Portfolio ATIVIDADE PRÁTICA - CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES

Tipo de documento:Portfólio Unopar

Área de estudo:Outro

Documento 1

Procedimentos. Avaliação dos resultados. ATIVIDADE PROPOSTA 2. MICROBIOLOGIA. ODONTOLOGIA. Segurança do experimento: Nesta etapa foram realizados os procedimentos de higienização e segurança, neste momento foram colocados os equipamentos de proteção individual (EPIs) – jaleco e luvas. Ativando os comandos e conhecendo o microscópio: Neste momento foi observado o nome de cada componente o relacionando com o seu funcionamento, afim de auxiliar no manuseio do microscópio. Visualizando a lâmina com o microscópio: Nesta etapa o microscópio foi ligado e a lâmina posicioonada sobre a platina, com atenção as instruções para movimentação do revólver ou para efetuar as configurações de posicionamento dos parafusos, condensador ou diafragma. A lâmina foi visualizada na objetiva de 4X, 10X e 40X. Utilizando a objetiva de 100x: Para a visualização na objetiva de 100x foi utilizado o óleo de imersão gotejado sobre a lâmina.

Tendo em vista o experimento realizado, qual a função do condensador? R. O condensador faz parte do sistema de iluminação do microscópio, atua no direcionamento dos raios de luz para o objeto a ser observado, e por uma fonte de luz, que no experimento em questão é direta conectada à eletricidade. O condensador possui um diafragma com a finalidade de controlar a quantidade de luz desejada, assim é o condensador que controla o foco e o posicionamento de luz sobre o objeto analisado. Por que é importante o emprego do óleo de imersão quando é utilizada a objetiva de 100X? R. A utilização do óleo de imersão quando se é utilizada a objetiva de maior ampliação, de 100x é importante porque o óleo de imersão serve para prevenir dados pelo contato direto com a lâmina, garantindo o maior aproveitamento da luz que incide na lente, considerando que o óleo apresenta o mesmo índice de refração que a lente, pois assim, os raios de luz não sofrem desvios.

Por se tratar de uma área bucal, são tecidos com produção de muco, assim é perceptível várias camadas de epitélio estratificado. EPITÉLIO DE REVESTIMENTO INTERNO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO NÃO QUERAINIZADO TECIDO CONJUNTIVO CAMADA SUPERFICIAL DO EPITÉLIO CAMADA ESPINHOSA DO EPITÉLIO CAMADA BASAL DO EPITÉLIO 2. BIOLOGIA Mitose raiz de cebola Lâmina evidenciando o processo de mitose celular. Na lâmina podemos observar as células eucariontes vegetais, com formatos bem definidos onde é notável a presença de uma parece celular mais rígida sobrepondo a membrana plasmática. É notável a presença de vacúolos ocupando um grande volume celular e também pode-se observar no núcleo o conjunto cromossômico. Segurança do experimento: Nesta etapa foram colocados os equipamentos de proteção individual localizados no “Armario de EPIs”.

Preparando o experimento: Neste momento foi preparado a capela de exaustão abrindo a janela, acendendo a luz interna e ligando o exaustor. Logo depois, todos os itens necessários ao experimento foram colocados dentro da capela. Analisando os indicadores ácido-base: Nesta etapa, o ácido clorídrico foi colocado no béquer 1, pipetado uma amostra da solução para ser colocada no tubo de ensaio 1. Foi coletado mais solução, para repetir o procedimento anterior nos tubos 2 e 3. Os EPIs foram guardados e o experimento foi encerrado. Avaliação dos resultados 1. Com relação a mistura promovida ao adicionar os indicadores de cor ao ácido clorídrico, descreva as mudanças de cor, caso observada, para: • Fenolftaleína: não houve mudança de cor, ficou um liquido branco, meio transparente.

• Alaranjado de Metila: o líquido ficou alaranjado. • Azul de Bromotimol: líquido adquiriu uma coloração amarelo esverdeado.

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