MARKETING DIGITAL UMA ABORDAGEM PARA O MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Marketing

Documento 1

A pesquisa bibliográfica, realizada através de artigos e livros publicados sobre o assunto, visa ampliar os conhecimentos sobre o tema, entendendo que o atual momento é apropriado para tal, haja vista a crescente utilização da internet pelas pessoas e pelas empresas no tocante às suas atividades e solução dos seus problemas. Palavras-chave: Marketing Digital. Estratégias Empresariais. Relações com os Clientes. Marketing do Setor Financeiro. O impacto da internet no setor financeiro, é considerável. Através do uso da internet, dentre outros, há a facilitação com os fluxos de informação, desde relatórios até análises dos especialistas que trabalham com os produtos bancários, além dos softwares e a interface que facilitam a troca e disseminação de informações (ECONOMIDES, 2001, p. Diante do uso das plataformas eletrônicas e outros sistemas de interação entre as pessoas e as empresas, levantou-se o seguinte questionamento: de que forma as empresas brasileiras do mercado financeiro utilizam o Marketing Digital para se relacionar com os seus clientes? O objetivo principal é conceituar o Marketing Digital e as ferramentas utilizadas para comunicar a estratégia das empresas, e como objetivos específicos, tem-se: a) Apresentar a Internet e o seu uso como canal comercial; b) Levantar as definições para o Marketing Digital; e c) Exemplificar como o Marketing Digital está sendo utilizado no setor financeiro brasileiro.

Através de uma pesquisa Exploratória e Descritiva, com levantamento bibliográfico de obras já publicadas sobre o assunto, composto de livros, artigos, sites on-line direcionados ao assunto, este trabalho está assim delimitado: primeiramente abordou-se à cerca do uso da internet nos canais de vendas, após, conceituou-se o Marketing Tradicional e a seguir, a sua abordagem para o Marketing Digital. O último item traz o Marketing Digital usado pelas instituições bancárias no relacionamento com seus consumidores. Ainda, conforme Bringgs e Burke (2006, p. “a maioria dos primeiros provedores de software considerava que a Internet liberava e dava poder aos indivíduos, oferecendo vantagens sem precedentes à sociedade”. Como a internet revolucionou a forma como se buscava informações, para os setores industriais e comerciais, atender os novos consumidores que buscam seus produtos via internet é um desafio, pois o comportamento do consumidor, seus hábitos e interesses passaram a ser altamente considerados.

Somente no Brasil em 2016 o e-commerce propiciou R$ 44,4 bilhões em faturamento (CNDL BRASIL, 2017), mostrando a força do comércio on-line. A veiculação abundante e instantânea de informações, alinhada a interação social através de redes de contatos permite mudanças de paradigmas que podem ser absorvidas num estalar de dedos. A elaboração de um plano de marketing leva em conta o mix de marketing representado pelos 4P´s: Produto, Preço, Praça e Promoção, conforme Kotler (2005, p. O composto de marketing torna possível às empresas tomar decisões e operarem em qualquer mercado, e através de um planejamento estratégico decidir sobre os itens a comercializar, construindo assim, vantagens competitivas duradouras e sustentáveis. O posicionamento competitivo da empresa é determinado pela estratégia diferenciada criada pela mesma sobre as suas concorrentes.

Conforme Mintzberg (2006, p. estratégia “é criar ajustes entre as atividades de uma empresa”. O MARKETING DIGITAL O Marketing Digital pode ser definido da seguinte maneira: “a adoção de estratégias e ações de marketing no ambiente digital que tem como objetivo promover produtos e serviços e as marcas atreladas a eles” (DAL´LAQUA, 2018). E Peçanha (2018) o define assim, Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Segundo Peçanha, o marketing digital é, portanto, a mais nova abordagem referente as estratégias de marketing. São esforços voltados à atração e retenção de clientes via ambiente online, já que a internet hoje domina a forma como as pessoas se comunicam e buscam informações a respeito do que precisam e acreditam.

Portanto, construir uma marca de confiança, é um papel fundamental para o marketing digital; e - São vocais: isto significa que o consumidor da era digital fala para os outros sobre suas experiências on-line, seja em fóruns, em mídias sociais, ou em comunidades de que participe. Diante das novas características dos consumidores e com o mercado digital em franco desenvolvimento, as empresas começaram a prestar mais atenção neste novo mercado, e aplicar suas estratégias de marketing voltadas para atender esses consumidores. Dentro do Marketing Digital é possível encontrar diversas especificações, ou termos usados para descrever as ações e conceitos dentro dessa denominação de marketing. Dentre as mais usadas, o autor Peçanha, 2018 cita: a) Persona, conceito de perfis fictícios, baseado nos consumidores reais, o efeito é ações segmentadas e individualmente direcionadas; b) Lead, que são os contatos do negócio, e através de uma estratégia de Inbound Marketing os consumidores são identificados e aí nutridos com informações importantes a respeito dos produtos e serviços; c) Funil de Vendas, etapas pelas quais a pessoa passa no processo de compra; d) Landing Page, são páginas de captura de leads, normalmente com conteúdo visando o contato dos interessados; e) SEO, é otimização para mecanismos de busca, são ações que visam melhorar o ranqueamento da empresa com as suas páginas de conteúdo; f) CTA, calls-to-action, são botões ou chamadas que direcionam os usuários para visitar determinada página, assim, seguem o processo do funil de vendas, visando o final do funil que é a compra propriamente dita; g) Fluxo de Nutrição, é uma automação de marketing que uma ação do usuário desencadeia um fluxo de mensagens para o mesmo, visando o processo do funil de vendas (PEÇANHA, 2018).

As ferramentas do Marketing Digital Ao optar pelo marketing digital, as empresas precisam usar técnicas e estratégias para tornar o processo mais ágil e gerar mais oportunidades, gerando conteúdo de qualidade, leads e aprimorando o relacionamento com os seus clientes. SEO (Search Engine Optimization) São ferramentas que visam melhorar o ranqueamento dos buscadores, como o Google, o objetivo é pesquisa de palavras-chave, otimização de websites, etc. Analytics São plataformas que visam mensurar as ações online das empresas, a fim de levantar os erros e otimizar os resultados do negócio, medindo o retorno sobre o investimento das ações realizadas e levantar as estratégias mais assertivas Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Permitem criar, editar e publicar conteúdos diversos, até anexar os publicados em outras plataformas Monitoramento de redes sociais Otimizam as ações nas redes, estimulam o ganho de produtividade pelo pré-agendamento de postagens, fazem o acompanhamento das menções à marca e avaliam o engajamento aos conteúdos pelos seguidores.

Fonte: Adaptado pelo autor, de Lipinski, 2017. MARKETING DIGITAL – UMA ABORDAGEM PARA O MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO De acordo com Lima, Lima e Pimentel (2012, p. “as instituições financeiras são aquelas que concentram capitais para distribuí-los, tendo por principal finalidade a intermediação financeira entre aqueles que oferecem dinheiro e aqueles que o recebem”. A internet tem transformado produtos em serviços com modelos de negócios alocados em plataformas eletrônicas. Os Bancos e instituições financeiras têm aderido aos relacionamentos altamente conectados, disputando clientes com inúmeras outras startups que vem surgindo nos últimos tempos. Segundo Steglich (2012), as estratégias para o setor “precisam estar relacionadas às duas esferas, atender o mercado consumidor através das necessidades do mundo atual e acompanhando as tendências globais econômicas”, lembrando que no caso do sistema bancário há duas orientações para o mercado, o da captação e o do crédito, que na verdade são a mesma coisa, sendo que o que diferencia é momento do cliente.

E é dentro desta visão que as empresas do sistema financeiro trabalham com o seu público. Por apresentar alta concorrência, pelo produto ser comum a todos e a automação ser elevada, o setor financeiro utiliza as tecnologias da informação para se diferenciar no mercado, prestando um atendimento personalizado, oferecendo comodidade para seus clientes e segurança na utilização da internet, conforme Steglich (2012). Enquanto até pouco tempo as notícias e as modernidades demoravam para serem percebidas, na atualidade, o tempo é questão de minutos. Essa forma instantânea de comunicação trouxe às empresas muitas oportunidades para exporem suas ideias e produtos ao mercado consumidor, além da possibilidade de fornecer um atendimento digital, convergindo em diminuição de custos, porém, muitos são também os desafios a serem superados para que as empresas consigam atender de forma adequada esse consumidor ávido por informações e soluções igualmente instantâneas, No mercado financeiro a realidade do atendimento digital já está implantada, com cada vez mais empresas se adequando às novas formas tanto de atendimento quanto de solução de problemas via plataformas eletrônicas e aplicativos.

Muitas empresas da área migraram totalmente do atendimento físico para o digital, e muitas, se quer começaram com lojas físicas, sendo totalmente voltadas ao atendimento eletrônico. Neste contexto, o Marketing Digital tem papel fundamental, pois é ele que vai fornecer as ferramentas para esta interação das empresas com o seu público consumidor, adequando a comunicação à imagem das empresas e dos produtos e serviços oferecidos. Neste trabalho foi abordado o conceito de Marketing Digital, tendo em vista o os processos de atendimento e comunicação utilizados pelas empresas do setor financeiro no atendimento aos seus clientes. enterpriseinnovation. net/whitepaper/digital-marketing-are-you-ready-go-agile>. Acesso em: 08 nov. BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Logistas; SPC – Serviço de Proteção ao Crédito.

Consumo online no Brasil. Junho, 2017. DAL´LAQUA, Daniel. com/money/3896219/internet-users-worldwide/>. Acesso em: 08 nov. DIAS, Sergio Roberto et al.  Gestão de Marketing.  São Paulo: Saraiva, 2003. Disponível em: <https://portal. febraban. org. br/pagina/3141/26/pt-br/apresentacoes-setor-bancario>. Acesso em: 08 nov. D. HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. Thomson, 2002. Philip. Marketing Essencial. Conceitos, estratégias e casos. ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. MACEDO, Paulo. O Bradesco vai ser realmente mais ousado na publicidade. de junho de 2017. Disponível em<http://propmark. com. br/biblioteca/enegep2006_tr530354_6841. pdf>. Acesso em: 02 nov. MINTZBERG, H. et al. Springer International Publishing Switzerland, 2016. PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para a análise da indústria e da concorrência. ed. pdf >. Acesso em: 02 nov.

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