O PAPEL DO LÍDER EM GERIR CONFLITOS ENTRE AS GERAÇÕES X E Y

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

Tema da monografia O PAPEL DO LÍDER EM GERIR CONFLITOS ENTRE AS GERAÇÕES X E Y 1. Justificativa para escolha Identificamos a necessidade da adequação dos diferentes tipos de lideranças das gerações X e Y no contexto organizacional. Considerando que há diversos fatores comportamentais num mundo globalizado, precisamos entender e analisar os diferentes estilos, crenças valores no cenário atual. Essas divergências ocasionam conflitos no atual contexto corporativo, torna-se, então, fundamental que o gestor exerça o papel de mediador de conflitos. Então, pretende-se explanar acerca da habilidade do líder em gerir os conflitos entre as gerações X e Y. ead. fea. usp. br/semead/13semead/resultado/trabalhos PDF/995. pdf. As divergências e os pontos comuns entre os potenciais no ambiente de trabalho retratam o lado positivo dos conflitos, como pontuar os legados de cada fase.

Partindo disso, há a necessidade de promover um envolvimento mútuo entre as gerações no intuito de criar um clima organizacional de maneira que uma geração esteja apta a aceitar as diferenças de liderança da outra, tendo em vista que o conhecimento pode ser trocado à medida que o respeito seja colocado em primeiro plano. Segundo estudos, a geração X simboliza ¼ da população. Portanto, o target das empresas, hoje, vislumbra atuar de forma transpassada entre as gerações, principalmente, numa sociedade tão eclética, quanto à brasileira. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta pesquisa se dá através de uma proposta, onde serão apuradas as formas de liderança entre as duas gerações no contexto organizacional, tendo em vista as novas tecnologias e comportamentos, além de trazer à tona o que existe de comum entre as fases, em virtude da absorção dos pontos fortes e fracos também no ambiente de trabalho.

Assim, em virtude de evitar desgastes e propiciar melhorias no relacionamento entre as gerações, temos que entender sobre os diferentes valores que podem variar ao longo destas, assim como ensinar e aprender a reconhecer as diferenças, como também, identificar as capacidades de cada indivíduo e, por conseguinte, formar profissionais maduros. Dessa forma, as dificuldades enfrentadas neste contexto podem ser amenizadas, se for dado o devido cuidado à conciliação entre as gerações, visto que um dos temas mais debatidos num ambiente profissional é o conflito. Partindo disso, as lideranças podem contextualizar diferentes caminhos para uma convivência sadia entre as distintas progênies. Diante do exposto, acreditamos que a maior dificuldade a enfrentar neste sentido é o estilo de liderança. Enquanto a geração X prefere uma liderança mais forte, a geração Y tende para um ambiente onde as decisões são horizontais.

Por isso, nem todo conflito deve ser visto como um problema. Discordar de algumas coisas é saudável! O conflito pessoal nem sempre é compreensível, mas ter ponto de vista diferente revela uma boa saúde. O gestor tem que saber aproveitar essas divergências para crescer. Para Cohen e Fink (2003), mesmo que o conflito possa causar onerações, em alguns casos, é parte necessária para se conseguir a consideração plena de pontos de vista legitimamente diferentes. E, quando problemas entre grupos/gerações se tornam conflitos devastadores, eles precisam ser tratados visando reduzir o transtorno e permitir a cooperação. Assim, a expectativa desta pesquisa é auxiliar os líderes a identificar os pontos positivos e negativos das diferentes gerações, além de garantir benefícios no rastreio do objetivo organizacional sem que haja desconforto na equipe.

Delimitação do estudo 5. Delimitação do projeto de pesquisa Este projeto delimita-se em identificar os conflitos gerados entre as gerações no âmbito organizacional. Gerações essas caracterizadas por X e Y, onde a geração X mapeia profissionais nascidos entre 1965 e 1983 e, a geração Y, os nascidos entre 1984 e 1990. Além disso, como as organizações podem se beneficiar diante das divergências de ideias e comportamentos organizacionais, tendo como base dados e estatísticas dos últimos anos. Todas as organizações existem para algum propósito ou objetivo, e o administrador é o responsável pela combinação e aplicação de recursos organizacionais para assegurar que a organização alcance seu propósito ou objetivo. O administrador alcança resultados de sua organização e das pessoas que nela trabalham.

Para tanto, planeja, organiza, dirige pessoas e controla recursos materiais, financeiros, informação e tecnologia visando ao alcance de determinados objetivos. Na verdade, o administrador consegue fazer tudo através das pessoas, razão pela qual elas ocupam posição primordial nos negócios de todas as organizações. Ou seja, é importante criar um forte ambiente para gerar bons resultados, além disso saber interagir com diferentes gerações é um fator primordial dentro das organizações. Segundo estudiosos, este fenômeno ocorreu em resposta a um sentimento dos soldados de preservação da espécie, que geralmente acontece após acontecimentos negativos como uma guerra, por exemplo. Na geração X, segundo as premissas de Oliveira (2010), nascidos entre os anos de 1960 e 1980, a TV foi popularizada, tornando-se um evento familiar e rotineiro, ajudando e moldando novos comportamentos e ideias.

Nesse período, as mulheres começaram a trabalhar fora de seus lares, galgando independência financeira e construindo sólidas carreiras profissionais, assim, os seus filhos foram criados sozinhos, com autonomia e independência nunca visualizada em nenhuma geração anterior. Já a geração Y, partindo do mesmo pensamento de Carvalho (2012), nasceu na década de 80 e, em pouco tempo de vida, presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigmas do mercado de trabalho. Por conseguinte, num ambiente tão inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler e-mails, entre outros que, em tese, não atrapalham os seus afazeres profissionais. O objetivo de Sidnei nessa obra é abordar o conceito sobre a geração Y na busca de informações, que ajudem a compreender os jovens funcionários que chegam ao mercado de trabalho e tem habilidade de adquirir multitarefas, ou seja, são capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo com facilidade.

Sidnei demonstra, também, que as pessoas da geração Y são criticadas, porém, criativas, demonstram maior produtividade e criatividade, onde os líderes passam a compreender melhor as qualidades dos jovens na organização fazendo com que eles a utilizem em benefício próprio e de todos que estão a seu redor. Classificação da pesquisa quanto aos fins A metodologia proposta para posterior pesquisa é classificada quanto aos fins como metodológica e descritiva. De acordo com Vergara (2007), pesquisa metodológica é o estudo que se refere a instrumentos de captação ou manipulação da realidade. Está, portanto, associada a caminhos, formas, maneiras, procedimentos para atingir determinado fim, construindo um instrumento para avaliar o grau de descentralização decisória de uma organização. Universo da sua pesquisa e justificativa O universo dos dados proposto para futura pesquisa será constituído pelo corpo de líderes e alguns dos subordinados de uma empresa do estado do Rio de Janeiro, onde irão responder a um questionário composto de sete (07) perguntas referentes a gerações X e Y para enriquecimento da pesquisa.

Método de amostragem e justificativa Teremos como amostra para este projeto de pesquisa, 08 (oito) colaboradores de diferentes equipes, sendo cinco (04) supervisores e quatro (04) subordinados. Os mesmos serão selecionados por pertencerem e terem prática de trabalho com profissionais das gerações X e Y. Nesse caso, a amostra será não probabilística por tipicidade, onde, segundo Prodanov (2013), é o tipo mais simples de amostra não probabilística, com baixo custo de seleção. O pesquisador se dirige intencionalmente a grupos de elementos dos quais deseja saber a opinião. Justificativa da escolha Optamos por esta modalidade de pesquisa devido a uma grande variação de pessoas na empresa escolhida com características das gerações descritas neste projeto. A aplicação do questionário servirá de base para conhecermos com propriedade o choque dos conflitos entre as gerações, assim como, ajudar a compreender os desafios de um modelo de gestão, que busca impulsionar os resultados da mesma maneira que valoriza e retém profissionais da geração Y.

Segundo Oliveira (2010), a geração Y traz para o mercado de trabalho uma nova cultura e um novo conjunto de padrões comportamentais. Geralmente são pessoas com iniciativa e grande capacidade de resolver problemas, pois se desenvolvem muito bem em espaços criativos. Porém, conforme relatado pelos autores Lipkin e Perrymore (2010), quanto aos maiores desafios da Geração Y, são justamente os pontos fracos que marcam a dificuldade de aceitar críticas construtivas, de não assumir seus erros, além de esperar sempre que a empresa se adeque às suas necessidades. Tratamento dos dados 12. Forma de tratamento de dados Após a coleta de dados que obtivermos junto à aplicação do questionário com perguntas fechadas de múltipla escolha, o presente projeto irá analisar os resultados através da forma quantitativa, que se apresenta como investigação empírica, com o objetivo de conferir hipóteses, delineamento de um problema, análise de um fato, avaliação de programa e isolamento de variáveis principais (Marconi & Lakatos, 1996).

Dessa forma, conforme descrito por Frakenthal (2016), a pesquisa quantitativa usa questionários estruturados com a maioria das perguntas fechadas, onde os entrevistados selecionam diferentes opções nas respostas. Existem variadas perguntas que podem ser usadas, cujas mais comuns são de múltipla escolha, dicotômica, ranking, matriz e aberta. Observa-se que, nesses casos, há um afastamento do pesquisador, cujo foco é testar uma teoria e obter um resultado conciso e limitado. Em pesquisas mais complexas é importante contar com a ajuda de um ponto estatístico, de acordo com Gasque (2013). Na visão do mesmo autor, os dados precisam ser classificados em subgrupos e reunidos para comprovar ou refutar as hipóteses de pesquisa. Para apresentação dos resultados, pode-se recorrer a tabelas, quadros ou gráficos.  Quadros são informações textuais agrupadas em linhas e colunas.

Já as tabelas são informações geralmente numéricas. Porém, de acordo com Frakenthal (2016), esse tipo de pesquisa é mais indicado quando não se tem informação ou dados a respeito de assunto a ser pesquisado. Ou seja, esse método será a melhor opção quando você não tem uma hipótese definida e o objetivo é explorar o comportamento do consumidor para então definir um problema e desenvolver uma abordagem apropriada. Sendo assim, o método quantitativo para essa pesquisa foi visto com o mais pertinente de modo que almejamos a tomada de decisão pontual com base nos objetivos apontados anteriormente. Cronograma A pesquisa será desenvolvida em seis etapas básicas distribuídas em 6 meses de trabalho, conforme apresentado abaixo: 1ª Etapa: Pesquisa bibliográfica, que permitirá a coleta de informações necessárias à estruturação da pesquisa.

ª Etapa: Aplicação dos questionários na empresa escolhida. e) Visam maior remuneração em pouco tempo, assim como satisfação imediata 6) Quais características da Geração X que contribuem para o crescimento da empresa? a) Competitividade b) Autoconfiança c) Quebra de regras para cumprir desafios d) Individualidade e) Lealdade 7) Quais as características da Geração Y mais difíceis de lidar? a) Desconfiança da empresa b) Pouco otimistas c) Individualidade d) Competitividade e) Desvalorização de horas extras 15. Anexos Não se aplica para este projeto de pesquisa. Resumo A proposta de pesquisa se refere a uma análise sobre o papel do líder diante dos conflitos entre as gerações x e y no sistema organizacional. Pretende-se realizar uma análise através de uma pesquisa bibliográfica, como também, uma pesquisa de campo, a qual será realizada em uma corporação localizada no Rio de Janeiro, escolhida por agregar pessoas das diferentes gerações.

A escolha desse tema ilustrará a identificação dos diferentes papeis dos gestores em face a um grande número de conflitos relacionados às divergências entre as gerações dentro das companhias, sobretudo, a carreira profissional. Comportamento Organizacional: Conceitos e estudos de caso. Rio de Janeiro: Editora Campus. OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes - 3. ed. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MAIA, Dhiego. Conflitos entre gerações nas empresas geram perda de 12%, diz pesquisa. folha. Disponível em: <http://www. coisaetale. com. br/2012/04/as-geracoes-baby-boomer-x-y-e-z/> Acesso em: 01 Abr. MARQUES, José Roberto. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. ed. São Paulo: Atlas, 2007. PRODANOV, Cleber Cristiano. PERRYMORE, April. A Geração Y no trabalho: Como lidar com a força que influenciará definitivamente a cultura da sua empresa.

Rio de Janeiro, Elsevier, 2010. MARCONI, M. D. Gonçalves Dias. Como fazer apresentação dos dados e análise dos resultados de pesquisa? Disponível em: <http://kelleycristinegasque. blogspot. com. br/2013/09/como-fazer-apresentacao-e-analise-dos.

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