Porque os alunos da rede pública não se interessam pelo ensino da língua inglesa?

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Letras

Documento 1

Q. BADKE, M. R. Isto quer dizer que por meio do uso do inglês as pessoas podem expandir a comunicação em uma época globalizada, com interações sociais constantes e imediatas. Assim, dissertar a respeito do processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa em escolas públicas significa primeiramente pensar sobre o que tem sido feito estrategicamente para que os alunos dessas escolas se interessem por outro idioma além do português (DAVID, R. R. O inglês e seu método de ensino Corroborando com o pensamento de que a língua inglesa é o principal idioma da atualidade, Siqueira (2005) chama o inglês de “[. o latim dos tempos modernos”.   Sendo assim, isto não é uma febre do momento, pois é possível verificar que este idioma atingiu um nível de referência para diversos fins sociais, políticos, econômicos e institucionais.

Tendo a consciência da importância deste aprendizado, é preciso descobrir o que incentiva a disposição do aluno em querer aprender um novo idioma, avaliando quais atividades de língua inglesa devem ser ministradas em sala de aula e constatar quais delas motivaram e quais desmotivaram os alunos durante as aulas (COSTA, E. As discussões não giram em torno das atitudes dos alunos no convívio social. Tem-se a impressão que a missão de educar se resguarda às disciplinas básicas no ensino regular e às famílias. Isso acontece especialmente na rede pública onde a relação ensino-aprendizagem do inglês é visto quase que com preconceito, onde os professores, muitas vezes, consideram que os alunos não são capazes de aprender outro idioma já que possuem dificuldade de aprender o próprio português (COSTA, E.

L. O escritor, Vieira-Abrahão (1996) pondera que a sala de aula, durante o ensino de inglês, por vezes se torna um campo permeado de “conflitos e incertezas” por parte dos educadores em relação ao próprio trabalho. A importância do desempenho e esforço do aluno Como falado anteriormente, não se pode ignorar que a escola pública é marcada pela falta de igualdade social, econômica e cultural que são problemas decorrentes da utilização de metodologias inadequadas à conjuntura do aluno, desvalorização e despreparo dos educadores, tecnologias ultrapassadas e falta de investimentos público (COSTA, E. L. Barcelos (2006) afirma que geralmente o ambiente de aprendizagem em escolas públicas se apresenta como ruim e sem motivação. Esse cenário é constituído por problemas pedagógicos, como: o não interesse dos estudantes, a falta de prática da língua e pela falta de competência da maioria dos professores.

Já Kelly (2000) descreve que a aprendizagem da língua inglesa é prejudicada muitas vezes pela falta de interesse do aluno, nota-se falha de integração com a pronúncia, com a gramática e o vocabulário. Em relação ao ambiente nas aulas, grande parte dos alunos informou que quando o educador faz ligações com o contexto em que vivem, há maior probabilidade de uma melhor aprendizagem do conteúdo. Desta forma, os estudantes se sentem mais relacionados com a língua inglesa, se vendo dentro de um cenário mais familiar, superando o obstáculo de que o idioma não tem a ver com a realidade deles. Por isso, conciliar as habilidades de escuta, escrita, fala e leitura é essencial para garantir o ensino eficaz do idioma de inglês.

Como expõe a professora Gláucia d’ Olim em conversa com a Zenti (2001, p. A tendência é trabalhar todas estas habilidades juntas. Buscar o conhecimento de uma língua estrangeira é algo que requer disposição e vontade não só por parte do aluno, mais também do professor, assim percebemos que o papel do professor é conseguir com que o aluno se envolva no aprendizado do idioma de inglês, se adaptando a meios mais atrativos e tornando as aulas mais agradáveis, de forma a despertar o interesse o aluno e mostrar a importância de se aprender este idioma, incitando a vontade de saber utilizar uma língua tão útil no mundo globalizando em que vivemos (COSTA, E. L. Desta forma, ensinar e, especialmente, aprender o inglês na escola pública brasileira se torna cada dia mais necessário, pois a língua inglesa já faz parte do nosso cotidiano, e queiramos ou não, se tornou imprescindível para o nosso desenvolvimento intelectual.

Portanto, é tarefa dos professores, bem como da escola, procurar alternativas para a melhoria da qualidade do ensino da língua inglesa na rede pública, considerando as demandas sociais da atualidade. Para isso, precisam se qualificar constantemente, contrariando a inércia que parece por vezes falar mais alto, impedindo que haja interferência negativa na qualidade da aprendizagem (MARZARI, G. com. br/ingles/o-ensino-aprendizagem-ingles-escolas-publicas-real-ideal. htm>. Acesso em: 05 set. JARETA, G. São Paulo: Cortez Editora, 1994. COSTA, E. L. Fatores que motivam e desmotivam na aprendizagem da língua inglesa. Disponível em: <https://monografias. Ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas de Santa Maria/RS. Disponível em: <https://www. maxwell. vrac. puc-rio. Ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas de Santa Maria/RS. Pesquisas em Discurso Pedagógico.

Disponível em: <https://www. maxwell. vrac. F. dos.  A Tolerância ao Erro na Língua Inglesa. Monografia (Graduação em Letras: Português/Inglês) – Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga. VIEIRA-ABRAHÃO, M. p. BARCELOS, A. M. F. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. n. p.     PAGLIARINI COX, M. I. ASSIS-PETERSON, A. dez.

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