RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

INTRODUÇÃO. Objetivos do Estágio 05 2. A EMPRESA 06 2. Identificação da Empresa em que se Realizou o Estágio 08 2. Missão da Empresa 08 2. Assim, o principal objetivo geral do estágio é proporcionar o acesso aos instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelos professores em sala de aula. De forma específica, os objetivos são: • Possibilitar a aplicação prática da teoria aprendida nas disciplinas, permitindo a maior assimilação dos conteúdos; • Avaliar o acerto da escolha profissional e/ou suprir as eventuais deficiências na formação acadêmica; • Atenuar o impacto da passagem da vida estudantil para a vida profissional; e • Antecipar o desenvolvimento de habilidades, atitudes e posturas profissionais.

A EMPRESA Conforme informações obtidas no site oficial do governo do Distrito Federal, e diferentemente dos demais estados da federação, Brasília não é dividida em cidades e bairros, mas sim por Regiões Administrativas (RA’s), e constituídas como dependentes do governo do Distrito Federal. Ao todo, são 31 RA’s: RA I Plano Piloto, RA II Gama, RA III Taguatinga, RA IV Brazlândia, RA V Sobradinho, RA VI Planaltina, RA VII Paranoá, RA IX Ceilândia, RA X Guará, RA XI Cruzeiro, RA XII Samanbaia, RA XIII Santa Maria, RA XIV São Benedito, RA XV Recanto das Emas, RA XVI Lago Sul, RA XVII Riacho Sul, RA XVIII Lago Norte, RA XIX Candangolândia, RA XX Águas Claras, RA XXI Riacho Fundo II, RA XXII Sudoeste/Octagonal, RA XXIII Varjão, RA XXIV Park Way, RA XXV SCIA, RA XXVI Sobradinho II, RA XXVII Jardim Botânico, RA XXVIII Itapoã, RA XXIX SAI, RA XXX Vicente Pires e RA XXXI Fercal.

O estágio foi desenvolvido na Região Administrativa III, Taguatinga, que foi fundada em 05 de junho de 1958, em terras do município de Luziânia, Goiás, na Fazenda Taguatinga, a oeste de Brasília, da qual está situada a cerca de 19 quilômetros. A Administração Regional de Taguatinga tem por sua visão determinada em “Ser referência na gestão pública entre as Administrações Regionais do Distrito Federal, com a aplicação da legislação a favor dos cidadãos que habitam a região”. Organograma O organograma da Administração Regional de Taguatinga é determinado pela Lei Orgânica do Distrito Federal e é comporta por um gabinete e seus departamentos assessores: • Gabinete ◦ Chefia de Gabinete ◦ Ouvidoria ▪ Assessoria de Planejamento ▪ Assessoria Técnica ▪ Assessoria de Comunicação Para a gestão, são três as coordenadorias, apoiadas por diretorias e gerências: • Coordenação de Desenvolvimento ◦ Diretoria de Desenvolvimento e Ordenação Territorial ▪ Gerência de Gestão do Território ▪ Gerência de Desenvolvimento Econômico ▪ Gerência de Apoio a Área Rural ◦ Diretoria de Articulação ▪ Gerência de Políticas Sociais ▪ Gerência de Cultura, Esporte e Lazer • Coordenação de Licenciamento, Obras e Manutenção ◦ Diretoria de Aprovação e Licenciamento ▪ Gerência de Licenciamento de Obras e Atividades Econômicas ▪ Gerência de Elaboração e Aprovação de Projetos ◦ Diretoria de Obras ▪ Gerência de Topografia e Desenho Técnico ▪ Gerência de Execução de Obras ▪ Gerência de Manutenção e Conservação • Coordenação de Administração Geral ◦ Gerência de Administração ▪ Protocolo ▪ Núcleo de Materiais e Patrimônio ▪ Núcleo de Informática ◦ Gerência de Pessoas ◦ Gerência de Orçamento e Finanças Na sequência é apresentado o organograma da Administração Regional de Taguatinga: 2.

Modelo de Negócio Com base nos critérios determinados pelo Modelo de Excelência da Gestão (MEG), adaptados da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que proporcionam diagnósticos para a análise dos processos e para propostas de melhorias na Administração Regional de Taguatinga serão observados os oito pontos: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Os modelos, de acordo com a FNQ são protótipos ou exemplos que pretendemos reproduzir ou imitar. O sistema é um conjunto delimitado de elementos inter-relacionados com propriedades emergentes e a excelência são os resultados harmonizados para todas as partes interessada, criados de forma sustentável. A sociedade, que é composta pelos clientes, tomadores dos serviços públicos, e pelos fornecedores, que movimentam a administração regional, que por sua vez podem ser os servidores públicos e as empresas que efetivamente, trabalham em função do bem comum.

As relações com a sociedade são transparentes e realizadas dentro dos princípios legais e, divulgados pelo site e por meio de reuniões públicas de prestação de contas. As informações e conhecimentos são geridos por sistemas de gestão integradas, que fornecem aos processos a agilidade necessária para o andamento das solicitações dos tomadores dos serviços públicos bem como, a disseminação das informações necessárias para o andamento das atividades da administração regional, com transparência e qualidade. Para Fidelis (2014), administrar uma empresa demanda considerar o seu ambiente interno e seus impactos que esse ambiente produz sobre o externo, e vice-versa. Com isso, deve-se observar os pontos fortes dos processos, as suas limitações, as oportunidades que surgem nesse contexto e as ameaças, advindas das variáveis incontroláveis.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao final do estágio, foi observado que a Administração Regional de Taguatinga, é um órgão que viabiliza a gestão da região do Distrito Federal. Funciona como uma prefeitura em relação ao seu estado ou ainda como uma sub-prefeitura em relação à prefeitura a qual esta contida. A análise do organograma e das responsabilidades de cada um dos departamentos foi fundamental para compreender a necessidade da gestão descentralizada, onde, diariamente, são atendidas as mais variadas demandas, principalmente as que são originadas da população em geral. Serviços prestados pela Administração Regional de Taguatinga são fundamentais para o bem estar da população, que, em níveis aceitáveis, é bem atendida, tanto nos processos, tanto pelas pessoas que compõe a administração.

Os conceitos desenvolvidos nas disciplinas teorias da administração, cenários e análises econômicas, matemática I e empreendedorismo, além do projeto integrador I – plano de negócios preliminar, foram fundamentais para a apreensão delas durante o período do estágio, uma vez que foram vivenciadas na prática, todas as explicações recebidas em sala de aula. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à evolução digital. São Paulo : Atlas, 2012. df. gov. br/category/sobre-a-ra/conheca-a-ra/ ; acesso em 08/10/2018.

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