evasão escolar e joven em vulnerabilidade social

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A permanência no ambiente escolar, também se torna uma tarefa difícil, uma vez que que fatores sociais e econômicos são obstáculos, tornando comum na vida dessa população o trabalho infantil, as dificuldades de acesso as universidades e escolas, a falta de dinheiro para o transporte, entre outras questões. Quando a família se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a criança é levada a contribuir com a renda familiar cada vez mais cedo, e assim, por meio do trabalho infantil, é gerado um ciclo vicioso em que as chances de se sair dos limites de pobreza são mínimas. Ainda que o jovem consiga superar as dificuldades de ingresso e acessibilidade ao ensino superior, sua permanência nos estudos é diariamente dificultada diante da necessidade de manter-se e de auxiliar a família economicamente.

A escola, por muitas vezes, acaba perpetuando a desigualdade social, uma vez que reproduz a realidade social a qual estamos na qual o indivíduo está inserido, sendo que, a herança cultural um fator de relevância para o sucesso. A evasão escolar e a desistência de aluno são realidades vividas por diversos países, porém, o Brasil é um dos campeões dessa conjuntura. Ferreira (2013) afirma que o fracasso escolar e a consequente evasão denotam o próprio fracasso das relações sociais que se expressam na realidade desumana que se vivência no cotidiano, na qual a distância formada pela teoria e a prática desafia a inteligência do indivíduo. De acordo com Moraes (2010), essa evasão é aceita pela sociedade e pelo sistema de ensino, e reflete esse sistema nas cadeias, penitenciarias e centro de internação de menores em conflito com a lei.

Em 2012, a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicou um estudo levantando o perfil de alunos que abandonaram a escola ou estavam a ponto de abandonar. De acordo com a pesquisa, esse processo prevalece em populações em vulnerabilidade social, pessoas excluídas historicamente da sociedade brasileira como negros e indígenas, pessoas com deficiência, e pessoas que vivem em zonas rurais com baixa renda. A pesquisa enfatiza que muitas vezes os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, estão muito longe da realidade dessas pessoas. Para Bourdieu (1998), a escola não leva em consideração a cultura de cada aluno, os professores partem do pressuposto de que todos os alunos compartilham os mesmos valores e contexto social. Essa concepção é errônea e desconsidera a individualidade do aluno, o que pode acabar por afastá-lo da escola.

O abandono escolar afeta diretamente a taxa de desemprego brasileira. Cerca de 13,1 milhões de brasileiros estão desempregados, de acordo com dados do Instituto Brasileiro De Geografia e Estatísticas (IBGE), juntamente com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Nesse contexto, a cada 10 desempregados, 5,4 são jovens até 29 anos. A vulnerabilidade social faz-se presente no contexto dessas famílias de maneira, que as políticas públicas e os programas de inclusão acabam não suprindo suas necessidades básicas. A fragilidade da estrutura familiar desses jovens os afeta diretamente, muitos jovens acabam tendo que amadurecer precocemente para contribuir no ciclo familiar, seja trabalhando para ajudar no sustento, ou nas tarefas de casa com cuidar dos irmãos, assumindo o papel dos pais, ou mesmo de sua própria família, pois é crescente o número de adolescentes gravidas precocemente.

Essa situação está ligada diretamente as famílias de baixa renda e adolescentes com baixo rendimento escolar, segundo Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD) de 2017. A descentralização da família é outro fator que compromete o desenvolvimento e aprendizado desses jovens, além de afetar seu social e emocional deixando consequências muitas vezes irreversíveis. Como, por exemplo, as mães solteiras que são obrigadas a encarar a maternidade sozinhas, por conta da ausência do pai, que muitas vezes teve a vida ceifada por circunstâncias relacionadas a vulnerabilidade social, onde a ausência masculina muitas vezes causa traumas e danos no processo de criação dos jovens (EIZIRIK; BERGMANN; 2004). O índice de evasão é crescente, se tornando determinante para o crescimento da criminalidade dentro do bairro e dentro das próprias escolas situadas na comunidade, onde muitos dos jovens ainda adentram com a intenção de praticar vandalismos, crimes e por muitas vezes saciarem a fome.

Com um número alto de desemprego, uma das diversas consequências da evasão escolar, muitos jovens são marginalizados e vêm no crime, em especialmente o tráfico de drogas, como uma saída para a manutenção da renda. Consequentemente, esse fator contribui de maneira significativa para a elevação dos índices de homicídios entre jovens. Além disso, programa do EJA nessa região, teve sua aplicação reduzida nas escolas do bairro, por conta da diminuição da demanda de alunos, e do crescimento da criminalidade que atinge a parcela dos jovens da comunidade. É nesse contexto que será aplicada a seguinte pesquisa, que busca identificar quem são esses jovens, como é o contexto familiar que estão inseridos e como a evasão escolar afeta suas vidas e a comunidade.

Quadro 2 - Delimitação da pesquisa Elementos da pesquisa Classificação deste estudo Natureza Aplicada. Abordagem do problema Quali-quantitativa. Realização dos objetivos Descritiva e Explicativa. Procedimentos técnicos Documental; Campo. Instrumento Questionário. Esse é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. GIL, 2002). O desenvolvimento da pesquisa documental segue os mesmos passos da pesquisa bibliográfica, apenas cabe considerar que, enquanto na pesquisa bibliográfica as fontes são constituídas, sobretudo por material impresso localizadas nas bibliotecas, na pesquisa documental, as fontes são muito mais diversificadas e dispersas. Há, de um lado, os documentos “de primeira mão”, que não receberam nenhum tratamento analítico (GIL, 2002). A elaboração do questionário consistirá basicamente em traduzir os objetivos específicos da pesquisa em itens bem redigidos.

globo. com/Revista/Epoca/0,,EMI87998-15223,00-A+ESCOLA+QUE+OS+JOVENS+MERECEM. html. Acesso em: junho de 2019. BOURDIEU, Pierre. org. br/noticias/numero-de-desempregados-no-pais-cresce-entre-os-mais-jovens-6e1a. Acesso em: junho de 2019. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES n. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. n. p. jan/ jun de 2017. FERREIRA, F. ed. São Paulo: Atlas, 2002 IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. °edição. São Paulo: Editora Cortez, 2004. gov. br/portals/pde/arquivos/748-4. pdf> Acesso em: junho de 2019. MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. htm>. Acesso em: 10 de junho de 2019 VALOR ECONÔMICO. Desemprego atinge 13,1 milhões de brasileiros, mostra IBGE Disponível em: <https://www. valor. com.

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