ATIVIDADES LÚDICAS: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O PROBLEMA 4 2 OBJETIVOS 5 2. OBJETIVO GERAL 5 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5 3 JUSTIFICATIVA 5 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 5 METODOLOGIA 10 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 11 REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO É consenso entre os estudiosos que o tema da ludicidade, na Educação Infantil, tem grande relevância. Sob esse aspecto, pensando em refletir sobre a importância do tema e aliando-o à contação de histórias é que esse trabalho tem por objetivo, fazer algumas reflexões teóricas acerca do tema, além de propor uma abordagem metodológica, por meio de uma sequência didática. Entende-se que a contação de histórias é uma ferramenta de extrema importância, uma vez que diverte, aguça o imaginário, socializa e desenvolve o pensamento crítico e lógico, além de fortalecer a formação de leitores. Contextualizar a ludicidade e a contação de história para a Educação Infantil.

Caracterização das fábulas para o desenvolvimento dos aspectos sociocognitivo e afetivo das crianças da Educação infantil. Refletir sobre o papel do professor e a mediação pedagógica para o desenvolvimento da prática de leitura em sala de aula através das contações de história. JUSTIFICATIVA A ludicidade nas séries iniciais da educação é um tema de grande relevância, pois sabe-se que o lúdico é uma porta aberta para o aprendizado e desenvolvimentos pessoal, social e cultural da criança. Sendo assim, é correto afirmar que as atividades lúdicas devem fazer parte da rotina de práticas pedagógicas de todo professor da educação básica. Seguindo a mesma linha de pensamento, o estudioso Brougère (2010) afirma que: A criança está inserida, desde o nascimento, num contexto social e seus comportamentos estão impregnados por essa imersão inevitável.

Não existe na criança uma brincadeira natural. A brincadeira é um processo de relações interindividuais, portanto de cultura. É preciso partir dos elementos que ela vai encontrar em seu ambiente imediato, em parte estruturado por seu meio, para adaptar às suas capacidades[. BROUGÈRE, 2010, p. Sendo assim, pode-se ressaltar que contar histórias é uma atividade valiosa para o processo de ensino- aprendizagem, portanto, não pode ser dissociada das práticas educativas. Em sua obra publicada em 2013, “Sequência didática interativa no processo de formação de professores”, Oliveira, conceitua a sequência didática como, técnicas, que nada mais são do que um grupo de atividades que se relacionam entre si, onde cada passo é previamente organizado, com a finalidade de trazer maior dinamicidade aos conteúdos disciplinares e que facilitam o processo de ensino-aprendizagem (OLIVEIRA, 2013).

A autora defende ainda que a sequência didática tem sido empregada em diversas disciplinas e segmentos da educação. Abaixo pode-se observar os passos de uma sequência didática descritos por Oliveira (2013, p. Escolha do tema a ser trabalhado; questionamentos para problematização do assunto a ser trabalhado; planejamento dos conteúdos; objetivos a serem atingidos no processo ensino-aprendizagem; delimitação da sequência de atividades, levando-se em consideração a formação de grupos, material didático, cronograma, integração entre cada atividade e etapas, e avaliação dos resultados (OLIVEIRA, 2013, p. Esse momento, os autores denominam de “primeira produção”. DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004, p. É nesse primeiro momento que o professor vai avaliar os conhecimentos dos alunos e adequar as atividades seguintes de acordo com a realidade da turma.

Em seguida, o professor parte para os outros módulos, nos quais, ele vai aprofundando os conhecimentos da turma com relação ao gênero textual trabalhado, por meio de diversas atividades. Já o último momento é quando ocorre a “produção final”, é onde o aluno vai colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante as etapas da sequência didática e o professor vai ter o feedback do seu trabalho. Ressalta-se, ainda, que diversas fontes serão consultadas, como livros, artigos, periódicos, materiais digitais, etc. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO Quadro 1 – Cronograma de execução do Trabalho de Conclusão de Curso. REFERÊNCIAS BIASI, Mari de. Ludicidade na educação infantil e séries Iniciais: brincando e aprendendo. Prestígio Editorial, 2018. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento.

In: Bernard Schneuwly; Joaquim Dolz e colaboradores.  Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras. p.

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