ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO PARA A PIZZARIA SABOR DA LENHA

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Administração

Documento 1

Inicialmente foi elaborado um levantamento bibliográfico para um embasamento e melhor entendimento do estudo, nele foram citados empreendedorismo, empresa familiar, MEI, plano de negócios e modelo canvas. Após isso, foi realizada uma pesquisa exploratória a fim de levantar os dados necessários para a elaboração do plano de negócios. O desenvolvimento da pesquisa deu-se através de um estudo de caso realizado na empresa. Concluiu-se com este estudo que o estabelecimento é rentável e próspero. Basta os proprietários realizarem as melhorias na organização dos seus processos, por meio das ações sugeridas no plano de ações. O plano de negócios auxilia a entender e elaborar a estrutura da empresa, oferecendo uma visão total e periférica sobre todas as áreas do negócio, possibilitando um conhecimento completo que não seria viável sem essa ferramenta.

Neste sentido, o objetivo deste estudo foi elaborar um plano de negócios para a Pizzaria Sabor da Lenha, pizzaria localizada em Capão da Canoa. E a fim de atingir o objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: i. Identificar o plano mercadológico (mercado, competidores, clientes e fornecedores), ii. Verificar as estratégias de Marketing (estratégias de produto, preço, distribuição e promoção e propaganda), iii. REVISÃO DA LITERATURA 2. Empreendedorismo O termo empreender foi conceituado historicamente por Joseph Schumpeter (1988), citando o processo de “destruição criativa”, ou a habilidade de processos ou produtos serem destruídos por novas criações mais eficientes e produtivas. Em um paralelo com os dias atuais, percebemos a destruição criativa, nitidamente, no super desenvolvimento da tecnologia.

Os produtos hoje apresentam um ciclo de vida reduzido por diversos fatores, mas principalmente por sua tecnologia se tornar obsoleta cada vez mais rapidamente. Entende-se como um exemplo uma das maiores empresas da atualidade, a Apple, com seu principal produto Iphone, este tem um novo modelo lançado a cada ano, cada um com tecnologia mais inovadora do que o anterior. A definição de empresa familiar, ao contrário do que muitos pensam, não está ligada a seu tamanho. Percebemos que há empresas pequenas, como uma oficina mecânica de bairro; e empresas grandes, como redes de lojas com muitas filiais; ambas podem ser consideradas empresas familiares. Também independe de segmento, há organizações familiares dos mais variados segmentos. Werner (2004) propõe que se diferencie empresa familiar de empresa empreendedora, sendo que a empreendedora está na primeira geração, sendo dominada diretamente pelo empreendedor.

Já a empresa familiar seria a que ultrapassa gerações, e segue ativa através dos herdeiros e sucessores do empreendedor. Isso pode gerar reações e decisões mais rápidas. f) Conhecimento de mercado: Em uma empresa familiar, o empreendedor conhece e cria relações com seus clientes e fornecedores, sem a necessidade de banco de dados, relatórios, softwares. “Um bom empreendedor passa pelo escritório, olha em volta da fábrica e sabe dizer se um funcionário não está presente. Verifica a produção e está pronto para constatar seu andamento” (WERNER, 2004, p. O autor cita também os pontos negativos da empresa familiar: a) Gestão centralizada: A centralização da gestão no empreendedor gera uma confiança cega, fazendo com que a família acabe por não dividir inteiramente as responsabilidades.

O MEI permite a contratação de até um funcionário regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, recebendo um salário mínimo vigente ou o piso da categoria. A grande vantagem de ser um Micro Empreendedor Individual é a inclusão no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ. Com o CNPJ o empreendedor tem sua identidade como empresa, possibilitando maio facilidade em relacionamentos bancários como abertura de contas e concessão de crédito; contratos de trabalho com órgãos públicos e emissão de notas fiscais. Os benefícios de ser um MEI são: i. Cobertura Previdenciária: Com esse benefício o empreendedor terá direito à auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade, pensão, auxílio reclusão; ii. Controles simplificados: Sem a necessidade de um contador, os processos são todos realizados através de um site, rápidos e autoexplicativos, de fácil entendimento; ix.

Emissão de alvará pela internet: A autorização da prefeitura para o funcionamento será emitida gratuitamente para o Micro Empreendedor, através da internet; x. Possibilidade de vender para o Governo: É necessário ter número de CNPJ pra realizar transações com o Governo. Com o MEI, o empreendedor terá sua identidade empresária, e poderá exercer relações comerciais com os Governos Federal, Estadual e Municipal; xi. Serviços gratuitos: O microempreendedor individual tem acesso gratuito a diversos escritórios de contabilidade optantes pelo Simples Nacional, para fins de consultoria e auxílio na realização da inscrição e dos relatórios; xii. Quanto a sua utilidade, Dornelas (2016) cita alguns objetivos que podem ser atendidos com o desenvolvimento e a utilização do plano de negócios.

São eles: a) Testar a viabilidade de um conceito de empresa: Com o plano de negócios pronto, o empreendedor terá uma visão da viabilidade econômica do negócio, chegando a conclusão se a empresa é ou não viável. b) Orientar o desenvolvimento da estratégia e de operações: o plano de negócios é uma ferramenta de gestão estratégica, ele será a base para desenvolver a estratégia da empresa, orientando o plano tático (gestão administrativa da empresa) e o plano operacional (detalhes das operações). c) Atrair recursos financeiros: As fontes de recursos, como bancos, fundos de investimentos, investidores pessoas física e programas do governo de incentivo ao empreendedor normalmente solicitam o plano de negócios para avaliar a capacidade da empresa.

Sem ele, dificilmente o empreendedor acessa essas fontes. O desenho permite a comparação entre todos os blocos, e auxilia na verificação da coerência do negócio. b) Sistêmico: pois auxilia no entendimento do todo analisando as partes e a interação entre elas. c) Co-criação: Torna-se mais simples o entendimento, por tratar-se de um desenho, o que faz com que as pessoas que não são diretamente envolvidas no negócio se familiarizem com ele, e assim possam ajudar, apoiar, patrocinar, dividir conhecimentos. d) Simples aplicabilidade: O modelo Canvas é rápido e simples de ser criado, colocando em foco os principais pontos a serem analisados pela empresa. Trata-se de um mapa visual pré-formatado, contendo quatro etapas básicas: o que, quem, como e quanto.

Ele é conduzido com grandes detalhes e, com frequência, baseia-se no uso de diversas fontes de dados. Com o estudo de caso o autor pode observar o dia a dia da empresa, seus processos, sua relação com o mercado, com os funcionários e com fornecedores, seus hábitos e seu produto. Quanto a coleta de dados, Cervo, Brevian e da Silva (2007), destacam que o objetivo de coletar informações e produzir estatísticas, obtendo-se valores os quais são adicionados nas características. Tem como etapas: seleção da amostra; aplicação de questionários, formulários ou entrevista; tabulação dos dados; análise com auxílio de ferramentas estatísticas. Roesch (2005) explica que as principais técnicas de coleta de dados são a entrevista, o questionário, os testes e a observação.

No plano de negócios, foi feita uma apresentação da Pizzaria Sabor da Lenha, contendo sua história, sua identidade e expondo seus produtos. Através da apresentação da empresa, pôde-se identificar de forma mais clara e objetiva a missão, a visão e os valores da empresa. Para Drucker (2011), acima de nome, estatuto ou produto, a empresa é definida por sua missão; ele defende que a missão da empresa é sua razão de existir. Costa (2007), define a visão da empresa como um conceito operacional, ou a maneira pela qual a empresa gostaria de ser vista. Segundo Barret (2000), os valores da empresa têm o papel tanto de promover os objetivos organizacionais, quanto de atender as necessidades das pessoas; ele cita que “em uma organização os valores ‘dizem’, e os comportamentos ‘fazem’”.

O plano de marketing, dentro do plano de negócios, analisa o composto de marketing da empresa, formado pelo produto, preço, praça e promoção. Com o plano de marketing, os proprietários da empresa puderam perceber que faltam ações de divulgação da pizzaria para fixar a marca entre a população de Capão Novo e dos outros bairros de Capão da Canoa. Ainda há uma concorrência consolidada há mais tempo na cidade. Pôde-se perceber também as vantagens competitivas do produto, concluindo que com a divulgação correta, há grandes chances de prosperidade. Dentro do plano de marketing é realizada a análise SWOT, ou a análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa. Figura 1 – Modelo Canvas Pizzaria Sabor da Lenha Fonte: o autor (2018) Após este capítulo, será apresentado um plano de ações para a sugestão de melhorias a serem adotadas a fim de auxiliar a empresa a atingir o sucesso; após será concluído o estudo.

Sugestões Com a finalidade de fornecer aos proprietários um estudo com utilidade prática, inicia-se a seção 6, Sugestão. Nesta serão propostas sugestões de melhorias, com ações a serem praticadas pelos proprietários para atingir os objetivos de crescimento almejados. Para isto, será utilizada a ferramenta de qualidade 5W2H. Essa ferramenta, segundo o SEBRAE (2017), é um “checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto”. Reunindo um valor em caixa para a realização do pedido (normalmente tem valor ou quantidade mínima). Quanto R$ 1. O que Ajustar o preço de venda dos produtos Por que Os proprietários acham que o preço de venda do produto está baixo.

Quem Ana Paula e Wilson Onde Na empresa Quando Entre 02/07/2018 e 30/07/2018 Como Após o início da execução dos controles financeiros, será possível calcular o preço de custo do produto, levando em consideração todos os custos, fixos s variáveis, relacionados à empresa. Quanto R$ 0,00 O que Informalidade Por que A empresa ainda não tem alvará de funcionamento e as exigibilidades para estar aberta. É necessária a contratação de mão de obra extra. Quem Ana Paula e Wilson Onde Na empresa Quando Entre 15/11/2018 e 30/03/2018 Como Contratar um auxiliar de cozinha, dois motoboys e um montador de pizzas Quanto R$ 2. O que Comprar maquinário Por que A empresa necessita de alguns itens para a cozinha para aumentar a produtividade. Quem Ana Paula e Wilson Onde Internet e lojas específicas Quando Entre 01/12/2018 e 15/2/2018 Como Comprar: masseira; cooler visa; ralador de alimentos; fogão.

Quanto R$ 2. Percebe-se com este estudo que o plano de negócios apresenta informações concisas e diretas de todas as áreas que envolvem uma empresa. Com o plano em mãos, podemos ler a empresa e visualizá-la por completo. A ferramenta de qualidade 5W2H, elabora em um esquema, as ações a serem praticadas para que se atinja um objetivo e por que realiza-las, expondo o local a ser concretizada a ação, qual pessoa da empresa será responsável por cada ação, a data a ser realizada a ação, o quanto ela irá custar e a melhor maneira de executá-la. Os objetivos geral e específicos do estudo foram concluídos com êxito. Este estudo contribuiu muito para o crescimento pessoal e profissional do pesquisador.

pt>. Acessado em março/2018. BARRET, Richard. Libertando a Alma da Empresa: como transformar a organização numa entidade viva. São Paulo: Cultrix, 2000. Metodologia Científica. ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COSTA, Eliezer A. Gestão Estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. DORNELAS, José. Plano de Negócios: seu guia definitivo. São Paulo: Empreende, 2016. DRUCKER, Peter F. A administração na próxima sociedade. A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005. SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing – Conceitos e Metodologia. W2H: tire suas dúvidas e coloque a produtividade no seu dia a dia. Disponível em <http://www. sebrae. com. br/sites/PortalSebrae/artigos/5w2h-tire-suas-duvidas-e-coloque-produtividade-no-seu-dia-a-dia,06731951b837f510VgnVCM1000004c00210aRCRD>.

Como Elaborar um Plano de Negócios. Disponível em <http://www. bibliotecas. sebrae. com.

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