Revisão de Literatura para Metodologia
Tipo de documento:Revisão integrativa de literatura
Área de estudo:Marketing
Assim, a importância do método para execução de trabalhos acadêmico-científicos se dá pelo rigor pelo qual devem ser conduzidas as principais etapas da pesquisa que são: o projeto da pesquisa que contém o delineamento de todos os passos a serem executadas, a coleta de dados, a análise de dados e a publicação de seus resultados, respectivamente, cada um com suas devidas particularidades. Neste capítulo será apresentado, o delineamento da pesquisa com a metodologia de investigação utilizada para a realização do estudo empírico, bem como as hipóteses de pesquisa, os procedimentos adotados para a seleção da amostra, as técnicas de recolha e análise dos dados, que tem como objetivo obter informações sobre variáveis que estão relacionadas com o comportamento dos portugueses e dos jovens portugueses face a política nas redes sociais.
Objetivos de Investigação Como já foi mencionado anteriormente esta dissertação pretende compreender: quais são as principais influências das midia sociais no processo de comunicação política? Nesse sentido, como objetivo principal, foi averiguado se os portugueses utilizam, de forma ativa, as midia sociais no contexto político. Em relação aos objetivos específicos, ressaltam-se: O1. Perceber qual é o envolvimento dos portugueses nas midia sociais e se eles são influenciados pelas midia sociais na escolha de um candidato durante uma campanha política; O2. a hipótese é “um enunciado geral de relações entre variáveis (fatos, fenômenos)”, sendo que os pesquisadores geralmente utilizam as hipóteses para comparar grupos ou fazer inferências sobre determinada população com base numa amostra de estudo (Creswell, 2010).
Para Malhotra (2011) trata-se de proposições declarativas que podem ser testadas empiricamente, tendo ainda o papel de sugerir variáveis a serem incluídas na concepção de pesquisa. Para comprovar as hipóteses, foi utilizado um nível de significância de p≤0,1 (alfa=10%). Com o intuito de encontrar algumas respostas para os objetivos do estudo foram formuladas as seguintes hipóteses: Metodologia Quantitativa abordagem teórica sobre a metodologia quantitativa Para a realização do estudo foi utilizado o método quantitativo como resultado da aplicação do questionário. Segundo Roesch (1999), a pesquisa quantitativa é caracterizada pela objetividade e influenciada pelo positivismo. como os questionários. Trata-se de pesquisa com estilo dedutivo, nas quais os pesquisadores buscam criar proteções contra vieses e sobre sua capacidade para generalizar e para replicar os resultados (Creswell, 2010).
Quanto aos objetivos determinados para esta pesquisa ela é do tipo descritiva. Segundo Gil (2002, p. As pesquisas descritivas têm como objetivo básico descrever as características de populações e de fenômenos. As fontes de pesquisa bibliográfica são compostas por livros e artigos científicos, enquanto as fontes de pesquisa documental são quaisquer documentos consultados como “cartas pessoais, diários, fotografias, gravações, memorandos, regulamentos, ofícios, boletins etc. relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas etc. ” e páginas de internet (Gil, 2002, P. encontradas tanto em órgãos públicos como em instituições privadas. Os dados primários neste trabalho foram coletados por meio de um questionário, cujo amostra de pesquisa é descrita a seguir. Uma vez que o objetivo do estudo também era estudar o interesse dos jovens pela política, a recolha dos dados na universidade de Aveiro foi o lugar ideal para conseguir os dados dessa população.
Já os outros 20% dos dados foram recolhidos através de um formulário do Google na plataforma Google Docs. Os questionários online foram enviados para amigos e conhecidos através de mensagem privada da rede social Facebook. Posteriormente os dados recolhidos foram exportados para um ficheiro via Excel e depois inseridos no analisador de dados o IBM SPSS Statistics (Statistical Package for the Social Sciences) na versão 25. Os questionários foram recolhidos uma semana antes das eleições, mais precisamente de 28 de Setembro a 05 de Outubro de 2019. A primeira é sobre as informações sociodemográficas dos inquiridos; II. A Segunda parte é constituída sobre “politica e redes sociais”, onde aborda questões sobre o uso das redes sociais e a sua ligação com a política; III. A terceira e última parte de nome “política”, aborda questões sobre o interesse e conhecimento sobre a política.
Prodanov e Freitas (2013, p. informam ainda que os questionários podem conter “perguntas abertas; perguntas fechadas; perguntas de múltipla escolha; perguntas de fato; perguntas de intenção; perguntas de opinião” e recomendam que seja “construído em blocos temáticos, obedecendo a uma ordem lógica na elaboração das perguntas’ (p. O fato da maioria dos inquiridos serem jovens e 48,3% terem idades entre 18-22 justifica a maioria dos inquiridos serem solteiros. Escolaridade Os dados obtidos permitem observar que o nível de escolaridade dos inquiridos 45% (54 respostas) são do Ensino Secundário, 40% (48 respostas) são Bacharelados/Licenciados, 11,7% (14 respostas) são mestres e 3,3% (4 respostas) são doutores. Os números evidenciados no Ensino Secundário e Bacharelato/Licenciatura podem-se comparar com a variável “Idade”. Atividade Profissional Relativamente a atividade profissional dos inquiridos 59,2% são estudantes, 15,8% são trabalhadores estudantes, apenas 4,2% são trabalhadores independentes, 17,5% são trabalhadores por conta de outrem e 3,3% estão desempregados, nenhum dos entrevistados são reformados.
Acerca da ocupação da amostra, é possível observar que a maioria dos inquiridos são estudantes (71 respostas). Ao questionar sobre a participação dos inquiridos na política portuguesa, 85,8% dos inquiridos afirmaram que não costumam partilhar informações políticas sobre um partido/candidato político nas redes sociais. Apenas 14,2% informaram que costumam partilhar. dos inquiridos disseram que não seguiram as campanhas das eleições legislativas 2020 nas redes sociais. Apenas 23,5% disseram ter acompanhando as legislativas nas redes sciais. Dos 23,5% que acompanharam as legislativas nas redes sociais 78,6% informaram acompanhar no Facebook, 14,3% no Twitter e 7,1% no Instagram. Como o valor p= 0,006 < 0,1, rejeita H0 para um nível de significância de 0,1 (alfa = 10%) e conclui-se que uma associação entre o sexo e o interesse pela política. Através da tabela podemos confirmar que as mulheres tendem a ter um maior interesse pela política do que os homens.
das mulheres têm interesse pela política, enquanto que 41,5% dos homens afirmam ter interesse. Os inquiridos que afirmaram não ter interesse pela política, 58,5% são do sexo masculino e 31,6% são do sexo feminino. Deste modo H1 não é rejeitada e verificamos que o interesse pela política não é independente do sexo dos inquiridos. H4- O nível de conhecimento em política difere significativamente da idade dos inquiridos O teste Kruskal-Wallis apresenta valor-p= 0,093<0,1 o que leva a rejeitar H0 para um nível de significância de 0,1 (alfa = 10%) e conclui-se que o nível de conhecimento em política difere significativamente da idade dos inquirido. Há evidências estatisticas suficiente para afirmar que há diferenças relevantes nos três grupos etários. Deste modo H4 não é rejeitada.
H5-Debater assuntos políticos nas redes sociais não é independente da idade dos inquiridos O teste qui-quadrado com valor-p=0,098<0,1 leva a rejeitar H0 para um nível de significância de 0,1 (alfa = 10%) e conclui-se que não é independente o interesse em debater assuntos sobre política nas redes sociais e a idade dos inquiridos. Deste modo H5 não é rejeitada. A tabela de frequência e o resultado do teste qui-quadrado apresenta dados significativos de que as variáveis analisadas são independentes. Sendo assim H7 é rejeidada. H8- Partilhar notícias nas redes sociais de um candidato/político legislativo não é independente da idade dos inquiridos. O teste do qui-quadrado apresentou um valor-p=0,301> 0,1, o que leva a não rejeita H0 para um nível de significância de 0,1 (alfa = 10%) e conclui-se partilhar notícias nas redes sociais de um candidato/político legislativo é independente da idade dos inquiridos.
A tabela de frequência e o resultado do teste qui-quadrado apresenta dados significativos de que as variáveis analisadas são independentes. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002. GIL, Antonio Carlos. Porto Alegre: Bookman, 2011. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
81 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes