A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DE ENFERMAGEM PERANTE AS GLOSAS HOSPITALARES

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

ou Esp. Rio de Janeiro Setembro de 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA Elaborado por NOME COMPLETO DO ALUNO NOME COMPLETO DO ALUNO A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DE ENFERMAGEM PERANTE AS GLOSAS HOSPITALARES Data da aprovação: ____/____/______ Banca examinadora __________________________________________ Nome completo do orientador (com titulação) __________________________________________ Nome completo do Prof. convidado (com titulação) __________________________________________ Nome completo do Prof. convidado (com titulação) Rio de Janeiro Setembro de 2018 NOME, S. A importância do registro de enfermagem perante as glosas hospitalares. Os dados analisados resultaram em duas categorias que serão analisadas separadamente: Qualidade das anotações de enfermagem e Fatores relacionados às anotações de enfermagem responsáveis pelas glosas hospitalares. Os resultados apontaram ausência de itens indispensáveis nas anotações de enfermagem, como número do COREN e assinatura, incoerência entre o horário em que ocorreu o procedimento e a anotação de enfermagem.

Os resultados demonstraram que as anotações de enfermagem possuem uma grande influência nas glosas hospitalares. Assim, o enfermeiro enquanto líder da equipe, possui a responsabilidade de cobrar a realização das anotações de enfermagem aos técnicos e auxiliares de enfermagem e também realizar registros completos e de qualidade, buscando reduzir os gastos com recursos para rever as glosas. Propõe-se a realização de novos estudos para analisar, com dados mais atuais, as relações entre as anotações de enfermagem e as glosas hospitalares. A auditoria de Enfermagem possui a finalidade de identificar as áreas que necessitam de melhora nos serviços de enfermagem, englobando as áreas assistencial, administrativa e educativa, por meio de avaliações de resultado, processo e estrutura (SANTANA; SILVA, 2009). Uma ferramenta indispensável à auditoria é o prontuário do paciente.

Também se constitui em documento legal, que comprova as ações assistenciais realizadas no paciente. Quando solicitado judicialmente, o prontuário pode comprovar negligência, imperícia ou imprudência, bem como pode respaldar um cuidado de qualidade ofertado pelo profissional de saúde sob investigação (SOUZA et al, 2016). Nesse sentido, é imprescindível que o enfermeiro e a equipe de enfermagem realizem as anotações de enfermagem sobre todos os procedimentos realizados para cada paciente. Foram realizados todos os cruzamentos possíveis entre os descritores, com os respectivos resultados demonstrados no fluxograma 1. Os critérios de inclusão utilizados foram textos disponíveis na íntegra, estar dentro do tema de pesquisa e data de publicação entre os anos de 2000 a 2018. Os critérios de exclusão foram textos duplicados e fuga do tema.

Foram incluídos na análise qualitativa 10 artigos que corresponderam aos critérios. Foi realizada uma leitura detalhada de cada artigo, para estabelecimento de unidades de análise. Outro estudo, realizado na clínica médica, apresentou melhores resultados nos quesitos carimbo dos enfermeiros nos prontuários nos registros: histórico de enfermagem (98,3% completo), diagnóstico de enfermagem (75,4% completo), prescrição de enfermagem (75,4% completo) e evolução de enfermagem (87,9% completo). Por outro lado, apresentou inconformidade nos registros da SAE referente ao diagnóstico de enfermagem (58,7%), evolução de enfermagem (64,6%). A prescrição de enfermagem apresentou menor percentual nesse quesito (11,6%) (FRANCO; AKEMI; D’INOCENTO, 2012). O estudo de revisão integrativa de Claudino et al (2013) corroborou resultados encontrados no presente estudo, principalmente referentes aos erros nas anotações de enfermagem. Observou-se a anotação com maior frequência de materiais reconhecidamente pagos por operadoras de contas hospitalares, para evitar a glosa (LUZ; MARTINS; DYNEWICZ, 2007).

Conforme os autores, o valor estaria relacionado a fatores como: falta de checagem de materiais utilizados na assistência, como luvas, gazes, equipos de soro, medicamentos como água destilada, clorexidine, dimeticona, curativos, bomba de infusão, etc. Desta forma, por meio da prática de anotação de enfermagem é possível reaver cerca de 87,7% do custo total glosado pelos planos de saúde (RODRIGUES; PERROCA; JERICÓ, 2004). Outro estudo apontou que a falta de carimbo, relato da hora de início e término, falta de assinatura ou falta de relato na evolução de enfermagem resultam em glosa. Além disso, essas falhas acarretam despesas à instituição, que poderia realizar investimento em outros setores. Por isso, as instituições buscam elaborar recursos de glosas, baseadas nas justificativas dos profissionais envolvidos no procedimento.

Estes dados sugerem que a UTI, bem como a semi-intensiva, são ambientes de trabalho com elevada carga de trabalho, o que resulta em realização dos procedimentos, com falta de registros. Isso acontece principalmente com procedimentos que precisam ser checados a cada duas horas, como controles de pressão arterial, ou dados para balanço hídrico. Por outro lado, o estudo realizado em clínica médica, apresentou registros incompletos para quesitos diferentes, como histórico de enfermagem e evolução (FRANCO; AKEMI; D’INOCENTO, 2012). O processo de enfermagem possui importante papel metodológico no desempenho da prática profissional da equipe de enfermagem. Compõe importantes etapas desse processo, a anamnese e o exame físico, instrumentos que permitem ao enfermeiro realizar o diagnóstico e planejamento das ações de enfermagem (SANTOS et al, 2018).

O percentual de 99,6% dos recursos de glosas, encontrados em outro estudo, demonstram que as anotações de enfermagem possuem uma grande influência nas glosas hospitalares (RODRIGUES; PERROCA; JERICÓ, 2004). Este resultado, aliado a outro estudo que apontou que o maior número de glosas foi proveniente de medicamentos, com percentual de 53,16%, corroboram a mesma hipótese. Uma vez que a equipe de enfermagem é responsável pela administração de medicamentos prescritos pelo médico, é também sua responsabilidade realizar as anotações referentes ao mesmo. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os registros de enfermagem são documentos de cunho legal, que comprovam a realização de procedimentos e acompanhamento clínico de cada paciente. A equipe de enfermagem possui a responsabilidade de realizar anotações de qualidade, legíveis, em tempo real, sobre tudo o que acontece com paciente.

 Enfermagem em Foco, v. n. BARRETO, J. A; LIMA, G. G; XAVIER, C. Auditoria em registros de enfermagem: revisão integrativa da literatura.  Rev. enferm. UERJ, v. n. COFEN. Resolução COFEN Nº545/2017. Anotação de Enfermagem e mudança nas siglas das categorias profissionais. Disponível em: http://www. cofen. p. DORNE, J. D; HUNGARE, J. V. Conhecimentos teóricos de auditoria de enfermagem. FRANCO, M. T. G; AKEMI, E. N; D’INOCENTO, M. et al. de. A auditoria de enfermagem e as glosas hospitalares.  Seminário de Iniciação Científica, v. GODOI, A. P.  Revista Eletrônica de Enfermagem, v. n. p. MAZIERO, V. G. P; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem.

Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. n. L. M. A importância das anotações de enfermagem nas glosas hospitalares.  CuidArte Enferm, v. n. p. RODRIGUES, V. A; PERROCA, M. G; JERICÓ, M. C. SANTOS, I. M. R. et al. A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica. SOUSA, M. G. M. et al. A sistematização da assistência de enfermagem no contexto da auditoria hospitalar.

83 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download