O uso do ácido hialurônico na estética

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Esse processo resulta em rugas e sulcos. Existem apresentações sintéticas do ácido que pode ser aplicado através de injeção, ou em cremes. A reposição do ácido hialurônico hidrata e restaura a pele, devolvendo a firmeza e obtendo rejuvenescimento. Palavras-chave: Ácido hialurônico; beleza; rejuvenescimento. SUMÁRIO INTRODUÇÃO 04 COMPOSIÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO 05 USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO 05 DESCOBERTA DO ÁCIDO HIALURÔNICO 06 APLICAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO NA FACE 06 HARMONIZAÇÃO FACIAL COM ÁCIDO HIALURÔNICO 07 PREENCHIMENTO LABIAL COM ÁCIDO HIALURÔNICO 08 APLICAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO PARA AUMENTO DOS SEIOS 09 APLICAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO NOS GLÚTEOS 10 BENEFÍCIOS DO ÁCIDO HIALURÔNICO 11 CUIDADOS ANTES DE USAR O ÁCIDO HIALURÔNICO 12 CUIDADOS DEPOIS DE USAR O ÁCIDO HIALURÔNICO 12 CONTRAINDICAÇÕES 13 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15 04 INTRODUÇÃO A preocupação em retardar o envelhecimento vem desde o antigo Egito.

Em síntese, o ácido hialurônico (AH) consiste em um elemento da família dos glicosaminoglicanos de alto peso molecular (10. Da), presente nas matrizes extracelulares de vários tecidos (Moraes e colaboradores, 2017). O AH pode ser produzido artificialmente através da fermentação de substratos vegetais por bactérias do gênero Streptococcus e também pela fermentação do açúcar da beterraba por lactobacilos. USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO Em Estética, o AH injetável vem sendo utilizado no preenchimento de rugas e sulcos faciais. Por exemplo: sulcos nasojugais (olheiras); sulcos nasogenianos (bigode chinês); rugas glabelares (rugas no nariz e entre as sobrancelhas) e rugas finas, também conhecidas como “pés de galinha”. APLICAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO NA FACE Dentre os tipos de preenchimento injetável para tratamento do envelhecimento, o AH é o mais utilizado em todo o mundo.

Entre os fatores que o tornam preferido estão: a simplicidade da técnica, a biocompatibilidade, o baixo custo, o curto tempo de recuperação, o baixo índice de efeitos adversos e a possibilidade de revertê-los com hialuronidase. Paralelamente ao avanço dos estudos sobre o processo de envelhecimento e a compreensão de como ele acontece, ocorreu o aperfeiçoamento na produção do AH, e variadas formulações comerciais foram criadas para atender as necessidades clínicas. Vários profissionais ainda utilizam um único tipo de ácido hialurônico para preencher diversas áreas na face, entretanto, muitos já estão familiarizados com as variedades disponíveis no mercado. Conhecendo a existência de um produto adequado para cada zona facial e que seja indicado para cada necessidade clínica, a escolha do produto influenciará no resultado final, além de reduzir a incidência de efeitos adversos.

A duração do preenchimento varia de doze a dezoito meses, dependendo da viscosidade do produto aplicado. Mas já existem disponíveis no mercado preenchedores AH com duração de até quatro anos. PREENCHIMENTO LABIAL COM ÁCIDO HIALURÔNICO Hoje em dia é bastante comum a aplicação de ácido hialurônico também nos lábios. Assim como as outras partes do corpo, essa região também envelhece. O procedimento com AH é indicado dar volume, fazer o contorno, tratar rugas e ressecamento. Esta técnica é bem aceita, pois confere um aspecto natural por se ajustar à estrutura corporal da paciente, e os resultados podem ser vistos logo no final da sessão do tratamento. O Macrolane é absorvido naturalmente pelo organismo no período de um a dois anos após ter sido aplicado e os seios voltam ao seu tamanho normal, podendo ser repetido o procedimento.

Esta técnica é bastante recomendada para quem quer corrigir assimetria, como o caso de um seio maior que o outro, porém para quem deseja um aumento significativo no tamanho dos seios, é indicada a cirurgia plástica. APLICAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO NOS GLÚTEOS Entre as diferentes opções para o aumento dos glúteos, a técnica mais recente é a aplicação do ácido hialurônico que oferece ótimos resultados, além de ser pouco invasiva. É um procedimento que permite à paciente voltar às atividades normais em apenas algumas horas depois de realizado. Uma vez que necessita anestesia local, sua aplicação é praticamente indolor. A reposição do AH, além de hidratar, ajuda a reter a água já existente na pele, prevenindo a perda de hidratação por conta das agressões externas, com raios UV, mudanças climáticas e banhos muito quentes.

Juntamente com o colágeno e a elastina, o AH é responsável pela sustentação e firmeza da pele, e sua reposição ajuda a diminuir a profundidade das rugas e linhas finas já existentes na pele, prevenindo o aparecimento de outras novas. Por sua ação volumizadora o AH também é eficaz contra a flacidez da pele, pois ajuda a redefinir os contornos da face e a redensificar regiões que perderam volume, como olheiras profundas ou bochechas “caídas”. Sendo utilizado como preenchedor, o AH beneficia as proporções do rosto, num procedimento que vem ganhando alta popularidade: a harmonização facial. CUIDADOS DEPOIS DE USAR O ÁCIDO HIALURÔNICO É recomendado fazer massagem no local com a ponta dos dedos por dois ou três dias após a aplicação, mas no caso de aparecerem hematomas, massagear se torna contraindicado.

Evitar exposição ao sol, principalmente se tiver roxos e usar gelo no local nas primeiras 24 horas. CONTRAINDICAÇÕES A aplicação do AH não deve ser feita em pessoas com hipersensibilidade ao composto. É contraindicada também em pessoas com problemas com a coagulação e mulheres no primeiro trimestre de gestação ou no período de amamentação. Antes de iniciar o procedimento, deve-se investigar o histórico do paciente com relação a distúrbios hemorrágicos, herpes, doenças autoimunes, alergias, tendência à formação de queloides. com. br/bem-estar/acido-hialuronico. Acesso em: 01 jul. Ácido Hialurônico: propriedades biofísicas e a prática clínica. FACE, out. Benefícios do Ácido Hialurônico. Esteticista como você, nov. Disponível em: https://www. esteticistacomovoce. com. TUA SAÚDE.

Disponível em: https://www. tuasaude. com/aumentar-os-seios-sem-cirurgia/. Acesso em: 03 jul. Blog Luciana Pepino, dez. Disponível em: https://www. lucianapepino. com. br/blog/beleza/acido-hialuronico-rejuvenescimento-facial/. Disponível em: https://www. giolaser. com. br/dicas-da-gio/preenchimento-labial-com-acido-hialuronico-saiba-como-ele-e-feito/. Acesso em: 04 jul.

621 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download