TCC Avaliação na Educação Infantil
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Gestão ambiental
Avaliar é uma prática presente na vida de todos os educadores e ao se discutir sobre a mesma ainda surgem diversas dúvidas, o que nos leva a pensar que o assunto precisa ser mais aprofundado, no intuito de buscar compreender a forma como a avaliação contribui no processo educativo. Portanto, nessa pesquisa bibliográfica, utilizando como suporte diversos autores que estudaram acerca do assunto, o foco foi entender o que é avaliar, sua importância na educação infantil e os tipos de avaliação e instrumentos utilizados para realizar tal prática. Tais questões foram estudadas a fim de auxiliar os educadores na sua prática pedagógica. A partir de tal estudo, é possível compreender a importância e o papel que a avaliação exerce na educação, na vida dos docentes e discentes e o quanto contribui para uma aprendizagem significativa e de qualidade.
Palavras-chave: Avaliação, Educação Infantil, Aprendizagem. Avaliação diagnóstica 16 4. Avaliação formativa 16 4. Avaliação somativa 17 5. INSTRUMENTOS AVALIATIVOS 17 5. Observação 18 5. Ao se falar em avaliação, é necessário que o conceito “avaliar” vá além dos rótulos, sem generalizar ou padronizar a aprendizagem dos alunos a partir de notas ou conceitos. Sendo assim, o conjunto de atividades, trabalhos e discussões que compõem uma sala de aula tornam real o sentido de avaliar para a aprendizagem. HOFFMANN, 2014) A avaliação na educação infantil é um instrumento indispensável no apoio as práticas pedagógicas e por isso é de extrema importância que haja uma reflexão acerca deste tema. Partindo dessas pautas o presente trabalho de curso tem como objetivo analisar as formas de avaliação presentes em instituições de ensino, entender qual a importância de avaliar os alunos e como realizar uma avaliação de qualidade.
O CONCEITO DE AVALIAR O que é avaliar? De acordo com o Dicionário Aurélio (2014), significa: “Determinar o valor de; Compreender; Apreciar; Conhecer o seu valor”. Além disso, a comunicação e o raciocínio não são tão levados em consideração quanto deveriam, já que não é possível avaliar tais habilidades a partir de um exame de papel. PERRENOUD, 1999) Apesar de tais características enraizadas na avaliação, é preciso, por outro lado, enxerga-la como formativa, levando em conta os métodos e processos que podem ser utilizados para garantir uma avaliação no sentido amplo do conhecimento. Nesse contexto, passa a ser levada em conta a avaliação como apoio ao professor no processo de ensino e ao aluno no processo de aprendizagem. Hoffmann (2014, p.
cita que “o sentido fundamental da ação avaliativa é o movimento, a transformação. A autora diz que a avaliação básica do professor neste processo é a curiosidade da criança, não podendo classificar o que ela pode ou não fazer, e nem realizar julgamentos, sejam eles positivos ou negativos. Considerando que cada criança tem seu tempo de aprendizado, é papel do professor registar e observar diferentes reações que a criança possa ter durante as atividades vivenciadas, levando sempre em consideração suas diversidades. Nas diretrizes legais determinadas para a educação infantil, os profissionais da educação são direcionados a trabalhar a avaliação da seguinte forma: “a prática de avaliar na educação infantil não pode ocorrer em caráter de aprovação ou reprovação das crianças.
Deve ser feita sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso do ensino fundamental” (BRASIL, 1996) A própria Lei de Diretrizes e Base da educação atenta para o significado da avaliação na educação infantil, em como ela deve ser utilizada como um objeto de construção para o conhecimento e não uma forma para medi-lo. No cenário da educação infantil também é preciso levar em consideração sua divergência com o ensino fundamental, não podendo, portanto, utilizar os mesmos métodos de avaliação. HOFFMANN, 2012) A avaliação pode dar suporte para o professor analisar e compreender o desenvolvimento da criança, seja ele cognitivo, afetivo ou social. Para que isso ocorra plenamente, é realizada uma medicação, que segundo Hoffmann (2012), se trata de mediar às possibilidades de desenvolvimento, a partir de um olhar reflexivo do professor, buscando entender o pensamento da criança.
Ao ter essa sensibilidade, o docente garante uma aprendizagem mais espontânea, dinâmica e lúdica, como deve ser na educação infantil. A avaliação deve ajudar todos a crescer, independentemente de serem ativos ou apáticos, espertos ou lentos, interessados ou não. Sabemos que os alunos são diferentes uns dos outros e a avaliação nos possibilita identificar essas diferenças, dando-nos bases para elaborar as atividades de ensino e aprendizagem. Esse tipo de avaliação costuma ser realizado no início do ano letivo, onde o professor recebe previamente as informações sobre o nível de conhecimento de cada aluno e através disso pode realizar o planejamento das aulas, priorizando sempre onde o aluno tem mais dificuldade. Avaliação formativa A avaliação formativa tem grande importância durante todo o processo de ensino aprendizagem, já que ela ocorre do início ao fim da educação e como o nome já diz, procurando formar o aluno.
É necessário que essa avaliação seja prazerosa e que realmente funcione para os alunos, atendendo suas necessidades. Para isso, o professor deve ter recursos que possibilite uma construção de conhecimento sadio, identificando e reparando as dificuldades dos alunos e não tornando um momento de exclusão e julgamentos. Essa avaliação está ligada a diagnóstica, pois é a partir do feedback que a primeira avaliação proporciona, que as ações como a ser realizadas agora nessa avaliação formativa, que propõe uma análise que proporcione informações, identifique erros e sugira novas interpretações e estratégias para lidar com os alunos, agindo diretamente como uma ação pedagógica. Na educação infantil, o ato de avaliar envolve uma série de instrumentos que contribuem para que o professor certifique como a criança está em suas múltiplas formas de ser, expressar e pensar.
Segundo Carneiro (2010), a avaliação na educação infantil tem vários âmbitos que requerem um olhar variado e muitas linguagens, à vista disso, o professor precisa possuir instrumentos diversos ao avaliar, estando atento ao desenvolvimento das crianças, avaliando-as em diferentes situações. Avaliar é certamente um ato intencional. Dessa forma, a construção dos instrumentos deve ser cuidadosa, pois: Os instrumentos devem ser capazes de apreender o currículo de forma dinâmica, em suas relações com as experiências e os saberes das crianças e de suas famílias; são necessárias diferentes formas de registro, capazes de apreender a dinâmica dos diferentes momentos do cotidiano das crianças nas instituições; a criança, enquanto sujeito histórico e de direitos, deve ser parceira nos processos de acompanhamento e registro da prática pedagógica.
MICARELLO, 2010, p. Registro Os registros podem ser realizados de muitas maneiras, como: escrita, vídeo, gravação, fotografia, áudio e outros. CARNEIRO 2010). Barbosa (2004) defende a utilização de relatórios na avaliação infantil, argumentando que estabeleça instrumentos utilizados pelos educadores para registrar as observações das crianças, as situações, as experiências e os diversos aspectos do grupo, dos alunos individualmente e de seus processos, tanto na aprendizagem quanto no âmbito relacional e de grupo. O autor destaca a importância deste instrumento, que expressa a memória do trabalho realizado com a turma e constitui em um ponto de referência para o planejamento e a avaliação do trabalho. Outra forma de registro são as Fichas de Avaliação, que estabelecem formulários específicos, onde o educador tem de avaliar cada criança periodicamente acerca dos aspectos nela mencionados.
O portfólio não é apenas uma forma de organizar os materiais, mas equivale aos processos que são utilizados, às realizações e aos resultados do desenvolvimento das competências que vão evoluindo, à medida que os alunos comprometem se, crescem cognitivamente e auto-regulam as aprendizagens. FRISON (2008, p. Diante de todos os instrumentos apresentados, podemos ressaltar a importância da avaliação na aprendizagem do aluno, pois é a partir do avaliar que o professor saberá como e quais serão as intervenções necessárias para cada aluno, registrando os avanços, escrevendo-os como um acompanhamento do crescimento da criança e não esquecendo as dificuldades e habilidades no percorrer do processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. CONSIDERAÇÕES Finalizar este trabalho de curso nos permitiu adquirir muitos ensinamentos acerca da importância da avaliação, entendendo-a como um instrumento indispensável na Educação Infantil, já que a mesma exerce grande intervenção sobre o que os educadores ensinam e, consequentemente sobre o que os alunos aprendem.
Nesse direcionamento, entendemos que o primeiro contato da criança na escola é determinante para a construção do seu processo de ensino aprendizagem, que é realizado através das interações, situações, momentos coletivos e individuais que se obtém em sala de aula e/ou em outros ambientes. Portanto, cada criança é importante em sua vivência, necessidades e em seus conhecimentos. Cabe ao sistema escolar e ao professor planejar essa ação avaliativa com propostas pedagógicas que os auxiliem em suas dificuldades, garantindo então um processo de ensino aprendizagem significativo. REFERÊNCIAS BARBOSA, Maria Carmen Silveira. O acompanhamento das aprendizagens e a avaliação. Revista Pátio Educação Infantil. BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Disponível em http://portal. Disponível em https://www. ipea. gov. br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1478. pdf. L; MENDES, Débora Lúcia L. L. Estudos de avaliação na educação infantil. Estudos de Avaliação Educacional, São Paulo, v. n. B. D. H. Dicionário Aurélio. ª ed. Avaliação e educação infantil: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré- escola à Universidade. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. ed. São Paulo: Cortez, 2000. LUCKESI, Cipriano Carlos. AMAE Educando, n. MARTINS, Josenei. Didática e Avaliação. Centro Leonardo da Vinci. Indaial: Uniasselvi, 2009. gov. br/index. php?option=com_docman&view=downl oad&alias=6671-avaliacoesetransicoes&category_slug=setembro-2010 pdf&Itemid=30192>.
Acesso em: 22 set. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. infoescola. com/pedagogia/concepcao-pedagogica-tradicional/ > Acesso em 03 Set 2020. SILVA, João Alberto. O Professor – pesquisador e a liberdade do pensamento in: BERCKER, Fernando; Marques, Tânia. Ser professor é ser pesquisador.
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