Projeto de Pesquisa - Pedagogia - 46 trabalhos feitos para baixar

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Trabalhos acadêmicos prontos para se inspirar

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Gênero no Ensino Fundamental

Para isso, é preciso considerar a experiência escolar como fundamental para que…

Palavras: 550Páginas: 2

Filosofia da Educação

O princípio antológico pode ser considerado o princípio do pensamento de Hegel,…

Palavras: 550Páginas: 2

Estágio 1 Ed.especial

Proposta Pedagógica: JUSTIFICATIVA Nossa proposta para trabalhar de forma inclusiva com a…

Palavras: 825Páginas: 3

CONTRIBUIÇÃO DAS PRINCIPAIS TEORIAS PSICOLÓGICAS AO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO

Outro ponto é a questão da inteligência, que é adquirida pelo reconhecimento…

Palavras: 1375Páginas: 5

PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES PARA PESSOAS SE ENGAJAREM AO EJA

A principal motivação para jovens e adultos procurarem o EJA é a…

Palavras: 1375Páginas: 5

Atividades Interdisciplinares

Lembre-se que a redação deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão…

Palavras: 1375Páginas: 5

A importância do desenvolvimento da autonomia dos alunos na gestão participativa e democrática

Reflexões são levantadas acerca de como estes podem contribuir neste aspecto da…

Palavras: 1650Páginas: 6

Reforma educacional década de 1990 sobre formação inicial de professores

A partir dessa perspectiva de produtividade que as reformam educacionais emergem. Saviani…

Palavras: 1650Páginas: 6

O ENSINO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À VIOLÊNCIA PRATICADA NO AMBIENTE ESCOLAR

Violência esta que é pautada em esteriótipos e estigmas historicamente construídos. Buscou-se realizar…

Palavras: 1925Páginas: 7

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Escola. Inclusão.       1 INTRODUÇÃO    A Síndrome de down afeta uma a cada 700 crianças nascidas, então…

Palavras: 1925Páginas: 7

PROCESSOS EDUCATIVOS EM PRÁTICAS SOCIAIS: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E SUA RESSIGNIFICAÇÃO COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL

A pedagogia crítica e a educação popular desafiam os educadores, a pensar…

Palavras: 2200Páginas: 8

Aspectos educacionais e sócio- antropológicos da surdez. A Língua Brasileira de Sinais LIBRAS

Destaca-se que o surdo incide no indivíduo que possui a perda auditiva…

Palavras: 2475Páginas: 9

A UTILIZAÇÃO DE DEDOCHES COMO UM ESTÍMULO A CRIATIVIDADE DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Essa metodologia é promissora para consolidar diversas habilidades nos alunos, como empatia,…

Palavras: 2475Páginas: 9

Aspectos filosoficos sociologicos politicos e pedagogicos da educacao

Por esse motivo a necessidade da elaborações de políticas educacionais, para que…

Palavras: 2750Páginas: 10

A educação e a cultura na pedagogia do oprimido segundo Paulo Freire

Filho de Edeltrudes Neves Freire e de Joaquim Temístocles Freire, morou na…

Palavras: 2750Páginas: 10

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Logo, após aprofundamento teremos a colheita desses resultados e a validação da…

Palavras: 2750Páginas: 10

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO: FRAGILIDADES, AVANÇOS E REFLEXÕES

O estudo será aplicado ao sujeito, tais como: diretores, professores, pedagogos, servidores, pais…

Palavras: 2750Páginas: 10

Gestão escolar

Dessa forma, é necessário o fortalecido sobre o entendimento da gestão escolar,…

Palavras: 2750Páginas: 10

Pedagogia

Objetivos Específicos 5 CONTEÚDOS 6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 7 PERCURSO METODOLÓGICO 8 Atividade 1: Leitura e interpretação do texto 8 Atividade 2:…

Palavras: 3300Páginas: 12

Avaliação da aprendizagem: Pontos e contrapontos nas Escolas de Ensino Fundamental do Estado do Ceará

– Delimitação do tema: Pontos e contrapontos nas escolas de ensino médio…

Palavras: 3300Páginas: 12

EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO

Todavia, a crescente diversidade étnica e religiosa da sociedade contemporânea tornou a…

Palavras: 3575Páginas: 13

PROJETO DE ESTÁGIO:METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUÇÃO INCLUSIVA DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS PARA O ENSINO MÉDIO

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 4 2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 6 2. METODOLOGIA 6 2. CRONOGRAMA 7 REFERÊNCIAS 8 APÊNDICES 9 1 PARTE…

Palavras: 3575Páginas: 13

ECOS E RESSONANCIAS DAS LEIS 10.639 DE 2003 E 11.645 DE 2008

de 2003 e 11. de 2008 Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de…

Palavras: 3850Páginas: 14

O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Objetivos Específicos 9 4 REFERENCIAL TEÓRICO 10 5 METODOLOIA 12 6 CRONOGRAMA 12 REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO Pedimos legitimamente ao pensamento que dissipe…

Palavras: 4125Páginas: 15

Educação Contextualizada e inclusão no semiárido

Palavras-chave: Semiárido; Nordeste; Escolarização; Pedagogia da Alternância; Educação Contextualizada. SUMÁRIO Introdução 04 Justificativa 06 Objetivos 10 Referencial Teórico 11 Metodologia 12 Cronograma de…

Palavras: 4125Páginas: 15

A HOMOSSEXULIDADE E A EXCLUSÃO ESCOLAR

Finalmente, aponta a homossexualidade e homofobia como fatores do fracasso e evasão…

Palavras: 4125Páginas: 15

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A SUA RELAÇÃO COM O PLANEJAMENTO URBANO: ESTUDO DE CASO SOBRE A OCUPAÇÃO URBANA VISTA ALEGRE DO JUÁ

A escolha do tema para a investigação justifica-se principalmente pela necessidade de…

Palavras: 5225Páginas: 19

A importância da Família no Processo de Aprendizagem da criança: uma intervenção com pais e familiares

A lei coloca que é dever da família, da comunidade, da sociedade…

Palavras: 5225Páginas: 19

Educação e Direito

Esse entendimento parte da noção de “arbitrário cultural”, isto é, da ideia…

Palavras: 5775Páginas: 21

REFLEXÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: desafios e perspectivas da Escola Municipal Emei-Guarani, Belo Horizonte-Mg.

PROBLEMA DE PESQUISA………………………………………………………………. OBJETIVOS…………………………………………………………………………………. JUSTIFICATIVA……………………………………………………………………………. ANTECEDENTES DE PESQUISA………………………………………………………. MARCO TEÓRICO …………………………………………………………………………. Esta…

Palavras: 6325Páginas: 23

Mediação Pedagógica inovadora: projetos de aprendizagem, novos desafios para os educadores

Para tanto, apresenta o quadro atual do Ensino Básico no que tange…

Palavras: 6325Páginas: 23

PROJETO DE ESTÁGIO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UNIASSELVI

Relatório para fim de semestre (algumas instituições exigem), ou estágio. Trabalho pronto, formatado e completo. Apenas inserir as informações pessoais acadêmicas (nome, professor/coordenador, turma). Um amplo material para pesquisa e estudo, pode também, ser utilizado para você incluir em seus trabalhos acadêmicos diversos. Tendo linguagem livre, pode ser facilmente modificado em alguns aspectos e conteúdo, eu mesmo posso fazer estas mudanças necessárias, sem modificar o valor em destaque. E contém excelentes referências bibliográficas…

Palavras: 2750Páginas: 10

Há cordas que não amarram, e sim libertam: para um escola inclusiva. CUERDAS

Cuerdas" é uma curta metragem espanhola que retrata a história de uma menina cega e suas dificuldades no dia a dia, e como ela precisa se adaptar ao mundo que a cerca. A obra é uma reflexão sobre a realidade das pessoas cegas e a importância de uma sociedade inclusiva e igualitária. No trabalho realizo uma resenha critica dos pontos elencados…

Palavras: 275Páginas: 1

Professores, alunos e Letramento Literário: como as TIC podem contribuir para o ensino de Literatura no Século XXI

Trata-se de resenha crítica do artigo “Aprendizagem móvel: uma proposta de letramento literário com auxílio de recursos digitais”, publicado na revista “Novas Tecnologias na Educação”, edição de julho de 2020…

Palavras: 1650Páginas: 6

Resenha crítica Leitura e alfabetização no Brasil uma busca para além da polarização

Trata-se de uma resenha crítica sobre um texto que fala acerca dos processos de letramento…

Palavras: 550Páginas: 2

Gestão do projeto educativo Pedagogia

Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia O objetivo da disciplina de Gestão do Projeto Educativo é proporcionar, para você, reflexões e investigações, as quais terão como resultado a produção de um projeto. O presente manual oferece orientações aos acadêmicos do curso de Pedagogia sobre a elaboração projeto, cuja finalidade é proporcionar uma reflexão que possa unir os saberes do aluno às contribuições da ciência , para promover o seu desenvolvimento intelectual e o aprofundamento dos conteúdos aliados às vivências, realizadas durante o curso, vinculadas às inovações que encontramos na atualidade. Desse modo, busca-se contribuir com o pensamento acadêmico e a realidade estudada. Para isso, propõe-se aos alunos a elaboração de um projeto direcionado para o contexto escolar e contexto não escolar. Diante de sua importância para a formação docente, entende-se que o projeto é condição para que o aluno receba o diploma de conclusão de curso. Nesse sentido, é avaliado por um tutor a distância, que atribui uma pontuação de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos. É importante reforçar que o trabalho se constituirá de uma elaboração teórica que não precisará ser, efetivamente, aplicada, seja em contexto escolar ou contexto não escolar. Gestão do projeto educativo Pedagogia 2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO Na perspectiva de Vasconcellos (2002, p. 97), o projeto que deverá ser produzido por você transcende a noção de um mero “plano”, possuindo um “significado mais vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador”. Trata-se, segundo o autor, de um conceito que remete a um “processo de reflexão, de construção das representações e da colocação em prática”, o que evidencia a sua relação direta com a atuação docente. A qualidade de um projeto, característica que leva à sua efetividade, está atrelada à sua articulação “à realidade dos educandos, à essência significativa da área do saber, aos outros educadores (trabalho interdisciplinar) e à realidade social mais geral” Gestão do projeto educativo Pedagogia (VASCONCELLOS, 2002, p. 103). Dessa forma, elaborar um projeto na disciplina de Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia vai muito além da mera seleção de conteúdos e redação de planos de aula; a elaboração de um projeto envolve todo um processo de construção do conhecimento, pautado em uma série de variáveis para as quais se deve atentar, sintetizadas, conforme Vasconcellos (2002), em três dimensões:  análise da realidade;  projeção de finalidades;  formas de mediação. Em síntese, por meio da organização deste projeto, você deverá: analisar as contribuições das metodologias ativas no processo de gestão dos processos educativos; compreender determinado contexto de atuação pedagógica (comunidade, escola, alunos); delimitar o alcance das ações previstas em sua execução (objetivos, metas, resultados esperados) e definir os procedimentos necessários e adequados ao seu desenvolvimento (metodologias, recursos). A partir dessas premissas, para a elaboração de seu projeto, o acadêmico deve considerar os seguintes elementos:  Introdução (Apresentação do Tema);  Objetivos;  Problematização;  Referencial Teórico;  Método;  Cronograma;  Recursos;  Avaliação;  Referências. Os livros das diversas disciplinas cursadas na graduação são uma fonte importante de informação. Os conteúdos estudados nesses componentes curriculares ajudarão na escolha e interligação dos temas que podem ser contemplados no projeto. 2.1 TEMA Um tema, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 44), é um “assunto que se deseja provar ou desenvolver” construindo uma ideia inovadora sobre o que está sendo estudado. A escolha de um tema está balizada, frequentemente, por fatores internos (afinidade pessoal, compatibilidade com a área) ou externos (tempo, acesso a materiais etc.) (MARCONI; LAKATOS, 2003). O tema do Projeto deve ser direcionado para a atuação do pedagogo, contemplando as principais questões que perpassam o processo de ensino e aprendizagem. Deve ser uma proposta de educação que pretende uma aprendizagem mais ativa e participativa dos alunos. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Você deverá construir uma proposta que desenvolva as habilidades e competências propiciadas a partir da utilização de metodologias ativas, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia as quais são desenvolvidas pelo pedagogo e que possibilite o domínio pedagógico do conteúdo e ou a gestão escolar que trabalha com a organização Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia e acompanhamento dos processos da educação em espaços formais e não formais. É importante que o projeto se efetive como um instrumento para a Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia construção de novos conhecimentos, no intuito de formar indivíduos com uma visão mais global da realidade. O enfoque deverá apresentar coerência Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia com a habilitação que o seu curso proporciona, tendo como referência os estudos realizados no seu percurso. Ao selecionar o tema, é importante atentar para questões como: Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Os pontos acima, se bem refletidos, irão direcionar a elaboração do seu projeto. Sabe por quê? Muitas vezes, temos uma ideia interessante, mas não é possível de ser estudada no contexto educacional devido à complexidade da temática ou, até conseguimos desenvolver em sala de aula, mas não encontramos materiais necessários para a leitura sobre o assunto e fica um projeto sem fundamentação teórica e os limites não ficam bem delineados, muitas vezes, confuso, até mesmo para o próprio professor. Por isso, a necessidade de levar em consideração essas observações, para desenvolver seu projeto. Para refletir sobre a escolha do tema, é necessário considerar os seguintes aspectos: Vale ressaltar que você deverá escolher uma destas linhas para a construção do seu Projeto Educativo. Após a seleção de uma das linhas, você deverá escolher um tema que apresente coerência com os estudos realizados no curso e o trabalho desenvolvido nas linhas: docência (Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental) ou gestão (em contexto escolar ou em contexto não escolar). O Projeto deve ser identificado por um tema, que precisa ser bem definido, observando os objetivos que pretende alcançar, os quais devem estar alinhados à utilização das metodologias ativas. Sendo assim, o processo deve acontecer da seguinte forma: 2.2 OBJETIVOS Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar, possibilitando o aumento dos conhecimentos sobre determinado assunto (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 156). Nesta etapa, você deve especificar qual o propósito , aquilo que almeja com o estudo do tema e o que pretende alcançar ao propor esse Projeto para o contexto escolar e contexto não escolar. 2.3 PROBLEMATIZAÇÃO A problematização inicia-se a partir da observação das situações do cotidiano escolar e de estudos já realizados, Gestão do projeto educativo Pedagogia verificando-se dificuldades, questões conflitantes, possibilidade de aprimoramento e outros fatores que podem delimitar um tópico de estudo e gerar uma pergunta. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia a A noção de “problema” está atrelada a “uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 159). Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade encontrada e que se pretende resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 127). Para desenvolver este item, reflita e discorra: como o tema selecionado pode ser trabalhado para superar uma dificuldade ou situação identificada em contexto escolar ou contexto não escolar? Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Dessa forma, para organizar este item, você deve, primeiramente, apresentar o contexto observado, situar a dificuldade identificada Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia a e, por fim, apresentar reflexões capazes de delinear o campo teórico dentro do qual serão buscadas soluções para o problema motivador do projeto. 2.4 REFERENCIAL TEÓRICO Para Marconi e Lakatos (2003, p. 225), “pesquisa alguma parte da estaca zero”, assim como qualquer ação pedagógica sempre estará baseada em algum conhecimento precedente. A revisão bibliográfica é importante, pois fundamenta seu Projeto teoricamente e favorece a definição de contornos mais precisos da problemática a ser estudada. Neste item, você deve apresentar as principais teorias que se relacionam com seu Projeto. Cabe à revisão bibliográfica a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc. Vale ressaltar que “a ciência lida com conceitos”, e os “conceitos Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia podem ter significados diferentes de acordo com o quadro de referência ou a ciência que os emprega” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 225), daí a necessidade deste item. Nesta parte, você deverá discutir/analisar as ideias de autores diferentes que subsidiem o tema que escolheu. Ou seja, você deverá pesquisar artigos, livros, dentre outros materiais que tratam do tema escolhido. Não é recomendado o uso de livros didáticos. Assim, para a elaboração da revisão bibliográfica, você deverá seguir os seus passos: 1° PASSO: Ler o artigo denominado “Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda” de José Moran (TEXTO 1). Independentemente do tema que você escolher, você deverá construir um projeto a partir de uma das metodologias ativas, sendo assim, é preciso que você aprofunde esse tema e esse texto te auxiliará. 2° PASSO: Realizar a leitura dos seguintes artigos, conforme a linha de pesquisa adotada por você DOCÊNCIA Ler os artigos denominados “Metodologia ativa do ensino da matemática na educação infantil” de Bruna Linhares, Iorlete Lima Ferreira e Luciana Salazar dos Reis (TEXTO 2) Produção Textual Gestão do projeto educativo Pedagogia e “Metodologias ativas de aprendizagem: construção do conhecimento” de Rosimary Batista da Silva e Luciene Lima de Assis Pires (TEXTO 3). GESTÃO Ler o artigo denominado “Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: uma experiência com docentes da educação básica” de Antônio Eustáquio Ferreira (TEXTO 4). 3° PASSO: Com base na leitura dos textos, construa um texto entre cinco a sete páginas que aborde a seguinte reflexão: Atenção: Seu texto NÃO precisa abordar as duas linhas, mas apenas a que você escolheu para realizar o seu projeto. Os textos indicados são leituras essenciais, mas você poderá selecionar outros artigos para complementar. 2.5 MÉTODO O método refere-se ao caminho traçado para que os objetivos propostos sejam atingidos. Segundo Trujillo (1974, p. 24), método é a “forma de proceder ao longo de um caminho. Na ciência os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam de início o pensamento em sistemas, traçam de modo ordenado a forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo”. Ainda, conforme Kaplan e Grawitz (1975, p. 18), “A característica distintiva do método é a de ajudar a compreender, no sentido mais amplo, não os resultados da investigação científica, mas o próprio processo de investigação”. Richardson (2012, p. 22) explica que: método é o caminho ou a maneira para chegar a determinado fim ou objetivo, distinguindo-se assim, do conceito de metodologia, que deriva do grego méthodos(caminho para chegar a um objetivo) + logos (conhecimento). Assim, a metodologia Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método. Por exemplo, o método científico é o caminho da ciência para Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia chegar a um objetivo. A metodologia são as regras estabelecidas para o método científico, por exemplo: a necessidade de observar, a necessidade de formular hipóteses, a elaboração de instrumentos etc. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Visando uma reflexão sobre os temas atuais que envolvem o trabalho do pedagogo, você deverá selecionar uma metodologia ativa para a construção do seu projeto. As metodologias ativas estão articuladas com o uso das tecnologias e a inovação na educação. Nesse sentido, Produção Textual Gestão do projeto educativo Pedagogia partimos da relevância da tecnologia em decorrência das novas formas de viver, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia na reorganização dos processos pedagógicos e na relação aluno /aluno e professor/aluno, interferindo , assim, nos processos de ensino e de aprendizagem. Frente a este cenário, cabe atentar para o que indicam Silva, Sampaio Lima e Bandeira Andriola (2016, p. 90 apud PEREIRA; SILVA, 2018, p. 64), pois segundo Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia eles “[…] os futuros professores devem ser preparados para enfrentar os desafios atuais de uma sociedade em constante mudança.” Diante desse cenário de mudanças, surge a ideia de que o aluno possa atuar como protagonista de seu conhecimento e, que o professor seja um mediador desse processo. Para isso, indica-se como uma das possibilidades o uso de metodologias ativas, por favorecerem a formação de Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia um aluno mais livre, emancipado, autônomo e cooperativo, ou seja, protagonista do seu processo de aprender, não sendo aquele sujeito apenas informado de conteúdos propostos por ementas curriculares. Nota-se, então, que “As metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas” (MORÁN, 2015, p. 04). Gestão do projeto educativo Pedagogia As metodologias ativas, segundo Morán (2015) partem da ideia de que não basta apenas o aluno ler sobre o tema, mas é necessário experimentar e vivenciar, sendo assim, as propostas de metodologias devem, Portfólio Gestão Pedagogia necessariamente, estar relacionadas aos objetivos pretendidos. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia Para Morán (2015), a criação de desafios, atividades e jogos relacionados às competências são fundamentais para o sucesso na aprendizagem. Materiais e métodos alicerçados em desafios, atividades, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia histórias, jogos que mobilizam os alunos, em cada etapa, permitindo aprendizagem colaborativa e/ou individualizada, recrutando tecnologias adequadas (e possíveis) em cada momento são essenciais para o sucesso da aprendizagem. Neste sentido, o papel do professor caracteriza-se como mediador e incentivador ao contrário do que se via alguns anos atrás, em que o professor explicava e os alunos, por sua vez, eram os receptores. A partir desse contexto, você deverá escolher uma metodologia ativa para a construção do seu projeto. Destacamos que ela deve ser pertinente ao tema que você selecionou e ter condições de atender os seus objetivos. Segue abaixo algumas metodologias, reflita e escolha uma para compor seu projeto: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS Do inglês project-based learning (PBL), faz com que os alunos construam seus saberes de forma colaborativa, por meio da solução de desafios. Assim, o estudante precisa se esforçar para criar, explorar e testar as hipóteses a partir de sua própria vivência. O professor pode incluir tecnologias como vídeos ou fóruns digitais, além de propor atividades que envolvam elementos físicos, bem como cartazes e maquetes. Parte-se da ideia de permitir que o estudante busque o saber por si mesmo por meio da presenta do professor como mediador e orientador, dando feedbacks e mostrando erros e acertos ao longo do processo. Gestão do projeto educativo Pedagogia SALA DE AULA INVERTIDA A sala de aula invertida, também chamada de flipped classroom, é derivada do ensino híbrido. Seu diferencial reside no uso da tecnologia – especialmente a internet Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia –, pois mistura a experiência digital e de sala de aula, potencializando o aprendizado. Trata-se de uma pré-aula que pode ser um vídeo, um texto ou outro material, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia o qual o aluno estuda por conta própria para, então, na aula, o professor poder conduzir a aula em continuidade com o que fora estudado. Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS É focada na parte teórica da resolução de casos. O método promove a interdisciplinaridade, um dos focos centrais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Propõe-se a construção de conhecimento por meio de debates e júris, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia discutindo em grupo um problema. Na prática, o aluno estuda um determinado assunto antes da aula. Depois, traz suas dúvidas e dificuldades para o encontro com o professor e os colegas, debatendo sobre sua interpretação. GAMIFICAÇÃO É o uso de elementos como jogos e desafios em situações de sala de aula. Utilizada, principalmente, para gerar maior engajamento, Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia motivar a ação, promover a aprendizagem ou resolver problemas de modo criativo. Dessa forma, o professor gamifica aspectos normais de sala de aula por Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia meio de desafios individuais ou em grupo, promovendo maior engajamento em sala de aula.2.6 CRONOGRAMA DO PROJETO Após a escolha da metodologia ativa, você deverá descrever todo o percurso Portfólio Gestão do projeto educativo Pedagogia…

Palavras: 3850Páginas: 14

RESENHA de ALMEIDA Patrícia CA BIAJONE J Saberes docentes e formação inicial de professores Educação e Pesquisa v 33 n 2 2007

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007…

Palavras: 825Páginas: 3

UNIVERSIDADE DE HONG KONG: CONECTANDO O LESTE E O OESTE

Tem como finalidade apresentar o surgimento e o desenvolvimento histórico deste importante centro de ensino superior asiático, tornando-se elo importante entre a China continental e o resto o mundo…

Palavras: 1375Páginas: 5

Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas

De fato, é essencial compreender os avanços obtidos na realidade brasileira acerca da inclusão do público-alvo da Educação Especial nas instituições de Ensino Superior. Nota, 10,00…

Palavras: 1375Páginas: 5

A construção escolar das diferenças

Esta é uma resenha do texto de Guaracyra Lopes Louro, A Construção Escolar das Diferenças. In: Gênero Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Editora Vozes, 1997 p. 57-87. Submetido como avaliação na UNILAB- Bahia, obteve nota 9,0. …

Palavras: 825Páginas: 3

Resenha crítica: MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS

O trabalho se refere a uma resenha crítica sobre o artigo intitulado: MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE INSTITUCIONAL. Trás abordagens conceituais sobre a ideias do autor com críticas e apontamentos…

Palavras: 1375Páginas: 5

Resenha Crítica de Artigo - MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE INSTITUCIONAL

O trabalho é uma resenha crítica de uma artigo já publicado, intitulado: "MOVIMENTOS SURDOS E OS FUNDAMENTOS E METAS DA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE INSTITUCIONAL". Faço uma abordagem dos principais tópicos do artigo de forma descritiva e crítica. …

Palavras: 1375Páginas: 5

Resenha-Resumo: PROFESSORES: ENTRE SABERES E PRÁTICAS

A autora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, professora de didática e prática de ensino de história da faculdade de educação da universidade federal do Rio de Janeiro e doutora em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, inicia sua pesquisa lembrando que a relação dos professores com os saberes que ensinam que é um constituinte importante da atividade docente e fundamental para caracterização do profissional…

Palavras: 550Páginas: 2

Resenha: PARO, Vitor Henrique. Administração escolar introdução crítica. São Paulo, Cortez Editora, 1987,175p

Em sua obra "Administração Escolar: Introdução Crítica", Paro faz uma reflexão sobre a multiplicidade das ações econômicas e sociais da gestão educacional e aponta mudanças na prática gestora voltada para mudanças sociais…

Palavras: 550Páginas: 2

Educação popular e ensino superior em Paulo Freire

Resumo indicativo do artigo Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire, de Celso de Rui Beisiegel…

Palavras: 550Páginas: 2

EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO EM PRÁTICA

O trabalho proporciona uma reflexão sobre a importância da utilização do lúdico no contexto escolar considerando as interações que as atividades lúdicas proporcionam, fazendo com que os processos de ensino e aprendizagem ocorram constantemente. …

Palavras: 1100Páginas: 4