Unopar (Relatório de Estágio 7º Período - Copel ) - Modelo 2 Aprovado
Tipo de documento:Produção de Conteúdo
Área de estudo:Contabilidade
DESENVOLVIMENTO. ATIVIDADE 1. ATIVIDADE 2. ATIVIDADE 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS. O profissional contábil deve ter, além dos conhecimentos técnicos essenciais, habilidades relacionadas às relações humanas, administração, comunicação e outras mais que auxiliarão da gestão das empresas. Com base nesta perspectiva foi elaborado o presente rerlatório de estágio, cujo o objetivo é explorar algumas atribuições do profissional contábil e sua importância dentro da organização. O trabalho se organiza em três atividades distintas conforme descrito: Na primeira atividade foi desenvolvido uma análise sobre o Balanço Social da empresa COPEL S. A, onde foi possível entender sobre o impacto social das empresas no ambiente onde atua, bem como a importantancia da divulgação de relatórios de sustentabilidade. Na segunda atividade, foi realizada uma entrevista um profissional contábil, essa atividade proporcionou uma aproximaçã das atividades desenvolvidas dentro de um escritório contábil, conhecendo suas principais rotinas e práticas.
Em outras palavras, podemos definir Responsabilidade Social Corporativa como uma contribuição para a melhoria social, econômica e ambiental, realizada pelas empresas com o objetivo de melhorar a percepção de valor que as pessoas têm sobre ela. O papel das empresas na sociedade transcende a oferta de produtos e serviços. Questões ligadas ao trabalho, segurança, benefícios, legislação, encargos sociais, proteção a grupos especiais – deficientes físicos, gestantes – deixam de ser decididas apenas pela empresa e passam do domínio interno para o externo, sendo discutidas pela sociedade. Carrol (1991), argumenta que é função da empresa avaliar os efeitos do seu processo de decisão no sistema social externo, de maneira a agregar benefícios sociais, além dos ganhos econômicos que a empresa procura.
Nas organizações de Capital Aberto, como o caso da organização objeto deste estudo. • Melhoria da imagem da Organização e Permite identificar elementos de valor e diferenciação e permite o acesso a novos mercados e acionistas. • Proporciona, menor risco de impactos negativos na sociedade e no meio ambiente, o que se traduz em melhorias econômicas 2. º ETAPA: Análise do Relatório de Sustentabilidade da Copel A atenção dada à área de responsabilidade socioambiental nas empresas têm crescido nos últimos anos e deve continuar evoluindo em resposta às mudanças ocorridas nos valores da sociedade. Desse modo, no sentido de contribuir para os estudos da prática de responsabilidade social e ambiental, esta etapa do trabalho objetiva demonstrar como a empresa estudada está incorporando a sustentabilidade em sua gestão.
A análise crítica será baseada no Relatório de Sustentabilidade da empresa Copel S. A política de sustentabilidade da organização baseia-se no tripé econômico, social e ambiental, e a adoção desses princípios garante, sob o ponto de vista econômico, a diminuição dos riscos estratégicos, operacionais e financeiros, aumentando o valor da Companhia e viabilizando a captação de recursos. O relatório de sustentabilidade oferece informações aos dois grupos de usuarios principais: usuários sociais internos (gerentes, associados e trabalhadores) e usuários sociais externos (clientes, fornecedores, integrações, Estado e Comunidade). O objetivo é transparecer aos usuários da informação contábil as práticas de ações sociais e ambientais, como são desenvolvidas e os principais beneficiários, além da compreensão de como são gerenciados os impactos ambientais causados pela empresa no seu meio de atuação.
Os principais tópicos abordados no Relatório de Sustentabilidade da Copel no exercício de 2018, abrangem as dimensões de: Governança Corporativa; Econômico- Financeira, Social e Setorial e ambiental. São questões importantes que objetivam “promover o entendimento do negócio, dando transparência aos impactos e riscos das atividades da empresa proporcionando maior credibilidade e eficácia no relacionamento com esses stakeholders, e mais segurança nas decisões sobre investimentos, por exemplo” Tinoco (apud faria 2008) 2. O DVA da empresa COPEL S. A. é apresentado na FIGURA 1. No exercício de 2018, a Copel Distribuição apurou R$ 9. milhões de Valor Adicionado Total, 17,3% superior ao ano anterior 2017. Encargos sociais compulsórios 188. Plano previdenciário 47. Saúde (Plano assistencial) 126. Capacitação e desenvolvimento profissional 4. Provisão para Participação nos lucros e/ou resultados 62.
Programa Morar bem 2. Programa de Acessibilidade 1. Programa Tarifa noturna 944 0,0 1. Pesquisa & Desenvolvimento 27. Programa de Eficiência Energética 10. Admissões durante o período 13 35 Transferências de empregados entre empresas do grupo 59 (63) Escolaridade dos empregados(as): Total Homens Mulheres Total Homens Mulheres Total Superior e extensão universitária 2. Total 2º Grau 2. Total 1º Grau 25 25 0 118 114 4 Faixa etária dos empregados(as): De 18 até 30 anos (exclusive) 310 516 De 30 até 45 anos (exclusive) 2. De 45 até 60 anos (exclusive) 2. anos ou mais 87 68 Mulheres que trabalham na empresa 1. De 2017 para 2018 houve também um aumento considerado de funcionario com 2° grau de escolaridade – de 2. para 2. funcionarios. FIGURA 5: Indicadores Ambientais 4 - INDICADORES AMBIENTAIS 2018 % Sobre RL 2017 % Sobre RL Investimentos relacionados com as operações da empresa 261. Investimentos em programas e/ou projetos externos 12 0,0 10 0,0 Total 261. Os lançamentos de notas fiscais no escritório ocorrem através da importação de arquivos, enquanto os lançamento contábeis e eventos que compõe a folha de pagamento ocorrem de forma manual.
Em suma, considera-se que entrevista foi importante pois permitiu conhecer um pouco mais sobre os procedimentos e a rotina de um escritório de contabilidade, permitiu ainda o contato com um profissional experiente e com uma bagagem de informações o que possibilitou que a entrevista se desenvolve-se de forma construtiva para mim enquanto estudante e o questionário encontra-se no ANEXO 2 deste trabalho. ATIVIDADE 1: ATIVIDADES DO ESTÁGIO EM CAMPO Esta etapa é bastante importante na formação profissional, pois proporciona a oportunidade de vivenciar na prática questões que até o momento só foram vista em sala de aula, além de proporcionar o relacionamento com profissionail da área e com isso compartilhar novas experiências. O presente relatório tenta expressar as atividades realizadas no estágio de modo sucinto, porém inúmeros aprendizados não puderam aqui ser expressos.
A experiência de um estágio na área da contabilidade foi muito gratificante por possibilitar o acompanhamento da aplicação prática dos conceitos vistos em sala de aula e, além disso, a familiarização com profissionais e processos contábeis. Conhecendo através dessas disciplinas as etapas básicas, para se inserir, sobre qual é a formalização dos processos contábeis tratados pelo Departamento de Contabilidade de uma empresa. CONSIDERAÇÕES DINAIS Considera-se que os objetivos deste trabalho foram satisfatoriamente alcançados, pois o mesmo permitiu conhecer o universo de atribuições do profissional de contabilidade. Considero ainda que cada etapa deste trabalho, apesar de desafiadora, foi útil e construtiva. A análise do Balanço Social da empresa Copel , por exemplo, proporcionou o entendimento de uma área da contabilidade que tinha pouco conhecimento.
A entrevista com o profissional permitiu conhecer um pouco mais da rotina de um escritorio de contabilidade e o estágio supervisionado se mostrou bastante importante e oportuno no processo de formação do estagiário, uma vez que, através deste pode-se verificar a aplicação da teoria vista em sala de aula, além de proporcionar novas vivências e experiências. Disponível em: file:///C:/Users/crist/Downloads/924-3914-1-PB. pdf, acesso em 24 de outubro de 2019 COPEL, Relatório de Sustentabilidade 2018. Disponível em: https://www. copel. com/hpcopel/root/sitearquivos2. br/CPC/Documentos Emitidos/Pronunciamentos /Pronunciamento?Id=40, 19 de Outubro de 2019; GONÇALVES, Ernesto Lima. Balanço social da empresa na América Latina. São Paulo: Pioneira, 1980. Disponível em: https://monografias. ufrn. pdf , acesso em 22 de agosto de 2019.
ANEXOS Anexo 1: Fichas de Estágio Anexo 2: Questionário.
91 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes