PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO E INTERAÇÃO SOCIAL

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Este artigo descreve o processo de apropriação de conhecimento, através da interação social, bem como sua contribuição para a Psicologia da aprendizagem, com o intuito de verificar se a interação social descrita por Vigostski pode ser vivenciada também na apropriação de conhecimento de maneira ativa e colaborativa, reconhecendo também, que a interação é importante para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano. O objetivo desse trabalho é realizar reflexões sobre uma das diferentes posições teóricas da vertente interacionista, a fim de compreender o tratamento dado por ela ao social como condição determinante no processo de apropriação e superação do conhecimento disponível. O entendimento do tema passa pelos conceitos de desenvolvimento e Psicologia da aprendizagem, pois as posturas pedagógicas derivadas das teorias de ensino estão atreladas à forma como esses fatores são definidos e combinados.

Assim, partindo da obra de um pesquisador reconhecidamente influente na pedagogia interacionista, procura-se abordar, do ponto de teórico, suas propostas sobre aprendizagem e desenvolvimento, observando sobretudo a relevância do social na constituição desses processos. Palavras-chave: Apropriação; Aprendizagem; Interação Social. Nesse sentido, as interações sociais de modo geral e aquelas que ocorrem particularmente no âmbito escolar vêm sendo apontadas como um caminho para incrementar os processos de aprendizagem e desenvolvimento, tornando mais produtivo o impacto da Psicologia da aprendizagem na trajetória de vida do sujeito. Para que essa hipótese seja, de modo consequente, orientadora da prática pedagógica, é necessário que educadores e psicólogos conheçam uma das diferentes teorias que subsidiam o trabalho dessa natureza. Na Psicologia, a abordagem interacionista tem em Jean Piaget e em Lev Vigotski dois de seus maiores expoentes.

Dessa forma, este artigo irá se deter apenas a abordagem interacionista de Lev Vigotski. Assim, a análise aqui efetuada de sua concepção, bem como as considerações sobre a identidade e a natureza de suas teses interacionista, visa contribuir para a compreensão da apropriação do conhecimento e interação social por meio da Psicologia da aprendizagem. Para Vigotski: A história do desenvolvimento das funções psicológicas superiores seria impossível sem um estudo de sua pré-história, de suas raízes biológicas, e de seu arranjo orgânico. As raízes do desenvolvimento de duas formas fundamentais, culturais, de comportamento, surge durante a infância: o uso de instrumentos e a fala humana. Isso, por si só coloca a infância no centro da pré-história e do desenvolvimento cultural.

p. A partir da abordagem do autor, é possível observar que a interação tem papel fundamental no desenvolvimento da mente. Agindo sobre os objetos e sofrendo a ação destes, o homem vai ampliando a sua capacidade de conhecer, ou seja, de vivenciar processos de aprendizagem. Nesta dinâmica, é possível apontar que o sujeito é um elemento ativo no processo de construção do seu conhecimento pois, conforme estabelece relações e se comunica, desenvolve-se cultural e socialmente, constituindo-se como individuo ativo. Sobre isto, Rogoff estabelece que o aprendizado acontece a partir da apropriação participatória: O conceito de apropriação participatória se refere a como indivíduos mudam através de seu envolvimento em uma ou outra atividade. Com a participação guiada como processo interpessoal através do qual as pessoas são envolvidas na atividade sociocultural, a apropriação participatória é o processo pessoal pelo qual, através do compromisso em uma atividade, os indivíduos mudam e controlam uma situação posterior de maneiras preparadas pela própria participação na situação prévia.

Esse é o processo de apropriação, e não de aquisição. salienta que "possivelmente em toda atividade ou comportamento humano se está produzindo aprendizagem em maior ou menor dose. Então, mesmo na ausência de um objetivo claro de ensinar algo, as interações informais e assistemáticas entre os alunos podem levá-los a um novo aprendizado. Desta forma, a partir do entendimento de que o processo de aprendizado depende diretamente de processos de interação entre os sujeitos, em um momento em que se presencia a crescente informatização das escolas, reconhecidamente espaços de comunicação, é fundamental que se explorem a interação social de forma saudável, a partir de sua apropriação consolidar-se como espaços interativos, portanto, propícios à aprendizagem. Sendo assim, a aprendizagem pode acontecer de diferentes maneiras, uma rede se estabelece com pessoas e precisa-se da interação social para essa apropriação.

Se o processo de desenvolvimento é influenciado pelas interações realizadas pelos sujeitos, facilitando, entretanto, a colaboração de todos os participantes. WERTSCH, James V. ALVAREZ, Amelia; DEL RÍO, Pablo. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: ARTMED, 1998. VIGOTSKY, L.

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