Educação Contextualizada e inclusão no semiárido

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Palavras-chave: Semiárido; Nordeste; Escolarização; Pedagogia da Alternância; Educação Contextualizada. SUMÁRIO Introdução 04 Justificativa 06 Objetivos 10 Referencial Teórico 11 Metodologia 12 Cronograma de Atividades 13 Referências 14 Introdução Ninguém educa ninguém, Ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo Paulo Freire. Meu projeto de pesquisa objetiva pensar uma educação que compreenda o humano como ser integral! Num país de dimensões continentais como o Brasil é um desafio compreender as diferenças regionais e ao mesmo tempo preservar as bases de uma educação nacional que nos unifique enquanto nação. Um planejamento educacional consciente pressupõe educadores e gestores educacionais preparados para a diferença e para o desafio! Um caminho ainda a ser construído, já houve avanços neste sentido, mas com certeza existe um caminho a ser trilhado para que a educação no semiarido nordestino proporcione a crianças e adolescentes uma escolarização com nível de excelência capaz de gerar cidadãos conscientes de seus direitos e com nível de auto-estima o suficiente para prosseguirem em seu caminho educacional e de realização profissional e pessoal.

Em nossas leituras percebemos que o Brasil e o semiarido passaram em poucos anos por modificações importantes no sentido de valorizar o processo educativo e os professores e estudantes da região. Conti, 2013. P. A educação faz parte de um contexto maior onde está conectado o social, a cultura, a política, os interesses das elites locais e nacionais em determinadas geografias, na manutenção ou exterminação das paisagens. Com certeza foi e ainda é necessário um aprendizado emocional e comunitário para uma nova maneira de conviver com a flora, a fauna e o direito pleno a educação. Buscaremos acima de tudo as experiências positivas onde a educação foi parceira da construção da implantação da educação contextualizada e parceira de nos exercícios de um novo modelo de educação que levasse em conta a convivência com o semiárido brasileiro.

No entanto o nordeste e semiárido são muito mais do que seus obstáculos ao desenvolvimento de matizes capitalistas e sem relação como o teor do bioma da catinga e seu esplendor, há aspectos de sua cultura que merecem atenção nos seus detalhes e manifestação. Em 2004 uma nova gestão federal assume o Brasil e a disposição para revolver a problemática do semiarido mudou. Por todo um mote de situações a educação contextualizada surgiu como uma possibilidade de ser uma resposta a educação no semiárido nordestino. Um sistema de educação que levasse em conta a importância da cultura local e a realidade de suas famílias. As Diretrizes de educação para a convivência com o semi-árido brasileiro nos falam: As metodologias de educação contextualizada se particularizam por serem meios de conciliar os processos educacionais das escolas à vida real e prática dos alunos.

A contextualização da educação abarca aspectos como a construção do currículo escolar e sua concentração em temas com foco nas potencialidades locais como educação ambiental, cultura e história, visando a diminuição da evasão escolar em áreas rurais. O semiárido brasileiro é o maior do mundo em extensão. Sua área tem cerca de 900. km² e abrange todos os estados do Nordeste. O termo “semiárido” faz referência à aridez; condição essa que é causada por aspectos naturais, como o fator climático e a irregularidade das chuvas, e também pela forma como a região é explorada; por vezes, a partir de práticas que envolvem desmatamento e queimadas da vegetação que compõe o bioma caatinga, além da provável contaminação do solo e da água com agrotóxicos nos locais onde se pode praticar algum tipo de agricultura (SCHISTEK, 2013).

Objetivos Específicos: Pesquisar e cartografar as motivações foram decisivas para a permanência das crianças e dos adolescentes na escola através da implantação da pedagogia da alternância e da educação contextualizada. Referencial Teórico Ao pensar no referencial teórico da investigação será necessário em primeiro lugar focar no que representa o semiárido, construir um pequeno histórico dos investimentos e/ou da falta deles na educação, na capacitação dos gestores e profissionais da educação, na infra-estrutura das escolas, no avanço no cumprimento dos direitos no Brasil e no mundo e seu significado para o nordeste e para o semiárido; para isto, vamos utilizar autores como Naidison de Quintella Baptista e Carlos Humberto Campo, Jesse Souza, João Suassuma, Mark Luiz Magalhães Silva, Alidéia Oliveira Rodrigues, Suzane Ladeia da Silva.

Vamos focar também a relevância da pedagogia da alternância para uma educação que possa integrar as crianças, adolescentes e adultos num contexto escolar e acadêmico utilizando autores como Cintia Rodrigues, Edival Sebastião Teixeira, Maria de Lúcia Bernartt, Glademir Alves Trindade. Veremos também as modificações na última década: como o semiárido se apropriou não das possibilidades de implantar a educação integral, a educação contextualizada e o cumprimento dos direitos humanos através de novas representam práticas educacionais, utilizando autores como Lia Moreira Farias, Fábio Freitas Schilling Marquesan, Ana Elisabete Moreira de Farias. Metodologia Para se pensar na construção metodológica da investigação que nos propomos será necessário focar no que representa o semiarido um pequeno histórico dos investimentos e/ou da falta deles na educação, na capacitação dos gestores e profissionais da educação, na infra-estrutura das escolas, no avanço no cumprimento dos direitos no Brasil e no mundo e seu significado para o nordeste e para o semiarido.

gov. br/ccivil_03/leis/L9394. htm CONTI, Ìrio Luiz. Estratégias de Convivência com o Semiarido Nordestino. Organização Irio Luiz Conti e Edni Oscar Schoroder. Disponível em <http://www. editorarealize. com. br/revistas/conidis/trabalhos/TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID2781_25102016000558. pdf> FREIRE, Paulo. Vozes, 1994. REDE DE EDUCAÇÃO DO SEMIARIDO BRASILEIRO-RESAB. Diretrizes de educaçãopara a convivência com o semi-árido brasileiro. In: CONFERENCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI- ÁRIDO BRASILEIRO, 1. Juazeiro,Bahia. Pedagogia de alternância na Educação rural. In Nova Escola. Publicado em 01. Disponível em <https://novaescola. org. okara. ufpb. br/ojs/index. php/okara/article/view/9008/4724>. Acesso em: 8 fev. São Paulo , v. n. p. Aug. Disponível em <http://www.

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