A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO USO DE UM APLICATIVO PARA SMARTPHONE
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Letras
Diante deste cenário, a proposta deste trabalho, é de que o educador adote o uso de um determinado aplicativo para o sistema “Android” para smartphone durante algumas de suas aulas. O motivo desta escolha é a grande aceitação e familiaridade do estudante com o smartphone, o que pode vir a despertar o interesse pelo conteúdo a ser estudado. Além disso, através do aplicativo escolhido, é possível a utilização de recursos audiovisuais, o que permite uma maior experiência sensorial, o que contribui ainda mais para o aprendizado. Mas para que esta aula dê certo, é necessário que o educador realize um bom planejamento e tenha alguns cuidados, o quais serão descritos neste trabalho. Palavras-chave: Smartphone, Android, aplicativo, audiovisual. Eles procuram realizar o mínimo exigido pela escola, acreditando que disciplinas como português e matemática possuem importância maior, pois não conseguem visualizar a importância de seus conteúdos.
Mas além de ser muito importante em diversas áreas da vida, também é uma disciplina que dominá-la bem é muito importante para o estudante de ensino médio, podendo contribuir para a aprovação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, é de grande relevância que o educador desenvolva um diálogo com o estudante, para que se conscientize de se preparar para essa nova etapa de sua vida estudantil. Uma das coisas que mais auxiliam o aluno a percorrer o caminho da dedicação, é motivá-lo com métodos e recursos de ensino com os quais ele possua afinidade. De modo geral, uma sala de aula em uma escola pública do ensino médio, possui como recursos didáticos apenas livro, quadro e giz ou pincel.
Este estudo apenas reforça o quanto o uso da tecnologia é importante para o jovem estudante. Ela se tornou uma realidade diária em seu cotidiano. Por tudo isso, sugere-se a utilização de novas tecnologias no ensino da língua inglesa em sala de aula. Podemos perceber que na maioria das escolas públicas, os recursos didáticos e infraestrutura são mais limitados, não havendo utilização de recursos tecnológicos para auxiliar no ensino, fazendo com que as aulas, se tornem, em sua maioria, limitadas a utilização dos seguintes recursos didáticos: livro, quadro e giz. O problema não está no uso destes recursos, mas sim em se limitar a seu uso, pois se junto a eles fosse possível a utilização de recursos tecnológicos, seria possível um maior enriquecimento das aulas, já que aulas em que se utilizam recursos tecnológicos, se bem planejadas, podem vir a se tornar mais interessantes para o jovem e somar mais para o aprendizado.
Uma maneira que existe de se estimular os órgãos dos sentidos (visão e audição), é trabalhar com os estudantes com tecnologias que permitam que se utilize recursos áudio visuais. Através do uso deste recurso, é possível ser acrescido imagens e sons, permitindo “despertar” a atenção do aluno para o conteúdo. É uma maneira também de estimular o interesse do estudante, pois o recurso audiovisual além de auxiliar na aprendizagem, possui cores, e pode ser utilizado junto a uma nova tecnologia. Desse modo, sugere-se o uso de tecnologias audiovisuais que se tratam de equipamentos tecnológicos que permitem a utilização de recursos audiovisuais. Ainda existe muita resistência por parte de muitos educadores com relação ao uso de recursos tecnológicos em sala de aula.
Eis alguns exemplos: mostrar, logo desde o início do trabalho com estes alunos, uma atitude de firmeza, estabelecendo, desde cedo, as regras a cumprir dentro da sala de aula; não permanecer sempre no mesmo local dentro da sala, mas sim ir circulando para controlar os alunos e o seu trabalho; explicar as tarefas a cumprir com o máximo de rigor e clareza possível; preparar-se para possíveis imprevistos e trazer material extra, que possa ser necessário para adaptar a alunos com mais ou menos dificuldades; criar, desde cedo, uma relação amigável com os alunos, ajudando-os sempre que necessário e tratando-os com respeito; por último, diversificar as atividades na sala de aula, usando, por vezes, sentido de humor, de modo a que os alunos não desmotivem e permaneçam sempre ativos nas tarefas propostas (LEITE, 2012, p.
O educador deve se antecipar explanando as regras aos estudantes antes de dar início às atividades propostas com o recurso tecnológico audiovisual, prevenindo assim, futuros possíveis problemas advindos de indisciplina ou de desmotivação durante a aula. Ele também deve se manter sempre alerta aos estudantes, intervindo sempre que for necessário. Conforme relatado por Leite (2012) em seu trabalho atuando como “professora estagiária”, que para obter sucesso nas aulas, além de realizar um bom planejamento da aula é fundamental que o educador, antes de tudo, observe o perfil de cada turma, e procure trabalhar de modo que possa atender esse perfil escolhendo para ele a melhor estratégia e metodologia de ensino mais adequada. Em seu trabalho, Leite (2012) percebeu que a metodologia com recurso audiovisual seria uma boa maneira de estimular o perfil de aluno desmotivado.
Dessa forma, caso haja dificuldades entre eles na utilização do aparelho, pressupõe-se que seja mínima, tornando mínima ou na maioria dos casos, até mesmo dispensável a intervenção do educador no sentido de orientar previamente o estudante ao uso do aparelho. Antes que o educador dê início às aulas utilizando smartphones visando utilizar recursos audiovisuais é muito importante planeja-la junto à escola, visando atender seus critérios. Para isso, sugere-se a elaboração de um plano de aula. Antes de pôr em prática o plano de aula desenvolvido pelo educador em conjunto com a instituição de ensino, é muito importante que o educador lecione uma aula antes desta prática introduzindo o aluno sobre a nova ferramenta de ensino a ser adotada em sala de aula, para que ele tenha uma boa receptividade, e compreenda bem as regras de utilização a serem seguidas, sempre o orientando que o uso da ferramenta será realizado com o propósito da aprendizagem.
Para o caso de algum aluno não possuir smartphone ou ele não ser compatível com a configuração mínima exigida pelo aplicativo a ser instalado, o estudante deverá ser orientado a se sentar junto a um colega, não devendo ultrapassar o número de duas pessoas por smartphone para que não prejudique o aprendizado. Segue abaixo algumas imagens do aplicativo “English 5000 words with pictures” Figura 1: Tela de instalação do programa Fonte: aplicativo “Play store. Figura 2: Algumas das categorias de palavras contidas no aplicativos Fonte: aplicativo “English 5000 words with pictures”. Figura 3: Utilização do aplicativo dentro da categoria “The Airport Vocabulary”. Fonte: aplicativo “English 5000 words with pictures” A escolha pelo aplicativo audiovisual “English 5000 words with pictures” foi realizada direcionada à aquisição de vocabulário e aprendizado da pronúncia na língua inglesa, o que é comum em diversos currículos, independentemente do nível do conhecimento.
Pensando em alunos do ensino médio, que possuem uma necessidade maior de se prepararem para o Enem, o uso do aplicativo aliado a um direcionamento didático em sala de aula dado pelo professor, pode somar ao aprendizado no sentido de ajudá-lo na aquisição de vocabulário e melhor desempenho na prova do Enem. Segue abaixo uma sugestão de plano de aula a ser seguida, utilizando-se o aplicativo proposto: Aprendizado de vocabulário e pronúncia de palavras da língua inglesa com a utilização do aplicativo “English 5000 words with pictures” Por: Alexandre Nascimento de Castro. Objetivo(s) • Aprender o vocabulário e a pronúncia de determinadas palavras • Interagir socialmente • Incentivar o interesse no aprendizado da língua inglesa Conteúdo(s): O uso do aplicativo aplicativo “English 5000 words with pictures” em sala de aula para aprendizado da pronúncia e vocabulário.
Ano(s) Ensino médio – 2º e 3º ano Materiais necessários/pre-definições Smartphone: cada estudante deverá levar seu smartphone para a data determinada pelo professor em que a aula será realizada. Caso algum estudante não possua, orientar que poderá se sentar com um colega. Aplicativo “English 5000 words with pictures”: orientar os alunos a instalarem antes da aula o aplicativo em seus smartphones. Desenvolvimento 1ª etapa: Nas primeiras aulas, os alunos terão contato com o aplicativo “English 5000 words with pictures”. É interessante que antes que se dê início à primeira aula, que o educador relembre as regras de utilização em sala de aula do smartphone e do aplicativo visando manter a disciplina em sala de aula e o foco no aprendizado. O educador deverá explicar o uso do aplicativo aos alunos, e em seguida, passar um exercício para testar o aprendizado de sua utilização.
A sugestão inicial é que o aluno abra o aplicativo e escolha o tema a ser estudado conforme indicação do professor, para que todos os alunos possam acompanhar juntos a explicação. Explicar a diferença para o aluno da pronúncia americana para a pronúncia britânica, realizando um comparativo com a utilização da pronúncia utilizando o aplicativo. O grupo que vencer a última disputa será o grande vencedor. Avaliação A avaliação será do tipo formativa, ou seja, o aluno será avaliado conforme participação na disputa do jogo. Será pontuado o envolvimento efetivo do aluno, bem como a demonstração de seus resultados e engajamento. CONCLUSÃO: Em um mundo globalizado, onde os jovens despertam grande interesse pela tecnologia por serem parte de uma geração em que desde cedo tiveram contato constante em suas vidas com equipamentos tecnológicos e recursos audiovisuais, de repente, se deparam com uma realidade escolar um tanto diferente: uma sala de aula com quadro, giz ou pincel e livro didático, e na maioria das vezes, uma didática de ensino mecanizada, muitas vezes focada em meras repetições e memorizações, o que acaba desestimulando o jovem para o aprendizado da língua inglesa.
Diante de limitações de infraestrutura e recursos didáticos, o educador deverá buscar soluções alternativas que possam despertar o interesse nos estudantes, visando uma motivação maior para o aprendizado. P. Nanotecnologia: uma revolução no desenvolvimento de novos produtos. Monografia submetida à coordenação de curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora como parte dos requisitos necessários para a Graduação em Engenharia de Produção. Juiz de Fora, MG. CORREIO BRASILIENSE. Disponível em: https://dicionariodoaurelio. com/tecnologia. Acesso em: 10 de nov. KAWA, Prof. Msc. O audiovisual no ensino do inglês: um toque para a motivação. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em ensino de inglês e alemão. Lisboa, Portugal. SILVA, J. IV FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia.
Parnaíba, PI. PEREIRA, M. J. C.
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