Avaliação da Abordagem da TS nos Projetos Pedagógicos e Projetos de Extensão dos Cursos de Engenharia Mecânica das Universidades Federais Brasileira

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Neste sentido, destaca-se o PPC como documento legal que dita as regras do que estudar, do processo de ensino e aprendizagem, do que está prescrito, do que somos e de onde viemos. O PPCs um dos documentos fundamentais de todo o curso, uma vez que nele que se encontra o que ensinado em sala de aula. Desta forma, o PPC de E. M deve estar estruturado de acordo com Brasil (2019). Nessa estrutura, além de outras informações referente ao curso, devem constar os componentes curriculares com suas ementas, bibliografias e projetos de extensão. Nesse sentido, Amaral e Bortolus (2012, página) destacam que: A introdução de disciplinas de cunho social e humano no currículo do curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da UFMG ofertadas pelos próprios professores das disciplinas técnicas tem mostrado uma procura acima da capacidade de oferta, o que demonstra o interesse dos alunos em ampliar sua formação como cidadãos dispostos a dar uma efetiva contribuição à sociedade.

AMARAL; BORTOLUS, 2012 p. xxx) Observa-se que experiências de discussão nas componentes curriculares de cunho social e humano no currículo do curso de E. M tem mostrado aos egressos a perspectiva do tema TS na sua formação, com habilidade para encarar os obstáculos e resolvendo acima das suas capacidades com criatividade, ética e respeito às diferenças em um atual mercado de trabalho, que está devido ao mundo globalizado e tecnológico em constante evolução, transformação e desenvolvimento social. Na perspectiva da transformação e desenvolvimento social, Bezzera et. Bordin e Bazzo (2018) relatam que a presença de componentes curriculares nos cursos de engenharia com 'Meio Ambiente, Economia e Sociedade' merecem destaque, apesar de que elas não estejam vinculadas diretamente com o tema TS, mas por discutir assuntos como modos de produção, organização social, modelos produtivos, sustentabilidade e experiências produtivas alternativas, que se constituem como um importante tempo e espaço para discussões sobre o caráter sociotécnico da profissão.

Luz et. al. destacam que a inserção de uma atividade em componentes curriculares de engenharia que resulte em um produto com base nos princípios da TS, mesmo que seja de maneira pontual, e, sendo o discente o ator principal, torna-se um passo importante para a promoção da aprendizagem com uma abordagem pedagógica diferente da tradicional. Como componente curricular voltada para TS Rodrigues et. relata que para a formação acadêmico-profissional dos engenheiros mecânicos, não seja totalmente tecnicista, os cursos devem oportunizar aos discentes projetos de extensão que consolidem na sua formação complementar o incremento para potencializar habilidades, competências, valores e atitudes relacionadas à comunicação, planejamento, criatividade, modelagem, simulação, ensaio e trabalho em equipe. Tygel et. al. destacam que nos projetos de extensão universitária, tem-se o processo do empreendimento, característico da profissão do engenheiro, e o direcionamento para o interesse social e humano, que pode assumir um direcionamento para estudos da tecnologia social.

Segundo Luz et. M tem sua formação amparada em legislações que favorecem a valorização do ser humano e não na reprodução do capital de modo que há a inclusão de TS na sua formação, mudando, assim a concepção de que o engenheiro mecânico está associado, portanto, apenas à intervenção técnica. Determinação de Critérios para Avaliação da Abordagem Qualitativa da TS nos PPC e Projeto de Extensão Segundo Godoy (1995), o estudo com abordagem qualitativa, enquanto exercício de pesquisa, não se apresenta como uma proposta rigidamente estruturada, pois permite que a imaginação e a criatividade levem os investigadores a propor trabalhos que explorem novos enfoques sendo a pesquisa documental uma forma de envolver uma condição inovadora, que traz contribuições importantes no estudo de alguns temas.

Para Bogdan e Biklen (1994), estudos com características de abordagem qualitativa é uma investigação descritiva, sendo que, os dados recolhidos são em formas de palavras ou imagens e não em números. Os dados incluem transcrições de entrevistas, notas de campo, fotografias, vídeos, documentos pessoais, memorandos e outros registros oficiais. Ainda segundo os autores, os dados, por exemplo, em documentos oficiais, são analisados em toda a sua riqueza, respeitando, tanto quanto o possível, a forma em que estes foram registados ou redigidos. Ao realizar a avaliação e a resposta for pelo menos um (01) “SIM” referente aos critérios de avaliação do Quadro 1, para o PPC ou para Projeto de extensão, o curso aborda TS na formação do engenheiro mecânico. A dimensão que adquiriu ou adquirirem resposta “SIM” será sistematizada no Quadro 2 – Matriz sistematização da avaliação da abordagem qualitativa da TS nos cursos de EM das UFs no Brasil.

Caso ao realizar a avaliação e a resposta for “NÃO” o curso não aborda a TS na formação do engenheiro mecânico. Quadro 1 – Critérios de avaliação para abordagem da TS Dimensões Indicadores Critérios de avaliação para abordagem da TS PPC Abordagem da TS Projetos de Extensão Abordagem da TS 1 – Conhecimento, Ciência e Tecnologia - Aplicação do conhecimento em problemas sociais - Geração de inovação para as comunidades - Componentes curriculares com eixo de formação crítico-social; - Existe ligação, nexo entre o PPC que envolve problemas sociais; - O PPC compartilha, discutem, criam ou transferem conhecimentos ligados a problemas sociais; S = Sim N = Não - Multiplicação das soluções -Aperfeiçoamento contínuo das soluções - Adaptabilidade a contextos distintos - Domínio público do conhecimento - Valorização do conhecimento popular S = Sim N = Não 2 – Participação, Cidadania e Democracia - Enfatiza a cidadania e a participação democrática - Adota a metodologia participativa nos processos de trabalho - Impulsiona sua disseminação e reaplicação - Componentes curriculares com eixo de formação crítico-social -- O PPC provoca interação entre o conhecimento científico e popular - O PPC direciona aplicação do conhecimento adquirido em novas experiências S = Sim N = Não -Registro do conhecimento para aplicações futuras -Respeito às identidades locais - Participação dos usuários na tomada de decisão - Mobilização da população S = Sim N = Não 3 – Educação - Realiza um processo pedagógico -Desenvolve num diálogo entre saberes populares e científicos - É apropriada pelas comunidades, que ganham autonomia - Componentes curriculares com eixo de formação crítico-social - O PPC possibilita os discentes desenvolverem práticas pedagógicas ligados a problemas sociais S = Sim N = Não - Ampliação da base de conhecimentos - Desenvolvimento de novas habilidades - Geração e obtenção de novos conhecimentos - Capacitação de jovens S = Sim N = Não 4 – Relevância Social - É eficaz na solução de problemas sociais - Tem sustentabilidade ambiental - Provoca a transformação social - Componentes curriculares com eixo de formação crítico-social - O PPC articula o ensino e extensão ligados a problemas sociais S = Sim N = Não - Baixo custo de implantação e Manutenção - Geração de Empregos - Ativação econômica local -Conscientização sobre questões ambientais S = Sim N = Não FONTE; Adaptado de ITS Brasil (2004); Dagnino (2014); Araújo e Candido (2017); Bordin e Bazzo (2018).

Sistematização dos Dados Prosseguindo o estudo, nesta sessão inicia-se a sistematização dos dados que objetiva efetuar qual(ais) dimensão(ões) registraram o termo de avaliação “SIM” conforme os Critérios de avaliação para a abordagem da TS apresentados no Quadro 1. Para Ghiso (2001), a sistematização de dados assume uma qualidade que recupera qualquer conhecimento obtido de uma prática, e do empoderamento dos sujeitos envolvidos, e, ao mesmo tempo, constitui-se, por si só, como investigação social. Ademias, conforme Jara (2006), a sistematização de dados torna mais resistente o trabalho de criação o que fornece aquisição e percepção mais detalhada dos experimentos que se projetam, com a finalidade de melhorá-los, associar com outras habilidades análoga ao aprendizado que desaponta no período da investigação, produzir considerações teóricas em relação as especulações circundadas, incentivar a idealização ideias e, assim como, os fundamentos que são utilizados que emerge com as práticas sociais definidas.

Desta forma, a sistematização de dados é uma representação que constrói maneiras de avaliação de uma pesquisa e entende a sua realidade contextualizada (TEIXEIRA, 2003). Neste sentido, a demonstração da avaliação da TS no PPC e projetos de extensão do curso de EM, desenvolveu-se a Matriz sistematização da avaliação da abordagem qualitativa da TS nos cursos de EM das UFs no Brasil, representada no Quadro 2. Os registro(s) efetuado(s) no Quadro 1 será(ão) transportados para o Quadro 2, organizado(s) e ajustado(s) conforme as colunas 1, 2, 3 e 4 para a(s) dimensão(ões) do PPC e projetos de extensão, e assim visualizar de forma clara a problemática que foram exploradas e suas crenças. Projeto multidisciplinar para o desenvolvimento de uma tecnologia social inovadora para dessalinização de água no semiárido nordestino.

In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Natal -RN, 2016. Anais: ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia. ARAÚJO, Rudrigo Otávio Andrade; CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. Sistema de indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de Tecnologias Sociais: Proposição de uma Metodologia. Porto: Porto Editora, 1994. BORDIN, Leandro; BAZZO, Walter Antonio. Articulações entre a organização curricular dos cursos de engenharia e o desenvolvimento de tecnologias sociais. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Salvador/BA. Anais: ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia. Belém. Anais: ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia. DAGNINO, Renato. Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande, PB:EDUEPB.

CIÊNCIA & TECNOLOGIA SOCIAL, v. p. GHISO, Alfredo. Sistematización de experiencias en Educación Popular. In: Los contextos actuales de la educación popular, 2001, Medellín.  Critérios. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. ITS - Instituto de Tecnologia Social. Tecnologia Social no Brasil: direito à ciência e ciência para cidadania. Anais: ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia. PAIVA Jr. Fernando Gomes de; LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza; MELLO, Sérgio Carvalho Benício de. Validade e confiabilidade na pesquisa qualitativa em administração. In: I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2007, Recife. Proceedings International Symposium on Qualitative Research. Salamanca: Academia. edu, 2017. v. p. A Análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais.

Desenvolvimento em Questão, Ijuí - RS, v. n. p. TYGEL, Alan Freihol; DWEK, Mauricio; ALVEAR, Celso Alexandre Souza de; ADDOR, Felipe; HENRIQUES, Flávio Chedid.

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