A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO NA LIDERANÇA DE EQUIPES

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Administração

Documento 1

O desejo de chegar ao sucesso está no confiar que temos toda a estrutura necessária ao desenvolvimento cognitivo e físico para lutar com certeza que no momento certo teremos chegado à realidade almeja, pois a pessoa que pode construir ou não para sua caminha de sucesso é você mesmo dentro do autoconhecimento. Neste artigo iremos realizar uma profunda reflexão sobre o nível de importância de nos autoconhecer como forma de contribuir na liderança dos nossos trabalhos cotidianos, sendo que iremos buscar responder sobre como a prática e domínio do autoconhecer-se pode ou não contribuir com a vida profissional e consequentemente colaborar na formação da personalidade de um líder. As pessoas que estão alcançando sucessos profissionais em sua maioria são vistas como seres humanos que exercem um controle sobre seus sentimentos, economia, participação política, religião e outros aspectos da vida em sociedade, uma vez que estes entrem em desequilíbrio encontram-se rapidamente resultados negativos na área profissional.

No entanto, as pessoas que têm liderança são comuns em muitas situações, nas organizações e na vida social. A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, fundadores de nações ou dirigentes de religiões, mas também em treinadores de equipes esportistas, comandantes militares, regentes de orquestras, professores e todos os tipos de administradores de organizações. As discussões sobre lideranças e suas participações no processo de convivência e sucesso na sociedade atravessa gerações e a tentativa de elevação dos padrões de trabalho e relações fundamentadas no autoconhecimento. Conhecer a si próprio é uma virtude humana muito valiosa, tendo em vista que a sociedade demora reconhecer suas virtudes e méritos, porém rapidamente em qualquer vacilo destrói suas conquistas.

Quando uma pessoa representa importância ela absorve as responsabilidade da representatividade que ela apresenta para a sociedade e principalmente relacionado a sua equipe. práticas Do autoconhecimento A vida tem muitas formas de proporcionar o conhecimento individual de você mesmo, porém quando indagamos se uma pessoa está praticando do zelo e atenção por si própria, geralmente as resposta de que o tempo tem sido pouco, visto que este fator é considerado como determinante na pratica do autoconhecer-se e cuidar de sua vida particular e/ou profissional numa perspectiva de crescimento interior como pessoa humana. Na sociedade atualmente encontra-se pessoas preocupadas com o tipo de alimentação que deve ingerir numa tentativa de reduzir riscos de doenças, porém numa realidade mais profunda encontramos um índice elevado de pessoas com doenças psicológicas ou até mesmo da alma, tendo em vista que não existe uma preocupação em alimenta a vida emocional e psicológica.

“O que mais parece perturbar a compreensão do comportamento humano nas organizações é a insistente tendência de abordagem predominantemente racional. No ambiente de trabalho, supõe-se que a interação se dê de acordo com um esquema inteligível de ação, isto é, que as pessoas façam o que se espera delas. Entretanto, as pessoas nem sempre fazem ou dizem o que é esperado, e deixam os outros surpresos e confusos com algumas de suas respostas ou atos insólitos. ” (MOSCOVICI, 2008 pg. A autoconsciência somente é desenvolvida no exercício constante da realidade onde praticamos reflexões sobre nossas ações e desenvolvemos intervenções que por mais dura que seja estaremos determinado a colocar em funcionamento, pois nesta análise seremos instigados do motivo de tais praticas constante em nosso cotidiano.

De modo geral as instituições estão buscando capacitar os seus profissinais no campo técnico, mas sempre incluindo as noções das relações humanas nesse contexto e para os líderes nas empresas são ofertados treinamento e na sua formação como profissional de liderançã ou gestão encontra-se presente as reflexão sobre o relacionamento intrapessoal e interpessoal como fundamento essencial no diálogo e sucesso profissional. A paritr do conhecimento sobre nós mesmos poderá existir uma contribuição na preparação de um ambiente de trabalho favoravel para a liderança e seus liderados, sendo que esse conceito se dá para os ambientes de trabalho e outros locais onde partindo do autoconhecimento nos tornamos líderes amados e respeitados pela equipe e atpe mesmo por outras pessoas do convivio social.

No relacionamento humano temos de capacitar as pessoas para que possa oferecer sempre o melhor aos membros da equipe pensando na elevação dos resultados para todos os envolvido no processo. Os sentimentos de raiva, tristeza, frustação e ansiedade são constantes no cotidiano de muitos profissionais e a chave para controlar essas emoções está na busca por auxilio com profissionais capacitados que possam orientar no autocontrole propiciando um ambiente que contribua para o sucesso profissional e satisfação dos clientes. Quando nos cinhecemos temos facilidade de prever nossos comportamentos diante das situações que nos são colocadas na vivencia diária, sendo que também temos nessa situação capacidade de identificar as qualidades e falhas das pessoas que estão no nosso âmbito de convivencia, assim sendo considerado positivo para seu relacionamento com sua equipe e clientes onde possibilitará adiantar-se aos fatos que venha a acontecer no convivio em sociedade.

“De um lado, destaca-se a ênfase à implementação de novos sistemas de gestão, no qual o ser humano passa a ser o foco principal na administração das organizações. De outro lado, observa-se a grande distância que existe entre o discurso (aquilo que se quer) e a ação (aquilo que realmente se faz), o que exige das organizações “novas maneiras de pensar e fazer RH”. O mesmo autor ressalta ainda que as empresas bem sucedidas serão aquelas capazes de transformar estratégias em ação rapidamente, de gerenciar processos de forma inteligente, de maximizar o compromisso e a colaboração do funcionário e de criar condições para uma mudança consistente. ” (ULRICH, 1998, p. Podemos verificar que muitas vezes falamos na importância das relações interpessoais como processo necessário para uma boa gestão de pessoas, porém na prática poucos praticam essa tão verdadeira verdade, justamente por que o autoconhecimento dessas pessoas é fraco e desprovido do desejo de se tornar seres melhores.

O conhecimento tácito é altamente pessoal. Por ser de difícil formalização, sua transferência para outros é árdua. “Podemos saber mais do que somos capazes de expressar, conforme observou o filósofo Michael Polanyi. ” O conhecimento tácito consiste em parte de habilidades técnicas. A distinção entre o conhecimento tácito e explícito sugere quatro padrões básicos de criação de conhecimento em qualquer organização. È necessário para qualquer ser humano que ele produza motivação no seu interior para se fortalecer emocionalmente, sendo capaz de manter o foco nos seus planos e projetos tendo sempre objetivos firmes e que não abra mão deles em nenhuma situação, pois inteligência emocional é ser forte nas suas escolhas de modo que mesmo diante de tropeços continuará batalhando e acreditando que novas batalhas virão e agora está forte o suficiente para vencer.

Falar de inteligência emocional é sempre uma discursão ampla e temos a consciência de que se agrega a essa a inteligência racional, sendo que temos como usa-la de forma a nos fortalecer e contribuir com nossa vida de modo geral. Nossa personalidade em sua maioria na genética e embora boa parte possa ser moldada, vale lembrar que exige muito empenho e dedicação em querer essa mudança e principalmente o desejo do controle emocional. O aprendizado emocional se entranha [. à medida que as experiências são repetidas e repetidas [. Na busca para se tornar uma pessoa que tenha essas habilidades é necessário ser um bom ouvinte e produzir questionamentos, que venha contribuir para seu relacionamento com os outros seres da sociedade. “Muitas aptidões são interpessoais: interpretar sinais sociais e emocionais, ouvir, ser capaz de resistir a influências negativas, considerar as perspectivas dos outros e compreender qual comportamento é aceitável numa determinada situação.

” Goleman (2012, p. As carreiras profissionais exigem respeito e determinação em suas metas buscando entender nossos próprios comportamentos e lutando para conter as práticas autoritárias que trazemos do instinto humano. “Tomar a iniciativa, sentir motivação suficiente para assumir responsabilidades acima e além de suas funções específicas, e auto administrar-se, no sentido de coordenar bem o seu tempo e seus compromissos no trabalho. O líder treinável é aquele que não nasceu com este dom, mas tem algumas características e desenvolve outras com muito esforço e muito empenho. Muito aplicado, consegue o respeito de todos. O líder formidável é aquele que nasceu com características de liderança e, além disso, é extremamente esforçado, treina e desenvolve habilidades, tonando-se um líder admirável.

” Ervilha (2008, p. Durante um período muito extenso da História de nossa humanidade tivemos a concepção de que líder deve tomar as decisões sem participação de sua equipe e que obrigatoriamente é rígido de tal maneira que os funcionários têm medo dele, porém com a evolução inegável do homem passou-se a perceber que líder não necessariamente tem que ser forte fisicamente e bruto nas relações, mas aquele que tem um domínio e autoconhecimento que o leva a conduzir sua equipe com tranquilidade, harmonia e parceria, tendo em vista que respeita as opiniões de todos fazendo uma análise e utilizando o que for positivo para a condução dos trabalhos e bom relacionamento de todos. O gestor precisa está atento e participar na formação de sua equipe a partir do momento que a assumiu, buscando sempre contratar novos membros com características profissionais e pessoais que possam agregar a empresa, sendo que para isso deve elaborar testes para as entrevistas de contratação e após contratar necessariamente orientar e acompanhar o novo funcionário levando-o a se inserir na equipe sem provocar danos ao funcionamento da instituição.

Na gestão humana temos que carregar conosco objetivos claros de criação, desenvolvimento e manutenção da motivação como ferramenta necessária no desenvolvimento de habilidades dentro de uma satisfação do funcionário no intuito de colaborar cada vez mais com sua obrigação e missão da empresa. A globalização tem proporcionado um maior conhecimento de mundo para cada ser humano e leva as empresas a precisar se adequar aos novos padrões de mercado exigido pelo cliente e funcionários, que no tocante a liderança tem avançado e desafiado as pessoas na preparação incessante diante de tal missão. Sabe-se que quando se fala em chefe surgi um pensamento de autoritarismo e coação dos colaboradores, sendo então que hoje se costuma usar o termo gestor ou líder na tentativa de suavizar a interpretação da palavra, porém mesmo assim ela significa poder, mais a questão sempre estará em como esse poder é prática no cotidiano das empresas.

As influencias sobre outras pessoas é uma liderança nata que não exige colocar o poder hierárquico para que alguém faça suas orientações, mais uma habilidade de conquistar os que estão ao seu lado. Dentro de uma equipe é necessário que todos os membros sejam exercitados a se autoconhecer e controlar suas emoções evitando conflitos baseado no respeito mutuo e colaboração entre todos os membros do grupo. “Para desenvolver uma boa comunicação nas relações de trabalho é preciso conhecer a si mesmo, ser sensível às necessidades dos outros, crer na capacidade de relato das pessoas, reconhecer sinais de ansiedade em si mesmo e no outro, observar o não verbal próprio e do outro, usar as palavras cuidadosamente, reconhecer as diferenças.

E tratar os outros com o mesmo carinho e respeito que gostaria que fossem dispensados a você” (Silva, 1996: p. O autor destacou as caracteristicas necessárias para uma boa relação entre todos os membros de um grupo, respeitando o principio da liderança democratica onde todas as pessoas participam da tomada de decisões e buscam respeita o outro, tendo em vista a valorização da gestão de pessoas como estrategias de crescimento profissional. Uma empresa precisa articular diversos setores na tentativa de oferecer uma excelente qualidade de vida para seus funcionários e principalmente produzir com responsabilidade social originando uma relação entre os clientes e a empresa que proporcionam elevação dos padrões de confiança pautado no respeito e diálogo constante. As relações interpessoais da equipe e a consciência profissional são tão ou mais importantes do que a qualificação individual para as tarefas.

Se os membros se relacionam de maneira harmoniosa, com simpatia e afeto, as probabilidades de cooperação aumentam muito, a sinergia pode ser atingida e os resultados produtivos surgem de modo consistente (CARVALHO, 2009, p. Para surgi um excelente relacionamento entre líder e liderado e entre os prório colaboradores é preciso primeiramente valoriza o conhecimento e controle emocional de si proprio e utiliza-lo para uma boa vivencia com sua equipe. O IMPACTO DO AUTOCONHECIMENTO DAS LIDERANÇAS NOS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS A cobrança sobre os lideres são constantes e acabam provocando desgastes e estresse que tem colocado os gestores em situações que acabam provocando o desanimo, tendo então que trabalhar profundamente o autoconhecimento para vencer esses desafios. A dedicação configura-se como a palavra chave para abrir horizontes aos companheirismos e gerar impactos positivos nos resultados organizacionais.

SCHEIN, 2005 apud LUZ, 2007, p. A cultura organizacional passa a deixar um legado importantíssimo as futuras gerações, pois deixa uma base para encarar problemas da mesma natureza em um futuro que muitas vezes não será tão longo. Os desafios dos lideres frente a sua equipe e a sociedade na qual está inserido são constantes, mas diante desta missão surge o reconhecimento da importância ocupada pelas lideranças dentro das suas empresas ou grupo por eles liderados. CONclusão O autoconhecimento fortalece a personalidade humana e proporciona a capacidade de conseguir se controlar diante de situações desafiadoras e desconfortáveis que em nossa jornada todo ser humano tende a passar, mas diante deste tipo de conhecimento podemos contribuir para uma relação com as outras pessoas satisfatória onde aos poucos somos preparados para viver realidades de lideranças na sociedade.

A pesquisa nos mostra que o autoconhecer tem contribuído significativamente na formação da personalidade humana para torna-lo uma liderança eficiente e preparada para conduzir sua equipe ao sucesso profissional, sendo extremamente fortalecido pelas convivências que servem para construir suas habilidades profissionais na gestão de pessoas. ª ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. ed. Liderando equipes para otimizar resultados. São Paulo: Nobel, 2008. FRANKL. Viktor. Um Sentido para a Vida – Psicoterapia e Humanismo. H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986. HUNTER, James C. Como se tornar um Líder Servidor. br/artigos/wmview. php?idc_cad=oj9bebtvx acessado em 19/03/2009. MAXIMIANO, A. C. A. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. The knowledge - creating company: how Japonese companies create the dynamics of inovation. Oxford:University Press. SELIGMAN, Martin. São Paulo: Editora Gente, 1996. ª ed. ULRICH, D. Recursos Humanos Estratégicos. São Paulo: Editora Futura, p.

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