Temática Interdisciplinar: Processos logísticos, transporte e abastecimento
Tipo de documento:Projeto
Área de estudo:Gestão de pessoas
INTRODUÇÃO 4 2. DESENVOLVIMENTO 4 2. Gestão da Qualidade 4 2. Análise de Custos 8 2. Processos Logísticos 9 2. Qualificada Ampliar a distribuição Aquisição de uma novo Veículo Treinamento Planejamento Logístico Informática Aquisição de novas Maior espaço na área de Falta de comunicação despacho embalagens e caixas Melhorar ar condicionado Melhoramento da operação Fornecedor atrasa entrega de embalagens Figura: Diagrama de Ishikawa Desta maneira, verifica-se a necessidade de um melhoramento nos seguintes itens identificado no diagrama, que são: Mão-de-obra Qualificação da mão- de obra: necessário contratar ou substituir colaboradores capacitados para exercer funções desde a venda do produto no e-commerce até a distribuição dos produtos para o envio. Para isto a gestão de recursos humano deverá efetuar um estudo destas áreas, identificando como cada colaborador está efetuando sua função de forma correta e comprometido com a organização.
Treinamento: A mesma gestão de recursos humanos, juntamente com os gestores da empresa devem incentivar a capacitação de seus colaboradores. Sendo a empresa responsável por contratar ou efetuar cursos de aprimoramento na área afim, ou mesmo incentivando (financeiramente) o seu colaborador a buscar o conhecimento em uma instituição especializada. Materiais Aquisição de novas embalagens: A empresa deve seguir uma linha mais moderna nas embalagens de suas lentes, bem como no acondicionamento de seus produtos em novas caixas (embalagem para o correio, dhl, Fedex etc. Métodos Falta de comunicação: a fim de melhorar a comunicação entre o gestor da área de logística e seus colaboradores, será necessário uma série de medidas que reforcem a integração entre os membros da equipe.
Será efetuada semanalmente uma reunião (Brainstorming), em que cada participante poderá falar abertamente de novas ideias e sugestões da empresa, sem ter medo de qualquer retaliação. Também será incentivado reuniões dinâmicas, ou mesmo fora da empresa para “unir” de forma sadia a empresa. Com o passar do tempo, será avaliado se essas ações estão melhorando a comunicação empresarial, trazendo uma sinergia ou não para a empresa. Desta maneira, a empresa poderá efetuar ou não novas mudanças ou atitudes em relação ao setor. R$ 651. Processos Logísticos Sistema Puxado (Pull) Segundo Basso, Laurindo e Spinola (2013, p. esse sistema é operacionalizado pelos kanbans, que são cartões que dão sinais para um processo que o processo posterior está disponível, ou seja, um sinal para o processo que ele precisa produzir.
O kanban surgiu da premissa de minimizar o nível de estoque em processo (WIP), que é um tipo dos tipos de desperdício do “Sistema Toyota de Produção” (BENTON; SHIN, 1998). O sistema mais conhecido é o Just in Time (JIT), que mantém o mínimo de inventário possível, ou seja, só mantém o que é estritamente necessário para o pedido ser efetuado. Funciona muito bem em um ambiente estável e, possui uma maior reação a mudanças de demanda, antecipando as tendências de mercado. Desvantagens: Maior custo para implementação, estoques mais altos e que escondem ineficiências, além de uma incerteza de demanda de produtos. Manual de avaliação, qualificação dos fornecedores O grupo Newlentes reserva-se o direito de selecionar, qualificar, avaliar e reavaliar seus fornecedores de produtos e serviços dentro de procedimentos claros e padronizados.
Qualificação de fornecedores A qualificação de fornecedores será efetuada para os fornecedores novos (contingência, compra spot ou contratado) e aqueles selecionados para avaliação anual de fornecedores. Os fornecedores da empresa Newlentes serão segregados por tipos: fornecedores facionais de Insumos, Fornecedores nacionais de materiais em geral, e fornecedor Prestador de Serviço Pessoa Jurídica, de acordo com sua categoria. Prazo de entrega O prazo de entrega será avaliado mediante o atendimento de cada pedido de compra emitido pelo grupo Newlentes ao fornecedor. Desta maneira, a empresa criará uma avaliação conforme os resultados dos critérios de avaliação, pontuando os fornecedores em uma escala de 05 a 10, e, checando periodicamente cada um de seus fornecedores. Gerenciamento de Transportes e Abastecimento Radio frequency identification (RFId) Identificação por radiofrequência, se trata de técnicas que utilizam a frequência de rádio para captura de dados.
Através de uma Etiqueta de identificação que irá armazenar um número de série que identifique o produto (lentes). Assim, os controles desse produto são muito eficazes, pois ele ganha um identificador único, que pode ser verificado por radiofrequência com exatidão. Sistema de Gestão Empresarial (ERP ou SGE) ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning e trata-se de um software integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa, tais como: como contabilidade, finanças, fiscal, RH, suprimentos, patrimônio e vendas. Customer Relationship Management (CRM) O CRM Customer Relationship Management, é a gestão do relacionamento com o cliente. Seu objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente.
O sistema escolhido a ser implementado pela Newlentes, é o ERP, sendo este sistema responsável por é conectar os fluxos informacionais da empresa de modo que todos os setores sejam alimentados com informações estratégicas ao mesmo tempo, reduzindo esforços no que se refere ao compartilhamento de dados e tornando a empresa mais ágil na tomada de decisão. O que pode ser um desafio para empresa é o custo um tanto alto, no entanto com o passar do tempo o programa se paga pelos diversos benefícios que traz para empresa, de maneira a aumentar a produtividade e eficiência. BASSO, Renato Gioielli; LAURINDO, Fernando Jose Barbin; SPINOLA, Mauro de Mesquita. EQUILIBRANDO SERVIÇO E INVENTÁRIO - UM SISTEMA HÍBRIDO PUSH/PULL DE PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO NO MERCADO DE BENS DE CONSUMO NO BRASIL.
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23, 2013, Salvador. Procedings. Salvador: Enegep, 2013. CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. ed. R. Sistemas de Informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Disponível na biblioteca virtual pelo link < http://bit. ly/C RMGordon_MHisa > Acesso em 10 abr. I. Gestão da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2016. SILVA, Ernani João; GARBRECHT, Guilherme Teodoro. Custos Empresariais: Uma visão sistêmica do processo de gestão em uma empresa.
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