A HUMANIZAÇÃO E A SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM SERVIÇOS HOSPITALARES

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Para fins deste estudo, foram realizadas buscas em bases de dados de grande relevância, como a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SCieLO e LILACS, das quais foram selecionados artigos e dissertações publicados nos últimos cinco anos (2015 a 2020), sobre o tema de interesse desta pesquisa. Foram extraídos dos estudos informações que atenderam aos objetivos desta. Para a análise dos dados, optou-se pela revisão bibliográfica narrativa. Os resultados evidenciaram que têm sido realizados vários esforços para melhorar a humanização da assistência de enfermagem, porém, existem barreiras à humanização, como as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem e questões estruturais. Para prestar uma assistência humanizada, os profissionais de enfermagem devem estar satisfeitos com suas condições de trabalho, gerando uma harmonia entre gestores, profissionais e usuários; ainda não foi possível alcançar um nível ótimo de humanização no SUS.

Keywords: Humanization of Assistance, Nursing Care, Nursing. INTRODUÇÃO A humanização da assistência de enfermagem é um tema que tem sido muito discutido (CHERNICHARO; DE FREITAS; FERREIRA, 2013; RAMÍREZ-PEREIRA et al. devido ao contexto em que se insere a enfermagem na atualidade. Há muito que se galgar para alcançar um nível ótimo de humanização dos serviços em todos os âmbitos em que a enfermagem atua (GIANTÁGLIA et al. No Brasil, o contexto em que está inserida a profissão – visando que o enfermeiro não possui condições de trabalho adequadas em muitos setores no que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS), em que há uma grande demanda de serviços e clientes para serem atendidos por um número inferior de profissionais, além de outras questões relativas à falta de recursos materiais – é um fator que contribui para que a humanização, bem como a percepção do usuário sobre a assistência de enfermagem, sejam afetados negativamente (SOUZA; SOUZA, 2018; SILVA, 2019).

A humanização tão necessária e importante para o usuário deve ser primeiro ofertada à equipe de trabalho, buscando promover um ambiente de trabalho saudável, com condições favoráveis para que estes trabalhadores sejam capazes de oferecer o mesmo tratamento que recebem, para os usuários. É uma reação em cadeia que gera os resultados necessários para que o atendimento humanizado aconteça (BRASIL, 2001). Abrindo um adendo, uma revisão integrativa investigou os fatores que podem influenciar na qualidade de vida dos enfermeiros que trabalham em instituições hospitalares. Tais fatores – como a estrutura deficiente, falta de materiais, insatisfação com a remuneração, insatisfação com o trabalho, a sobrecarga de atividades, o dimensionamento de pessoal insuficiente, processo de trabalho desgastante, trabalho noturno, ausência de reconhecimento prfissional e acidentes de trabalho – influenciam também na qualidade da assistência prestada, visto que há incidência de transtornos mentais comuns, maior desgaste físico e mental do profissional de enfermagem, maior fadiga e menor energia física (AMARAL; RIBEIRO; PAIXÃO, 2015).

Outros estudos alertam para o fato de que produzir saúde gera adoecimento, quando os profissionais são submetidos a condições de trabalho inadequadas, gerando efeitos no desgate físico e psíquico dos trabalhadores, aumento de estresse, ausência de hábitos saudáveis, hipertensão arterial, distúrbios do sono, osteomusculares e gastrintestinais (ROSADO; RUSSO; MAIA, 2015). Além disso, a humanização agrega os princípios do SUS, e não apenas melhoria do sistema hospitalar (RIBEIRO; SILVEIRA, 2015). Humanizar também é resultado de uma ação que visa tornar mais afável, benevolente e compreensivo o próprio ser humano. Humanizar é trazer à tona o que nos faz humano, colocando em evidência a nossa capacidade de se colocar no lugar do outro. Um sistema baseado na Humanização não se resume ao atendimento técnico e mecânico do paciente, mas na compreensão e no cuidado com o usuário (RIBEIRO; SILVEIRA, 2015, p.

e 23). Desde que se iniciou a discussão sobre a necessidade de humanização dos serviços de saúde, muitas vitórias foram alcançadas, principalmente no que diz respeito à compreensão dos profissionais de enfermagem sobre a humanização e seu papel em prestar um cuidado humanizado. Porém, devido ao fato de que, para prestar uma assistência humanizada, os profissionais de enfermagem devem estar satisfeitos com suas condições de trabalho, gerando uma harmonia entre gestores, profissionais e usuários; ainda não foi possível alcançar um nível ótimo de humanização no SUS. Os efeitos da implementação da PNH têm sido notados nas unidades que os aplicam, porém melhorias para os profissionais também devem ser prioridade, para que haja uma mudança cultural adequada, caso contrário, a humanização se torna apenas mais uma tarefa a ser realizada pela enfermagem.

A discussão sobre a humanização da assistência de enfermagem precisa continuar a ser feita, de modo que se obtenha claramente os pontos falhos no atendimento e as soluções adequadas para resolvê-los. Espera-se que em não muitos anos, a humanização do atendimento de enfermagem no SUS seja uma reflexão daquilo que os profissionais estão recebendo através do núcleo das organizações hospitalares. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Programa Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. p. Disponível em: < https://bvsms. saude. ufpi. br/index. php/rics/article/view/2040/2316>. Acesso em: 14 dez. CHERNICHARO, Isis de Moraes; DE FREITAS, Fernanda Duarte da Silva; FERREIRA, Márcia de Assumção.

Humanização em UTI: sentidos e significados sob a ótica da equipe de saúde. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. n. Disponível em: < http://seer. ufsj. org/article/csc/2015. v20n10/3231-3242/pt/>. Acesso em: 14 dez. RAMÍREZ-PEREIRA, Mirliana et al. Reflexões sobre a autoetografia interpretativa: uma forma de humanizar o cuidado de enfermagem. Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde-RICS, v. n. Disponível em: < https://revistas. ufpi. br/index. Acesso em: 14 dez. GIANTÁGLIA, Fernanda Nogueira et al. Humanização do cuidado em um programa de residência enfermagem obstétrica: possibilidades e desafios. Enfermería: Cuidados Humanizados, v. n. n. p. Disponível em: < https://doi. org/10. rahis. usp. br/teses/disponiveis/22/22131/tde-03062019-153641/pt-br. php>. Acesso em: 13 dez. SILVA, Flávia Janólio Costacurta Pinto da et al.

n. Disponível em: < https://www. scielo. br/scielo. php?pid=S1983-14472017000100401&script=sci_arttext&tlng=pt>.

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