Marketing digital no instagram

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Marketing

Documento 1

A metodologia utilizada foi bibliográfica e de campo onde para obtenção dos dados foi utilizada a ferramenta Google Forms que consiste em um questionário online. Ao final da pesquisa, os dados evidenciam o alto poder influenciador das autoridades no Instagram. Palavras chaves: Influenciador digital. Instagram. Marketing Digital. Em especial, as redes sociais colaboram para uma transformação de comportamento da sociedade e, consequentemente, no modo de consumo das pessoas que a utilizam. Esse novo meio de se comunicar com as pessoas possibilitou a facilidade por buscar ou mesmo produzir conteúdo. Com isso, surge uma nova personalidade que tem o poder de influenciar tomadas de decisão de qualquer segmento nas redes sociais, estes são conhecidos como digital influencers ou influenciadores digitais. E é neste contexto de transformação social com um emergente crescimento das redes sociais que as marcas passam a enxergar uma nova forma de se comunicar com seus consumidores, através de uma relação direta marca-consumidor.

Atrelado a isso surge uma mídia social conhecida por ser uma vitrine virtual, o Instagram. Por outro lado, um estudo feito pela Youpix em 2016, mostrou que o Brasil tinha cerca de 230 mil influenciadores digitais sendo que 31% atuam no Instagram. Assim, nota-se a extrema relevância de abordar um assunto que está em ascensão no país e que fortalece o mercado digital. Nesse contexto, o presente trabalho busca analisar como é exercido o poder de influenciar os usuários do Instagram e qual seu impacto no mercado digital através dos digitais influencers. Para sanar a dúvida será utilizado um questionário online a fim de conseguir contato com o maior número de usuários de Instagram para avaliar quais foram as tomadas de decisão de compra que foram influenciadas por influenciadores digitais e como ela foi feita.

A caminhada metodológica que irá suceder a pesquisa bibliográfica abordará os temas: marketing digital, Instagram, influenciadores digitais e estratégias de marketing digital. define que “marketing é estabelecer, manter e ampliar o relacionamento com os consumidores e outros parceiros, para obter lucratividade, com base em objetivos comuns das partes envolvidas”. Portanto, entende-se que o objetivo do marketing é satisfazer os desejos do consumidor através de um processo evolutivo de relacionamento. MARKETING DIGITAL Para contextualizar a evolução que levou o marketing tradicional ao marketing digital, Crescitelli (2003) elaborou uma linha do tempo dividindo a história em quatro fases: a primeira ocorreu em 1900 onde o marketing buscava apenas a venda e a distribuição do produto; a segunda em 1950 onde surgem os 4P’s do marketing (produto, preço, praça e promoção); o terceiro na década de 60 onde passa-se a entender as relações entre partes e buscando uma melhoria social e; a última em 1980 através do surgimento do marketing de relacionamento que buscava a satisfação como estratégia competitiva.

A partir desta época houve um crescimento acentuado do uso da internet e, com ele, as redes sociais e é nesta parte que as empresas passam a ver no mercado digital uma forma de se aproximar com seus consumidores. Com essa transformação houve a necessidade de também fazer uma nova conceituação do que vem a ser o marketing digital e diferenciá-lo do tradicional. “as redes sociais são estruturas sociais, compostas por pessoas e organizações, que estão conectadas por afinidade ou alguma razão em comum. São ferramentas em que os usuários podem efetuar um login através de uma conta, em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet”. Diante desta exposição, Cruz e Silva (2014) ainda complemente que as redes sociais são espaços para “compartilhamento de informações em diferentes formatos”.

INSTAGRAM O Instagram, portanto é uma mídia social que foi criada em 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e o norte-americano Kevin Systrom. A princípio o objetivo do aplicativo de celulares com sistema Android e iOs era de resgatar as fotos em formatos 4:3 instantâneas como as das antigas Polaroids e da Kodak Instamatic. Partindo do princípio de estilo de vida adotado, Featherstone (1995, p. disserta “no âmbito da cultura de consumo contemporânea conota individualidade, auto-expressão e uma consciência de si estilizada [. as preferências são) indicadores de individualidade do gosto e o senso de estilo do proprietário/consumidor”. Com a avaliação de todas as possibilidades que estão para disseminação de um produto ou serviço, o Instagram passou a ser também uma ferramenta utilizada para negócios.

A possibilidade de avaliar as métricas de acordo com a postagem, facilita a avaliação de que tipo de conteúdo os seguidores mais gostam e quais geram mais impactos como curtidas e, principalmente, compartilhamentos. Segundo Giddens (2002), o seguidor usa seu perfil na mídia social para reafirmar sua identidade através não só do compartilhamento de seu estilo de vida, mas também através da materialidade. Desta forma, o consumo de produtos oferecidos por determinada personalidade que compactuam com os mesmos gostos e desejos, oferece segurança. Como resultado, a relação entre anunciantes, influenciadores digitais e seguidores são intermediadas por imagens onde ambos estão próximos, não de forma física, mas de modo que cada um se sinta mais próximo da realidade do outro.

Assim, através do Instagram, “ao dividirem suas histórias, expondo a vida, dita ‘real’, observamos que a partir das identificações e também das diferenças, o seguidor, que é o consumidor, pode alcançar o prazer através da auto-ilusão, estimulando desejos despertados pela vida que o outro leva [. SILVESTRE, 2017, p. O segundo tipo de metodologia utilizado para obtenção de dados é a pesquisa qualitativa que, segundo Lakatos (2019, p. “A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Como instrumento de coleta de informação optou-se por investigar usuários do Instagram de forma aleatória. A coleta de dados foi realizada no período de 2 dias no mês de maio de 2020 através de questionário online formulado previamente.

O objetivo do formulário é identificar se há influência de pessoas públicas no Instagram para o comportamento de compra de determinado produto ou serviço que os digitais influencers venham por ventura promover e como essa influência é feita. por mês. Gráfico 3 – Renda mensal Voltado a uma identificação comportamental em relação à rede social Instagram, a quarta pergunta busca entender quais são os principais atrativos em um influenciador digital. Os dois principais grupos que são compostos por perfis que exibem estilo de vida, com 39,1% da preferência e comediantes, com 28,8%. Gráfico 4 – Classificação de digital influencer Como foi visto na pesquisa bibliográfica, entender o público alvo é de extrema relevância para a criação de conteúdo por parte dos influenciadores, por isso, é necessário entender quais são as preferências dos entrevistados.

Em relação aos interesses que fazem com que os participantes sigam determinado influenciador digital, constatou-se que 56,3% busca por entretenimento e lazer e em segundo lugar está o segmento de vestuário e moda, com 14%. Gráfico 9 – Adesão ao produto/serviço oferecido A pergunta de norteamento para a décima questão foi: “O que mais te impulsiona a adquirir um produto ou serviço indicado pelo seu ‘Digital Influencer’?”. Dos 215 entrevistados, 46,5% responderam que é quando o digital influencer faz o uso do produto/serviço, em segundo lugar com 24,7% das respostas ficou a alternativa que indica os benefícios oferecidos como cupom de desconto, entrega grátis, entre outros. As demais respostas foram sobre quando o influenciador recomenda o produto/serviço e quando ele faz propaganda, respectivamente. Gráfico 10 – Motivo de adesão ao produto/serviço oferecido O processo de pós-compra também é um importante critério que está atrelado à confiabilidade em relação ao influenciador digital, pois ele é capaz de ditar o comportamento de uma próxima compra a ser realizada.

Em relação à satisfação pelo serviço ou produto oferecido, 29,3% apresentaram um índice de satisfação total, 7,9% ficaram insatisfeitos e o restante se sentiu moderadamente insatisfeitos ou satisfeitos. A fim de traçar um perfil dos entrevistados temos homens com idade entre 17 e 23 anos, que ganham até um salário mínimo. Em relação a seu comportamento no Instagram, a maioria passa entre 2 e 3 horas na rede social, preferem perfis populares que falam sobre estilo de vida, já foram influenciados a seguir uma loja ou outro perfil indicado por um influenciador digital, já compraram algum produto oferecido após verem que o próprio influenciador fazia o uso do produto/serviço sendo que a maioria ficou satisfeita com o produto adquirido e o indicaria a algum amigo ou familiar.

A relevância da pesquisa composta é para o entendimento do comportamento do consumidor em relação às técnicas de marketing digital utilizadas estrategicamente pelos influenciadores a fim de persuadir seu público alvo na compra de algum produto ou serviço. Ficou claro, também, que o Instagram exerce um papel fundamental na vida do público jovem visto que estes seguem perfis experientes e que buscam compartilhar sua vida. Com base nas conceituações em relação às estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas pelos influenciadores digitais e após a análise da efetivação dessas estratégias, podemos concluir que esse recurso exerce papel fundamental no reconhecimento de determinada marca de produto ou serviço. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

Disponível em: <http://www. teses. usp. br/teses/disponiveis/12/121339/tde-270402009-175454/>. São Paulo: Atlas, 2008. GOMES, Carolina Fernanda; REIS, H. M. Marketing digital. Revista Interface Tecnológica, v. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. ª ed. São Paulo: Pretince Hall, 2003. LAKATOS, Eva Maria. Acesso em: 17 abril de 2020. SILVESTRE, Camila Marins. O consumo na mídia social Instagram: influenciadores digitais, materialidade e sonhos. Curitiba: Intercom, 2017. TERRA, C. WIMMER, Juliane; GREGGIANIN, Mônica. Influenciadores Digitais: um estudo de caso sobre o perfil de Gabriela Pugliese no Instagram. In: iCom. p. YOUPIX.

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