O uso da música no ensino da língua inglesa no ensino médio
Além disso, de um modo geral, percebe-se que estes não recebem incentivos financeiros suficientes para se sentirem suficientemente motivados, além de se depararem com estudantes que não se interessam pelos conteúdos de suas aulas. E quando se trata de ensino da língua inglesa, a maioria destes estudantes não despertam o interesse necessário para se sentirem motivados a se dedicarem o suficiente para um melhor aprendizado. Eles procuram realizar o mínimo exigido pela escola, acreditando que disciplinas como português e matemática possuem importância maior, não conseguindo visualizarem a importância dos conteúdos de língua inglesa. Mas além de ser muito importante em diversas áreas da vida, também é uma disciplina que dominar bem é muito importante para o estudante, podendo até mesmo contribuir para a aprovação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Portanto, é de grande relevância que o educador desenvolva também um diálogo com o estudante, para que se conscientize de se preparar para essa nova etapa de sua vida estudantil. Deste modo, Andrade (2001) destaca que a pesquisa bibliográfica é de grande relevância para a elaboração de diversos trabalhos. A pesquisa bibliográfica é habilidade fundamental nos cursos de graduação, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadêmicas. Uma pesquisa de laboratório ou de campo implica, necessariamente a pesquisa bibliográfica preliminar. Seminários, painéis, debates, resumos críticos, monografias não dispensam a pesquisa bibliográfica. Ela é obrigatória nas pesquisas exploratórias, na delimitação do tema de um trabalho ou pesquisa, no desenvolvimento do assunto, nas citações, na apresentação das conclusões.
Ela se tornou uma realidade diária em seu cotidiano. Por tudo isso, sugere-se a adoção de uma tecnologia no ensino da língua inglesa. Percebe-se que na maioria das escolas públicas, os recursos didáticos e infraestrutura são mais limitados, não havendo utilização de recursos tecnológicos para auxiliar no ensino, fazendo com que as aulas, se tornem, em sua maior parte, limitadas a utilização dos seguintes recursos didáticos: livro, quadro e giz. O problema não está no uso destes recursos, mas sim em se limitar a seu uso, pois se junto a eles fosse possível a utilização de recursos tecnológicos, seria possível um maior enriquecimento das aulas, já que aulas em que se utilizam recursos tecnológicos, se bem planejadas, podem vir a se tornar mais interessantes para o jovem e somar mais para o aprendizado.
Quando o educador se limita a utilizar livro, giz e quadro, a tendência é que o ensino se torne mais mecanizado, tendendo a basear-se em mera repetição e memorização dos conteúdos. Uma maneira que existe de se estimular os órgãos dos sentidos (visão e audição), é trabalhar com os estudantes com tecnologias que permitam que se utilize recursos áudio visuais. Através do uso deste recurso, é possível ser acrescido imagens e sons, permitindo “despertar” a atenção do aluno para o conteúdo. É uma maneira também de estimular o interesse do estudante, pois o recurso audiovisual além de auxiliar na aprendizagem, possui cores, e pode ser utilizado junto a uma nova tecnologia. Desse modo, sugere-se o uso de tecnologias audiovisuais que se tratam de equipamentos tecnológicos que permitem a utilização de recursos audiovisuais.
Ainda existe muita resistência por parte de muitos educadores com relação ao uso de recursos tecnológicos em sala de aula. O educador pode obter grande proveito disso, pois se trata de trabalhar com algo que cativa o estudante, podendo motivá-lo de maneira muito positiva sobre o estudo do idioma, associando o estudo da língua inglesa a algo que ele gosta. Além disso, as músicas possuem ritmo, favorecendo a memorização, fator muito importante no aprendizado de um idioma (FERRAZ; AUDI, 2013). Foram inseridos alguns gráficos abaixo, referentes a duas pesquisas realizadas por pessoas que redigiram artigos científicos acadêmicos. A inserção destes gráficos neste trabalho objetiva dar uma melhor visão ao educador de como a música pode vir a contribuir em sala de aula, e orientar com relação à percepção dos estudantes com relação à utilização de música em sala de aula para ensino da língua inglesa.
Gráfico 1: Aspectos que melhoram com o uso da música no aprendizado de um idioma: Fonte: (GUIA; PAULA, 2015) Gráfico 2: Há interesse em saber cantar as músicas em língua inglesa ou em compreender suas letras? Fonte: (BONATO, 2014) Gráfico 3: Você acredita que a utilização de músicas nas aulas de inglês seria interessante? Fonte: (BONATO, 2014) Gráfico 4: Como você acredita que o professor poderia utilizar músicas nas aulas de inglês? Fonte: (BONATO, 2014) Gráfico 5: Seu professor de inglês utiliza músicas em algum momento da aula? Fonte: (BONATO, 2014) Analisando-se as informações dos gráficos, do trabalho de pesquisa acima realizado, pode-se concluir que: • através do gráfico 1–percebe-se que ao estudar um idioma através da música, é possível melhorar: gramática, vocabulário, pronúncia e tradução, com grande destaque para pronúncia, o que é muito positivo, pois em maior parte das escolas públicas, tal habilidade é considerada por muitos, uma das menos trabalhadas em sala de aula, o que faz do ensino da língua inglesa através da música em sala de aula ainda mais importante; • através do gráfico 2: pouco mais da metade dos estudantes entrevistados (aproximadamente 52%) demonstram interesse por saberem cantar as músicas em língua inglesa ou em compreenderem suas letras, sendo que a segunda maior parte da fatia representada no gráfico, aproximadamente 41%, demonstra o mesmo interesse, desde que as músicas sejam de sua preferência, sendo que somente uma parcela muito pequena (7%), não demonstra interesse.
Foi elaborado, como sugestão, um formulário para que seu preenchimento seja realizado pelos estudantes, conforme mostrado no anexo I, visando realizar uma estatística em sala de aula dos gostos dos estudantes. Através deste formulário, o estudante poderá indicar 10 músicas do seu gosto que devem atender a alguns critérios ou sugestões que o professor vier a definir, o que pode também render uma atividade extracurricular (exemplo: o educador pede que os alunos pesquisem músicas em inglês que contenham o uso de 3 ou mais verbos irregulares). Como exemplo de sugestão de preenchimento pelo educador, segue o anexo II. Esta aula que antecede a aula com música pode se tornar motivadora, permitindo um debate entre os alunos visando buscar um gosto em comum entre eles, se socializando e realizando troca de ideias, permitindo também, que os estudantes percebam o quanto o estudo da língua inglesa pode se tornar bem interessantes através do estudo da música.
USO DE RECURSO TECNOLÓGICO EM SALA DE AULA: É NECESSÁRIO PLANEJAR Atualmente existem diversos aplicativos gratuitos que permitem auxiliar no aprendizado da língua inglesa, desde que o educador realize um trabalho de planejamento de aula adequado para que a aula não se desvie de seu objetivo principal, que é o aprendizado. São muitos comuns relatos de estudantes verdadeiramente interessados que se sentiram prejudicados durante as aulas pelo fato do educador ter utilizado recursos audiovisuais de forma inadequada que acabaram por prejudicar o aprendizado. Esclarece Sousa (2012): É importante frisar também, que muitas vezes a tecnologia é levada para o professor, mas este continua usando das mesmas metodologias repetitivas de ‘transmissão de conteúdos’, que não possibilita espaço para que o aluno crie, aprenda, produza, torne-se cidadão do mundo (SOUSA, 2012, p.
A escola deve, portanto, acompanhar o educador no sentido de verificar como será utilizada a nova tecnologia audiovisual, para que não se torne simplesmente um recurso para preenchimento do tempo em sala de aula, sem haverem desenvolvido um planejamento adequado voltado para a aprendizagem direcionada, pois tempo em sala de aula deverá ser otimizado, já que os cursos ou ensinos regulares possuem cargas horárias limitadas, e se o tempo for desperdiçado, poderá vir a prejudicar o ensino podendo vir a faltar algum conteúdo a ser ensinado. Com a evolução tecnológica, as novas tecnologias passaram a permitir a utilização de banda larga. E com a melhoria de suas configurações físicas, passou a ser possível o desenvolvimento de programas mais aprimorados, permitindo melhoria de qualidade de som e imagem, o que possibilitou o surgimento de diversas produções audiovisuais de qualidade, inclusive voltadas para o ensino/aprendizagem da língua inglesa.
Escolha realizada pelo fato de atender os seguintes critérios: é um aplicativo de livre distribuição, sendo que o estudante não precisa pagar por sua utilização, bastando apenas realizar o download através do próprio aparelho smartphone; ele utiliza o sistema “Android” (que é um dos mais utilizados pelos smartphones). Outras vantagens do uso deste aplicativo é que ele é totalmente audiovisual: além de disponibilizar o áudio da música, exibi simultaneamente o vídeo que corresponde a ela, o que também auxilia na compreensão e interpretação do conteúdo da música. Além disso, o aplicativo permite ao aluno acompanhar em tempo real a letra da música, exibindo-a por completo na opção “karaoke”. O professor pode procurar por músicas dentro do aplicativo, em que as músicas se baseiam em vídeos oficiais das músicas correspondentes, extraídos do site www.
youtube. Segue abaixo uma sugestão de plano de aula a ser seguida, utilizando-se o aplicativo proposto: Aprendizado de vocabulário e pronúncia de palavras da língua inglesa com a utilização do aplicativo “Lyrics Training” Por: Rodrigo Alberto Peixoto Rodrigues de Souza Objetivo(s) • Aprender o vocabulário e a pronúncia de determinadas palavras; • Praticar a leitura e escrita; • Praticar ouvir a pronúncia das palavras de maneira orientada ao aprendizado; • Interagir socialmente; • Incentivar o interesse no aprendizado da língua inglesa. Conteúdo(s): O uso do aplicativo “Lyrics Training” em sala de aula para aprendizado da pronúncia e vocabulário. Ano(s) Ensino médio – 1º, 2º e 3º ano Materiais necessários/predefinições: Smartphone: cada estudante deverá levar seu smartphone para a data determinada pelo educador em que a aula será realizada.
Caso algum estudante não possua, orientar que poderá se sentar com um colega. Recarregar o smartphone: orientar o aluno a recarregar seu celular, preferencialmente 100% da bateria para que ele não descarregue durante a aula. As “if – clauses”. Antes mesmo da aula com aplicativo, o professor deverá trabalhar os conteúdos envolvidos nas letras das músicas a serem estudadas. Sugere-se como exemplo, trabalhar os tipos de condicionais existentes no inglês, através do estudo da música, mas antes, o educador deverá abordar seus conteúdos para que o conhecimento ajude o estudante na compreensão gramatical possibilitando uma melhor compreensão das mensagens das músicas e um melhor aprendizado dos conteúdos. Será feita uma pré-seleção de músicas com o conteúdo proposto, ou seja, músicas que contenham “conditional”.
Desenvolvimento 1ª etapa: Nas primeiras aulas, o professor deverá explicar os conceitos, e como se dá a construção de cada “conditional” e citar exemplos para que fique claro para os alunos. Algumas considerações importantes: quando o “Futuro Simples” é utilizado para formar a Primeira Condicional, nem sempre significa que será utilizado apenas o verbo “will” para representa-lo. É possível utilizar “going to” e alguns verbos modais, como “can”, “may” e “must”, verbos estes que podem ser estudados em sala de aula. Exemplos: • If you see him, you're going to tell him exactly how you feel. • If I go to London, I must see the Big Ben. • If he comes, we can talk about it with her. • If they studied during their vacation, they might pass the examination. Third conditional (terceira condicional) Estrutura da Terceira Condicional: if + past perfect + would have, could have, might have + past participle • They wouldn't have missed the opportunity if they had paid attention.
• If we had stayed at home, we could have seen her son. • If he had arrived earlier, he wouldn't have missed the flight. • If he had driven more carefully, he could have avoid the accident. Surgirá uma tela com duas opções, sendo uma delas “Checktheanswers” (conforme mostrado em figura 4 do anexo I) e ele deverá escolher esta opção. Se o smartphone do estudante possuir uma tela muito pequena, ficará mais desconfortável, mas mesmo assim será possível a realização da tarefa, já que o site permite dar “zoom” no formulário, permitindo que seja ampliada a visualização da imagem e realizado o preenchimento. O site também permite que o formulário seja enviado ao e-mail do professor para que ele mesmo realize a correção e assim verifique o desempenho da turma, mas para isso o estudante deve realizar um pequeno cadastro contendo alguns dados como seu nome, seu e-mail, e em seguida, deverá confirmar seu e-mail checando um link que é enviado para seu próprio e-mail após a realização do cadastro.
Após preencher todo o formulário, o estudante deverá clicar em “Finish”, e ao invés de escolher a opção “Checktheanswers”, ele deverá escolher “Emailmyanswerstomyteacher”, informando em seguida o nome completo do estudante que preencheu o cadastro (para que o professor possa identifica-lo), e informando o e-mail do professor, que deve ser informado em sala de aula, fica a sugestão de escrever no quadro para que se evite erros de digitação. O “download” do arquivo para o celular do estudante também é permitido, desde que também realize o cadastro e login. É interessante que antes que se dê início à primeira aula, que o educador relembre as regras de utilização em sala de aula do smartphone e do aplicativo visando manter a disciplina em sala de aula e o foco no aprendizado.
Segue no anexo III imagens do aplicativo. O educador deverá explicar aos alunos o modo correto de usar o aplicativo. Em seguida, passar um exercício para testar o domínio de uso do aplicativo aprendizado e retirar as dúvidas que surgirem. ª etapa Objetivando uma melhor aceitação pela turma, e em despertar o interesse pelo conteúdo a ser ensinado, o educador poderá passar uma lista de músicas que contenham determinado conteúdo a ser aprendido, para que os alunos votem nas que mais gostarem. Então o professor poderá sugerir que os estudantes utilizem seus smartphones com o fone de ouvido conectado a ele, e abram o aplicativo “Lyrics Training”. O educador deverá orientar os estudantes a pesquisarem a música a ser trabalhada, que para este exemplo, será a música “If I were a boy”.
Após clicarem sobre a música, o educador deverá orientar a escolherem o jogo “Karaoke”, e ouvirem com bastante atenção, observando a letra que é exibida de modo sincronizado com a música, permitindo que o estudante acompanhe o som de cada palavra e a escrita, praticando habilidades de ouvir (listen) e ler (read). Sugere-se após a realização destas atividades, que o educador proponha um exercício que permita estudar a letra da música de modo a identificar palavras importantes para a aquisição de vocabulário, estudo da gramática, condicional e prática da escrita. Para todo esse trabalho, o professor deverá observar o ritmo de aprendizagem dos estudantes, realizando as pausas quando necessárias, ou dando mais conteúdo caso perceba que os alunos têm muita facilidade.
No nível de dificuldade “intermediate”, 119, no nível “advanced”, 220, e no nível “expert”, 364 (ou seja, ele deverá preencher toda a letra da música). ª etapa O educador deverá separar a turma em 4 grupos e explicar as regras de um jogo que deverá ser aplicado para testar seus conhecimentos aprendidos. Cada grupo deverá escolher uma música das que foram sugeridas pelo professor, e nenhum grupo poderá repetir a música do outro, caso haja conflito de interesses, o professor deverá intermediar, e realizar um sorteio entre as músicas. As quatro músicas deverão ser estudadas pelos 4 grupos. O professor orientará cada grupo a praticar o estudo das músicas dentro do programa “Lyrics Training”. O uso do smartphone pode ser muito interessante pois não exige da escola nenhum investimento em infraestrutura, sendo que cada estudante possui o seu próprio aparelho, além de estarem familiarizados com a tecnologia.
Mas para que a experiência em sala de aula seja de fato positiva, de modo a agregar valor às aulas voltadas ao verdadeiro aprendizado, o papel desempenhado pelo educador é de suma importância, pois ele deverá conduzir a aula de modo a atingir esse objetivo, para que o foco do ensino não se perca, e para isso, é necessário que haja planejamento junto à escola, que deverá desde o início apoiar o uso do smartphones em sala de aula com fins educacionais, e também supervisionar e orientar o educador durante todo o trabalho junto aos alunos. O educador deverá se preparar para as aulas, montar um planejamento de aula e orientar os alunos antes da aula do smartphone, definir regras de uso do aparelho em sala de aula, e esclarecer quaisquer dúvidas que haja, inclusive a respeito de instalação, se necessário.
Caso não haja um bom planejamento da aula, ela poderá perder seu sentido e o educador poderá perder o controle disciplinar da turma. Portanto, uma aula utilizando-se as novas tecnologias audiovisuais com o uso de músicas, se bem planejada pelo educador, direcionada ao aprendizado significativo, pode vir a não só obter seu objetivo principal de aprendizagem, mas também despertar no jovem do ensino médio o interesse pela disciplina de língua inglesa. Juiz de Fora, MG. BONATO, D. M. A utilização da música como método de aprendizagem de língua inglesa. Disponível em <http://repositorio. com. br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2013/06/25/ensino_educacaobasica_interna,373237/estudo-revela-motivos-para-o-desinteresse-de-estudantes-pelo-ensino-medio. shtml>. Acesso em: 06mar. DICIONÁRIO DO AURÉLIO. n. p. jan-jun. GUIA, L. L. Acesso em: 13 mar.
KAWA, Prof. Msc. L. Uma revolução na criação de novos produtos. Mestrado em ensino de inglês e alemão. Lisboa, Portugal. LIVEWORKSHEETS. First conditional. Disponível em: < https://www. Third conditional. Disponível em: < https://www. liveworksheets. com/worksheets/en/English_as_a_Second_Language_(ESL)/Third_conditional/Third_conditional_fp182cd >. Acesso em: 01 abr. O uso de recursos tecnológicos em sala de aula: relato envolvendo experiências no PIBID do curso de Pedagogia da UFPI. IV FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. Parnaíba, PI. PEREIRA, M. J. Disponível em: < https://moodle. unob. cz/pluginfile. php/58714/mod_resource/content/1/ifiwereaboy. pdf >.
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