Segurança no Trabalho Uma Análise sobre Riscos Ambientais em hospitais durante a Epidemia de COVID-19 utilizando a metodologia PRISMA para Revisão Si
Tipo de documento:Análise
Área de estudo:Administração
A procura ocorreu conforme critérios para uma seleção precisa. Assim, então foram escolhidos originais sobre segurança no trabalho, sua importância no ambiente hospitalar e correlações entre os temas com publicações em português, inglês e espanhol. Síntese dos dados: Foram encontrados 320 artigos, dos quais 27 foram excluídos pelo título e resumo. Outros 12 artigos foram excluídos por duplicação. Filtrando-se através de linguagem e foco do trabalho a exclusão retirou mais 263 publicações. Data synthesis: 320 articles were found, of which 73 were excluded by title and abstract. Another 12 articles were excluded because they had duplication. Filtering through language and focus, the exclusion removed another 263 publications. Thus, after reading, 3 articles were selected for this review. Only one of them was produced by nurses and the others by doctors, and a selected third is described by a physiotherapist.
De maneira rápida, já no mês seguinte dados apresentavam 7. casos confirmados na China além de outros 90 em outros países. Com uma taxa de mortalidade de 2,2%, o momento fez com que a organização mundial fizesse um comunicado decretando estado de emergência de Saúde Pública de Interesse internacional. Para o estudo a seguir, levamos o caso a uma microesfera de análise, dentro do ambiente hospitalar, onde há uma sequência de ações para proteção aos profissionais de saúde, são estas as maneiras encontradas para impedir o contato direto com agente infeccioso, dentre essas proteções podemos encontrar não somente as tão relatadas ações como hábitos rotineiros (lavagem das mãos, limpeza contínua de bancadas, uso de máscara, entre outros), mas também com uso de EPIs, os Equipamentos de Proteção Individual, já conhecido por ser aplicado em diversos trabalhos e setores, variando forma, material e modo de usar, porém funcionando sempre como uma barreira física de contato direto com agentes danosos, havendo nos trabalhos durante a pandemia a necessidade de averiguar qual seu grau de eficácia para o risco atual e como gerenciar as diretrizes de seu uso de maneira a ser um instrumento disponível, com meios corretos de uso, voltado para momentos de contato físico direto onde precisa haver aprendizado e incentivo ao uso correto e consistente.
De maneira geral, por normas prescritas, a legislação trouxe regulamentos na área de Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde (NR32), enquadrando e explicitando seus dizeres para prevenção da doença, recomendando a obrigatoriedade fornecer EPI aos profissionais, além de capacitá-los com informações para manter o nível de informação e cuidados ao vírus sempre atualizados (BRASIL, 2005). Os artigos selecionados partiram do fornecimento de alguns critérios escolhidos, sendo eles divididos nos momentos a seguir: • Verificação de títulos e subtítulos para exclusão de temas divergentes; • Leitura dos resumos nos artigos que permaneceram buscando nestes relação com a pesquisa proposta; • Verificação e escolha dos artigos que se classificam dentro dos critérios inclusivos.
Ressalta-se também exclusão de artigos repetidos em diferentes bases. Os selecionados buscaram compreender recomendações de checagem para fichamento escolhido na metodologia. Observou-se neste ponto a coleta de informações de autoria, data e local de publicação e métodos utilizados para pesquisa, que são os elementos que trazem os resultados relevantes para a revisão. Resultados e Discussão A obtenção dos resultados foi possível por uso de originais com um tema em comum definido no início do trabalho, é um método que se mantém aplicado de maneira crescente desde a década de 80 como meio investigativo. O método desta seleção pode ser visto no fluxograma a seguir que resume os critérios e seleção de autores conforme a metodologia PRISMA: Figura 1: Fluxograma metodologia PRISMA na busca por trabalhos Fonte: Autoria Própria, 2022.
Baseado nestas classificações, chegamos à seleção de três estudos diferenciados, que trazem as informações buscadas para estudo neste trabalho, as pesquisas e artigos encontrados são os títulos abaixo, e logo a seguir são colocados em ordem na tabela onde há foco comparativo para verificar diferenças e similaridades entre os trabalhos escolhidos, além de citar seus objetivos e conclusões para sua discussão detalhada: • Segurança do trabalho no ambiente hospitalar frente à pandemia da COVID-19; (SILVA, RCM, SILVA, MCM, et al. • Equipamento de proteção individual na pandemia por coronavírus: treinamento com prática deliberada em ciclos rápidos; (OLIVEIRA, HC, SOUZA, LC, et al. • Recomendações sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) no ambiente hospitalar e prevenção de transmissão cruzada na COVID-19.
(MATTE, D. O autor identificou que as medidas de segurança do trabalho no ambiente hospitalar frente à pandemia da COVID-19 são indispensáveis, contemplando-se o uso de EPIs, higienização das mãos e a desinfecção do ambiente. Oliveira et al. Equipamento de proteção individual na pandemia por coronavírus: treinamento com prática deliberada em ciclos rápidos. Avaliar e sugerir métodos para aprimorar as etapas do procedimento tornando-o rápido e eficaz. Discutir a aplicação da Prática Deliberada em Ciclos Rápidos para o treinamento de paramentação e desparamentação no contexto da COVID-19. não somente dentro do ambiente hospitalar, mas de maneira geral, profissionais da área da saúde são considerados os maiores agentes transmissores, visto sua proximidade do vírus e contato quase direto por horas durante grande parte do tempo laboral.
Embora sejam diferentes trabalhos, há a convergência entre os pontos de vista, pois de uma maneira igualitária, no mesmo local, todos estão propensos a serem infectados, e ressalvas como fatores de risco e pré disposição por outros problemas pré existentes não são levados em consideração, justificando-se pelo fato que a segurança do trabalho é um direito constitucional, garantido à toda a população, no qual não há assepsia de pessoas, e, estando todas classificadas no mesmo critério de empregados em locais hospitalares durante a pandemia, todos estão submetidos ao mesmo índice de avaliação dentro desta pesquisa. Dentro das definições dadas pela OMS, um documento nomeado como Plano de resposta à COVID-19, visando fazer esta mitigação a princípio, fluindo para a erradicação com o tempo, conforme o próprio texto publicado temos que: “COVID-19 é uma doença emergente que difere de outras SARS, MERS e influenza.
Embora possam ter sintomas similares, o vírus se diferencia na disseminação e grau de mortalidade. Apesar destas informações, há muito por ser descoberto sobre a doença e seus impactos. Proteção da saúde dos trabalhadores da saúde em tempos de COVID-19 e respostas à pandemia. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. v. e17. Disponível em: <https://doi. Secretaria da Saúde. BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego (Br). Portaria nº 485, de 11 de novembro de 2005. Aprova a norma regulamentadora nº 32 (Segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde). C. de S. BRANCO, G. M. P. rsd-v10i8. Disponível em: https://rsdjournal. org/index. php/rsd/article/view/17587. Acesso em: 12 fev. Recomendações sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) no ambiente hospitalar e prevenção de transmissão cruzada na COVID-19.
Comitê COVID-19 da ASSOBRAFIR. ASSOBRAFIR Ciência. Ago;11(Supl 1):47-64. Disponível em: <https://assobrafirciencia. doi: http://dx. doi. org/10. ROTHAN HA, BYRAREDDY SN. The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak. Saúde. WHO. World Health Organization. Critical preparedness, readiness and response actions for COVID-19. Genebra; 2020. Zhong, Y. Liu, W. et al. Risk perception, knowledge, information sources and emotional states among COVID-19 patients in Wuhan, China. Nursing Outlook, 69(1), 13–21.
1931 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes