RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Religião

Documento 1

O estágio ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2022, a fim de cumprir a carga horária de 50h estabelecida pela disciplina de Estágio Supervisionado I, sob a orientação da professora da disciplina do curso de História. O Estágio Supervisionado I é um componente curricular obrigatório para todos os alunos das licenciaturas e considera a observação e análise do ambiente escolar, da própria sala de aula e da docência exercida e o convívio da comunidade escolar em geral. Palavras-chave: estágio; observação; docência; História. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO. Durante o processo de estudo teórico, (BNCC e demais diretrizes) ao início da disciplina de Estágio I, conclui-se que a relação entre teoria e prática como objetivo do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura é expressa no Art.

parágrafo único, inciso II da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que toma uma concepção de prática pautada nas reflexões sobre a atividade profissional desenvolvida ao longo do curso de formação. Ademais, há que se observar que as diretrizes dos cursos de licenciatura devem relacionar teoria e prática de maneira interdisciplinar, uma vez que os componentes do currículo não devem ser isolados. Assim sendo, tivemos a oportunidade de observar atitudes práticas do professor regente em sala de aula, bem como refletir acerca de cada etapa que compõe a produção de uma aula, a fim de adquirir uma visão crítica da escola como um todo. Por ser o Estágio Supervisionado I, como sugere Almeida (1995), surge nas etapas de observação, em que o aluno analisa a aula do professor, o funcionamento da sala, a interação dos alunos, anotando num caderno e utilizando como comparativo para futuro planejamento de uma regência (demais estágios supervisionados.

Nesta fase, busca-se desenvolver no estudante habilidades de observação e análise sobre toda a riqueza das inter-relações que ocorrem no ambiente educacional desde os aspectos psicossociais aos didático-pedagógicos e suas decorrências para o desenvolvimento dos objetivos educacionais das turmas observadas. Tendo como objetivos 1) analisar o espaço de organização escolar dentro da própria sala de aula; 2) observar a relação entre professor e alunos na prática docente para a obtenção de um bom resultado de respeito e interesse pelas aulas; 3) observação do comportamento dos estudantes mediante as técnicas e recursos didáticos utilizados pelo professor; 4) observar a reação do corpo estudantil diante da presença de um estagiário na matéria; 5) analisar técnicas didáticas e recursos utilizados pelo professor que agregam ao aprendizado do corpo estudantil; 6) aprender a dinâmica entre o docente e a própria gestão escolar para fins de realização do objetivo da efetivação do ensino; 7) análise do currículo empregado pela escola, bem como a execução curricular de acordo com o tempo disponível e meios de adaptação do conteúdo pelo professor.

O CONTATO COM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRETENDIDA Antes de iniciar o Estagio Supervisionado I, a escola Nome da Escola já era a pretendida pela compatibilidade de horários e pelo convívio enquanto estagiárias anteriormente. A instituição de ensino fica localizada na Rua ___________, com Código INEP: ___________. Inicialmente, durante a primeira visita à instituição com vistas a solicitar a execução do Estágio Supervisionado I, conversamos com o diretor(a) da Instituição, a fim de acordarmos horários, documentação e frequência. estabelece as seguintes normas de ensino: I - elaborar e executar sua proposta pedagógica; II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento; VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.

CORPO DOCENTE E DEMAIS PROFISSIONAIS DA ESCOLA A Escola ­­­______________________possui cerca de 00 funcionários. Para início de conversa, se analisará os profissionais que formam a equipe diretiva de uma escola. Além do (a) Diretor (a) e Vice-diretor (a), muitas escolas contam também com psicólogo (a), coordenador (a) pedagógico (a), nutricionista e algumas com psicopedagogo (a). A Escola de Educação Básica Imaculada Conceição conta apenas com Diretor e Vice-diretora, Coordenação pedagógica específicas para ensino médio e ensino fundamental. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA A escola se localiza no bairro central da pequena cidade. É uma escola tradicional, com esta nomenclatura desde _______, após algumas mudanças por processos burocráticos e de documentação que regularizou a instituição de ensino.

É um ambiente arejado e colorido (pintado com as cores __________), apesar de ser uma escola, sob a análise feita, muito pequena (ou muito grande), há um espaço aberto maior centralmente, que é arrodeado pelas salas de aulas. Ao todo são ___ salas de aulas. As salas de aula contém ar-condicionado e quadro branco e os professores, geralmente, levam sus próprias canetas para utilizar no quadro branco. Professores pensam nas dificuldades em lidar com sistemas de avaliação, além de constituir um grande desafio é uma das principais definições de fracasso ou sucesso do aluno na escola. É por isso que devemos considerar uma escola crítica e criativa que enfatize a avaliação de maneira dinâmica, em um processo que integra aprendizagem e intervenção do aluno. A pedagogia dos professores se desenvolve na direção da construção do conhecimento.

O processo de avaliação, de acordo com a maioria dos docentes da Escola de Educação Básica Imaculada Conceição deve ser: procedimental, dinâmico, participativo e baseada em problemas. A avaliação também, sob o olhar crítico das estagiárias, precisa ser contínua, pois devemos avaliar o desenvolvimento do aluno como um todo, em diferentes aspectos cognitivos, emocionais e sociais, isso depende muito da criatividade do professor. É também uma forma de fixar o assunto, interagindo entre os pares acerca dos conteúdos. Era perceptível uma interação maior dos alunos com o material de apoio utilizado (os slides). Principalmente os mais coloridos. Uma imagem, um mapa ou algum elemento visual ilustrando o assunto levantava questões, perguntas e observações por parte dos alunos, e apesar de ser criticado por alguns, na escola de Educação Básica Imaculada Conceição, mostrou-se efetivo para prender a atenção.

Os professores também reforçavam a atenção desses recursos visuais presentes no livro didático como forma de “dar vida” ao assunto. A divulgação do IDEB 202, a qual se baseia a análise deste relatório, representa um marco importante, já que encerra o ciclo inicialmente estabelecido para a trajetória do indicador, conforme divulgado em decorrência do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (BRASIL, 2007), seguindo a metodologia disponível publicamente no site do Inep (INEP, 2007a). O Ideb do Brasil subiu de 4,7 para 5,1 em 2021. O resultado foi puxado pela redução da reprovação (de 6,9% para 2,2%). No entanto, Alagoas obteve o 4º pior desempenho do país no ensino médio, dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação), com uma nota de 3,6. É importante destacar que, já que esse cálculo varia conforme os resultados da aprendizagem e o percentual de alunos aprovados, o resultado do Ideb pode apresentar crescimento, mesmo quando uma dessas duas variáveis piora.

Observar, coparticipar e estudar a Escola de Educação Básica Imaculada Conceição significou um crescimento bastante significativo e revelador, tanto pessoal quanto profissional às estagiárias. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Jane Soares de. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. Cad. Pesquisa, São Paulo, n°. p. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. As áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos. In: LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI , Mirza Seabra. Educação escolar políticas, estrutura e organização.

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