GESTÃO DE PESSOAS A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES"

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Administração

Documento 1

Palavras Chaves: Relações. Gestão. Líder. INTRODUÇÃO As relações entre os seres humanos se constituem como primordial e fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano ao longo de toda a história da humanidade, tendo em vista que o bom relacionamento alimenta bons resultados, porém em qualquer meio social sempre teremos a presença do líder que se considera de suma importância na estruturação de seu grupo. Portanto essas relações humanas devem estar presentes em todos os estágios da hierarquia humana. ” Robyn (2005, p. O sentimento de confiança traz algo especial para o relacionamento no trabalho, pois constitui laços importantes para convívio social e profissional permitindo uma gestão respeitada pelo exemplo e sentimento ali empregados. A relação de aproximação por identificação é uma das mais completas, pois o líder nessa situação é escolhido por seu seguidor que convive, respeita e aceita as orientações sejam elas quais forem, pois foi justamente a personalidade de afinidade que o liderado buscou, visto que as lideranças que são integradas tentam alinhar essa categoria de relação humana com a confiança no intuito de favorecer o melhor desempenho dentro do grupo.

Cabe notar que também, e principalmente, a subjetividade humana é atravessada pelas exigências de movimentação e ruptura com espaços delimitados e estáveis. As fronteiras afetivas estão sendo sacolejadas para dar lugar a vínculos mais fluidos, dispersivos e móveis, ou seja, os afetos estão sendo também globalizados. No conhecimento intrapessoal você necessita fazer uma avaliação do seu interior psicológico e busca trabalhar nas suas práticas o exercício de uma inteligência pessoal e intransferível que tem reflexo direto nas relações com outras pessoas, lembrando que conhecer-se é buscar a felicidade com seu interior e repassar essa felicidade para o mundo exterior. As instituições falam em seres humanos e seus gestores de empresa que desenvolvem lideranças e que tem sua personalidade fortalecida quando se esforçam para praticar uma reflexão pessoal contagiando a todos, satisfazendo-se profissionalmente e induzindo sua equipe a aumentar a produção, gerando sucesso para todos os envolvidos.

Os seres humanos vivem uma luta intensa para conviver com alguns sentimentos de forte intensidade que conduz muitas vezes para agir de forma impensada, porém neste desafio de se auto controlar reside a base de preparação da pessoa humana. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Com o nascimento do mundo digital a sociedade vive um momento crítico nas relações interpessoais, pois nos deparamos com uma realidade onde o amor ao próximo parece estar se acabando, visto que estamos diante de muitas intolerâncias, desamor, falta de respeito e quase inexistência da justiça, destacada no relacionamento restrito entre as pessoas. O crescimento pessoal humano está no outro ser humano e cada um de nós temos como ajudar para consolidação de relações interpessoais saudáveis que contribua para fortalecer uma identidade solidária, amorosa, justa e que a humanidade está deixando se perder ao longo das gerações.

RELACIONAMENTO DO LÍDER E SEUS LIDERADOS A vida de um trabalhador dentro das empresas ou repartições públicas já passou por momentos muito complicados ao logo do processo histórico, uma vez que se acreditava que funcionário deveria ser tratado como animal ou máquinas e serem subordinados em tudo por seus chefes. A realidade de relacionamentos e a visão dos patrões sobre os funcionários tem se modificado muito em tempos históricos diferentes e hoje se observa que as empresas têm um olhar diferenciado para seus colaboradores, pois identificam que funcionário motivado e bem liderado significa bons resultados. Os incentivadores estão investindo em cursos de preparação profissional para seus colaboradores, onde vale destacar a priorização de preparar os líderes da empresa em relacionamentos humanos, buscando elevar a qualidade das relações dentro da empresa e contribuir no desenvolvimento das habilidades de cada líder para que eles possam motivar e gerar bons resultados numa visão que considera o trabalhador como importante em todo o processo.

O estudo da liderança tem sido amplamente abordado como fenômeno relativo ao comportamento humano nas organizações. A flexibilidade, coordenação, atuação em equipe, ser um contínuo aprendiz, se tornaram mais valorizados, assim como o papel da liderança como uma força que faz mover a organização (BITENCOUT, 2010). O homem precisa ser sensível para compreender o outro valorizando a personalidade individual de cada um e deixando o valor material em um segundo plano. O líder precisa saber conviver e ser complementar aos seus liderados gerando integração e multiplicação dos esforços primordiais para a relação dos níveis de produção com qualidade. Quando uma liderança se integra com seu grupo não significa que ele se rebaixou como muitos orgulhosos acham, mas sim confirmou o empenho em se aperfeiçoar e conhecer melhor o processo caminhando junto, como suporte e ampliando sua visão sobre a atividade.

De acordo com Maximiano (2010): Quanto mais as decisões forem influenciadas pelos integrantes do grupo, mais democrático é o comportamento do líder. Os comportamentos democráticos envolvem alguma espécie de influência ou participação dos liderados no processo de decisão ou de uso da autoridade por parte do dirigente. O funcionário pode ser motivado dependendo dos vários fatores do dia a dia que necessitamos manter sobre controle. O líder precisa treinar sua equipe com muito cuidado, estimulando a comunicação e o diálogo sempre. A cultura, a religião, a política e outros fatores do cotidiano exercem grandes influências sobre as relações em qualquer ambiente de convivência e no trabalho isto não é diferente, sendo que os conflitos podem ser mais comuns nessas realidades, pois os acordos podem se tornar mais difíceis.

Os profissionais precisam ser preparados e encorajados na tentativa de atingir os objetivos almejados, mais sem desconsiderar os níveis de dificuldades que cada atividade pode proporcionar por isso a valorização das habilidades para direcionar os trabalhos a partir do diálogo é fundamental. GESTÃO DE PESSOAS A gestão de pessoas é uma área muito destacada na atualidade, não só no Brasil, mais no mundo. O líder precisa facilitar as relações dos colaboradores para que aconteçam em harmonia e baseada nos fundamentos primordiais da organização. O líder bom deve conhecer os desafios, porém ser consciente da sua capacidade para desenvolver as atividades e zelar pelo bem comum da equipe com foco na qualidade da produtividade. Um líder precisa orientar de forma clara e precisa para que o funcionário desenvolva suas responsabilidades da melhor maneira possível.

O Líder é percursor das transformações, mas suas ações podem constranger se ficar tentando sempre controlar em rédeas curtas o desenvolvimento dos trabalhos. O campo de estudo da gestão de pessoas enfrentou alguns desafios onde foi conflituosa a visão das instituições de referência em gerenciamento de seres humanos que exige sempre mais esforço para vencer nas instituições que oportunizam empregos, ganhando visão estratégica nas empresas. É comum escutar histórias de profissionais capacitados em conhecimentos e técnicas, porém pouco vale se esse profissional não promover à liderança, pois cada dia se confirma a crença de que o líder influencia diretamente no resultados, uma vez que se identificarem pessoas com atitudes corretas e assertivas tornam-se líderes fundamentais nas instituições de trabalho.

“As crianças dominantes controlam os brinquedos, iniciam e organizam jogos e ajudam a manter o grupo unido; as crianças menos dominantes orientam-se com referência aos mais dominantes. Tamanho, força, habilidade, inteligência, atratividade e gênero, tudo isso contribui para determinar quais organismos ocuparão posições superiores na hierarquia social emergente. ” (GARDNER,1996 p. Podemos observar que liderança é uma habilidade que se desenvolve desde a infância uma vez que as emoções das pessoas ocupam função de seguidores desenvolve-se um sentimento de confiança que tende a crescer muito rápido desde que siga os caminhos da legítima medida de confiabilidade sem nunca buscar forçar uma conquista sobre pressão ou na base da compra onde se paga pelas ações dos liderados e parece que tudo fica muito bem, mais o tempero especial dessa relação fundamenta-se na confiança e fortalece-se no apoio e colaboração da instituição que reconhece potencias.

Podemos defini-la como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. a liderança é um tipo de influenciarão entre pessoas: [. na qual uma pessoa age no sentido de provocar o comportamento de uma outra, de maneira intencional. “(Chiavenato (1994, p. Vários escritores falaram sobre o líder que reconhece e denomina a liderança na posição heróis. Quociente de iniciativa – indica que você desempenhará as atividades que ajudam o grupo a alcançar, de fato, a meta. Kelley (1999, p. As lideranças com características autoritárias são evidentemente preocupantes para uma realidade democrática de comportamentos entre os líderes. A localização da liderança em posições de destaques é exigir o respeito, caracterizam-se como algo intrínseco e natural na vida do homem.

Na situação onde o poder é confiado por autocracia, temos uma realidade de obediência por causa da função ocupada pelo líder e deixando de ser uma prática democrática que é confiada extremamente pelo direito de se coordenar o espaço e seus membros com maestria. A liderança autocrática apresenta-se em estilo que almeja os resultados da produção valendo-se pela quantidade que está sendo produzida e desconsiderando parcialmente os graus de qualidades aplicados sobre o produto final em questão, podendo gerar uma dependência e descontentamento em relação a situações emergentes, pois submissos e em situação comportamental de dependência da quantidade encontram-se poucos diálogos e situações de estresse podem levar a descontrole e erros constantes. Segundo Banov (2008): O líder autoritário tem uma postura altamente diretiva, só impulsionada pelas realizações de tarefas, onde as mesmas são planejadas por técnicas sem deixar espaço para a criatividade e a participação do grupo liderado, tornando-os assim, essencialmente frustrados e, consequentemente, favorecendo um lugar de trabalho propício à tensão, ao stress e à desmotivação do liderado.

Nas visões de Davis e Newstrom (1992) ressaltam: A orientação é formal, autoridade oficial. Essa autoridade é delegada pelo direito de comando sobre as pessoas às quais ela se aplique. A administração acredita que sabe o que é melhor para os empregados e que a obrigação dos empregados é a de seguir ordens. O núcleo desse processo de interação humana é composto pelo líder ou líderes, seus liderados, um fato e um momento social. Podemos observar o processo de liderança em infinitas situações: na família, na escola, no esporte, na política, no trabalho, no comércio, na vida pública ou em espaços privados. França (2006) As estratégias de liderança que passam a se aprofundar em termos de teorias e práticas criam intelectuais com condições de estruturar o desempenho com capacidades em níveis máximos e perspectivas adequadas para transformações ligeiramente adequadas, valendo destacar que a cultura em termos de valores pode ser modelada pela presença das convicções dos líderes.

“Representa todas aquelas coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas coisas muito pequenas e muito numerosas, que frustram ou impacientam, ou que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização. ” Chiavenato (2006, p. De acordo com Oliveira (1997), liderar é exercer alguma forma de poder. O poder é a capacidade de influenciar alguém. A liderança é o estilo de se exercitar esse poder. Uma pessoa “exerce liderança” quando influencia o comportamento de outras. Os resultados da empresa atravessam pelo tipo de poder exercido pelo líder no espaço de trabalho e na sua trajetória como membro do cotidiano que pode ensinar pelo exemplo no qual a forma como ele se relaciona com o outro permite um bom relacionamento.

” Drucker (2003, p. A sociedade busca desenvolver um conceito para liderança mais preciso, contudo vale destacar que a figura do líder já vem de muito tempo atrás onde ainda na pré-história da humanidade alguns homens encorajavam seus grupos a enfrentarem os perigos do mundo selvagem, já no período da História Antiga encontramos os primeiros lideres civilizados e o tempo avançou para a comunidade poder relatar a figura de muitas lideranças, sendo que algumas conduziram a sociedade no caminho da humildade e harmonia, contudo outros incentivaram a luta pelo poder sem respeitar as fronteiras do bom censo humano. A realidade nesta temática é que os líderes têm poderes tão fundados que suas metas são aceitas pelos liderados como se fosse algo direcionado a vida particular de cada envolvido no processo, determinando a certeza de que o sucesso é questão de tempo.

Como se falou anteriormente muito na humanidade foi construído a partir dos comandos das lideranças de destaque mundial, porém essas figuras que contribuem num cenário menor têm sua valia para desenrolá-lo da caminhada. De acordo com Drucker (2003, p. As pequenas transformações dentro do ambiente de trabalho são detalhes fundamentais para direcionamento dos objetivos do grupo passando pelas mãos cuidadosas de seu líder que se atenta na preparação de sua equipe. CONclusão Esse artigo confirmou a difícil jornada que a gestão de pessoas tem passado ao decorrer do tempo com diversas participações em debates e transformações das realidades vivenciadas, tendo uma discussão que partindo da influência dos líderes sobre seus colaboradores confirma que na gestão de pessoas as relações intrapessoais e interpessoais são o sustentáculo do mundo empresarial ou do trabalho, pois as lideranças surgem e desenvolvem-se nesse contexto de diálogo.

O trabalho quando motivado leva seus colaboradores a render mais e apresentar elevação da qualidade produtiva, confirmando que os gastos com liderados não se caracteriza como despesa, mais como investimento uma vez que a organização apresentará ganhos dobrados diante do incentivo e harmonia da equipe. A prática de liderar com excelência em gestão de pessoas nunca foi e nem será fácil, mas para tanto existe formações de preparação na certeza que não nascemos prontos e acabados, e sim que podemos aprender e crescer com a convivência. Evidencia-se que os líderes influenciam de forma muito direta no sucesso do seu grupo de trabalho, a partir da gestão de pessoas voltada para motivação dos profissionais e empáticos nas relações cotidianas, sendo necessário buscar o enriquecimento pessoal e profissional com as vivências dentro das organizações.

BERGAMINI, C. W. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994. BITENCOURT, Claudia (Org. Out. CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. São Paulo: Marron Books, 2000. DAVIS, K. NEWSTROM, J. Comportamento Humano no Trabalho. São Paulo: Pioneira, 1992. S. Criatividade no mundo contemporâneo. In: Criatividade: Psicologia, Educação e Conhecimento do Novo. São Paulo: Moderna. p. KELLEY, Robert Earl. Como brilhar no trabalho: nove estratégias decisivas para ter sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1999. LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. C. A. Introdução à administração. ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

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