Plano de Comunicação/Marketing - Marketing Multinível
Tipo de documento:Plano de negócio
Área de estudo:Marketing
Este é um tópico importante porque desde 1979, centenas de milhões de participantes deste tipo de negócio têm agregado centenas de bilhões de dólares em todo o mundo. E se esses participantes foram beneficiados ou vitimados é um tema de debate importante entre aqueles que veem o marketing multinível como um negócio legítimo de venda direta ou oportunidade de negócio em casa. Mas existem também aqueles que o vêm como um modelo de negócio inerentemente falho e fraudulento, causando em quase todos os participantes perdas, e que apenas enriquece os fundadores e os que estejam perto do topo de suas respectivas pirâmides de participantes. Realmente esta é uma discussão muito acirrada e aqui neste trabalho não será tomado partido de nenhum lado, pois a empresa em questão apresenta-se como de marketing multinível legítimo e possui no Brasil todas as credenciais legais para agir no mercado.
O trabalho em seu inicio apresentará uma parte teórica abordando os princípios e a teoria do Marketing. Worldwide, thousands of consumers are approached daily with promises of income and independence from adhering to one of these multilevel marketing. This is an important topic because since 1979, hundreds of millions of participants in this type of business have aggregated hundreds of billions of dollars worldwide. And whether these participants were benefited or victimized is an important debate topic among those who see multilevel marketing as a legitimate direct selling business or home business opportunity. But there are also those who see it as an inherently flawed and fraudulent business model, causing almost all participants losses, and that only enriches the founders and those close to the top of their respective pyramids of participants.
Indeed this is a very fierce discussion and here in this work will not be taken advantage of either side, because the company in question presents itself as of legitimate multilevel marketing and has in Brazil all legal credentials to act in the market. PLANO DE COMUNICAÇÃO 27 CAPÍTULO 2 38 1 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO DO GRUPO HINODE 39 2 ANÁLISE DA POSIÇÃO COMPETITIVA 42 CAPÍTULO 3 55 1 PESQUISA 55 CONCLUSÃO 68 REFERÊNCIAS 69 INTRODUÇÃO Ter um produto ou serviço excelente é condição necessária, porém não suficiente para o sucesso. Tão importante quanto ter o que vender é dominar os processos de como esse produto chegará ao mercado. A incessante procura por fontes de vantagem competitiva sustentável tem levado as empresas a pensar em conceitos inovadores de produtos, novos processos, a fazer uso do inesgotável arsenal de tecnologia disponível a custos cada vez mais acessíveis, marcas mais fortes para conquistar e manter o interesse dos clientes e métodos de gestão mais eficazes para lidar com os recursos da empresa e torná-los mais produtivos.
Dentre todas as descobertas oriundas dessa busca, uma tem se provado como de importância ímpar, não somente pela capacidade de gerar vantagem competitiva em si mesma, como também para que as outras descobertas possam se tornar concretas para o cliente final: a capacidade de chegar até o mercado com os produtos e serviços, rapidamente e eficientemente, despertando o desejo de compra do cliente e permitindo que ele seja atendido com qualidade, aonde mais lhe convém. Em última análise, ter uma estratégia de canais capaz de gerar vantagem competitiva. O que é marketing O Marketing é o processo de ensinar aos consumidores por que eles devem escolher seu produto ou serviço e não escolher seus concorrentes. Se uma empresa não está fazendo isso, ela não está fazendo o marketing.
A chave é encontrar o método de marketing certo e definir a mensagem de marketing correta para usar, educar e influenciar seus consumidores. As empresas cometem o erro de pensar que o marketing é apenas "uma coisa", mas o marketing é tudo o que o consumidor encontra quando se trata de seu negócio, desde a publicidade, o que eles ouvem, ao serviço ao cliente que recebem. Então, todo cuidado deve ser tomado com o que se fornece. Ele busca colher informações que possam proporcionar a compreensão de percepções, crenças, atitudes sobre um tema, produto ou serviços (LENY, 2009, P. Se o nível de interesse é alto, os comerciantes podem então vender produtos em uma base limitada para rastrear as vendas. Se as vendas de produtos forem altas, os produtos serão lançados a nível nacional.
Antes de os produtos irem ao mercado, as empresas devem decidir quais estilos, tamanhos, sabores e aromas devem vender e os projetos de embalagem que devem usar. Os consumidores muito contribuem para essas decisões (FERREL et al, 2000). É como e onde os produtos são vendidos. As empresas de produtos de consumo, por exemplo, vendem aos atacadistas que, por sua vez, vendem aos varejistas. No mercado industrial, o processo de compra é mais longo e envolve mais decisores. Algumas empresas também vendem produtos ou serviços a nível local, enquanto outros vendem a nível nacional e internacional. Todas as decisões de distribuição fazem parte do processo geral de comercialização. Deste modo, o marketing é algo que informa, faz interesses e faz com que as pessoas tomem decisões de compra (Eisingerich et al, 2015).
Por ser atualmente o tipo de marketing que mais têm demostrado interesse do consumidor, identificaremos a seguir o que é o marketing digital e social, muito importantes para as empresas terem conhecimento e dele tirarem proveito se desejarem influenciar seus consumidores para comprarem seu produto. Marketing de conteúdo O marketing de conteúdo é o gerenciamento dos conteúdos disponíveis nos diversos sites da Internet para envolver visitantes, seguidores e clientes. Qualquer meio que esteja em uma página web ou rede social pode constituir a base do conteúdo (REZ, 2016). Existem muitos exemplos dessas ferramentas e abordagens, com o conteúdo podendo estar relacionado ao material em redes sociais como o Facebook, a transmissão social através do iTunes ou do Spotify, a publicação social, como blogs ou um site pessoal, o conhecimento social, como a Wikipedia, sendo que a mídia de conteúdo ainda pode incluir pesquisas sociais, como a pesquisa de produtos do Google e muitos outros exemplos, como sites de marcadores sociais, incluindo o Reddit (REZ, 2016).
No Brasil, os dados da Agência Brasil (2016) demonstram que 58% dos brasileiros usam a Internet. A Mídia Social tem alimentado parte desse crescimento: em todo o mundo existem agora mais de 2 bilhões pessoas usando a mídia social em 2014 (We are social, 2014) e o Facebook sozinho teve aproximadamente “2. bilhões de usuários ativos mensais em 31 de dezembro de 2017” (Facebook, 2017). Claramente, as pessoas estão expondo-se cada vez mais à mídia digital e social. E fazem isso por diversos motivos, e está incluso os seus papéis como consumidores, em busca de informações sobre produtos, a compra e o consumo e a comunicação com outras pessoas sobre suas experiências. Os programas de marketing de rede apresentam um baixo investimento inicial - geralmente apenas algumas centenas de dólares para a compra de um kit de amostra de produto e a oportunidade de vender uma linha de produtos diretamente para amigos, familiares e outros contatos pessoais.
A maioria dos programas de marketing de rede também pede aos participantes que recrutem outros representantes de vendas. Os recrutas constituem o downling ou a parte mais abaixo do representante e suas vendas geram renda para aqueles acima deles no programa. O marketing de rede é um modelo de negócios que depende de uma rede de distribuidores para crescer um negócio. O marketing de rede geralmente envolve o uso de três tipos básicos de estratégias sistemáticas para ganhar dinheiro: • Geração de leads: para localizar novas perspectivas; • Recrutamento: adicionando clientes e/ou parceiros comerciais à rede; • Construção e gerenciamento: métodos que são usados para treinar, motivar e gerenciar os recrutas. E quando esses distribuidores contratam distribuidores próprios, a primeira pessoa que começou esta rede ganhará dinheiro com a renda que eles geram também.
Os distribuidores que a pessoa inscrever com o seu plano de marketing multinível e os que eles assinam por sua vez são chamados de downline. O distribuidor que originalmente recrutou a pessoa e quem está acima dele na cadeia de recrutamento é chamado de upline, como pode ser visto na Figura 3. Muitas vezes, o distribuidor que recruta investe em alguma ajuda para que a pessoa possa começar, o incluindo treinamento (SOUZA e CAPDEVILLE, 2014). Um dos principais motivos de o marketing de multinível ser popular é que a maioria destes programas operam com uma promessa de que o céu é o limite aliado à promessa de ganhos altos com baixo investimento inicial. • Lei de Mediação nº 13. e a alteração da Lei de Arbitragem: nº 13. • Códigos de ética, regulamentos internos, Normas e Contratos das empresas multiníveis; • Projeto de Lei do Marketing Multinível: nº 6667/13 que tramita apensado ao nº 6170/13.
PIRÂMIDE FINANCEIRA As chamadas pirâmides financeiras custaram a muitas pessoas suas economias arduamente conquistadas. O conceito por trás delas é simples, no entanto, são frequentemente apresentadas aos investidores de forma disfarçada. O processo continua até que a base da pirâmide não seja mais forte o suficiente para suportar a estrutura superior, e não há mais recrutas (BERGO; HARO, 2014). Figura 4 – Esquema de Pirâmide Financeira Fonte: PELOTAS 13 HORAS (2004) O problema é que o esquema não pode continuar para sempre, porque há um número finito de pessoas que podem se juntar ao esquema (mesmo que todas as pessoas do mundo se juntem). As pessoas são enganadas ao acreditar que, dando dinheiro, farão mais dinheiro. No entanto, nenhuma riqueza foi criada, nenhum produto foi vendido, nenhum investimento foi feito e nenhum serviço foi fornecido (FLORINDO, 2015).
A fraude reside no fato de que é impossível que o ciclo se sustente, então as pessoas perderão seu dinheiro em algum lugar da linha. Claro, os esquemas não levam tanto tempo. Eles colapsam mais cedo à medida que a realidade se aproxima ou as autoridades se aproximam (BERGO; HARO, 2014). COMO DETECTAR UM ESQUEMA DE PIRÂMIDE No esquema clássico da pirâmide, os participantes tentam ganhar dinheiro apenas recrutando novos participantes, geralmente onde: • O promotor promete um alto retorno em um curto período; • Nenhum produto ou serviço genuíno é realmente vendido; • A principal ênfase é o recrutamento de novos participantes. Os fraudulentos frequentemente promovem esquemas piramidais através de redes sociais, publicidade na Internet, sites de empresas, apresentações em grupo, chamadas em conferência, vídeos do YouTube e outros meios.
Estes promotores podem ter grandes dimensões para tornar o programa parecido com um negócio, como um programa de marketing multinível legítimo. Não importa quantos se juntem, o nível inferior sempre terá 88% dos participantes que acabarão por perder. Se a pessoa aceita que o esquema é ilegal, mas acredita que as perdas são em grande parte inofensivas, deve-se considere o seguinte: se o esquema exige que cada pessoa inscreva apenas oito outras, pelo sexto nível (começando com apenas uma pessoa no primeiro nível), haverá seja 37. pessoas envolvidas. Nesse número, 32. pessoas estarão no nível de perda inferior. A Comissão de Valores Imobiliários, CVM, publicou em seu portal, uma cartilha para que o consumidor saiba identificar e diferenciar um esquema de pirâmide de uma venda de marketing de multinível.
Ou seja, a preocupação com esse tipo de negócio é muito grande, pois ele onera em muito a economia de um país (CVM, 2018). Atualmente quem regulamenta as empresas de vendas diretas no país é a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), na qual adotou o código de conduta da World Federation Direct Selling Association (WFDSA) apoiando tanto a venda direta como o Marketing Multinível. No Brasil ainda tramita legislações especificas sobre o marketing multinível, entretanto com o crescimento de empresas com base em pirâmides como se fossem de marketing multinível induziu o governo a se articular e explicar aos cidadãos a diferença entre ambas. O país engatinha nessa questão, porém já existem dados e informações que o governo disponibiliza para consultas.
OS MOTIVOS PARA SE DESENVOLVER UM PLANO DE COMUNICAÇÃO • Um plano de comunicação irá permitir a segmentação da comunicação com precisão, proporcionando uma estrutura que irá determinar quem se precisa alcançar e como; • Um plano pode ser de longo prazo, ajudando na descrição de como aumentar o perfil da empresa e refinar sua imagem na comunidade ao longo do tempo; • Um plano tornará os esforços de comunicação da empresa mais eficientes, eficazes e duradouros; • Um plano torna tudo mais fácil, pois passar algum tempo planejando no início, vai fazer com que se economiza muito tempo depois, pois pode-se saber exatamente o que se deve fazer em qualquer momento do processo (LUPETTI, 2000). Assim que a organização começar a planejar seus objetivos e atividades, também deve começar a planejar maneiras de comunicá-los, pois a comunicação bem-sucedida é um processo contínuo, não um evento único.
Sendo útil em todos os pontos do desenvolvimento da organização, podendo ajudar a divulgar uma nova organização, renovar o interesse em um programa de longa data ou ajudar a atrair novas fontes de financiamento (LUPETTI, 2000). De acordo com Kotler (2000), na promoção de uma comunicação eficiente, os profissionais de marketing devem entender os principais elementos que formam essa comunicação, conforme esquematizado na Figura 4: Figura 5 – Elementos do processo de comunicação Fonte: KOTLER (2000, p. Segundo o autor, o trabalho do emissor é comunicar sua mensagem ao seu público-alvo, sendo estes os principais problemas: 1. Identificar o público-alvo A análise da imagem, de acordo com Kotler (2000), é a avaliação sobre a imagem atual da empresa (o conjunto de crenças, ideias e impressões que uma pessoa possui em relação a um objeto.
As atitudes e ações das pessoas em relação a um objeto estão altamente condicionadas pela imagem desse objeto) ou produtos: • Escala de familiaridade: ouvir e conhecer na medida certa; • Escala de favorabilidade: muito desfavorável, um pouco desfavorável, indiferente, um pouco favorável, muito favorável, nesta escala; • Diferencial semântico: ferramenta usada para pesquisar o conteúdo específico da imagem, envolvendo as seguintes etapas: 1. Desenvolvimento de um conjunto de dimensões relevantes, que deve ser feito para que os clientes identifiquem as dimensões que usariam para pensar em um projeto. Por exemplo, as pessoas pensam sobre cuidados de saúde quando a pergunta envolve um sobre um hospital; 2. Redução do conjunto de dimensões relevantes; 3. A formulação de mensagens requer a resolução de quatro problemas: • Conteúdo da mensagem - o que dizer ao público-alvo.
Ao determinar a melhor mensagem, quer recurso, tema, ideia ou proposição de venda única; • Apelo racional - apelo ao interesse próprio do público; • Apelo emocional - tentar despertar emoções negativas ou positivas que motivem a compra; • Recurso moral – direcionado ao que é certo e apropriado. A estrutura da mensagem remete ao como dizer mensagem: • Ambiguidade de Estímulo - os melhores anúncios fazem perguntas e deixam o público chegar a conclusões; • Argumentos dos dois lados - elogiar as vantagens e as deficiências dos produtos. Adequado quando o produto deve superar algum tipo de negatividade. Tendem a trabalhar melhor com um público educado; • Argumentos unilaterais - apenas elogio ao produto. Criar líderes de opinião fornecendo determinadas pessoas com o produto em termos atraentes; 3.
Trabalhar através de influentes da comunidade, jóqueis de disco, presidentes de classe, etc. Usar pessoas influentes em publicidade e depoimentos; 5. Desenvolver publicidade que tenha alto valor de convencimento; 6. Desenvolver canais de referência de boca a boca; 7. Decisão de como será avaliado o plano e seu ajuste com base nos resultados da realização. Promoções Ainda em conformidade com a visão de Kotler (2000), as empresas devem se utilizar, para o planejamento de sua comunicação, de cinco ferramentas pertinentes ao marketing, que são a propaganda, a promoção das vendas, as relações públicas e a publicidade. A tudo isso ele nomeia de Promoção. Estabelecendo um Orçamento de Promoção Total Kolter (2000) resume esta questão da decisão sobre o orçamento em quatro maneiras ou métodos.
São elas: 1. Publicidade - algumas qualidades que se distinguem são: a) Apresentação pública – a propaganda é um modo de comunicação altamente público; b) Persuasão - é um meio persuasivo que permite ao vendedor repetir uma mensagem muitas vezes; c) Expressão ampliada - dramatizar o produto e a empresa através da arte, cor e som; d) Impessoalidade - não é tão atraente quanto o representante de vendas da empresa; e) Publicitários - anúncios impressos projetados para se parecerem com artigos de jornal; f) Infomerciais. Promoção de vendas - diversificada. Oferecer três benefícios distintos. Use promoções de vendas para criar uma resposta mais forte e rápida. Os efeitos são úteis para a estratégia de curto prazo: a) Comunicação - ganha atenção e geralmente fornece informações que levam o consumidor ao produto; b) Incentivo - incorporar concessão ou incentivo que dê valor ao cliente; c) Convite - incluir um convite distinto para participar da transação agora.
Estratégia Kotler evidencia 2 estratégias básicas na tomada de decisão da comunicação, que são a estratégia push (pressão) versus a estratégia pull (atração) envolve atividades de marketing de fabricantes (força de vendas e promoção comercial) direcionadas para intermediários dos canais, onde o objetivo é induzir o intermediário a encomendar e levar o produto e promovê-lo aos usuários finais. Adequado onde há pouca fidelidade à marca em uma categoria, a escolha da marca é feita na loja, o produto é um item de impulso ou os benefícios do produto são bem compreendidos. Já a estratégia de puxar envolve as atividades de marketing (publicidade e promoção do consumidor) dirigidas aos usuários finais. O objetivo é induzi-los a pedir ao intermediário o produto e, assim, induzir o intermediário a solicitar o produto do fabricante.
Adequado quando há alta fidelidade à marca e alto envolvimento na categoria, pois as pessoas percebem as diferenças entre marcas e as pessoas escolhem a marca antes de irem à loja. • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo: prestação de serviços combinados de escritório e apoio administrativo aplica-se em grande parte às empresas, através de serviços terceirizados sob contrato. Envolve primordialmente atividades de cunho rotineiro, como recepção, planejamento contábil-financeiro, despacho e arquivamento de documentos e até mesmo serviços prestados por escritórios virtuais. • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros: classe que engloba as diversas categorias de ativos intangíveis. As patentes, por exemplo, são um tipo de ativo que não pode ser lidado como uma propriedade qualquer. Há diversos marcos regulatórios e uma grande legislação específica que a empresa deve levar em conta para ter uma gestão adequada.
Vale destacar que o chopp costuma ser manuseado e armazenado em barris ou kegs, enquanto as cervejas (que são os chopps pasteurizados) são armazenadas em garrafas de vidro ou latinhas de alumínio, enquanto os refrigerantes ainda podem ser encontrados em garrafas pet de plástico, vidros reutilizáveis e latas. ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO A Empresa está domiciliada e estabelecida no Brasil desde o ano de 1988 na Capital do Estado de São Paulo como uma empresa domiciliar de venda direta de cosméticos. Em maio de 2012 a empresa seguiu o sistema de Marketing Multinível, adaptando-o ao seu negócio altamente vantajoso (LIMEIRAHINODE, 2016). MISSÃO, VALORES E VISÃO Missão: “Oferecer às pessoas a oportunidade para mudarem de vida, proporcionando a realização de seus sonhos através do nosso modelo de negócio e disponibilizar aos nossos consumidores, produtos de qualidade assegurada”.
Valores: • “SEM ESFORÇO NÃO HÁ RESULTADO - Não tem milagre. Para nós, tudo isso é apenas o começo”. Visão: “O marketing multinível é um dos grandes modelos de negócio do mundo. Ele é a base de várias empresas de sucesso, incluindo a Hinode. Nesse modelo, cada um tem a chance de construir sua própria rede e aumentar seus ganhos conforme mais pessoas participam”. ANÁLISE DA POSIÇÃO COMPETITIVA 2. Minha saúde depende só de mim. Sou eu, minha consciência e minhas escolhas. E a cidade é o cenário de cada desafio e cada conquista. Ativa é a minha rotina. E a disposição a mais é para ir além. a mais do que tinha quando começou o seu negócio em 1988 e um faturamento de mais de 2,56 milhões de reais (Figura 9) (Diário do comércio, 2017 e ESTADÃO, 2017).
Figura 9 – Crescimento da Hinode Fonte: ESTADÃO (2017) 2. HISTÓRICO DO MERCADO DE ATUAÇÃO O marketing de rede (também conhecido como marketing multinível) hoje é uma indústria de 760 bilhões de reais. Com mais de 90 milhões de pessoas envolvidas e dezenas de milhares de pessoas se envolvendo cada ano, esse tipo de negócio está rapidamente se tornando um local para se trabalhar (CASTRO, 2014). Um homem chamado Carl Rehnborg estava na China entre 1917 e 1927 e foi apresentado a um produto de suplemento alimentar e o benefício adicional de saúde que ele daria às pessoas. Já na venda direta as pessoas estão apenas vendendo produtos para as pessoas face a face. A grande diferença entre a venda direta e o marketing de rede é que as pessoas não recebem pagamentos em vários níveis de profundidade, como faz o marketing multinível.
A empresa de venda direta mais famosa é a Avon. Figura 11 – Modelo de negócio marketing de rede Fonte: Elaborado pelo próprio autor (2018) De acordo com especialista a razão pela qual o marketing de rede está crescendo a passos exponenciais é porque as pessoas realmente estão começando a perceber que a segurança do trabalho já não existe e que o mercado de trabalho está diminuindo, assim como a população mundial está começando a explodir. Estes especialistas acreditam que o marketing de rede é sobre a construção de redes de pessoas e que a medida que a população aumenta, isso vai se adequar a esse tipo de modalidade comercial. Uma das maneiras mais utilizadas na definição desses ambientes é por meio de análise da matriz SWOT, Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) que foi elaborada por professores da Harvard Business School (kotler, 2000).
Pontos fortes são os elementos de uma empresa que lhes oferece vantagem competitiva. Estes podem variar entre os pontos fortes do produto e os pontos fortes estratégicos. As fraquezas são o oposto dos pontos fortes. Eles são os elementos de uma empresa que os coloca em desvantagem competitiva. Figura 14 – Matriz de Swot Fonte: KOTLER (2000) 2. Análise do ambiente externo • Oportunidades - A crise no econômica pela qual passa o país apresenta-se como uma grande oportunidade, pois o aumento do número de pessoas desempregadas eleva a procura por trabalhos alternativos. • Ameaças: • Empresas que trabalham no mercado tradicional vislumbraram as oportunidades do marketing multinível imediatamente realizaram estudos estratégicos para entrarem neste mercado. Grandes empresas como a Coca-Cola e TAM já estão entrando com linhas de produtos.
Além disse, invasões de linha abaixo podem ocorrer a qualquer momento; • Linhas descendentes são referidas como um grupo de distribuidores que trabalham e se beneficiam umas das outras. A compensação é o principal fator motivador para os distribuidores; • A retenção de distribuidores é um problema em toda a indústria. Como é fácil para um distribuidor se juntar a uma empresa, é tão fácil sair. Este modelo de distribuição funciona melhor para produtos ou serviços que são consumíveis. Isso cria pedidos repetidos que, idealmente, podem ser configurados em um ciclo mensal. Funciona melhor para produtos entre R$ 30,00 a R$ 100,00, o que torna acessível para os clientes e ainda é rentável para a empresa. A pesquisa quantitativa usa dados mensuráveis para formular fatos e descobrir padrões na pesquisa.
Os métodos quantitativos de coleta de dados são muito mais estruturados do que os métodos de coleta de dados qualitativos. Métodos de coleta de dados quantitativos incluem várias formas de pesquisas - pesquisas online, pesquisas de papel, pesquisas móveis e pesquisas em quiosque, entrevistas face-a-face, entrevistas telefônicas, estudos longitudinais, sites interceptores, enquetes online e observações sistemáticas (VERGARA, 2008). A PESQUISA DA HINODE O consumidor é considerado o elemento central que decide a saída de uma empresa comercial. São eles que compram e usam produtos e serviços. Especificamente, os objetivos da pesquisa incluem os seguintes: • Definir a situação atual do negócio de marketing multinível do Grupo Hinode; • Identificar fatores que influenciam o comportamento do consumidor em relação ao marketing multinível; • Para recomendar soluções para aumentar as boas percepções do consumidor para profissionais de marketing em empresas multinacionais de marketing.
Alcance e limitação A pesquisa centra-se apenas no estudo da literatura sobre o comportamento do consumidor, e a pesquisa foi conduzida por meio de formulário do Google Formulários (Figuras abaixo) e enviada por e-mail a pessoas de diferentes de classes sociais e idades. Por este motivo, os comportamentos do consumidor podem não representar os comportamentos gerais dos consumidores em todo o país. Devido à falta de dados oficiais do setor de marketing multinível e à dificuldade de obter dados confidenciais de negócios internos de empresas multinacionais e nacionais de marketing, os dados usados nesta pesquisa podem não ser suficientes. Além disso, devido à limitação de tempo e dinheiro, a pesquisa deve ser realizada somente com tamanho de amostra pequeno. Ao contrário do setor de varejo, em no marketing multinível, o distribuidor é o núcleo "canal" de divulgação de informações e a comunicação interpessoal é o método que o distribuidor sempre usou para convencer e educar a perspectiva.
Embora possa não chegar a um monte de alvo de cada vez, mas cada comunicação ter lugar será uma qualidade com um maior retorno. O resultado indica que aproximação de sentido único entre o método de aproximação e a satisfação do distribuidor não é significativa. O método da aproximação está referindo-se ao método do indivíduo que está sendo aproximado com amigos, parentes, colegas de trabalho, sócios comerciais, meios sociais e assim por diante. O método de abordagem não faz qualquer impacto para a satisfação do distribuidor. Porém, significativo é o alto percentual de “Não confiei”. respondeu que não confiou no produto, ou pior, não confiou na marca. Isto é altamente ruim para o distribuidor, a falta de confiança do consumidor.
Figura 23 - Gráfico Resposta 4 A maioria das respostas afirma que não conhecem alguém que vende o produto e aliado ao conhecimento da marca é interessante. Como conheceu então a marca, deveria ser objeto de uma outra pergunta que não foi formulada. Diferentes grupos de pessoas são percebidas de forma diferente, assim pode ser uma alternativa o entendimento maior sobre os fatores de distinção que os afetam. Além disso, muitas áreas demográficas são significativas para exploração. A idade dos inquiridos pode ter tornado a resposta demasiadamente diferente, especialmente entre jovem e aposentados. O mercado está agora discutindo sobre o empreendedor que obtém sucesso no negócio. Há livros e referências que orientam a geração jovem a se envolver na construção de seu próprio negócio para ter liberdade financeira.
O e-Commerce é uma tendência para cada negócio e a plataforma online está se tornando essencial para as empresas de marketing de multinível. Outro tópico interessante seria discutir e entender sobre as respostas dos distribuidores na plataforma online. CONCLUSÃO Este estudo buscou avaliar o método de difusão oportunidade de negócio, e percepção sobre produtos/serviços do Grupo Hinode, analisando o seu escopo como empresa e projetando um Plano de Comunicação que se deseja eficiente. Em vista disso, a empresa HInode deve capitalizar a indicação para melhorar a sua área de comunicação, sempre que necessário. Antes de mais nada, a companhia deve focalizar no desenvolvimento de produto. Confira o ranking das 100 maiores empresas de vendas diretas do mundo. Disponível em: <http://www.
abevd. org. br/noticias-publicacoes/confira-o-ranking-das-100-maiores-empresas-de-vendas-diretas-do-mundo/> Acesso em 27 fev 2018. Conceituação de pirâmide financeira e suas diferenças em relação a marketing multinível. Vol. Nº 10 (2014): ETIC - ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: < http://intertemas. toledoprudente. htm> Acesso em: 27 fev 2018. CASTRO, M. A expansão do marketing multinível no Brasil. Disponível em: <http://www. administradores. portaldoinvestidor. gov. br/portaldoinvestidor/export/sites/portaldoinvestidor/publicacao/Boletim/BoletimConsumidorInvestidor-6. pdf> Acesso em 27 fev 2018. Diário do Comércio. B. et al. Why recommend a brand face-to-face but not on Facebook? How word-of-mouth on online social sites differs from traditional word-of-mouth. Journal of Consumer Psychology, 25 (1), 120-128. Disponível em: < http://www. com. br/noticias/geral,entenda-como-funcionava-o-esquema-de-piramide-de-madoff,337644> Acesso em 26 fev 2018. Focada nas classes C e D, Hinode cresce e incomoda as gigantes Natura e Avon.
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