PROJETO DE EXTENSÃO I PEDAGOGIA

Tipo de documento:Portfólio Unopar

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. COMPETÊNCIAS: I - Identificar e problematizar questões inerentesa Pedagogia, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos; II - Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais; III - Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos. PERFIL DO EGRESSO: O perfil do egresso do curso de Pedagogia - Licenciatura Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento.

A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. Porto Alegre: Grupo A, 2021. TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020. SANT'ANNA. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020. RELATÓRIO FINAL: Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.

Quinto momento: Grupo de apoio terapêutico Para essa parte, será fundamental uma conversa previa com os alunos, demonstrando qual é o objetivo e como se dá uma terapia de grupo de apoio. A intenção do grupo de apoio é gerar um ambiente harmônico, onde os alunos podem se abrir para conversarem e falarem sobre os seus problemas ou sobre qualquer assunto que querem falar, se julgamentos ou expectativas, é apenas um local para desabafar e encontrar apoio através da companhia de pessoas que podem estar passando por o mesmo conflito, ou semelhante. É importante frisar que os alunos não são obrigados a participar desse grupo de apoio, apenas o que sentirem vontade de ir. Todas as atividades serão importantes para facilitar o aprendizado e entendimento dos jovens e adultos, bem como, servirá para que o educador aja como orientador e motivador.

Desse modo essas atividades proporcionam uma interação entre alunos e professores, proporcionando uma relação de cidadania e auxílio mútuo entre eles. Por essa razão é fundamental que os educadores busquem compreender a história de vida de cada aluno e da sua vivencia familiar e social, para que posso encontrar a melhor maneira de alcançar esse aluno e transmitir uma educação de qualidade, conseguindo acessar as potencialidades e desenvolver as habilidades necessárias para que esse aluno consiga prosperar e receber o seu diploma de conclusão dos estudos. Depoimentos (se houver): Um relato relevante do gestor da instituição trouxe uma reflexão importante sobre a Educação de Jovens e Adultos, ele ressaltou que nossos objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030 não podem ser alcançados se não nos comprometermos com a educação de nossos filhos, bem como com a educação de adultos.

RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO: CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. Trazendo assim um exito na aplicação e satisfatória para todos os que foram contemplados com o projeto. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.

CAMARGO, P. S. A. M. de. A EJA e o preparo para o trabalho.  Brasil Escola, 2012. Disponível em: <http://brasilescola. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () (x) 6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () (x) 7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. Foi importante para minha formação profissional esse projeto de extensão, pois ampliou as concepções acerca do mercado de trabalho e a formação do aluno EJA. Foi possível observar que são inúmeros e diversificados desafios enfrentados no ensino de jovens e adultos, por isso a sugestão, mesmo que em forma de ação sucinta foi importante pois prepara o educando para o que irá ser enfrentado no cotidiano de atuação do campo.

90 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download