Biblioteca

Tipo de documento:Revisão integrativa de literatura

Área de estudo:Biblioteconomia

Documento 1

Destarte, a função de um profissional bibliotecário é muito mais ampla do que se pode imaginar, pois ele é responsável por definir e desenvolver toda a metodologia de organização do acervo, que incluem também os processos de empréstimo e devolução dos volumes. Esta função necessita de constante investimento em capacitação, pois novas tecnologias surgem a todo o momento e sua implementação visa otimizar os processos internos, como as bibliotecas virtuais, por exemplo, que estão a cada dia mais integradas no cotidiano de todos. REZENDE, 2020). Não são apenas livros que precisam ser organizados e catalogados, com o crescimento da sociedade e aumento do volume de informações, surgem novas mídias como filmes, fotografias, áudios e vídeos diversos que precisam ser arquivados de forma eficiente, para que sua busca e utilização sejam realizadas posteriormente.

Esta necessidade trouxe o aprimoramento de métodos de organização e desenvolvimento de novos sistemas que facilitam o acesso e arquivamento destes volumes. O terceiro capítulo dispõe sobre as novas fontes de comunicação que são empregadas por meio do uso do Instagam. O quarto capítulo é apresentado o levantamento de literatura especializada na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação que aborda o uso do Instagram como fonte de informação e também seus conceitos característicos. O quinto capítulo compreende uma reflexão sobre a atuação do profissional bibliotecário nas redes digitais. O sexto capítulo abarca os procedimentos metodológicos realizados no período do desenvolvimento da pesquisa. O sétimo capítulo argumenta as análises realizadas acerca dos dados obtidos e por fim o oitavo e último capítulo apresenta as considerações finais sobre a pesquisa.

Podendo ressaltar como exemplo o período da pré-história onde a comunicação entre os indivíduos se fazia presente em meio ao uso das pinturas conhecidas como rupestres. Com o passar dos anos novos símbolos foram acrescentados, possibilitando assim que os indivíduos pudessem adquirir domínio em relação à fala, a escrita e a própria leitura. Deste modo é perceptível que a comunicação é um fator determinante para a evolução da própria civilização. Desde os mais rudimentares desenhos perpassando aos modernos aplicativos de envio de mensagens, tornando assim uma gama de fluxos comunicacionais. Desde o período da pré-história o indivíduo busca por novas formas de desenvolver sua comunicação entre os pares, quando ainda não apresentava domínio em relação a sua fala, a linguagem não verbal era empregada oportunizando a desenvoltura de sua comunicação, em meio à construção de desenhos que refletiam cenas do seu cotidiano.

Mensagem É o conteúdo que se deseja transmitir. Podendo ser verbal, visual, audiovisual ou ainda auditiva. Canal É o meio físico ou virtual, em que a mensagem é veiculada. O canal tem o papel de assegurar que o conteúdo da informação chegue ao seu destino. Receptor É a quem se destina a mensagem, ou quem a recebe. A tecnologia digital transforma qualquer linguagem em um dado numérico, e, ao contrário da analógica, independe de meios materiais para sua transmissão e pode ser reconstituída inúmeras vezes. NAVARRO, 2020). Com a chegada da chamada ‘era digital e da internet’, a transmissão de dados é muito mais rápida, passível de repetições inúmeras e de armazenamento de dados contínuos. Dessa forma, a comunicação digital revolucionou as relações e hoje, diferentemente da época em que a comunicação de massa era feita unicamente por meio do rádio, da televisão e da imprensa escrita, coloca o homem comum em condição de se aquele que produz e transmite informações, saindo do papel de mero espectador passivo.

NAVARRO, 2020). Saad Corrêa (2008) enumera sete características da comunicação digital: presença ubíqua, estabelecimento de conversões como meio de troca social, uso de formas expressivas imagéticas, configuração de processos de produção cada vez mais integrados, simetria das comunicações, conversões participativas e integração midiático-informativa. Ainda para o autor, são elementos comuns à comunicação digital: conversões, trocas, interações entre os usuários conectados à rede, equilíbrio ou simetria dessas conversações, o que permite a todos o mesmo nível de participação e uma transformação estrutural e processual dos núcleos de produção de conteúdo para a rede. A teoria da comunicação visa oferecer referenciais úteis para analisar muito mais os efeitos do que a forma como a internet se organizou enquanto suporte em algumas outras áreas do conhecimento, das quais escolhemos, entre tantas, as que seguem: a) teoria da informação, b) teoria da comunicação e c) cibernética.

CORRÊA, 2008, p. Atualmente é possível dizer, até mesmo, que a relação entre comunicação e tecnologia é indissolúvel, irreversível e não passível de ser negligenciado, o que coloca o comunicador contemporâneo em constante exercício de correção entre as tecnologias da informação e comunicação – (TICS) e a tradicional arte de comunicar. As redes sociais são a principal ferramenta dos novos canais de relacionamento da era digital. Empresas, pessoas, grupos e instituições querem enviar diretamente suas mensagens, conversando, trocando ideias, ouvindo o público, trazendo dicas, estabelecendo canais empáticos, recebendo notícias, links, áudios e imagens das mais diversas fontes, confrontando dados, marcando o cenário em que estão inseridas. NAVARRO, 2020). Para que essa comunicação seja eficaz, o conteúdo deve estar adaptado ao novo meio.

Websites requerem constantes atualizações, assim como páginas pessoais, caso contrário, podem se tornar espaços abandonados de conteúdo irrelevante. Almeida Jr (2008) considera que a informação é proto-informação ou quase-informação porque sua função só é alcançada após ser exposto e assimilado. Este conceito é visto do ponto de vista que é o usuário que decide se a informação existe ou não, agindo como um ser ativo e não meramente como um destinatário. Nesta concepção, a informação é mediada pela ambiguidade, os sujeitos devem estar abertos à constante atividade de aprendizagem e compreensão, a ideia de perfeição realmente impede o progresso e a evolução, a dúvida é a força motriz da mediação, envolve a criação de ambiguidade através da reflexão que leva a mais ambiguidade, e o fluxo de dúvida e aprendizagem é infinito.

Por certo, as fontes de informação não se restringem a documentos físicos, mas pode ser tudo aquilo que sirva para auxiliar na recuperação de informação. De acordo com Oliveira e Ferreira (2009), citados por Araújo e Fachin (2015, p. A internet e a tecnologia são fatores facilitadores desse processo e das conexões entre as pessoas. Estas, por sua vez, são as redes sociais que transcendem os sites de redes sociais. REZENDE, 2020). O que é publicado nas redes é uma projeção do mundo real ou uma projeção do mundo ideal, produzido por um indivíduo que projeta aquilo que quer que as pessoas conheçam ou saibam dele. Considerando que uma página digital é um documento HTML que inclui textos, imagens, recursos de programação, sendo esta uma única página ou um conjunto destas, transmitem uma determinada mensagem, num contexto mais amplo pode-se dizer que as plataformas de redes sociais também podem ser consideradas mídias sociais, uma vez que o conteúdo gerado pelos usuários permanece nessas plataformas.

Perfil em rede social Páginas específicas inseridas em redes sociais. Normalmente são constituídas dentro das limitações da plataforma são utilizadas para relacionamento com seus públicos. Landing page Páginas específicas que aparecem para um indivíduo quando realiza uma pesquisa em buscadores e, ao localizar a informação acessa o link apresentado. Geralmente este link leva a uma página de conteúdo procurado, esta página é um landing page. Fonte: Gabriel 2010 apud Rezende 2020, p. Recuero (2010, p. destaca que “os autores no ciberespaço podem ser compreendidos como indivíduos que agem por meio de suas representações performáticas de si mesmos”. Além disso, para o autor, estudar redes sociais, portanto, é estudar os padrões de conexões expressos no ciberespaço.

É explorar uma metáfora estrutural, para compreender elementos dinâmicos e de composição dos grupos sociais. Os sites mediam a transcrição dos grupos sociais. Estas conexões ainda podem ser: conexões associativas, que trazem informações relevantes (benefícios), e conexões emergentes, que trazem suporte social; • A construção de perfil é outra prática que constitui uma forma de investimento, a qual divulga informações e as relaciona a uma identidade comum, servindo como um espaço pessoal, uma representação do eu; • E por fim, compartilhamento de recursos que prevê o acesso a recursos compartilhados por outros e que são disponibilizados por alguém como investimento e geram benefícios a outros. Para finalizar, o autor Recuero (2010), reforça que os sites de redes sociais originalmente não tinham o objetivo de apresentar as redes sociais, porém os indivíduos participantes se apropriaram da rede para esse fim e, sim, tornando o foco principal a exposição pública das redes conectadas aos atores.

Portanto, uma rede social, não é estática, ela modifica-se ao longo do tempo e, para tanto, é necessário que os indivíduos observem uma rede social como sendo um elemento em constante mutação no tempo. Sabendo o que é uma mídia social e rede social, que são utilizadas com frequência nos contextos sociais, na próxima seção serão abordados aspectos específicos da rede social do Instagram. CARACTERIZAÇÃO DO INSTAGRAM O Instagram é uma rede social de características altamente visual. Dessa maneira, é possível conhecer a audiência com riqueza de detalhes e implementar atividades eficazes na rede. AVIS, 2021). Desta forma, ressalta-se ainda que o Instagram é uma rede social online de compartilhamento de imagens e vídeos que permite aos usuários tirar fotos, gravar vídeos, aplicar filtros digitais e compartilhá-los na plataforma e/ou em outras redes sociais.

O que torna uma rede social é a possibilidade de interação entre todos os usuários, independente de localidade, classe social, graduação, cultura e modo de vida. Quando o indivíduo segue um determinado usuário, o mesmo recebe todos os seus posts em uma página chamada 'Homepage', onde estas fotos/vídeos são organizados cronologicamente. era “resgatar a nostalgia do instantâneo cunhada ao longo de vários anos pelas clássicas Polaroids, câmeras fotográficas de filme, cujas fotos revelavam-se no ato do disparo. ” A rapidez e o dinamismo da divulgação de informações, o interesse pela fotografia e o imediatismo da publicação de imagens na rede justificam o número de pessoas que se inscreveram. Inicialmente, a principal função do Instagram - compartilhar fotos - era muito simples.

Depois de tirar ou selecionar uma foto do arquivo, os usuários podem adicionar uma legenda a ela. Esta legenda pode descrever a imagem e/ou usar hashtags para descrevê-la. Após as melhorias e atualizações, em 2021 o Instagram já contava com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Nesse mesmo ano foi considerada a 4ª rede social mais utilizada pelos brasileiros, perdendo apenas para o Facebook (1º lugar), Youtube (2º lugar) e WhatsApp (3º lugar). A fim de relacionar os aspectos da comunicação no meio digital por meio da utilização da rede social, ressaltando a sua importância social, no próximo capítulo são exemplificados alguns episódios em que tal meio midiático oportuniza a divulgação de conhecimento científico, social, cultural e político quando utilizado pelos profissionais que atuam nas bibliotecas digitais ou que possuem uma estrutura física.

IMPORTÂNCIA DO INSTAGRAM PARA O PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO Inicia-se a presente discussão conceituando o marketing digital, como sendo uma forma mais direcionada de web marketing, pois, graças às constantes mudanças no comportamento dos indivíduos, pode-se observar por meio de tal dispositivo um aumento da interação entre os ‘novos’ meios de comunicação, ou seja, o uso de novas tecnologias, como celulares, internet, mídias sociais, fenômeno que acaba por fomentar um mercado digital, inexistente antes das tecnologias atuais. FERREIRA JUNIOR, 2015). FERREIRA JUNIOR, 2015). O profissional bibliotecário é uma força motriz para o desenvolvimento e integração humana na sociedade moderna, através da integração social, a assimilação da informação e o desenvolvimento de uma consciência crítica capaz de criar atores sociais e integração social na chamada sociedade da informação, contatando e treinando cidadãos para entender, gerenciar e utilizar as tecnologias de informação e comunicação - TIC.

A sociedade atual é caracterizada pelo uso contínuo e modernização das TIC, como refletido pelo crescimento exponencial da informação através da WEB 2. que requer que o sujeito seja suficientemente competente para filtrar a informação desejada. O fenômeno da internet é uma evolução na forma como a informação é assimilada, exigindo velocidade de leitura e alta seletividade, é impossível ler todos os dados disponibilizados diariamente. Por meio de tais ferramentas é possível que seus colaboradores desenvolvam inúmeras funções, que as atividades que estão inertes ao campo de trabalho sejam mais práticas ou até mesmo potencializadas. A rede social como já mencionado, possui seu acesso livre, fácil e gratuito. Outro ponto a ser destacado, é que para criar um perfil ou estar presente numa Rede social todo o procedimento é rápido e simples, além de ser bastante fácil alcançar o público com quem se deseja interagir.

Nesse ponto vale destacar a importância de conhecer o seu público para saber o que será divulgado, tendo como intuito a criação de diálogo com os mesmos. Por meio de sua presença nas mais diversas redes sociais, uma biblioteca acaba por aumentar seus horizontes e alargam a sua presença. Com a rapidez e facilidade em disseminar informações, a divulgação dos produtos e serviços aos usuários por meio do Instagram são cada vez mais necessárias como uma maneira de promover a biblioteca. AMORIM, 2019). Por meio dos aportes teóricos apresentados observou-se que cada vez mais as organizações estão reconhecendo a importância das mídias sociais como sendo uma ferramenta não somente para a obtenção de informações, mas também como um meio utilizado para disseminar informações É importante que a unidade de informação tenha contato com as redes sociais, e utilize desse meio como uma ferramenta de marketing para atrair, divulgar, dar visibilidade, e servir como fonte informacional para resolver questões acadêmicas da sua comunidade, expor produtos e serviços para esses usuários; e manter um relacionamento estreito com eles.

LIMA, 2019). Ainda, destaca-se que a internet é um dos principais canais de comunicação que temos hoje, com isso as empresas, instituições e organizações passaram adotar o marketing digital como difusão de comunicação com seus usuários. Disponível em: https://repositorio. ufrn. br/handle/123456789/39947. Acesso em: 05 maio 2022. AVIS, Maria Carolina. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. LIMA, Daniel da Silva. O INSTAGRAM COMO INSTRUMENTO DE MARKETING DIGITAL UTILIZADO POR BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS COMO APOIO, DIVULGAÇÃO E INTERAÇÃO COM SEU USUÁRIO: Um estudo sobre o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. f. ed. revisão atualizada e ampliada. Curitiba: InterSaberes, 2018. RECUERO, Raquel. A Rede é a Mensagem: Efeitos da Difusão de Informações nos Sites de Rede Social. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org). Comunicação Organizacional.

São Paulo: Saraiva, 2008. TERRA, Carolina Frazon.

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