UNIP PIM VIII - DANITREND Gestão Comercial
Tipo de documento:Análise
Área de estudo:Administração
Dados gerais I) Apresente a empresa com nome, forma de constituição, histórico com dados e fatos relevantes da origem da organização, porte, natureza/tipo e ramo de atuação (principal atividade desenvolvida). A DANITREND foi uma empresa constituída e administrada por dois anos consecutivos pelo seu fundador de CEO, Daniel Pinto. A empresa ocupou por muitos períodos a quarta e a quinta posição entre as cinco empresas do seu ramo de atuação, dentro daquela determinada zona com três regiões. Foi fundada na região três, seu objetivo inicial era vender produtos baratos para a grande massa social, em suma, sua maioria de clientes localizados na região da própria fábrica. A empresa iniciou com 2,5 milhões investidos. No caso, a quantidade de operários passou de cinco para cento e cinco, a quantidade de vendedores passou de zero para vinte imediatamente, além de ter sido realizada novas contratações mais à frente.
A composição da empresa foi de 110 funcionários no nível operacional e 174 colaboradores no nível de vendas. Entretanto, aproximadamente 60% dessa quantidade de funcionários estaria bom, logo, ocorreu erros nos cálculos. A composição e qualificação dos funcionários foi escolhida a partir da produtividade da empresa. Porém aconteceram erros, que serão explicados a seguir, o que fez com que essas contratações de maneira latente e sem os devidos cálculos, gerou para a empresa prejuízos desastrosos, o mesmo que o pagamento para vários funcionários fantasmas. É um produto inovador no mercado, bastante útil para levar bebidas para diferentes localidades, principalmente em ambientes de altas temperaturas sem ter uma necessidade de haver grande quantidade de gelo, por isso ele é um produto muito importante e inovador, além de caber muitas bebidas e ser leve.
No tocante aos investimentos, custos operacionais, flexibilidade, processo de implantação e evolução da capacidade da empresa, vários aspectos podem ser considerados. Ao invés de seguir o planejamento estratégico, a direção da empresa tomou um rumo sem precedentes, simplesmente porque viu que o investimento na produção de unidades estava muito abaixo se fosse comparado com as demais empresas do setor no mercado. Enquanto a média das quatro concorrentes, cada, produzia aproximadamente 18. unidades em um período, cada empresa, a DANITREND produzia apenas 3. Além disso, relaciona-se com parceiros institucionais relevantes, conforme descrito a seguir. Mercados e clientes IV) Descreva a estrutura dos mercados disponíveis, especialmente onde a empresa atuou, e descreva os perfis e características dos clientes das regiões de mercado.
A estrutura dos mercados disponíveis é bastante diversificada, o que faz com que a empresa tenha a possibilidade de melhor escolher e posteriormente se adequar a determinada realidade. A exemplo disso, pode ser visto que o na R1 o mercado é mais exigente e com um público de classe alta querendo produtos de qualidade, a R2 boa parte da população é de classe média e classe média alta, enquanto isso na região R3 é o onde se localiza a maior parte da população e obviamente também onde vive famílias com a renda mais baixo entre as três regiões. Dessa forma, foi possível instituir que os valores seriam mais altos na R1, ficariam em um preço médio na R2, e por fim, na R3 seria vendido por um preço mais barato, isto é, o mais barato entre todas as regiões para que assim fosse possível atingir a massa social.
A GELOPAR foi uma empresa de nível 05 de P&D, entretanto dominou um mercado na R3 exatamente porque ela conseguiu trazer preços baixos e com qualidade, tendo um bom custo benefício. No tocante a GELOTEC e a BRASIL, ambas não foram uma concorrente tão direta da DANITREND, isso porque a GELOTEC e a BRASIL concorriam entre elas duas tanto na R2, bem como, na R1. Ambas estão voltadas para uma excelente qualidade. Diferentemente de todas as empresas a DANITREND, foi a única com preços mais altos e com uma qualidade de nível 01, isso é um dos fatores que explicam o insucesso da empresa no mercado e ficando em desacordo com os objetivos estabelecidos ao longo do planejamento. Algumas mudanças que impactaram o mercado, foi por exemplo, a necessidade de renegociação do salário e benefícios dos trabalhadores, problemas com energia, no sexto período correu problemas como a falta de matéria prima para as empresas que fabricam RPB e as que não tinham estoque armazenado acabaram perdendo bastante.
Porém ocorreu um crescimento do ativo e não no patrimônio, isso demonstra que o déficit no patrimônio está diretamente ancorado com a falta de lucratividade uma vez que a empresa tem 5,5 milhões de ativo e 8,6 milhões de passivo. Isso faz da DANITRED a empresa com o maior ativo entre as suas concorrentes, em contrapartida a com maior prejuízo também, exatamente porque o preço dos produtos estava alto e com isso a demanda se tornou insuficiente. O erro que aconteceu foi exatamente porque a DANITRED decidiu não seguir o planejamento, visto que o planejamento seria uma empresa de pequeno porte, por isso a implementação foi toda desestruturada exatamente por não haver um planejamento fixo como deveria ser o que resultou em uma produção programada de maneira inconsequente, isso fez com que a DANITRED obtivesse um resultado abaixo das concorrentes.
Dessa forma o déficit se justifica pelas falhas na programação da produção, fazendo com que a empresa não tivesse sucesso e os resultados esperados. Análise do foco e consistência estratégica Considerando-se a importância da empresa estabelecer foco estratégico claro para o seu desenvolvimento, seguem análises sobre o desempenho da empresa sob os aspectos de mercado e econômico-financeiro. Entretanto, ainda os gestores poderão tomar outras medidas para reverter o atual quadro de problema. Compreensão dos subsistemas de decisão VIII) Boas decisões exigem que se compreenda bem o subsistema em que está decidindo. Analise a compreensão da equipe em relação aos vários subsistemas de decisão da empresa (considere, por exemplo, se a equipe compreendeu bem os processos de programação e compra de insumos frente ao processo de produção; as definições das políticas de marketing frente à demanda das regiões e a sazonalidade destas; a gestão do caixa frente às necessidades de financiamento e/ou investimentos, etc.
A compreensão dos subsistemas de decisão, em maioria ficaram compreendidas, porém outras não. Com isso é importante expor sobre a política de marketing, o processo de produção, a gestão de caixa, bem como, a gestão de pessoas. Essa questão fez com que a empresa tivesse que pagar salários para colaboradores que não estavam trabalhando. Com relação a gestão de caixa e as finanças em geral, tiveram poucas translações relacionadas a investimento e financiamentos, porém ocorreram empréstimos automáticos para manter a empresa em operação, visto que ela estava em déficit. IX) Escreva as conclusões da equipe em relação à experiência da simulação da estratégia empresarial, sobre o comportamento da empresa frente à sustentabilidade e aos demais aspectos que julgar relevantes.
O comportamento da empresa frente a sustentabilidade não foi ideal, não ocorreu como foi proposto, visto que a empresa em sua missão inicialmente proposta, iria trabalhar em prol do crescimento juntamente com a sustentabilidade ambiental, econômica e social. Entretanto a empresa não foi coerente com sua missão. Porque, conforme ficou descrito no relatório da área de pessoas, ocorreu um grande número de horas ociosas com relação as horas consumidas. De forma quantitativa, fazendo um cálculo considerando o erro tomado no segundo período, todas as horas do terceiro período até o último período, a problemática pode ser vista da seguinte forma: os trabalhadores tiveram um total de 165. de horas ociosas, isto é, sem produzir absolutamente nada em horário de trabalho, isso exatamente pela exacerbada quantidade de colaboradores de forma desnecessária, o que se tornou mais útil apenas no oitavo período.
No segundo período, foi de fato o período que ocorreu o pior erro na gestão da empresa, que fez com que ela passasse a sofrer financeiramente a duras penas até o final da gestão do então CEO e fundador. Uma pequena decisão derrubou todo o império que poderia ser construído pela empresa no setor, o que não teria acontecido com tanta veemência caso a empresa tivesse seguido o planejamento estratégico que foi elaborado para aquele período. Porém a empresa agiu de forma errada, como se fosse uma estatal abandonada do qual possui diretores que não veem o que está acontecendo. É possível ser que no terceiro período a produção realizada era de 23 mil, no quarto período essa produção era de 4900 unidades, depois no quinto período essa produção era de mais de 22 mil unidades no sexto também, mas no sétimo essa produção despenca para 9 mil e no oitavo período sobe novamente para 26 mil.
Esse fato ocorreu por falta de orientação, percepção e atenção por parte do gestor. Por conta desse tipo de acontecimento, que as empresas devem fazer constantemente auditorias internas e externas, investigações, reuniões, avaliações constantes sobre tudo o que ocorre dentro da empresa para evitar todo esse tipo de problemática, visto que um problema leva a outro e uma fiscalização efetiva consequentemente vai evitar muitos prejuízos desnecessários. Assim, fica comprovado que a empresa teve muitas horas ociosas por conta dessas falhas na prática da cadeia de suprimentos e produção, visto que ao longo de período por erro automatizado, também, foi um grande fator determinante na oscilação constante entre períodos com alta produção e em seguida períodos com baixa, e depois novamente períodos em alta e assim sucessivamente, sem ocorrer, lamentavelmente, uma redução na quantidade de matéria prima comprada e sem redução e aumento na quantidade e no quadro de funcionários.
A de se considerar que apenas a DANITREND foi a única empresa que permaneceu com o P&D com baixo investimento, por isso, foi a única organização que se manteve em nível 01. Outrossim, o preço cobrado pela empresa estava mais caro do que empresas da concorrência que já estava com o desenvolvimento e qualidade em níveis mais altos, desde o nível 02 até o 06. Isso foi um fator mal visto que influenciou na permanência do déficit e na baixa quantidade de vendas com relação a grande quantidade de produtos que foram produzidos. Assim, fica evidenciado que todas essas vicissitudes ocorreram por conta que a organização acabou não seguindo o seu planejamento estratégico, colocou preços acima do mercado para conseguir sair do déficit com a pouca quantidade de produtos que seriam produzidos.
Posteriormente, produziu em larga escala com os mesmos preços, tudo isso colaborou para um grande rombo nas contas da empresa, que acabou o segundo ano recebendo muito menos do que deveria, ao mesmo tempo em que ganhou menos e gastou demais. Logo, é fundamental que as organizações tenham um leque de pessoas jovens e de pessoas já com uma idade avançada que possua uma vasta experiencia, pois dessa maneira a empresa poderá minimizar erros e preparar um caminho para lideranças jovens. Então essa experiência, foi fundamental para perceber que são com os erros que se aprende, por mais que eles venham a causar dores e colocar em risco muita a empresa. Foi um processo árduo e bastante complexo e difícil, porém fundamental para o amadurecimento profissional.
Ademais, foi muito importante para a minha compreensão sobre a gestão de marketing e preços, a gestão de pessoas, finanças e a administração de recursos materiais. Tudo isso porque me permitiu desenvolver na prática uma visão holística do funcionamento da organização, ao mesmo passo que demonstrou ser de extrema importância aplicar o que é planejado no teórico e colocá-lo na prática, evidenciando ainda que o gestor deve tomar medidas pensando nas consequências que essas medidas irão surtir no futuro e que qualquer pequeno erro poderá trazer consequências gravíssimas, porém que simultaneamente é com as falhas que existe a oportunidade de aprendizagem e de adquirir mais experiência.
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