Relatório de experiencia profissional

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Matemática

Documento 1

O papel do educador de matemática na formação do perfil do alunado no século XXI, vem sofrendo modificações no tocante às metodologias de aprendizado, isto se deve ao fato de que atualmente existem aplicações tecnológicas auxiliadoras da formação do aluno para a obtenção do conhecimento. A nova escola, informatizada, utiliza de diversos recursos de multimídias, que promovem a interatividade e o conhecimento compartilhado, onde é possível estabelecer importantes relações de aprendizado. Nesse contexto, a tecnologia deve ser vista como facilitadora do aprendizado de conhecimento matemático, onde ferramentas como jogos, aplicativos de plotagem de gráficos e a busca de informação de forma rápida ganham espaço. Mostraremos como a tecnologia pode se tornar aliada do ensino de matemática.

Palavras-chave: Prática Docente; A Formação Docente; Tecnologia Educacional; Educação Matemática. Em 1999 entrei no curso Ciências da computação, cursei 5 fases, por motivo financeiro desisti do curso, em 2003 participei de uma seleção para o curso técnico em Sistemas de Telecomunicações pelo IFSC e em 2005 prestei vestibular para o curso de graduação em sistemas de telecomunicações pelo IFSC. Após estudar muito sobre tecnologias e sentir a necessidade de voltar a docência, entrei no curso de Licenciatura em Informática pela instituição UNIASSELVI-FADESC. Participei da seleção ACT 213/2014, para a Secretaria Estadual de Educação, e comecei a lecionar como Professor Orientador de Tecnologia Educacionais, também ministrando aulas para o Ensino Médio Inovador na EEB Bela Vista – São José – SC.

Minha função é cuidar da sala informatizada, dos equipamentos de mídias: TV, Projetor de Multimídias, DVD Player, Caixa de Som e Máquina Fotográfica Digital e registrar no SAGETEC os relatórios das tecnologias utilizadas pelos professores com seus alunos. Dou suporte aos alunos e professores que usam o laboratório, ao CEJA, Educação de Jovens e Adultos no que diz respeito à Informática, a secretaria e seus equipamentos como impressora, scanner e copiadora. Através da minha experiência docente na área do trabalho com tecnologias, é indispensável falar sobre um dos temas abordados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a interdisciplinaridade, esta, deve se fazer presente no ensino de matemática no fomento de vislumbrar melhores resultados ao tratar da abstração de conteúdo matemático.

Para os PCN (2001), “na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade utiliza os conhecimentos de várias disciplinas para resolver problemas concretos ou compreender determinados fenômenos sob diferentes pontos de vista”. Dessa forma, o ensino de matemática através da tecnologia pode ser uma arma para despertar as aulas maçantes do ensino da metodologia tradicionalista. A percepção obtida com o tempo de docência, é a de que em geral os alunos se interessam por tudo o que é novo, por mais antigos que sejam alguns softwares, por exemplo, empresas responsáveis pela criação dos mesmos, os atualizam através da criação de recursos diferentes e melhora dos recursos já existentes, dessa maneira, conseguem competir com as novidades do mercado. É possível contextualizar esse assunto às salas de aulas no tocante a relação ensino-aprendizagem de a matemática.

A geometria é uma área matemática que está diretamente ligada ao visual, é necessário trabalhar com diversos tipos de figuras diferentes, e em muitos casos, os professores não tem habilidades de desenhar figuras geométricas espaciais no quadro, nesse aspecto, o uso do Geogebra é de grande importância, pelo fato de que os alunos não só poderão visualizar figuras geométricas, como também poderão manipulá-las, de forma a entender melhor as relações de lados, ângulos e arestas de acordo com cada figura. Além das aplicações citadas, existem jogos específicos, tais como o software freeware Fraciomia, este, é um jogo disponibilizado pelo Ministério da Educação e Cultura –MEC, que facilita o aprendizado de frações para alunos do Ensino Fundamental, o jogo é auto explicativo e lúdico, logo o aluno jogará de forma espontânea, e com isso poderá aprender de forma clara os conteúdos matemáticos.

É importante lembrar que existem aplicações associadas a matemática, que atendem estudantes de qualquer nível, da educação básica ao ensino superior. Como docente, tenho observado que nos últimos anos, um recurso online tem se destacado, trata-se das vídeo-aulas, estas, são aulas gravadas por professores e postadas em sites na internet, o diferencial dessas aulas, está em interessantes recursos visuais adotados, os quais exigem preparo e experiência com edição de vídeo por parte do professor. Outro recurso a ser mencionado em minha experiência docente trata-se dos planos de aulas. O ENSINO MÉDIO INOVADOR O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI tem o intuito de apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.   Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular. CONSIDERAÇÕES FINAIS O relato feito a respeito da minha experiência docente, demonstrou ser uma importante ferramenta de auto análise, através do ato de detalhar o histórico da minha carreira docente, pude refletir sobre as práticas adotadas, no decorrer do meu tempo em sala de aula. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX, 2006. CAJUELLA, Silene Rodolfo. Uso dogeogebrapara a compreensão da igualdade matemática utilizado para o cálculo da área do paralelogramo.

Disponível em: <http://portaldoprofessor. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educaçãoSão Paulo: Cortez, 1996. TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: UNIASSELVI, 2011.

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