TCC Viabilidade Econômica da Implantação da Empresa Hamburgueria LTDA
Tipo de documento:Plano de negócio
Área de estudo:Religião
Reginaldo José da Silva. Curitiba 2021 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ESTUDO DE CASO PROFESSOR ORIENTADOR: Me. REGINALDO JOSÉ DA SILVA. TÍTULO: PLANO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA O HAMBURGUÊS LTDA. ÁREA TEMÁTICA: CONTABILIDADE GERAL AUTORES: CURITIBA - PR, 2021. TABELA 6 - Custo unitário chop. TABELA 7 - Custo bebidas não alcoólicas. TABELA 8 - Custo projetado do produto vendido por unidade. TABELA 9 - Análise SWOT. TABELA 10 - Cardápio O Hamburguês. TABELA 21 - Indicadores para o exercício 2018. TABELA 22 - Indicadores para o exercício 2019. LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABF - Associação Brasileira de Franchising IGA - Instituto de Gastronomia LISTA DE FIGURAS Figura 1- Layout de uma loja Mac Donalds.
Figura 2 – Festa de aniversário no Mac Donalds. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 09 2 JUSTIFICATIVA 10 3 ORIGEM DO NEGÓCIO E PRODUTO 11 4 CONSTITUIÇÃO JURIDÍCA E QUADRO SOCIETÁRIO 14 6 LOCALIZAÇÃO 18 7 PRODUTOS E SERVIÇOS 19 8 MERCADO CONSUMIDOR E CONCORRENTES 25 10 FORNECEDORES 32 11 MARKETING 33 12 INVESTIMENTOS 38 13 DEPARTAMENTO DE PESSOAL 44 14 BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 47 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 59 1 INTRODUÇÃO Estudos realizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), pelo SEBRAE e pelo Instituto de Gastronomia (IGA) mostraram que estabelecimentos especializados em hambúrgueres estão entre os mais rentáveis no ramo de alimentos e estão em constante crescimento nos últimos anos (PORTAL FRANCHISING, 2020). Concluídos estes estudos é que podemos realizar uma análise de atitudes a serem tomadas, o caminho a ser trilhado e as estratégias que serão definidas para o empreendimento.
A falta de estudos e pesquisas como as mencionadas acima podem levar à má interpretação do mercado e na maioria das vezes, à falha na abertura ou sérios problemas de gestão, deixando o empreendedor sem alternativas que sejam as de fechamento da empresa. Em outros casos, não é somente a falta destas análises que leva um empreendimento à falência, mas também a falta de informações mais minuciosas sobre o assunto, muitas vezes uma informação incorreta tem o mesmo impacto que a falta dela, por isso estudos como este devem ser feitos com a maior carga de detalhes possível, para que o empreendedor tenha exata noção de mercado que está se inserindo, e das decisões a serem tomadas a partir daí. Dentre os diversos métodos para realizar estes estudos e definições, surge o plano de negócios, um documento criado para compilar todas estas informações de forma mais clara e organizada, sendo considerado um documento essencial para abertura de uma empresa, existem diversos modelos de plano de negócios, o que deve ser feito, é o preenchimento fiel de todas as suas seções da forma mais objetiva e confiável possível, seguindo este método, o empreendedor terá grandes chances de criar um bom plano de negócios e consequentemente de obter sucesso em seu projeto.
Diante de todos estes fatores, observou-se a necessidade da criação de um documento englobando conceitos teóricos definidos às atividades práticas existentes dentro de um Plano de Negócio, pesquisas de campo, de mercado, concorrentes, etc. O conceito de fast food começou a ganhar espaço no Brasil por volta de 1979 com a abertura da primeira loja do MC Donalds, no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. Por combinar um sistema dinâmico de atendimento, e uma produção rápida e de qualidade, a principal marca de fast food no mundo chegava ao país. A rede de fast food Mc Donalds chegou ao Brasil em 1979, pelas mãos do executivo Peter Rodenbeck – também responsável pela vinda da rede de restaurantes Outback Steakhouse e da cafetaria Starbucks.
A primeira lanchonete foi aberta em Copacabana, no Rio de Janeiro, na Rua Hilário de Gouveia. Dois anos depois, o segundo restaurante da rede no pais foi inaugurado na avenida Paulista, em São Paulo (. A empresa vai se instalar em Curitiba por ser uma capital com a maior concentração da classe média do país e o endereço fica perto de pontos comerciais e residenciais. O nosso cardápio será constituído de produtos que atendem ao público em geral e as pessoas com restrições alimentares como: celíacos, alérgicos ao leite, vegetarianos e a linha light. Os produtos serão vendidos em combos para adultos e crianças compostos por hambúrguer, batata frita e refrigerante. As bebidas serão compostas por refrigerantes e sucos naturais e cervejas.
O nosso atendimento será feito presencialmente e por tele entrega no almoço e janta. O objetivo maior da sociedade limitada é garantir a estabilidade e o bom funcionamento da organização e caso ocorra prejuízo é proibida a retirada ou distribuição dos lucros para os sócios. Outro ponto importante é a escolha pelo tipo de tributação que neste caso será o Lucro Real. Segundo Luis Martins Oliveira define lucro real: O lucro real é o lucro líquido do período na escrituração comercial, denominado lucro contábil, ajustado pelas adições, exclusões e compensações autorizadas pela legislação do Imposto de Renda. Os ajustes do lucro líquido do período de apuração e a demonstração da apuração do lucro real devem ser transcritos no Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur).
OLIVEIRA; LUIS, 2013, p. • Licença Sanitária: como o objeto deste trabalho e uma hamburgueria e o principal insumo são alimentos é necessário o registro da empresa neste órgão. • Alvará do Bombeiro Na hamburgueria serão adquiridos fogões e chapas por isso, é necessário o alvará deste órgão para que ele possa analisar a estrutura e segurança do local de trabalho. • Previdência Social: a empresa precisa se registrar neste órgão visto que necessitará contratar funcionários e pagar o respectivo tributo. A hamburgueria Hamburguês terá como capital social o valor de R$ 300. trezentos mil reais) onde cada sócio investiu o valor de R$ 50. Para o investimento inicial da hamburgueria o gasto inicial total foi de R$ 154. sendo que será importante deixar o valor de R$ 30.
para capital de giro. QUADRO SOCIETÁRIO Segundo o direito comercial, sociedade empresarial constitui pessoa jurídica de direito privado, pois as sociedades empresárias são regidas pelas normas do direito privado. Fazem parte da sociedade empresarial pessoas que celebram contrato e se obrigam a contribuir mutuamente com bens ou serviços para que seja exercida determinada atividade. Segue abaixo o mapa para melhor entendimento do local que será instalada a hamburgueria. Quadro 1 – Mapa de localização da Hamburgueria O Hamburguês. PRODUTOS E SERVIÇOS O combo hambúrguer, batata fritas e refrigerantes surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos, quando a população desfrutava de uma situação econômica confortável. O ritmo de vida das pessoas foi ficando cada vez mais acelerado a partir dessa época e desde então as opções de refeições e práticas veio crescendo bastante no mundo inteiro.
O professor titular de História do Brasil e coordenador do grupo de pesquisa de História e Cultura da Alimentação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Antunes, explica que a velocidade do cotidiano e passou a ser associada à necessidade de não perder dinheiro, a alimentação vira uma parte trivial da rotina. Somente em 1979 ocorre a abertura da primeira loja do MC Donald no país, na cidade do Rio de Janeiro. Sobre o processo produtivo em uma loja de fast food este demanda agilidade no preparo e consumo, onde as refeições devem ser preparadas e vendidas e um pouco tempo. Por isso, é necessário a padronização, mecanização e rapidez desse sistema. Assemelha-se a produção fordista das linhas de montagem, onde tudo é pensado para agilizar a produtividade.
O sistema de produção, por exemplo, da empresa MC Donalds baseia-se nos modelos Fordista e Taylorista, tendo a sua produção de forma contínua. Esta área fica separada exclusivamente para o aniversariante já decorada, há atividades recreativas, emissão de convites, bolo de aniversário e brigadeiro. Figura 2 – Festa de aniversário no Mac Donalds Na hamburgueria o Hamburguês os combos são formados por: hambúrguer, batata frita, suco, refrigerante e chop. Nos hambúrgueres há opções para vegetarianos, light e para celíacos para atender todos os tipos de público. Os produtos são feitos com altíssima qualidade e o atendimento é feito durante o horário do almoço e janta, o consumo pode ser feito no local ou por tele entrega. Segue abaixo o cardápio mais detalhado com quantidades e recipientes: 1 - Hambúrguer para público em geral será composto por: • 1 hambúrguer de 160g (100%) bovino • 1pão de 70g • 50g de bacon • 25g de queijo • 15g de cebola caramelizada • 20g de tomate • 5g de alface 2 - Hambúrguer para vegetarianos e light: • 1 hambúrguer de carne de soja 160g • 1pão de 70g • 25g de queijo tofu • 15g de cebola caramelizada • 20g de tomate • 5g de alface 3 - Hambúrguer para celíacos: • 1 hambúrguer de carne de soja 160g • 1pão de 70g sem glúten • 25g de queijo tofu • 15g de cebola caramelizada • 20g de tomate • 5g de alface 4 – Batatas Fritas: • Constitui uma porção de 200g de batatas inglesas, fatiadas e fritas em óleo vegetal.
Água R$ 1,00 30 R$ 30,00 R$ 600,00 R$ 7. Total R$ 2. R$ 48. R$ 577. Fonte: Dados dos autores 8 MERCADO CONSUMIDOR O investimento das grandes redes de fast food no Brasil, tem feito com que este setor tenha um crescimento acelerado. De acordo com Romero (2016) há uma expectativa de crescimento de 30,88% para o mercado brasileiro até 2019, uma das maiores expectativas junto com China (48,61%) e Espanha (23,99%). Diante de tudo que foi descrito, o mercado atual parece ser muito promissor e o público alvo serão os moradores da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, que está na oitava posição das dez cidades do mundo com melhor qualidade de vida, segundo levantamento da revista Traveler’s Digest. para o levantamento, são levados em conta fatores como custo de vista, oferta de emprego, opções de entretenimento e lazer, além de diversos outros fatores).
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também é bem alto. Segundo o IBGE, Curitiba possui 0,823, um índice considerado bem alto e que ocupa a primeira posição no Paraná. Curitiba conta com cerca de 30 parques espalhados pela cidade, dentre estes parques, estão o Jardim Botânico, o Parque Barigui, Tanguá, São Lourenço. Na parte cultural, a cidade conta com o Festival de Curitiba, o maior evento de teatro da América Latina. Mas durante o resto do ano, há opções de shows, concertos, casas noturnas, exposições e feiras diversas. O foco serão os moradores ou trabalhadores na região central e dos bairros Prado Velho, Rebouças, Água Verde, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Cristo Rei e região. Homens e mulheres de todas as idades de classe social A, B e C.
Assim, é possível ir mais longe, conquistar um algo diferente, alavancar vendas e obter um retorno mais rápido. Além disso, tal processo envolve uma questão de segurança, robustez e preparação para imprevistos. Um dos principais objetivos de avaliar os concorrentes de mercado é aprender com histórias de sucesso. Se um concorrente está no mercado há muitos anos, sem dúvida ele está acertando em diversos pontos, pois, a performance de uma marca dentro de um determinado segmento está diretamente ligada à capacidade de satisfazer o público, aproveitando as habilidades de sua equipe e aprendendo ao longo do tempo. Portanto, analisar cuidadosamente as histórias de sucesso do mercado concorrente pode trazer inúmeras lições, demonstrando por que essas empresas deram tão certo. Isso porque os concorrentes podem ser como um espelho da futura empresa.
E é por meio desse reflexo que é possível se inspirar para crescer naquilo que funciona ou desviar com consciência daquilo que não é tão bom. Por mais que essa etapa possa parecer um tanto óbvia no mundo empresarial, muitas organizações passam a encarar essa questão apenas no momento em que uma empresa concorrente abre as portas na mesma rua em que elas acreditavam estar sozinhas. A análise de concorrentes, além de capacitar a gestão para compreender melhor a situação do mercado e passar a se portar competitivamente de forma ética e saudável, também possibilita que o negócio aprenda com seus rivais. Dessa maneira, o empreendimento pode aperfeiçoar os pontos fracos apresentados pelos concorrentes e aprimorar o que não vai tão bem dentro dos seus próprios processos — medidas essas que são essenciais para o sucesso de qualquer companhia.
Isso pode dar novas perspectivas para explorar mercados diferenciados e encontrar aliados capazes de fazer o novo negócio prosperar cada vez mais. Para fazer a avaliação do mercado concorrente, primeiro, é necessário defina quais concorrentes acompanhar, a primeira tarefa para ter sucesso nessa avaliação é definir quais empresas são concorrentes diretas do seu empreendimento e que merecem um acompanhamento mais de perto. Para tanto, é necessário verificar quais são os substitutos para os produtos e serviços, entender qual é o público alcançado pelas marcas analisadas e quais são os resultados envolvidos. Fazer essa seleção é uma atitude adequada para que você não gaste esforços com estabelecimentos que não afetam seus resultados de nenhum modo. Em seguida, é o momento de definir quais serão os indicadores de desempenho utilizados.
Os concorrentes da Hamburguês as hamburguerias da região, incluindo as tradicionais e renomadas MC Donald’s, Burguer King e Bob’s. Entretanto, esses serão concorrentes indiretos, por não possuírem produtos artesanais. Os concorrentes diretos serão as hamburguerias artesanais que disponibilizam o serviço de entrega em domicílio, que possuem um salão para atender algumas pessoas e de preferência com espaço kids para que seja um ambiente de refeições rápidas e de lazer. Entre as quais destacamos a Fábrica Gourmet (bairro Jardim das Américas), O Gira Mundo (bairro Água Verde), Hamburgueria Água Verde (bairro Água Verde) e a Mr Hoppys (bairro Jardim das Américas). Todas as empresas citadas oferecem hambúrgueres de tamanho tradicional com preço médio de R$ 20,00 (vinte reais) cada e alguns deles possuem opções um pouco mais saudáveis.
Os queijos e frios do Empório Bon Appétit (localizado no mercado municipal, que também fornece no atacado para alguns restaurantes da cidade), os pães na Panificadora Giaretta (bairro Água Verde). Chopp será adquirido de várias cervejarias artesanais da região de Curitiba e região metropolitana para incentivar o mercado paranaense. MARKETING Em relação ao Plano de Marketing segundo Kotler (1998), pode-se compreender que ele serve de direção para os processos da empresa gerando lucros satisfatórios, acompanhando as exigências atuais de mercado. Com isso a empresa realiza o estudo de planejamento estratégico, de modo informal, ou seja, não é feito relatórios e nem colocado em papel o que irá se planejar. Esse planejamento é feito pelo gestor em uma conversa ou reunião onde as decisões sobre o que será desenvolvido o alcance dos objetivos da empresa, as análises dos recursos que a empresa tem disponível no momento, para realizar e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.
Seu ponto fraco a empresa está pouco tempo no mercado, gerando certa falta de confiança por parte de alguns clientes, fornecedores e conseguir disponibilidade financeira para ampliação no negócio. Na ameaça o desafio imposto por uma tendência desfavorável, podendo ser redução nas vendas devido à falta de inovação. É importante que a empresa obtenha conhecimento das ameaças para que possam se precaver das situações futuras que possam afetar os rendimentos. O crescimento deste mercado pode apresentar a oportunidade no aumento de vendas e maior lucratividade, e gerando emprego e aquecer a economia. É necessário atacar e desenvolver cada vez mais os pontos positivos e trabalhar nos negativos para que o empreendimento possa se sobressair diante dos concorrentes. No retorno os investimentos de renda fixa ou os investimentos de renda variáveis, que possuem menores riscos (renda fixa) e maiores riscos (renda variável).
Segundo Francis (1991), os ativos financeiros podem ser agrupados em algumas classes, de acordo com o seu prazo de vencimento ou tipo de rendimento que pode ser fixo ou variável. A classificação mais comum no mercado financeiro para seus ativos considera os seguintes grupos: • Renda fixa: a remuneração, ou a forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação, esses ativos pagam juros pré ou pós-fixados sobre um valor definido. A maior parte deles, no Brasil, tem vencimento em um ou poucos meses. São exemplos: cotas de fundos de renda fixa, títulos de curto prazo do governo federal (LTN, LFT, BBC etc. Na hora de investir a liquidez é muito importante, pois o dinheiro deverá ficar disponível para o investidor, se caso precise desfazer um investimento em algum momento, o dinheiro aplicado em um investimento sem liquidez, o investidor não conseguirá levantar recurso necessário ou até vendê-lo abaixo do valor de marcado.
Como proposto por Dolabela (1999), os gastos referentes com investimento inicial são os seguintes: - Despesas pré-operacionais: são os gastos que o empreendedor efetua antes de sua empresa começar a funcionar, ou seja, são gastos referentes aos desembolsos feitos com a pesquisa de marcado, registros e honorários. Investimentos fixos: são os gastos aquisição de máquinas e equipamentos, obras e reformas, móveis e utensílios, veículos, centrais telefônicas, imóveis, salas, etc. Constituem o patrimônio. Capital de Giro inicial: são os gastos operacionais necessárias para iniciar as atividades da empresa para colocá-la em funcionamento. PIA INOX R$ 2. R$ 2. BALCÃO DE ENCOSTO R$ 7,000. R$ 7. ESTANTE INOX R$ 1,380. R$ 2. TOTAL R$ 16. Tabela 16 – Custo fixos da empresa CUSTO FIXO (MENSAIS) VALOR ALUGUEL DO ESPAÇO/IMÓVEL R$ 5.
MÁQUINA DE CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO R$ 200,00 MARKETING DIGITAL R$ 100,00 TOTAL R$ 5. Tabela 17 – Custo variável da empresa CUSTO VARIAVEL (MENSAIS) VALOR LUZ R$ 500,00 ÁGUA R$ 200,00 TELEFONE/INTERNET R$ 250,00 GÁS R$ 150,00 TOTAL R$ 1. trinta mil reais). No seu investimento inicial a hamburgueria teve um gasto inicial de R$ 154,992. cento e cinqüenta e quatro mil e novecentos e noventa e dois reais), sendo que seu capital de giro será de R$ 30,000. trinta mil reais) para as despesas com funcionários, matérias primas e despesas extras. A empresa irá trabalhar com média de 20% abaixo da concorrência, com o objetivo de crescer e se inserir no mercado. Como ensina Gitman (1997) "o registro da depreciação e outras despesas não desembolsáveis permite que a empresa pague menos impostos devido a diminuição do lucro tributável".
Entretanto, para o pagamento de impostos através do "Simples" isso não ocorre, pois o valor do tributo incide sobre o lucro bruto. A decisão de investir, com explica Clemente (1998), é de natureza complexa envolvendo diversos fatores inclusive de ordem pessoal. Contudo, de acordo com o autor a primeira idéia que surge é que a decisão de investir depende do retorno esperado. Dessa forma, "quanto melhor for o nível de informação do decisor tanto menor será o nível de rico a que estará sujeito. Paulo Santos R$ 2. R$ 180,00 R$ 160,00 R$ 1. Maria Silva R$ 2. R$ 180,00 R$ 160,00 R$ 1. Pedro Souza R$ 1. R$ 100,00 R$ 100,00 R$ 1. Aparecida Morfim R$ 1. R$ 100,00 R$ 100,00 R$ 1. Catarina Vaz R$ 1. R$ 100,00 R$ 100,00 R$ 1. O equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos, de modo a manter uma hierarquia.
Já o equilíbrio externo, é obtido através da adequação salarial da organização diante do mercado de trabalho. Para a manutenção destes equilíbrios é necessário o desenvolvimento criterioso de um programa de cargos e salários. A existência de uma estrutura sistemática de administração salarial constitui-se, segundo Belcher (Apud H1P0LITO, 2001) em uma necessidade operacional, desempenhando três papéis essenciais: a) oferecer uma base consistente a partir da qual se possam tomar decisões salariais; b) suportar decisões perante os funcionários, uma vez que a aceitação de diferenças no pagamento o facilitada quando se utilizam critérios entendidos como legítimos; c) tornar possível a delegação da administração salarial aos gestores sem que haja perda de controle, no contexto de acompanhar a tendência de descentralização.
O Plano de Cargos e Salários envolve uma série de conceitos que anteriormente a sua aplicação necessitam ser discutidos e entendidos de forma que possam enquadrar-se na estrutura da empresa. Em relação ao prazo do pagamento, a lei determina que o salário deva estar à disposição do trabalhador até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido ou outro prazo mais favorável negociado em acordo, convenção ou dissídio coletivo, como, por exemplo, nos casos de adiantamento quinzenal. Veja também outras 3 coisas que você precisa saber sobre o salário. O 1º do artigo 459 da CLT prevê que quando o salário for pago de forma mensal, o empregador tem até o 5º dia útil do mês subsequente ao trabalhado para efetivar o pagamento dos funcionários.
º - Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido. Redação dada pela Lei nº 7. Em outras palavras, é a projeção de rentabilidade do negócio. O balanço patrimonial deve apresentar um formato simples e padronizado. A estrutura está definida na Lei das S. As (Lei 6. que determina que o documento é dividido em três partes: o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. Já o passivo não circulante envolve as contas a serem liquidadas a longo prazo, ou, então, após 12 meses. O patrimônio líquido O patrimônio líquido compreende os recursos próprios da empresa. Ou seja: representa a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo.
Capital social pode ser formado por; • Reservas de capital; • Ajustes de avaliação patrimonial; • Reservas de lucros; • Ações em tesouraria e • Prejuízos acumulados. Quando o ativo é maior do que o passivo tem-se o patrimônio líquido. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do Patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expresso em moeda nacional. O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do Patrimônio levam em conta esta circunstância. Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores. 6 - Materialidade A relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade. Em alguns casos, a natureza das informações, por si só, é suficiente para determinar a sua relevância. Por exemplo, reportar um novo segmento em que a entidade tenha passado a operar pode afetar a avaliação dos riscos e oportunidades com que a entidade se depara, independentemente da materialidade dos resultados atingidos pelo novo segmento no período abrangido pelas demonstrações contábeis.
7 - Confiabilidade Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar. Instalações e benfeitorias R$ 80. Depreciação Acumulada -R$ 13. Passivo e Patrimônio Líquido R$ 375. Passivo Circulante R$ 17. Impostos a recolher R$ 17. ICMS R$ 196. Receita Líquida R$ 958. CMV R$ 577. Lucro Bruto R$ 380. Despesas R$ 308. Computadores e periféricos R$ 30. Instalações e benfeitorias R$ 80. Depreciação Acumulada -R$ 27. Passivo e Patrimônio Líquido R$ 435. Passivo Circulante R$ 17. Demonstração do Resultado do Exercício 2018 Receita Bruta R$ 1. ICMS R$ 196. Receita Líquida R$ 958. CMV R$ 577. Lucro Bruto R$ 380. Equipamentos e utensílios R$ 25. Computadores e periféricos R$ 30. Instalações e benfeitorias R$ 80. Depreciação Acumulada -R$ 40.
Passivo e Patrimônio Líquido R$ 495. Lucros Acumulados R$ 177. Demonstração do Resultado do Exercício 2019 Receita Bruta R$ 1. ICMS R$ 196. Receita Líquida R$ 958. CMV R$ 577. Quando o DRE expressa a real situação da empresa, torna-se possível uma administração voltada a eficiência e a competência. Segue abaixo a análise vertical do Balanço Patrimonial: ATIVO 2017 AV (%) 2018 AV (%) 2019 AV (%) CIRCULANTE 253. DISPONIVEL 253. CAIXA EQUIVALENCIA E CAIXA 253. Segue abaixo a análise horizontal do Balanço Patrimonial: 1 - Ativo 2 - Passivo PASSIVO 2017 AV (%) 2018 AV (%) 2019 AV (%) CIRCULANTE 17. Com base nas análises tributárias em relação a nossa empresa, a melhor opção para foi o regime tributário do lucro real. Chegamos nessa conclusão analisando as vantagens que esse regime oferece, como: • Tributação mais justa de acordo com o lucr real do negócio; • Compensação de prejuízos fiscais; • Opção de apurar os lucros em diferentes períodos fiscais, seja trimestral ou anualmente; • Desobrigação de pagar os tributos sobre o lucro quando a empresa apresenta prejuízo fiscal e • Apuração precisa sobre os lucros, finanças e pagamentos da empresa.
A tributação Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) - Lucro Real, se dá mediante a apuração contábil dos resultados, com os ajustes determinados pela legislação fiscal. Sobre este regime incidem dois impostos: Imposto de Renda Pessoa Jurídica, ou IRPJ que é de 15% de IRPJ, e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, que varia entre 9% a 12%. Naturalmente, se não houver lucro, não há incidência de IRPJ e CSLL. SEBRAE. com. br/sites/PortalSEBRAE/ufs/sp/conteudo_uf/quais-sao-os-tipos-de-empresas,af3db28a582a0610VgnVCM1000004c00210aRCRD – acessado 25-03-2020 http://www. confea. org. Alimentação e saúde: as novas relações espaço-tempo e suas implicações nos hábitos de consumo de alimentos. Editora UFPR, Curitiba, 15, 83-93, 2008. ABDOLLAH, T. A strict order for fast food".
Los Angeles Times. elpais. com/brasil/2016/01/21/economia/1453403379_213071. html, acesso em 20 de junho de 2018; ASSAF NETO, A. Mercado Financeiro. ed. JOEHNK, M. Princípios de Investimentos. Ed São Paulo: Pearson, 2005 KOTLER, P. Administração de marketing, São Paulo, Prentice Hall, 2000 WESTWOOD, J. Como preparar um plano de marketing, Clio Editora,1996 ( ) Introdução aos Investimentos. com. br/pt-br/blog/144-anslise-das-demonstracoes-contabeis-a-importancia-para-as-empresas https://www. treasy. com. br/blog/dre-demonstrativo-de-resultados-do-exercicio/.
200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes