EMPREENDEDORISMO E MARKETING: UMA ABORDAGEM PARA O MARKETING EMPREENDEDOR
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Marketing
Nosso estudo traz entre outras, a abordagem de Kotler (2003), que cita o marketing empreendedor como uma ferramenta melhorada nas práticas do marketing tradicional, sendo percebido na primeira etapa observada no início das operações empresariais, estágio em que o empreendedorismo se encontra alto. Sendo o empreendedorismo assunto de grande importância tanto nas áreas de gestão, marketing e práticas de mercado, e tendo elevada importância para o desenvolvimento econômico das sociedades, salienta-se a pertinência do estudo, com o intuíto de levantar as técnicas usadas pelo marketing como forma de colaborar para um empreendedorismo mais forte e competitivo. Palavras-chave: Empreendedorismo. Marketing Empreendedor. Gestão Empreendedora. No ato de empreender é de extrema importância saber identificar tendências e variações de mercado, se antecipando as necessidades dos clientes, com intuito de obter sucesso nos negócios.
Em tempos de recursos financeiros escassos, saber obter e alocar esses recursos, sejam materiais, humanos, tecnológicos e financeiros, de maneira racional, é outra qualidade presente nos empreendedores. Os “empreendedores de sucesso planejam cada passo de seu negócio desde o primeiro rascunho do plano de negócio, até a apresentação do plano a investidores, definição das estratégias, sempre tendo como base a forte visão de negócios que possuem. ” (DORNELAS, 2001, p. Segundo o GEM – Global Entrepreneurship Monitor – órgão de pesquisa da London Business School e Babson College que avalia anualmente a atividade empreendedora em diversos países desde 1999, o que leva as pessoas a empreenderem são: necessidade ou oportunidade, “Os empreendedores por necessidade decidem empreender por não possuírem melhores alternativas de emprego, (. Mediante levantamento de outros estudos baseados em livros e revistas sobre o assunto, abordaremos estudos anteriormente publicados que tratam do assunto, como forma de atualizar e contribuir para a discussão do tema proposto.
Para o estudo desenvolvemos um levantamento teórico, baseado em pesquisa temática com as seguintes variações: empreendedorismo e marketing. As fontes de pesquisa se baseiam em obras secundárias, nas matérias de gestão, administração, marketing e economia. Quanto a sua estruturação, começamos definindo empreendedorismo, em seguida aprensentaremos os conceitos descritos na literatura sobre marketing tradicional para em seguida, conceituar a nova descrição de marketing que tem sido usado nas organizações empreendedoras, chamado de marketing empreendedor. Nosso objetivo com este trabalho é o de ser útil aos curiosos da área enquanto referência para futuros estudos, bem como servir de orientação didática para os que se aventuram na arte de empreender. As ONGs e o terceiro setor estão repletos de empreendedores.
É empreendedor o artista, o escritor, o poeta que publica os seus versos, porque é necessário compartilhar os resultados do seu trabalho. Os empreendedores podem ser voluntários (que têm motivação para empreender) ou involuntários (que são forçados a empreender por motivos alheios à sua vontade, como é o caso de desempregados, imigrantes etc. Contudo, não se considera empreendedor alguém que, por exemplo, adquira urna empresa e não introduza nenhuma inovação (quer na forma de vender, quer na de produzir ou na maneira de tratar os clientes), mas somente gerencie o negócio (DOLABELA, 2006, pag 31). Segundo Disrich, Peters e Sheperd (2014), os negócios podem começar modestos e se tornarem algo em grande escala, pois nas mãos de um empreendedor, uma oportunidade pode se tornar algo muito lucrativo, porque “as oportunidades empreendedoras são situações nas quais novos bens, serviços, matéria-primas e métodos organizacionais podem ser introduzidos e vendidos por um valor acima do que seu custo de produção” (DISRICH, PETERS & SHEPHERD, 2014 pag 6).
e 7). Em 1928 Schumpeter foi quem definitivamente ousou falar de empreendedorismo ligando-o claramente à inovação, a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios (. sempre tem a ver com criar novas formas de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações (FILION, 1999, pag 7). Além de associar o empreendedorismo à inovação, o escritor também deixava claro o quanto empreender significava para o desenvolvimento econômico. A partir deste momento, e até mesmo alguns escritos antes de Schumpeter, associavam o fato de empreender com o desenvolvimento econômico, sendo que aquele era considerado um motor para que este acontecesse. Empreender no Brasil não é algo que se aprende na escola, tão pouco na universidade (GEM, 2016 pag 89).
Um desafio para ser superado pelo país na área do empreendedorismo, é criar novas políticas de apoio e capacitação ao empreendedor, permitindo o desenvolvimento não só das pessoas que empreendem, mas de todo o país. O MARKETING TRADICIONAL Convencionalmente, conceitua-se o marketing tradicional como a ciência que procura atender as necessidades humanas e sociais. Kotler (2005) escreveu que “uma das definiçies mais curtas de marketing é atender às necessidades de maneira lucrativa” (KOTLER, 2005, pag 03). As características sociais do marketing dizem respeito ao processo “por meio do qual os indivíduos obtém aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços”; como definição gerencial, marketing “é a arte de vender” (KOTLER, 2005, pag 06).
Percebemos então a importância da estratégia para a performance da empresa. Ela é que vai definir os meios para que os objetivos propostos sejam alcançados, levando-se em conta as competências levantadas na estratégia, ou seja, quais as oportunidades, as ameaças, as forças e as fraquezas do negócio. O MARKETING EMPREENDEDOR SOB A PERSPECTIVA DO EMPREENDEDORISMO O mercado consumidor tem mudado nos últimos tempos. Os avanços tecnológicos e a abertura de mercados têm trazido consigo novos desafios para atender um consumidor mais exigente e com novos comportamentos a cada dia. Os consumidores já não suportam mais produtos e serviços sem qualidade, mas também não se sujeitam a pagar abusos por produtos mesmo com qualidade perceptível. Os concorrentes conseguem manter segredo de informações detalhadas de 70% (setenta por cento) de todos os novos produtos no período de um ano após seu desenvolvimento.
– Produção. Os novos processos são muito mais difíceis de proteger do que os novos produtos. – Marketing. O recurso a instrumentos extra preços é uma técnica à qual se atribui maior potência do que alterações de preços, talvez porque seja mais difícil de ser copiada. o conceito de marketing empreendedor pode ser explicado usando conceitos e palavras tradicionais de marketing, mas nunca podem ser completamente compreendidos sem incluir aspectos da teoria do empreendedorismo e, portanto, especificam que uma maneira frutífera de entender o assunto marketing como a interface entre marketing e empreendedorismo. KURGUN et al, 2011, pag 342 apud MILES & DARROCH, 2006; HILLS & HULTMAN, 2006. O autor continua citando que esta interface entre marketing e o empreendedorismo se dá de duas maneiras, primeiro relacionando “à aplicação de ferramentas de marketing, conceitos e teoria no apoio à criação de novos empreendimentos e ao crescimento de pequenas empresas”, e a segunda dimensão “pode ser referida ao papel do empreendedorismo no marketing”, ou seja, leva as atitudes e os comportamentos empreendedores para o desenvolvimento de programas de marketing (KURGUN et al, 2011, pag 343).
Portanto, a definição para Marketing Empreendedor, segundo Kurgun et al (2011, pag 343) pode ser dada como “a identificação proativa e a exploração de oportunidades para adquirir e reter clientes lucrativos através de abordagens inovadoras para gerenciamento de risco, alavancagem de recursos e criação de valor”. Esta nova interpretação exige essencialmente uma perspectiva de dentro para fora com orientação para o mercado, poderia ser traduzida como o desenvolvimento das competências específicas e uma empresa por sua ação empreendedora, com vistas a atender uma demanda latente de futuros clientes por produtos que ainda não existem. O emprendedorismo tem sido para muitos a oportunidade de por em prática sonhos, através de uma visão de oportunidade um indivíduo busca de forma inovadora lançar no mercado seu produto ou serviço, mas antes da concretização do negócio, o caminho apresenta seus percalços, que se não houver estratégia, organização e inovação, pode por a perder todos os recursos que houvera disponível.
Ora, empreender tem a ver com a inovação, sem a motivação para apresentar algo novo ou inovador, não há empreendedorismo, mesmo que seja apenas na utilização de processos, pois é o estabelecimento de uma ideia ainda desconhecida, que vai criar valor aos stakeholders envolvidos, satisfazendo a motivação do indivíduo empreendedor. Vimos durante o trabalho que o tino do empreendedor é de suma importância, porém, só conhecer a ideia não é o suficiente para fazer seu negócio emplacar, ele deve contudo saber administrar a sua estratégia, precisa focar suas relações com parceiros, colaboradores e com o mercado como um todo. A capacidade de empreender é a sustentação do seu negócio. O marketing empreendedor vem com uma abordagem para acrescentar às empresas, principalmente as micro e pequenas, diferenciando do então marketing tradicional baseado nas estratégias mercadológicas inserindo o conceito dos 4P´s.
Temos visto um decréscimo no número de empregos formais em toda cadeia produtiva obrigando as pessoas a buscarem sua sobrevivência de outras maneiras, e uma dessas é através do empreendedorismo. O empreendedor nasce de duas vertentes, por oportunidade ou por necessidade. Na oportunidade, o empresário vê algo positivo em algum nicho de mercado, percebe uma demanda para determinado produto ou serviço e resolve empreender, muitas vezes sem dinheiro próprio mesmo, mas acredita que o trabalho, a disposição e a motivação para inovar o farão vencer todos os empechilhos que possam ocorrer. A necessidade faz o indivíduo empreender como forma de trazer sustento para si e para os seus, muitas vezes de forma atropelada, haja visto, a falta de estratégia para a sua aplicação.
É neste momento que o empreendedorismo pode contar com o marketing, este voltado a atender os negócios empreendedores que possuem grande importância no desenvolvimento das sociedades, pois criam novos negócios a cada dia, novos conceitos de produtos e serviços, e permitem o desenvolvimento econômico das localidades e países atingidos por seu desenvolvimento. e atual. São Paulo: Editora de Cultura, 2006. DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: trasformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. Jul. Set. FLEURY & FLEURY, M. T. Disponível em:< http://www. dge. ubi. pt/msilva/oe_oge/empreendedorimo. pdf>. Acesso em: 16 set. KOTLER. Philip. Marketing Essencial. Conceitos, estratégias e casos. net/publication/235651974/download. Acesso em: 16 set. LIMA, Brendha R. de. et al. Acesso em: 17 set. MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados.
ª ed. p. WALDECY, Carvalho Lima. A estratégia como ferramenta de gestão e desempenho organizacional – estudo de caso em uma microempresa – Araxá-MG. Evidência, Araxá, v. n.
62 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes