Plano de ação para Escola Fictícia

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A escola tem o seu funcionamento no horário de 07:00 as 11:00 horas, das : 13:00 as 17:00 horas e Das 19:00 as 23:00. APRESENTAÇÃO DA ESCOLA A Escola Juscelino K. de Oliveira começou a funcionar no ano de 1960. A Escola consta hoje com: 1 biblioteca, 15 salas de aulas divididas em 2 blocos, duas quadras poliesportiva cobertas, 01 cozinha, um deposito de merenda, 07 banheiros sendo 01 para portadores de necessidades especiais, 01 sala destinada a guarda das materiais diversos, 01 sala dos professores. Em sua área administrativa a escola possui 01 secretária escolar, 01 sala destinada à direção. Diante da nova sociedade que se apresenta com famílias diferentes das convencionais estaremos facilitando discursões entre os responsáveis pelos alunos e os profissionais da escola. Além da prática pedagógica cabe ao gestor também a orientação administrativa da unidade escolar, ele precisa estar atento a sua demanda, saber ler e interpretar o que ela quer dizer, fazendo as adequações necessárias, e a todos os funcionários presentes na escola, necessita conhecer sobre as licenças diversas que os funcionários podem ter e os aspectos legais de todo trâmite.

A gestão de recursos financeiros é de responsabilidade do gestor escolar, ele deve prestar contas ao estado de todas as verbas recebidas e deve fazê-lo com probidade uma vez que são recursos públicos. Devendo este sempre estar atento a real necessidade da escola e junto com o Conselho Escolar estarem administrando da melhor forma possível as verbas recebidas pelo estabelecimento sempre dentro das necessidades da escola. LINHAS BÁSICAS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA A sociedade passa por transformações, e o sistema educacional tem que acompanhá-las fazendo com que o homem busque cada vez mais formas de superação para esse processo, tornando imprescindível a conscientização de seu papel como cidadão autônomo, intelectualmente crítico, ético, capaz de posicionar-se frente as novas mudanças que exigem mais conhecimentos e habilidade para o enfrentamento da competitividade e o avanço da tecnologia.

Ofertar formação continuada na busca de capacitar os profissionais de educação, contribuindo com a qualificação dos mesmos e aprimorando todas as atividades funcionais, em numa perspectiva democrática, promovendo a participação e reflexão coletiva a fim de diagnosticar a realidade da escola e orientar na tomada de decisões. Garantir o acesso aos bens culturais, exigidos para a sociedade contemporânea, para uma formação política dos jovens de modo a lhe permitir a participação emancipadora na vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma. A escola deve ser autônoma, emancipadora, democrática e inclusiva para o exercício do direito e da cidadania plena. O seu papel funcional é dar acesso e a garantia de permanência de crianças, jovens e adultos, respeitando a diversidade com condições adequadas e necessárias para o trabalho dos docentes e funcionários no atendimento às prioridades para o educando.

As práticas culturais e sociais dos alunos e da comunidade local devem ser reconhecidas, valorizando a participação de todos na escola contribuindo com a interação entre a escola e a comunidade. Faz-se necessário promover o diálogo e a diplomacia para a valorização da APMF, Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil tornando-os mais participativos quanto a execução dos planos e projetos educacionais. A situação que se configura em razão das crescentes e aceleradas transformações por que passa a sociedade tem contribuído para o desenvolvimento do individualismo, da intolerância, da violência e de outros valores e sentimentos negativos na formação dos indivíduos. Esse contexto coloca enormes desafios para a sociedade e, como não poderia deixar de ser também para a escola.

Precisamos construir uma escola, com base em uma concepção de mundo, homem e educação coerente com um projeto social que priorize a democratização do conhecimento para todas as classes sociais. Uma proposta para um ensino de qualidade voltada para a formação cultural e científica possibilita a ampliação da participação efetiva do povo nas várias instâncias de decisões da sociedade que irá defrontar-se com problemas de fora e dentro da escola. O IDEB não teve recuo substancial mas recuou sem justificativa. A taxa de reprovação do ensino fundamental e médio não melhorou nos últimos dois anos. Gestão participativa / democrática O envolvimento da comunidade escolar na tomada de decisões acontece, as divulgações das ações são feitas em reuniões de professores de acordo com a legislação vigente e através de assembleias de pais a comunidade tem acesso aos dados.

A falta de um conhecimento científico dificulta muitas vezes a compreensão dos documentos regimentais da escola. Os pais raramente entram em contato com a escola por iniciativa própria. Algum caso esporádico é resolvido com a intervenção da equipe administrativa ou pedagógica com conscientização e socialização. De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 o pleno desenvolvimento da pessoa é dever do estado e direito do cidadão e a escola deve promover uma escola autônoma, emancipadora, democrática e inclusiva Sempre promover a igualdade e estabelecer condições adequadas que visem atender a diversidade no intuito de procurar a transformação de uma sociedade que tradicionalmente está pautada na exclusão. Gestão de Pessoas A participação de todos baseado em cooperação no trabalho coletivo e no perfilhamento das funções garante o respeito mútuo e comprometimento de suas peculiaridades assim como objetiva a valorização dos profissionais de educação no cotidiano do âmbito escolar.

Na atual situação a maior dificuldade está no aspecto Recursos Humanos que necessita de aprimoramento. É fundamental o compromisso, seriedade e responsabilidade na execução das ações planejadas. Alunos com a participação de todo segmento escolar, turmas com baixo rendimento escolar. Recebidos pelos órgãos governamentais e adquiridos através do PDDE Escola. Todos envolvidos na comunidade escolar e segmentos escolares. Que os alunos atinjam níveis superiores de aprendizagem, que superem metas, dados estatísticos, que estejam capacitados para traçar e superar metas pessoais e que também haja um envolvimento ativo e efetivo de todos da escola para que os resultados sejam alcançados. Superar IDEB, ENEM. Ministério da Educação. Lei 9. de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Brasília: 1996. br.

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