Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos I
Tipo de documento:Projeto
Área de estudo:Recursos humanos
JUNCKES - 28993497 DANIEL GOUVEIA DE OLIVEIRA - 28893166 GILDERLAN SILVA MOTA - 28384652 IZABELA OLIVEIRA DE SOUSA - 28927494 DEBORA CRISTINA MATOS DE OLIVEIRA - 28152166 VANDERLEA FLORES DE OLIVEIRA - 27171655 RAFAELA ALBERTO FERNANDES DIAS - 27889564 São Paulo 2022 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MAGAZINE LUIZA Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos II apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, sob orientação da Profa. Dra. Gisele de Lima Fernandes e da tutora Luana. São Paulo 2022 SUMÁRIO SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 1. EMPRESA 5 2. EMPRESA A caracterização da empresa se divide pelos seguintes itens: 1. DADOS OFICIAIS Uma empresa criada na década de 50, na qual carrega o nome da sua razão social como Magazine Luiza S/A portadora do CNPJ 47.
cujo o número da sua inscrição estadual é 310. A filial reside no endereço Rua Voluntários da Franca,1465 no bairro do Centro, localizada no município de Franca no estado de São Paulo, a empresa tem o ramo de suas atividades nos segmentos de varejo, móveis e eletrônicos. Atualmente o Magazine Luiza possui 1481 lojas físicas que são dividas em 830 cidades, de 21 estados, a empresa também conta com mais de 10 marcas online, totalizando cerca de 40. Em 2019, o Magazine Luiza possui mais de 1000 lojas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Piauí, Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe e Pará. Em 2020 o Magalu iniciou o ano com a aquisição do marketplace de livros : Estante Virtual, frente às limitações do isolamento impostas pelo combate a Covid-19, a empresa acelerou seu processo de entrega para o cliente final.
E no final do mesmo ano, criou o primeiro programa de trainee exclusivo para pessoas negras. MISSÃO, VISÃO E VALORES MISSÃO Ser uma empresa competidora, contemporânea e determinada, que tem como desígnio o bem estar comum. NOSSA VISÃO Ser o grupo mais inovador do país, oferecendo uma variedade de linhas de produtos e serviços ao consumidor brasileiro. O magazine Luiza passou de uma empresa de varejo tradicional com uma forte plataforma digital e foi basicamente digitalizado com uma grande operação multicanal fazendo que com que a empresa esteja cada vez mais perto de seus clientes e com mais facilidade de compra, alcançando o objetivo de transformar o Magazine Luiza em uma grande empresa digital, seguindo para o seu segundo objetivo que é levar a sua infraestrutura para todo Brasil para se tornar o principal ecossistema digital de compras e vendas no país.
PARTICIPAÇÃO DA EMPRESA NO SEU MERCADO DE CONCORRÊNCIA Quando falamos do mercado de concorrência de uma empresa, subentendese que, trata-se do mercado ao qual a empresa está inserida e a concorrência que existe com outras empresas neste ramo de atuação. Mas, indo além do óbvio, é preciso entender os conceitos que definem: tanto mercado quanto concorrência. Para Hubbard e O'Brien (2010, pág. um mercado consiste em todas as empresas que produzem produtos que os consumidores veem como substitutos próximos. Apesar de estar em constante evolução e investimento em outros mercados, a Magazine Luiza encontra-se no mercado denominado varejo, através do modelo de negócio B2C (Business to consumer), ou seja, venda de produtos diretamente ao consumidor. Para Parente (2000, p. varejo são “todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender uma necessidade pessoal do consumidor final”.
Assim como os demais mercados, o varejo vem em constante evolução buscando acompanhar as novas tecnologias, tendências e canais para que seus produtos cheguem ao consumidor. Quadro1: A evolução do varejo no contexto mundial Ano Tipo de estabelecimento 1700 Pequenas lojas gerais, com todos os tipos de produtos. A), é uma das empresas de varejo que mais aposta no omnichannel, que significa atuar com diversos canais de vendas, facilitando o acesso aos produtos e atendendo os mais variados perfis de clientes. Tendo em vista os impactos da pandemia do COVID-19 nos anos de 2020 e 2021 para o comércio em geral, podemos entender melhor os benefícios dessa estratégia, pois as empresas que não usavam o omnichannel como um caminho foram obrigadas a correr para criar esse tipo de operação, algo que a MAGALU já desempenha há anos.
Assim como em qualquer mercado, a competitividade é grande e o investimento e inovações devem acompanhar as empresas no mercado varejista. Se de 2013 em diante a Magalu largou na frente de empresas tradicionais do varejo, como: Ponto frio e Casas Bahia da Via varejo, Mercado Livre, Submarino e Americanas da B2W. Hoje podemos ver uma ameaça no mercado através da reestruturação nos canais de vendas de algumas dessas empresas, é o caso da Americanas e do Mercado Livre, e a chegada de varejistas internacionais, casos de Amazon, Aliexpress e Shopee. Possui também um Comitê de finanças que tem como atribuição principal assessorar Conselho de Administração na definição de política e planejamento financeiro, composto por 3 membros efetivos com mandato de 1 ano, ainda dentro das suas funções monitoram contratos e garantias, riscos financeiros para a Luizacred S.
A que também é um outro braço desse gigante do varejo, as demais áreas são secundárias mas não menos importantes porém todas dependentes deste principal topo do organograma. ÁREA DE RECURSOS HUMANOS Nesta etapa será apresentada a descrição de como a instituição desenvolve suas atividades relacionadas aos subsistemas de Recursos Humanos,sendo eles: 3. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO A empresa faz o Recrutamento e Seleção através do próprio site na área de Carreiras e também divulga suas vagas em sites parceiros, sendo estes : 99Jobs, Indeed, Linkedin, Glassdoor e Egalitê. Na rede social do Facebook, as vagas são divulgadas apenas na página oficial e nas páginas das lojas da empresa. O que é considerado nesta avaliação? Orientação a processos, liderança de equipe, conhecimento técnico e compromisso com os valores da empresa,orientação a resultados, estratégica ,foco no cliente e competência do negócio.
Pesquisa de Clima na Magazine Luiza: A cada 18 meses os colaboradores assim como os líderes e gestores são convidados a dizer como se sentem em relação a empresa de forma anônima. Os canais por onde essa pesquisa acontece são internos: Radio, Portal e Tv Luiza. É analisado o grau de satisfação dos colaboradores como uma forma de medir se os investimentos em pessoas estão funcionando. É respondido um questionário com aproximadamente 70 questões disponível no Portal durante um mês. O colaborador também recebe uma carta de Ética e Conduta para saber o que pode ou não ser feito dentro da empresa que possa acarretar em uma possível demissão. Todo processo de admissão é feito pelo próprio Departamento de Pessoal.
Na admissão são exigidos os documentos frequentes como : •atestado médico admissional; •carteira de identidade; foto 3×4; • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); •cartão de identificação do contribuinte no Cadastro de Pessoa Física (CPF); • título de eleitor •cartão de inscrição no Programa de Integração Social (PIS); •certificado de reservista, caso o trabalhador tenha menos de 45 anos; •cópia do comprovante de residência; •cópia do comprovante de escolaridade; •CNH, para cargo ou profissão que exija a utilização de veículos; •cópia da certidão de casamento, se for o caso; •cópia da certidão de nascimento de filhos de até 21 anos; •carteira de vacinação dos filhos menores de 7 anos; •comprovante de frequência escolar dos filhos maiores de 7 anos; •atestado de invalidez dos filhos de qualquer idade, se for o caso.
Sobre a introdução do colaborador é feito um treinamento de integração para conhecer as necessidades da área e da função. Demissão: Assim como a admissão a demissão também ocorre pelo Departamento da empresa, é feita uma entrevista com o colaborador para entender melhor sua saída ou justificála dependendo do motivo do desligamento. Envolve cargos exclusivos de desenvolvedores como analistas de sistemas, infraestrutura,redes,segurança da informação,mobile e outros. Atendimento Envolve cargos voltados para o relacionamento com o cliente. Onde as competências exigidas são voltadas para perte de comunicação, relacionamento interpessoal e foco no cliente. Jovens talentos São separados por cargos e programas de Estágio, Jovem Aprendiz e Trainee. Fintech Envolve cargos voltados para a parte de serviços e produtos financeiros (contas digitais,split de pagamentos, saques e transferências,pix,cartões,gestão de recebíveis,pagamentos corporativos e outros).
O treinamento também possui a fase de estágio técnico, são 15 dias aprendendo sobre técnicas de vendas, conhecimento sobre os produtos e serviços,sistemas e procedimentos. Também se relacionam com os clientes. Existem ainda o Programa de inclusão de pessoas com deficiências e o de alta performance para PCDS. SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO A empresa possui um Núcleo Social e Benefícios que conta com profissionais qualificados para atender as demandas dos colaboradores tanto em âmbito assistencial quanto educativo. A empresa possui uma central de atendimento em Gestão de Pessoas para casos assistenciais. É feito um cadastro e análise e após o colaborador recebe acompanhamento médico por uma equipe composta por enfermeiros,assistentes sociais,nutricionistas e outros especialistas quando for necessário.
Destina-se àqueles que têm convênio médico assim como dependentes e agregados que apresentem patologias, podendo ser por exemplo: diabetes,obesidades doenças pulmonares, hipertensão , etc. A empresa ainda tem os benefícios de Plano de continuidade assistencial , remoção aérea, atendimento médico telefônico, auxílio para psicoterapia,seguro viagem,auxílio farmácia,assistência odontológica,previdência privada, empréstimos consignados, antecipação do 13º salário, plano de saúde para demitidos,apoio a saúde da mulher,todos com o intuito de trazer qualidade de vida para os colaboradores e suas famílias. A CIPA realiza treinamentos frequentes sobre a prevenção de acidentes na empresa e doenças e atua junto com o Núcleo Social. CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÃO Em virtude dos fatos mencionados, temos a conclusão de que a Magazine Luiza Iniciou em 1957 na cidade de Franca (interior de São Paulo), o casal de vendedores Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato inauguraram uma pequena loja de presentes.
Eles possuem projetos que visam ações de bem-estar sendo muito importante para todos da equipe, tanto na área operacional visando os riscos de acidentes quanto no administrativo com riscos econômicos. Mediante o desenvolvimento do trabalho, o grupo concluiu que a empresa Magazine Luiza vem crescendo diariamente, mas sempre visando a importância da diversificação, o bem-estar de seus colaboradores e fazendo sempre o melhor para o seu time de funcionários. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE QUEIROZ,Victor Lima. BORGES DOS REIS,Carolina Maiolino. Omnichannel: A estratégia próspera dos negócios em um mundo cada vez mais conectado. br:8081/jspui/handle/123456789/296> Acesso em 27 de Maio,2022 MAGALU CARREIRAS,Como nos dividimos. Disponível em: https://carreiras. magazineluiza. com. br/#divisoes. com/company/magazine-luiza/]. Recuperado em 18 de Maio de 2022.
MAGAZINE LUIZA RELAÇÃO COM INVESTIDORES,Código de Ética e Conduta. Disponível em:https://ri. magazineluiza. Acesso em: 28 de Maio,2022. KICH,Mara Cristine. HOFFMANN,Eliza. NASCIMENTO,Marcelo. ANÁLISE DOS INDICADORES ECONÔMICO FINANCEIROS DAS EMPRESAS VAREJISTAS MAGAZINE LUIZA E VIA VAREJO.
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