime, mesmo assim os fizeram, pois mesmo ilegais, havia por traz dessa ocupação Os Direitos Humanos em face da humanização, o direito a moradia, o estado de necessidade dessas famílias que não tinham para aonde ir.

Diante disso criou-se uma milícia denominada Movimento Social Apolítico de Moradias onde viram a oportunidade de lucrarem ilegalmente, já que o Edifício não eram deles. De acordo com a autópsia no corpo de José Bonifácio foi causada por trauma devido uma pancada na cabeça. A Traumatologia Forense é uma área da Medicina Legal que estuda traumas ocasionados por lesões de forma violenta no Corpo Humano, como por exemplo, lesões causadas por objeto que penetra de forma violenta o Corpo Humano continuamente causando sofrimento excessivo. Por exemplo um objeto que poderia causar este dano uma faca é um exemplo mais simplificado que se possa relatar neste caso. No caso de ter sido encontrado o objeto que causou lesão no corpo da vitima, é feita uma pericia forense, examinar o objeto se o corte ou a lesão combina com a forma de entrada ou o formato da pancada no local ferido, encontrar vestígios de sangue ou até pedaços de pele no objeto comparando com o DNA da vitima, se houver afirmação sobre o objeto combinar com DNA, a marca da ferida ou pancada, conclui-se a arma do crime.

Análise e Gerenciamento de Risco c) 1) Levantamento dos Riscos no Edifício Procópio Ferreira, levaram a tragédia ocorrida por falta de reformas de todas as áreas possíveis. Classe k- incêndios causados por óleo de cozinha, exemplo como ocorrem, através de fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras, devem ser combatidos por extintores á base de Acetato de Potássio diluída em água. No Edifício Procópio Ferreira deveriam ter medidas de prevenção Passiva, como por exemplo: vedação vertical e horizontal, shafts elétricos, shafts hidrossanitários e selagem de fachadas em pele de vidro, onde poderiam prevenir que o fogo se alastrasse para outros cômodos e até mesmo a outros apartamentos. Sem falar na proteção de estruturas metálicas que é conhecida como Fireprotection.

O aço perde 40% de sua resistência a uma temperatura de 550°C daí entra em colapso e desmoronam. A Ativa é para combater o incêndio já iniciado, e tem por objetos os extintores, os hidrantes, os chuveirinhos que ficam no teto de cada sala e os alarmes de incêndios, que na ocasião do incêndio do Edifício não existia nenhuma dessas proteções Ativas, por conta da falta de vistoria em situações passadas, que deixaram passar também as saídas de emergência, iluminação de emergência e as rotas de fuga, embora essas 3 formas de fugas eram controladas pala milícia existente no local denominado Movimento Social Apolítico de Moradias. Todo esse descaso com o imóvel, sendo pelos Órgãos competentes ou pela milícia que tomou conta do imóvel cobrando pela ocupação mas que não faziam nada ao contrário,fez com que os moradores começassem a achar soluções ilegais, causando danos a estrutura do imóvel,que já era precária.

Os moradores também são sujeitos em questão da tragédia, pois agiam de modo ilegal tanto na ocupação do imóvel, tanto na deterioração do mesmo, acumular lixo, isso é visto como descaso pelo imóvel ocupado, fazerem ligações indiretas de modo perigoso na eletricidade, que ficava exposta causando curtos que até antes da tragédia não aconteceu relato de incêndio, mas ao acontecer esses elementos de condução ao fogo se fizeram presentes, ajudando ainda mais a destruição imediata do imóvel. mesmo que sendo uma ocupação ilegal, essas pessoas deveriam zelar pelo local e não agravar mais a situação de abandono. Mas como a falta de soluções para moradia não é levada a sério, pessoas se vêem na necessidade de ocupar imóveis abandonados, para que possam viver suas vidas, nem que seja em locais em péssimas condições, mas que pra essas famílias são o porto “seguro” delas.

Sistemas de Informação em Segurança Não tem como voltar no tempo e ter evitado que a tragédia ocorrida no Edifício Procópio Ferreira acontecesse, pois não haviam elementos para acionar o começo do incêndio como já vimos.

25 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download