Resenha Crítica- How To Write a Great Business Plan- SAHLMAN WA 1997

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Harvard Business Review, foi publicada no ano de 1997. A obra em questão é do autor SAHLMAN, W. A. How To Write a Great Business Plan. Harvard Business Review, foi publicada no ano de 1997. Para esses investidores, projeções mensais que se estendem ao longo de um ano são inimagináveis e imprevisíveis, haja visto que é impossível prever a receita e o lucro. Normalmente, os empreendedores são extremamente otimistas, aumentando suas projeções. A colocação do autor é pertinente, entretanto, algumas plataformas de elaboração de planos de negócios analisam se os objetivos, metas e capital investido serão suficientes para fazer com que o negócio saia do papel. O trabalho é feito dentro da realidade, e são apresentados um cenário realista, otimista e pessimista no que se refere ao payback.

De acordo com o autor, um bom plano de negócios deve conter ainda: o ponto de equilíbrio que apontará o começo do nível de vendas do negócio e quando o fluxo de caixa ficará positivo. Além disso, o autor expõe que o produto ou serviço do novo empreendimento deve ser totalmente analisado, no que refere-se à oportunidade e contexto por meio da força do processo, que é uma ferramenta de análise que irá identificar os pontos fracos e fortes desde o início e ajudará os gerentes no tratamento de ambos. De acordo com o autor, essa ferramenta acompanhará a empresa até a sua consolidação no mercado. O PNBOX do Sebrae por exemplo, é uma ferramenta gratuita onde é possível fazer a elaboração do plano de negócios estimado para 1 ano , 2 anos e 3 anos.

O mesmo faz a análise da concorrência e outras análises nesses períodos. Alguns usos da ferramenta força do processo são sugeridos pelo autor, tais como: rastreio do capital de risco profissional. How To Write a Great Business Plan. Harvard Business Review, foi publicada no ano de 1997. De fato as colocações referentes às pessoas são pertinentes, pois a escolha dos sócios na elaboração de um plano de negócios é algo que exige bastante critério. Mas em relação às startups, as colocações do autor são pertinentes em partes pois, nos dias atuais, muitas empresas estão preferindo trabalhar com bons currículos, sem que haja muita familiaridade, pois isso interfere no bom andamento da empresa. O autor afirma ainda que Arthur Rock, uma lenda do capital de risco expõe: “Eu invisto nas pessoas, não em ideias.

Harvard Business Review, foi publicada no ano de 1997. As empresas devem projetar produtos para atender as necessidades previstas do fabricante, clientes e usuários finais. Ou seja, um estudo do mercado é extremamente importante, como o autor expõe no artigo em questão. O autor sugere ainda que depois de examinar o novo empreendimento, um plano de negócios deve descrever em detalhes como a empresa irá construir e lançar seu produto ou serviço no mercado. Tal análise é necessária haja visto que as respostas às perguntas feitas na seção de oportunidades revelaram falhas no negócio. O que mais atrai um cliente não é somente o preço baixo, mas a qualidade dos produtos ofertados. Outros pontos importantes dessa seção de oportunidades envolve, de acordo com o autor, crescimento, ou seja, como um novo empreendimento pode expandir sua gama de produtos ou serviços, cliente base ou âmbito geográfico.

De acordo com o autor, muitos planos de negócios estimam o potencial de crescimento do novo empreendimento e expansão. Mas eles também devem explicar como eles não cairão em algumas armadilhas de oportunidades comuns. Como por exemplo, indústrias que estão localizadas em um núcleo estruturalmente pouco atraente. Todos os planos de negócios devem ser cuidadosos com a competição e buscar cobrir completamente este território, mas alguns não o fazem. Deve-se avaliar sempre a questão da concorrência direta e indireta entre as empresas para que não se torne algo competitivo para conseguir clientes. Em relação à próxima seção risco e recompensa em um novo empreendimento, um plano de negócios deve avaliar a oportunidade e sua economia.

O ideal, nem é preciso dizer, é ter fluxo de caixa cedo e frequentemente. Ou seja, o autor sugere que se faça um fluxo de caixa para sustentação do negócio. A. How To Write a Great Business Plan. Harvard Business Review, foi publicada no ano de 1997. Além disso, o plano de negócios deve definir o que a gestão pode (e fará) no caso do contexto tornar-se desfavorável. Finalmente, o plano de negócios deve enfrentar os riscos à frente - em termos de pessoas, oportunidades e contexto. Geralmente empreendedores quando vão abrir um negócio estão cientes de que irão passar pelas mais diversas situações, nos mais diversos cenários. São aventureiros, portanto situações de risco estão habituados a passar, haja visto que estão realmente em busca de ter um negócio próprio e inovador.

Finalmente, uma área importante na seção risco e recompensa está relacionada à colheita. Qual a possibilidade da mesma se tornar pública, quais são as vantagens e desvantagens? O autor expõe como desvantagem a revelação de informações que podem prejudicar sua competitividade (por exemplo, revelaria lucratividade). Além disso, tornar uma empresa pública pode prejudicar a livre concorrência. Os investidores sofisticados têm muita experiência. Eles sabem como criar um negócio sensato. Eles sabem como recrutar, remunerar e motivar os membros da equipe. Essa colocação do autor é pertinente, pois quando pensamos em abrir um negócio, buscar a ajuda de investidores anjos, ou mesmo do SEBRAE é sem dúvidas necessária. O autor retrata ainda sobre a importância de se ter na equipe o profissional negociador.

SAHLMAN, W. A. How To Write a Great Business Plan. Harvard Business Review, foi publicada no ano de 1997. Um plano de negócios deve ser um apelo à ação, que reconheça no homem a responsabilidade do agente de consertar o que está quebrado proativamente e em tempo real.

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