Prática de Ensino - Integração Escola e Comunidade

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Justificativa-----------------------------------------------------------------3 2. Desenvolvimento-----------------------------------------------------------4 2. Referencial Teórico------------------------------------------------------ 4 2. Metodologia----------------------------------------------------------------7 3. Resultados Esperados-----------------------------------------------------9 4. Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem adquirem conhecimento através da relação com a comunidade local e assim vai se revelando um novo mundo melhorando e dinamizando o aprendizado. Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso. Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, e a comunidade local deve ser inserida aos poucos criando esse vinculo. Devera existir uma apresentação do projeto através de palestra e outras atividades. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.

Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades. Hortas escolares são instrumentos que dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. Valores tão bem traduzidos no livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti : “Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. ” O ser humano sente-se um verdadeiro Deus em termos científicos e tecnológicos, pois renega sua raiz esquecendo-se que faz parte da natureza e essa é sua essência de vida. No livro: A Teia da Vida (CAPRA, 2004, p.

apud PRIGOGINE, p. o autor menciona a importância da natureza e a relação do homem com a mesma. Eu estava muito interessado no problema da vida. Uma boa alimentação ainda evita doenças causadas pela deficiência ou carência de vitaminas das frutas, verduras e legumes em geral, como exemplo as hortaliças. Esta tendo, portanto, tratamento complementar através de uma alimentação aumentando a imunidade com a ingestão de alho, cebola, rico em zinco, legumes de raízes, ácidos graxos Omega-3 legumes de folhas verde-escuras (SELEÇÕES, 2002). METODOLOGIA Nesse projeto recomendo a utilização de uma metodologia tradicional na construção de uma horta na escola. Primeiro observar se escola disponibiliza de uma área apta para construção da horta oferecendo as condições essenciais para o desenvolvimento dos vegetais a serem plantados.

Fazer um levantamento sobre o espaço da escola. Para a implantação da horta, serão realizadas várias etapas, apresentadas no quadro abaixo. Etapas Estratégia Procedimento Identificar onde há espaço disponível e adequado para a implantação da horta na área da escola - Estudo do meio - Mapeamento e registro dos pontos potenciais - Caminhada pela área ocupada pela escola, para identificação de locais adequados e marcação de área. Verificar o interesse e sensibilizar a comunidade do bairro sobre a relevância da adoção da horta como ferramenta de ensino e inserir a horta como estratégia didática nas diferentes disciplinas Apresentação do projeto - Exibição de filmes - Rodas de Conversa -Palestras com nutricionistas - Reuniões pedagógicas para identificar disciplinas que poderão ser trabalhadas.

Apresentações de vídeos e filmes sobre o tema e os benefícios do projeto Iniciar efetivamente a horta - Planejamento da área a ser transformada em horta - Materiais para a estrutura física - Solicitar materiais recicláveis - Trabalhar com materiais recicláveis para a elaboração da sementeira - Inserir os alunos no projeto da área, cálculo do número de mudas, distância de plantio entre elas nas aulas. Fazer o levantamento dos materiais, mão de obra especializado que forem necessários e providenciá-los. Também ensinar o trabalho em equipe, juntamente com a comunidade de bairro e com os professores ajudando e auxiliando nas dificuldades. Ensinar às crianças a importância de cuidar mais do ambiente escolar, respeitando o meio ambiente.

Levar a percepção de que as embalagens plásticas que antes iriam para o lixo podem ser reaproveitadas, sendo utilizadas na sementeira. Proporcionar aos estudantes um contato direto com elementos da natureza, o que para muitos, era algo fantasioso, uma vez que não se tinha nenhum contato com o plantio. Viabilizou o processo de interdisciplinaridade, onde dentro de um único recurso se podendo trabalhar diversos conteúdos de diversas disciplinas. CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da Educação Ambiental e Horta Escolar na promoção de melhorias ao Ensino, à Saúde e ao Ambiente. Revista de Nutrição, Campinas –SP, v. n. p, 2007. PIMENTA, J. C. ARRUDA, L. Sustentabilidade: um longo processo histórico de reavaliação crítica da relação existente entre a sociedade e o meio ambiente.

B. Téc. Senac: a R. ROCHA, A. Horta escolar a interseção entre Educação Ambiental e ensino de ciências/ 2009 Disponível em: Acesso em: 19 de novembro de 2013 TAVARES, A. M. B N. et al. São Paulo: Revinter, 1990, p. ANEXOS IDEIAS PARA SEMENTEIRAS COM MATERIAIS RECICLAVEIS CONVITE PARA PALESTRA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO QUE PODERA SER ENFEITADO PELOS PROPRIOS ALUNOS!!.

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