Organização e patrocínio de evento esportivo
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Marketing
Alguns dos antigos patrocínios corporativos ocorreram na época em que as mídias estavam em destaque. Comerciais surgiram, advindos do rádio e televisão, graças ao patrocínio corporativo. Os patrocinadores costumam colocar seus nomes nos títulos dos shows. Com o aumento dos comerciais, os patrocínios diminuíram. PORTO, 2019) Figura 1 – Exemplo de evento esportivo patrocinado por uma Instituição. Estar associado a um evento tão importante e famoso dá às patrocinadoras uma conexão favorável com milhares de esportistas e milhões de espectadores presentes no esporte, assistindo pela televisão ou internet. CANASSA, 2019) Para Makepeace (2020), uma parceria esportiva, para eventos, faz com que os “stakeholders” atuem juntos para garantir o sucesso do investimento financeiro. De acordo com Silva (2016), existem chances de patrocínio para empresas de todos os tamanhos e tipos.
O primeiro passo é analisar ativos organizacionais, eventos e programas e demandar ativos estimados para um possível parceiro de negócios, através de: • Apoiadores de fundos bem-sucedido; • Base de colaboradores; • Número de seguidores envolvidos em sites de mídia social; • Público alvo de mulheres, geração do milênio, mães, pais e proprietários de animais; • Localização visível; • Uma marca forte e reconhecida que imponha respeito; • Fornecedores que valorizam relacionamento com empresas contratantes; e • Uma missão emocional. Um dos ativos mais valiosos que se pode ter é uma conexão existente com uma empresa. Desta forma, deve-se compartilhar a oportunidade de apoiar a organização sem fins lucrativos com seus colaboradores e clientes, arrecadando, logo, mais dinheiro. Também são ações a considerar o bom relacionamento com patrocinadores aumentar os pontos de contato.
Sempre que se trabalhar com um negócio em um patrocínio, demandar maneiras de torná-lo menos transacional e mais significativo. Convidar o proprietário da empresa a visitar a organização sem fins lucrativos ou participar de um evento especial como seu convidado. Pedir aos “stakeholders” que os chamem para explicar o valor da parceria e o quão positiva a experiência foi para os mesmos. Incluem atividades que se possam realizar provas, competição e jogos, envolvendo premiação aos vencedores, na maioria das vezes primeiro, segundo e terceiro colocado. Eventos esportivos, são caracterizados atletas amadores ou profissionais, sendo que podem acolher a participação de qualquer pessoa mediante o critério a ser realizado (WAGENBLATT, 2011). Em 5, são equivalentes ao ato de entreter o público, já que ambos, em sua maioria, objetivam distrações e confraternização entre os envolvidos.
Porém, objetivam comercialização, ou seja, podem ser, também, eventos particulares, destinados a pessoas de características específicas ou convidados. CHINEN, 2018) De acordo com Devenish (2019), devido ao desconhecimento ou ausência de estratégia, algumas empresas e profissionais não realizam eventos. O setor de eventos inclui eventos de todos os tamanhos, desde Olimpíadas até as reuniões de café da manhã de negócios. Muitas indústrias, celebridades, organizações de caridade e grupos de interesse realizam eventos para divulgar seus rótulos, construir relacionamentos comerciais, arrecadar dinheiro ou celebrar conquistas (BARAJAS, SANCHES e FERNANDEZ, 2016). Procedimentos para se planejar e coordenar eventos inclui orçamento, programação, seleção de locais, obtenção de permissões necessárias, coordenação de transporte e estacionamento, organização de oradores ou artistas, organização de decoração, segurança do evento, coordenação com fornecedores e planos de emergência.
Cada evento é diferente em sua natureza, portanto, o processo de planejamento e execução de cada evento difere com base no tipo de evento (VASSIL, 2013). O gestor de eventos planeja e executa o mesmo, assumindo a responsabilidade pelos elementos criativos, técnicos e logísticos. Segundo Rola (2018), os eventos apresentam um risco substancial de responsabilidade para os organizadores e instalações. Consequentemente, a maioria dos locais exige que os organizadores obtenham um seguro de responsabilidade ou específico. Gestores corporativos reservam locais para organizar reuniões corporativas, conferências, eventos de networking, feiras, lançamentos de produtos, retiros de equipe ou sessões de treinamento em um ambiente mais personalizado (ZHANG, 2019). Empresas de software de organização de eventos fornecem planejamento de eventos com ferramentas de software para lidar com muitas atividades comuns, como registro de delegado, reserva de hotel, de viagem ou alocação de espaço para exposição (VASSIL, 2013).
Uma tendência recente na tecnologia de eventos é o uso de aplicativos. Caso o evento seja em menor escala, a preocupação, se comparada, é irrelevante, porém, independente do cenário de atuação de uma organização de evento, deve-se planejar para que ocorra uma acessibilidade fácil para consumidores (WAGENBLATT, 2011) Criar listas restritas de locais para uma exploração comercial é fundamental para que empresas envolvidas, direta ou indiretamente desenvolvam a logística correta evitando, desta forma, atrasos e insatisfações coletivas ou individuais, o que prejudica a imagem da organizadora (MEDEIROS, 2018). Desta forma deve-se verificar a quantidade de quartos disponíveis, distância em relação a aeroportos, proximidade dos hotéis para com a localização do evento, equipamentos para locação e a política de segurança dos mesmos (SCOMBATI et al.
Esporte A história do esporte remonta ao mundo antigo. A atividade física que se desenvolveu no esporte teve ligações precoces com rituais, guerras e entretenimento. ORLANDO, 2017) Segundo Athayde (2016), o estudo da história do esporte pode ensinar lições sobre mudanças sociais e sobre a natureza do mesmo, pois parece envolvido no desenvolvimento de habilidades humanas básicas. Uma estatueta de bronze fundido foi encontrada em Khafaji, no Iraque, que mostra duas figuras em um porão de luta romana que data de, aproximadamente, de 2600 AC. A estátua é uma das primeiras representações do esporte e está alojada no Museu Nacional do Iraque. As origens do boxe também foram atribuídas à antiga Suméria. DELLAZZANA, 2019) Figura 4 – Jogos Olímpicos na antiguidade Fonte: A crítica (2020) Para Hatherley (2011), a Grã-Bretanha do século XIX foi o berço de uma revolução no lazer tão significativa quanto as revoluções agrícolas e industriais lançadas no século anterior.
Esportes coletivos tradicionais são percursores na Grã-Bretanha e, posteriormente, exportados pelo Império Britânico, O colonialismo europeu ajudou a espalhar jogos específicos em todo o mundo, especialmente críquete, futebol de vários tipos, boliche de várias formas, esportes com tacos hóquei e seus derivados, hipismo, tênis e muitos esportes de inverno. O século XX trouxe avanços na participação das mulheres no esporte devido a ascendência de movimentos esportivos femininos, na Europa e na América do Norte. Isso levou ao início da Olimpíada dos Jogos Mundiais da Mulher. Embora a participação das mulheres como fãs, administradores, oficiais, treinadores, jornalistas e atletas permaneça em geral menor que a dos homens (MULLNER, 2016). De acordo com Lee (2016), a crescente participação de mulheres no esporte foi parcialmente influenciado pelos direitos das mulheres e movimentos feministas8 dos séculos XIX e XX, respectivamente.
Nos Estados Unidos da América, a participação de estudantes do sexo feminino no esporte foi estimulada pela Lei do Título IX, em 1972, que proibia a discriminação de gênero em todos os aspectos de qualquer ambiente educacional que utilize ajuda financeira federal, levando a um aumento de financiamento e apoio ao desenvolvimento de atletas do sexo feminino (COLLINS, 2015) 1. Figura 2 – Primeira corrida de Rua Fonte: Ticket Run (2018) A figura 2 demonstra o acontecimento da corrida de rua disputada na Inglaterra no século XVIII. Na época, devido à popularidade, não demoraram para serem, também, copiadas e disputadas nos Estados Unidos da América e em outras regiões no planeta. De acordo com Saycell (2019), especialistas na prática da corrida recomendam ações fundamentais como: • Alternância na caminhada e aos poucos um ritmo acelerado; e • Alimentação é básico para que correr seja aceitável.
Para Onodera (2016), o calçado, também é um dos itens que fazem parte da corrida, bem como do conforto e da performance de atletas. Torna-se relevante a checagem do tipo de pisada se é normal, pronada ou supinada. Disponível em: https://www. aquiinscricao. com. br/eventos/rLMRzmn9/5-corrida-e-caminhada-de-rua-2019-rotary-club/. Acesso em: 07 julho de 2020. BATAILLE, Georges. O nascimento da arte. Trad. Aníbal Fernandes. Lisboa: Sistema Solar, 2015. jan. CALDWELL, Nicholas et al. Template-Based Management and Organization of Events and Projects. U. S. Diss. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018. COLLINS, Erin. The criminalization of Title IX. Ohio St. p. CUADRADO-GARCÍA, Manuel; PÉREZ-CABAÑERO, Carmen; MONTORO-PONS, Juan D. Managing satisfaction in cultural events: Exploring the role of core and peripheral product. Management: journal of contemporary management issues, v. n. DELLAZZANA, Ângela Lovato; MORAES, Ana Luiza Coiro.
Ciberactivismo y responsabilidad mediatica: derocho a la comunicación del grupo de facebook “movimiento para la preservación de tve/fm cultura. MEDIACIONES, v. n. p. Uma investigação preliminar das representações morais sobre células-tronco em mídia de massa. Tempus Actas de Saúde Coletiva, v. n. p. DEVENISH, Katherine; MOITAL, Miguel. Event planning and management: principles, planning and practice. Kogan Page Publishers, 2018. DUARTE, Orlando. História dos esportes. Senac, 2019. HALL, Matthew; O'DWYER, Brendan. Accounting, non-governmental organizations and civil society: The importance of nonprofit organizations to understanding accounting, organizations and society. Accounting, Organizations and Society, v. p. HATHERLEY, Owen. n. p. JENSEN, Jonathan A. Assessing corporate demand for sponsorship: marketing costs in the financial services industry. Marketing Letters, v. Frontiers in physiology, v. p. KNUEPLING, Louis; BROEKEL, Tom.
Does relatedness drive the diversification of countries’ success in sports?. European Sport Management Quarterly, p. Escola das Américas: treinamento militar e ideológico no Canal do Panamá. Revista Hydra, v. n. LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Mulheres e esporte: processo civilizador ou (des) civilizador. Planejamento de eventos. Disponível em: http://www. mariarosaeventos. com. br/o-que-fazemos. Tese de Doutorado. University of Pretoria. MEDEIROS, David Henrique Nascimento de. A importância do marketing na organização dos eventos esportivos: um estudo de revisão de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. ORLANDO, Silvia Simoni; NASSIF, Vania Maria. The influence of sports arenas in creation and survival of small business enterprises. Gestão & Regionalidade (Online), v. ROLA, Mário Jorge Gonçalves. O Papel da Imagem dos eventos Culturais na construção da marca de um destino Turístico: o caso do evento" Braga Romana".
Dissertação de Mestrado. RICHARDS, Greg. Measuring the dimensions of event experiences: applying the Event Experience Scale to cultural events. SAYCELL, Jane et al. How cold is too cold? Establishing the minimum water temperature limits for marathon swim racing. British journal of sports medicine, v. n. p. p. TICKET RUN. Quando e onde surgiu a corrida de rua? Disponível em: http://ticketrun. com. br/corrida-de-rua/quando-e-onde-surgiu-a-corrida-de-rua/. n. p. SILVA, Clarice Mara Sousa et al. Mensuração da consciência de patrocínio em um evento B2B. Revista Brasileira de Marketing, v. Patent Application n. mar. WANG, Xin et al. Joint User-and Event-Driven Stable Social Event Organization. In: Proceedings of the 2018 World Wide Web Conference. n. p.
138 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes