O PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E TEMÁTICA SOBRE MEIO AMBIENTE
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Letras
Para alcance da finalidade do estudo, em termos de metodologia, foi realizado um levantamento sobre a definição dos cursos de extensão, seu surgimento histórico, seu surgimento no Brasil e como deve ser sua aplicação efetiva. Após delineação da conjuntura sobre a extensão universitária, o texto apresenta a análise do edital PROEXT (2016) que definiu os objetivos para os cursos de extensão universitária, mais a análise do edital de aprovação dos cursos em geral para vigência mínima de 18 meses. Com os dados do mapeamento dos cursos aprovados, por fim, fez-se a busca pela análise desses em relação ao tema meio ambiente e se houve oportunidades de efetivação ou de vulnerabilidade em relação ao tema em estudo.
O resultado alcançado demonstrou que houve para o contexto estudado uma efetivação positiva para aprovação dos cursos de extensão em relação ao tema meio ambiente. Tal resultado implica efetivação de cursos na área ambiental para o cenário em estudo, ano 2016, situação que demanda reflexões futuras, uma vez que será necessário verificar se essa efetivação tem continuidade. Com tais metas, muitas empresas (e entende-se a universidade como tal) modificaram as suas estratégias de gestão, abraçando o fenômeno conhecido como Responsabilidade Social (Carbonari & Pereira, 2015) para que haja uma maior transparência de suas ações para com a comunidade. É nesse contexto que age a extensão universitária. As Universidades também precisam arcar com essa Responsabilidade Social, que é política, social e econômica.
Assim, as atividades extensionistas devem caminhar de acordo com os objetivos mundiais estabelecidos para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado, visto que a educação é uma estratégia positiva para se chegar até ele (Carbonari & Pereira, 2015). No que se refere à Responsabilidade Social, Bolan & Motta, em “Responsabilidade Social no Ensino Superior”, destacam que essa deve promover o ensino de forma social e responsável, capacitando os sujeitos para a inserção no meio profissional, mas para além, esses precisam receber uma formação que os levem para a elaboração de pensamentos reflexivos, éticos, com um olhar deontológico, pragmático, moral e sociológico (2007). Assim, gradativamente, consolida-se a função da pesquisa e da produção de conhecimentos e técnicas para a sanção das necessidades sociais.
É em detrimento de tais fatores que a universidade passou a abraçar problemas sociais diversos por meio dos seus projetos de extensão (Fantin, 2016). Sobre o surgimento da extensão universitária no Brasil, pode-se demarcar que essa tem seu início na década de 30. Nessa época, foi criada a primeira promulgação do Primeiro Estatuto das Universidades Brasileiras e o Decreto n. o 19. Educação Ambiental e os projetos de cursos de extensão Os estudos voltados à extensão universitária e à educação ambiental cresceram gradativamente com o passar dos anos, as instituições de Ensino Superior têm exercido diversas funções, em épocas e em países distintos. A partir desse momento de nosso estudo, percorremos edital do PROEXT (2016. b), vamos realizar um mapeamento dos tópicos desse documento que tocam no tema meio ambiente.
Segundo informação no site oficial do MEC, “O Programa de Extensão Universitária tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas” (Ministério da Educação). Criado em 2003, o PROEXT abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. a). O segundo subtema que aborda a possibilidade de se trabalhar com o meio ambiente é linha 2- Promoção e saúde, sob o subtema “Cultura e Políticas Públicas”, com a finalidade de acompanhar e de desenvolver indicadores para monitorar e avaliar as ações de políticas culturais que visam atitudes intersetoriais. Na linha 3-Pesca e Aquicultura, encontramos a possibilidade de se trabalhar com o subtema: Educação ambiental com a finalidade de formar novas relações com o ambiente.
Em relação à temática Sustentabilidade Ambiental, no que se refere ao transporte, podemos encontrar esse subtema na linha de pesquisa 5-Desenvolvimento Urbano. Ainda na linha 5-Desenvolvimento Urbano, o subtema Saneamento Ambiental (PROEXT, 2016. Ele tem por objetivo incentivar ações que proporcionem a participação dos jovens, que fazem parte da vida acadêmica, ou fora dessa. No edital de aprovação dos temas, em relação a 1 linha- Educação, no qual abre possibilidade de se trabalhar com tema meio ambiente, 17 projetos de extensão foram aprovados. Sendo 1 no subtema Educação Socioambiental, o projeto AI ECOA TEIA - Ambiente de Interações Educação do campo e Agroecologia Teia (PROEXT, 2016. b): Gráfico1: Projeto de extensão Linha-1 1Gráfico: Elaboração própria com base no resultado dos editais ProExt/MEC, 2016.
Fonte: http://portal. Gráfico2: Linhas: 2, 3, 5, 6 e15. Gráfico: Elaboração própria com base no resultado dos editais ProExt/MEC, 2016. Fonte: http://portal. mec. gov. php?option=com_docman&view=download&alias=19541-resultado-final-proext-2016-programas-pdf&category_slug=setembro-2015-pdf&Itemid=30192 Metodologia Para a proposição desta temática de investigação, a revisão bibliográfica e documental, a qual exige que seja realizado um levantamento de referencial teórico, em um primeiro momento, realizamos uma busca de materiais nas bases de dados EBSCO e Scielo, bibliotecas eletrônicas em forma de plataformas online que acervam materiais em diversos idiomas. A base EBSCO foi selecionada por ser um banco de dados com extensa coleção de bases de dados gratuita, e a Scielo foi escolhida devido a sua relevância no contexto brasileiro.
A plataforma Google foi usada para pesquisa documental, ou seja, a pesquisa de documentos legais. Dessa forma, no primeiro passo do levantamento teórico, a pesquisa se concentrou e identificar a concepção sobre o tema extensão universitária e meio ambiente nas bases EBSCO e Scielo. Entre as referidas bases, na base Scielo, encontramos a acepção do tema em questão pelos estudos dispostos por Carbonari & Pereira, 2015, Bolan & Motta, 2007, e Fantin, 2016. Não foram encontrados, nessa plataforma, os editais entre 2017 a 2020 sobre o PROEXT. Assim, fez-se a opção no estudo de examinar o último o edital PROEXT, de 2016, que definiu os objetivos para financiamento dos cursos de extensão para o referido ano. Nessa análise, buscamos todos os termos que se relacionavam com a educação ambiental e o meio ambiente.
Com os elementos já identificados, realizamos uma sequência descritiva dos temas e subtemas que se relacionavam ao tema meio ambiente. Tal como identificamos a quantidade de linhas temáticas que concorrem com esse tema. O qual precisa realizar a efetivação de sua ação partindo da formação dos objetos: alunos, professores e comunidade. Assim, o grande desafio atual da extensão é repensar a relação do ensino e da pesquisa às necessidades sociais, estabelecer as contribuições da extensão para o aprofundamento da cidadania e para a transformação efetiva da sociedade. Nesse exercício de repensar o ensino e a pesquisa, a educação ambiental precisa ser ofertada a públicos diversos, a partir de modalidades novas e com tecnologias adequadas para que os problemas sociais sejam realmente solucionados.
No Brasil, no que se refere à extensão universitária, temas em geral e o tema meio ambiente, notamos que há uma parceira entre duas esferas citadas, o Governo e a Universidade. Junção a qual ocorre de interesses em comum, desenvolvimento de programas e de projetos de extensão com foco na formação dos docentes, estimulando os para o desenvolvimento social e pensamento reflexivo a temas que versam sobre o mundo, a sociedade, a saúde, a cidadania, a ciência, o meio ambiente, com foco a melhoria em relação à educação brasileira. Em relação a esse tópico, o gráfico de porcentagem demonstrou que 06% de 100% abarcou o tema meio ambiente, parece uma porcentagem baixa, porém a linha temática abrange uma ampla concorrência de temas, como saúde, artes, ciência, juventude, linguagens, matemática, etc.
Em relação as outras linhas e aos subtemas identificados que possibilitam o trabalho com o subtema meio ambiente, e que estão dispostos no gráfico 2, notamos que o tema meio ambiente não abarcou nenhuma vantagem, uma vez que nenhum projeto sob esse subtema foi escolhido entre as linhas 2, 3, 5, 6, 15, sendo um total de 28 projetos nessas linhas. Em relação à temática da linha-18, o estudo não fez um gráfico para esse uma vez que todos os subtemas dessa linha se relacionam ao tema meio ambiente. O cenário desenhado em relação aos cursos de extensão sobre o tema meio ambiente que obtiveram aprovação parecia desanimador até o momento de elaboração do segundo gráfico de porcentagens, pois o tema meio ambiente nos casos isolados de possiblidade de aprovação, nos subtemas, ficou com uma baixa aprovação.
O terceiro gráfico mostrou que do total de 136 cursos aprovados pelo edital 7% de 100 % se debruçaram sobre o tema meio ambiente. MOTTA, M. V. Responsabilidade Social no Ensino Superior. Disponível em: file:///C:/Users/Patricia/Downloads/2154-Texto%20do%20artigo-8278-1-10-20150710. pdf Acessado em: 05 de setembro de 2020. FANTIN, J. T. Projeto Rondon: extensão universitária e Agenda 21 na Amazônia. Interações (Campo Grande), v. n. Portal do Ministério da Educação. Disponível em: http://portal. mec. gov. br/index.
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