PORTFÓLIO ANÁLISE DE AULAS E METODOLOGIAS ATIVAS - TRABALHO INÉDITO

Tipo de documento:Portfólio Unopar

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

PASSO 3 A importância do uso das metodologias ativas no ensino de Geografia. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8 REFERÊNCIAS 10 1 INTRODUÇÃO A proposta de Produção Textual Interdisciplinar desse semestre apresenta a temática “Análise de aulas e Metodologias ativas” Tal discussão visa proporcionar aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos ao longo do semestre corrente. A Situação Geradora de Aprendizagem traz um desafio no qual o acadêmico dever analisar uma das duas aulas de geografia apresentadas cujas temáticas são Agronegócio no Brasil e Crescimento Demográfico. Além disso, requer o desenvolvimento de atividade avaliativa para o tema da aula escolhida. Para atender aos requisitos solicitados neste portfólio interdisciplinar, o tema selecionado foi agronegócio e será desenvolvido segundo as orientações da instituição na buscar de atender com excelência a atividade proposta.

Além de levantar conceitos básicos de forma mais generalista dados referentes ao agronegócio local e regional deveriam ser explorados. A atividade proposta no decorrer das abordagens conceituais do tema agronegócio no Brasil faz uma reflexão sobre a evolução da exportação de soja. O docente para tornar o aluno mais ativo na busca de conhecimento, utilizando como referência a soja, poderia solicitar dos alunos que buscassem e apresentassem dados que mostrassem a produção, a exportação e as tecnologias empregadas na produção e escoamento da soja. Vários encaminhamentos metodológicos poderiam tornar a aula mais dinâmica e atrativa. Um exemplo é a metodologia ativa sala de aula invertida que consiste no envio prévio de materiais sobre o tema; chegando em sala o docente poderá fazer uma roda de conversa para explorar os conhecimentos adquiridos com os materiais.

Minervino e Silvana (2018) alertam que o papel do aluno passivo é um dos problemas educacionais na atualidade. E lembram ainda que a disciplina geografia historicamente tem se apresentado uma matéria decorativa impregnada pela pedagogia tradicionalista. Desta forma, é emergente a expansão e exploração das metodologias ativas no ensino da geografia escolar. Sobre a importância das metodologias ativas, Valente, Silva e Geraldini (2017) explicam que elas auxiliam a prática do docente e torna a aprendizagem significativa em todos os níveis de ensino. Richartz (2015) concorda com os autores anteriores, e complementa que as metodologias ativas personificam a educação de acordo com o contexto em que a escola se insere, de forma, a dar mais significado para o aprendizado. destaca que “o ensino da Geografia embasado na utilização de diferentes recursos didáticos favorece aos discentes, maior compreensão sobre o espaço geográfico e a realidade base de suas vivências”.

Os autores ainda destacam que “a inserção da variedade de linguagens e diferentes métodos nas aulas torna a apreensão da ciência geográfica mais significativa na construção do conhecimento”. Calai (2015) considera que há um “atraso” em relação aos interesses dos jovens pelo mundo, para diminui-lo os educadores devem se perguntar a quem se destina a educação e se existe algo que seja proposto pela escola como exigência e expectativa da sociedade. As aulas devem ser de forma que os alunos possam engajar-se e questionarem o que lhes é proposto, a partir da forma e da substância do processo de aprendizagem. Evidentemente o direito à educação, representa um dos pilares que sustenta o Estado social de Direito reconhecido e legitimado pela Constituição. Metodologias Ativas: um caminho para inovar as práticas pedagógicas.

Programa de Apoio à Iniciação Científica - PAIC 2016-2017. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Acesso em: 26 out. MACIEL, Cássia Emídio et al. Utilização de Metodologias Ativas no processo de ensino-aprendizagem. XV Seget, Indústria 4. e o uso das tecnologias digitais, 30, 31/10, 01/11 de 2018. A metodologia ativa e seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação- São Paulo, v. n. Jan. VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; GERALDINI, Alexandra Flogi Serpa.

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