RISCOS PSICOSSOCIAIS ASSOCIADOS AO TRABALHO DO AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Segurança pública

Documento 1

INTRODUÇÃO 2 2. OBJETIVOS 3 3. JUSTIFICATIVA 3 4. REVISÃO TEÓRICA 4 5. METODOLOGIA 6 6. Devem manter a ordem e a segurança, escoltar, vigiar as instalações internas do presídio e externas, incluindo muros e guaritas. É permitido a este profissional o porte de arma de fogo, contudo dentro dos estabelecimentos prisionais seu uso é proibido. Hieraquicamente, o agente responde ao diretor do estabelecimento. Além disso, o regime é de exclusividade, devendo manter-se sempre em disponibilidade (MINAS GERAIS, 2003). Compreender como os fatores psicológicos e sociais, bem como a dinâmica laboral em instituições prisionais, podem interfeir na capacidade e na saúde do agente penitenciário pode auxiliar profissionais da saúde e de outros segmentos a elaborarem intervenções de cuidado, prevenção e promoção de saúde mental desse público. Além de planejar e executar as atividades concernentes à custódia dos recolhidos, o que envolve o uso da disciplina constantemente, eles participam dos programas de ressocialização dos recolhidos.

Sobretudo, o estado de constante alerta, requisitado por sua função, e a exposição ao perigo, podem se associar e contribuir para o surgimento de sofrimento físico e emocional, especialmente considerando o estresse ocupacional (JASKOWIAK e FONTANA, 2015). Assim, tendo em vista esse grave problema de saúde pública e coletiva e o ônus causado tanto para o indivíduo, quanto para a sociedade, observa-se a necessidade de estudos que possam antecipar tais dificuldades e estratégias de prevenção desses riscos. REVISÃO TEÓRICA Antes de introduzir a discussão sobre os efeitos da dinâmica laboral na saúde do trabalhador, cumpre lembrar a acepção de Dejours sobre o sujeito do trabalho: Cada pessoa tem sua história, seu passado, suas experiências, sua família.

No fundo, toda sua experiência consiste em estabelecer uma espécie de compromisso entre o passado e o presente para tentar escolher o futuro (DEJOURS, 1986, p. O estudo evidenciou que a progressão da pena, estimula o melhor comportamento dos apenados e redução de conflitos, o que reduz a tensão no trabalho dos agentes. Diariamente, os agentes precisam lidar com a violência, o tráfico de drogas, ao medo, insegurança, perigo, o estigma do trabalho carcerário, longas jornadas de trabalho, condições de trabalho precárias, com equipamentos ultrapassados e em péssimo estado de conservação. Esses fatores podem contribuir para prejuízos na saúde global dos agentes. Além disso, os profissionais, muitas vezes, sentem-se restritos nas suas possibilidades de lazer, pelo receio de estar em locais públicos.

Estão expostos, ainda, à riscos de contração de doenças. Como consequência, a equipe encontrava-se exposta à depressão e indicadores de suicídio. Diniz (2018), através da perspectiva da higiene ocupacional, avaliaram as condições de trabalho de 27 agentes da Paraíba. Os resultados indicaram, além dos aspectos demográficos, que os profissionais destacaram como fonte de insatisfação a remuneração, a falta de plano de carreira, a pouca valorização profissional e a falta de abertura para o diálogo. Quanto aos riscos psicossociais, elegeram a pressão da atividade, os conflitos com os reclusos, a sensação de estarem eles mesmos aprisionados, insegurança, falta de reconhecimento e insatisfação com a atividade. Quanto aos sintomas, apresentaram desgaste físico e irritabilidade. CRONOGRAMA Atividade/Mês N D J F M A M J J A S O N D J F Obtenção de créditos de disciplinas x x x x x x x x x x x x x Levantamentos de dados, revisão bibliográfica, análise de material bibliográfico.

x x x x x Aplicação de questionários e entrevista. x x x Análise e organização dos dados coletados e construção dos primeiros textos já objetivando estruturar a monografia. x x Redação da monografia x x x Preparação e análise dos gráficos adquiridos com base nos questionários. x x Trabalho de campo complementar.   Oct.   Available from <http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000500019&lng=en&nrm=iso>. Por um novo conceito de saúde. Rev. Bras. de Saú. Ocup. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. ed. São Paulo : Atlas, 2008. JASKOWIAK, Caroline Raquele, FONTANA, Rosane Teresinha, O trabalho no cárcere: reflexões acerca da saúde do agente penitenciário. Revista Brasileira de Enfermagem [en linea] 2015, 68 (Marzo-Abril) : [Fecha de consulta: 27 de abril de 2019] Disponible en:<http://www.

OIT. Riesgos emergentes y nuevos modelos de prevención en un mundo de trabajo en transformación. Genebra: 2010. Disponível em: [https://www. ilo. Estresse no ambiente de trabalho cobra preço alto de indivíduos, empregadores e sociedade. Brasília, DF: 2016 Disponível em: [https://www. paho. org/bra/index. php?option=com_content&view=article&id=5087:estresse-no-ambiente-de-trabalho-cobra-preco-alto-de-individuos-empregadores-e-sociedade&Itemid=839] RUIZ, Valéria Salek; ARAUJO, André Luis Lima de. Prazer e sofrimento no trabalho das agentes de segurança penitenciária. Estudos de Psicologia [en linea] 2013, 18 (Julio-Septiembre) : [Fecha de consulta: 27 de abril de 2019] Disponible en:<http://www. redalyc. org/articulo. oa?id=26128793013> ISSN 1413-294X  WORLD HEALTH ORGANIZATION. Faixa etária ( ) Até 25 anos ( ) 25 a 35 anos ( ) 36 a 45 anos ( ) Acima de 45 anos 4. Antiguidade nessa função ( ) 2 a 10 anos ( ) 11 a 15 anos ( ) 16 a 20 anos ( ) Acima de 20 anos Das seguintes afirmações assinale, por favor, aquela que melhor se adequa à sua resposta, de acordo com as seguintes alternativas: 1- Nunca/quase nunca; 2- Raramente; 3- Às vezes; 4- Frequentemente; 5-Sempre A) Sobrecarga 5.

A carga de trabalho acumula-se por ser mal distribuída? 6. Com que frequência não tem tempo para completar todas as tarefas do seu trabalho? 7. Precisa fazer horas para além do seu horário de trabalho? B) Ritmos de trabalho 8. Recebe toda a informação que necessita para fazer bem o seu trabalho? H) Transparência do papel laboral desempenhado 22. O seu trabalho apresenta objetivos claros? 23. Sabe exatamente quais as suas responsabilidades? H) Recompensas 24. O seu trabalho é reconhecido e apreciado pela hierarquia? 25. A hierarquia no seu local o respeita? 26. Sou sempre capaz de resolver problemas se tentar o suficiente N) Significado do trabalho 37. Sente que o seu trabalho é importante? 38. Sente-se motivado e envolvido com o seu trabalho? O) Compromisso face ao local de trabalho 38. Gosta de falar com os outros sobre o seu local de trabalho? 39.

Sente que os problemas do seu local de trabalho são também seus? P) Satisfação no trabalho Em relação ao seu trabalho, no geral, quão satisfeito está com. Se sentiu fisicamente exausto? 51. Se sentiu emocionalmente exausto? 52. Se sentiu irritado? 53. Se sentiu ansioso? 54. Se sentiu triste? 55. Por ocasião da publicação dos resultados, seu nome será mantido em sigilo absoluto. Informamos que essa pesquisa apresenta riscos mínimos aos participantes. Esclarecemos que sua participação no estudo é voluntária e, portanto, o(a) senhor(a) não é obrigado(a) a fornecer as informações e/ou colaborar com as atividades solicitadas pela Pesquisadora. Caso decida não participar do estudo, ou resolva desistir, não sofrerá nenhum dano, nem haverá mudança na assistência que vem recebendo.

O pesquisador estará a sua disposição para qualquer esclarecimento que precise em qualquer etapa da pesquisa.

919 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download