ECOS E RESSONANCIAS DAS LEIS 10.639 DE 2003 E 11.645 DE 2008

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

de 2003 e 11. de 2008 Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Formação dos Gestores Educacionais – Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID) como exigência parcial para o processo de seleção do Mestrado Profissional 2017. São Paulo 2017 SUMÁRIO 1 Introdução. Justificativa. Objetivo. de 2008 no que se refere a abertura de espaços referente a cultura dos afro descendentes e das populações indígenas. Esta investigação de caráter exploratório pretende o buscar o aprofundamento teórico acerca da implantação e funcionamento da lei as escolas do centro Paulo Souza, lugar onde sou professor de ética há quase uma década. O complexo educacional atende mais de 211 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio, com 139 cursos técnicos para os setores industrial, agropecuário e de serviços, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica.

Há uma diversidade de educandos muito grande neste universo. Assim pretendo fazer uma pesquisa de campo com três sujeitos específicos: educandos, educadores e setor pedagógico. Para atingir este grau de excelência no processo de ensino aprendizagem é necessário pensar a inclusão dos valores de negritude no currículo escolar. As Leis 10. de 2003 e 11. de 2008 pretendem a inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da Educação básica e superior brasileira. Já existe um longo debate neste sentido, meu foco de pesquisa está justamente em investigar na escola como esta a implantação e o acompanhamento destas leis. ” (TRIVIÑOS, 2009. p. Assim esta investigação pretende a partir de uma pesquisa de campo entender como se encontra hoje a implantação das Leis 10.

de 2003 e 11. de 2008 no ambiente e das escolas e como os professores assimilaram (ou não) esta mudança. Estabelece Leis, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 1O. Tenho em mente que as leis são instrumentos legais que orientam as instituições educacionais quanto a suas atribuições. A igualdade para todos é uma meta, um lugar para caminhar e pretendo contribuir nesta jornada com este pequeno mapa que pretendo construir nesta dissertação. Para Bobbio: o desafio em face dos direitos humanos não se limita a afirmá-los ou salvaguardá-los, mas, principalmente, torná-los efetivos: fazer com que tais direitos sejam levados a cabo, cumpridos, eficazes (FRANCA, 2009). Foram anos de discussão desde a promulgação da constrição de 1988 até o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, A Lei 10639, de X janeiro de 2003, é um marco histórico.

Ela simboliza, simultaneamente, um ponto de chegada das lutas antirracistas no Brasil e um ponto de partida para a renovação da qualidade social da educação brasileira. Esta é fundamentação teórica que consegui pensar até agora, neste momento provisória e em construção. Foi o projeto que consegui traçar até o momento para levar adiante a minha intenção de mestrado e que estou aberto para discutir com meu orientador(a) neste projeto tão importante para meu futuro profissional. METODOLOGIA Uma característica importante do livro é a descrição de pesquisas reais, geralmente acompanhadas da teoria em que se baseiam os estudos bem como as questões colocadas pelos pesquisadores (KERLINGER, 1980, p10). O autor coloca uma questão muito importante para pontuar a problema da investigação a qual me proponho.

Um novo momento para a educação proposto: a superação da desigualdade racial marca forte de um país que de alguma maneira procura, entre idas e vindas democráticas, outro espaço no cenário mundial, diferente de uns pais de 3º mundo como há décadas era chamado O Brasil. SILVEIRA, 2009, p. A investigação foi definida como exploratória objetivando seu planejamento ser mais maleável permitindo a investigação analisar muitos aspectos referentes ao tema estudado. Assim nossa ideia é explorar e cartografar no universo a ser estudado a real aceitação da lei As Leis 10. de 2003 e 11. a coleta de dados será por amostragem simples e vai atingir os professores de história, alunos e setor pedagógico (Um exemplo de dos questionários que ser aplicados estão nos anexos do trabalho).

Pois serão analisados depoimentos cheios de subjetividades, afetos, construções e desconstruções de pensamentos que envolvem séculos de discriminação e preconceito. O espírito é posto diante de fatos, de outras ideias; há a oportunidade de cotejar as primeiras intuições alheias ou os fatos objetivos. Severino, 2000,página 13). Assim espero encontrar juntos aos sujeitos de pesquisas ideia e sugestões para o caminho de atingir os fins que são o objetivo da lei. Pois estes objetivos são fruto de uma ação de grupo e de uma conscientização individual que faz parte da caminhada de cada um. Disponível em: https://norbertobobbio. wordpress. com/2009/12/10/bobbio-e-a-era-dos-direitos/ FISHER, Rosa. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: COSTA, M. V. n. p. jan/abr.

Disponível em: http://seer. São Paulo: EPU, EDUSP, 1980. PESSÔA, Jaciara Maria de Medeiros. LEIS 10. E 11. RE)CONSTRUINDO A HISTÓRIA AFROBRASILEIRA E INDÍGENA. SILVEIRA, Amélia (Coord. Roteiro básico para apresentação e editoração de teses, dissertações e monografias. ed. Blumenau: EDIFURB, 2004. ROMANCINI, Richard. de 2003 e 11. de 2008? • Proposta de Questionário para os Professores de História 1) Você se sente capacitado para cumprir os objetivos das Leis 10. de 2003 e 11. de 2008? 2) Você já ministrou as disciplinas orientadas pelas Leis? 3) Se sim, como foi o resultado? 4) Se não, você gostaria de ministrar aulas desta temática? 5) Quais os elementos que estão faltando para a eficácia das leis acima citadas? • Proposta de Questionário para os Alunos 1) Você conhece as Leis 10. de 2003 e 11.

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