METODOLOGIA DO ENSINO EM SALA DE AULA
Tipo de documento:Projeto de Pesquisa
Área de estudo:Matemática
p. Segundo Ponte, Brocardo e Oliveira, apresentado o problema/exercício cabe ao professor remetê-lo ao nível dos conteúdos matemáticos, explicar os conceitos, rememorar uma noção, mostrar relações diretas com a matemática. No momento seguinte o educador deverá levar o aluno a pensar matematicamente, avaliando, comentando e propondo aos alunos fazerem comentários relativos ao trabalho. Promover a capacidade crítica dos alunos,ou seja, para encontrar a resolução de um problema o aluno teria que proceder de forma investigativa; levantando hipóteses e comprovando-as. • Mídias Tecnológicas: É de conhecimento geral que o uso da tecnologia auxilia na aprendizagem de crianças e jovens. Matemática Elementar: Desenvolvido pela Fábrica de Software da UFMS Campus de Ponta Porã, o aplicativo Matemática Elementar é em português e está disponível para baixar em aparelhos de Sistema Operacional Android, de forma totalmente gratuita.
O aplicativo é um Software Educacional criado diretamente para o ensino da matemática elementar. Reunindo algumas aulas e exercícios com conteúdos fundamentais para o entendimento da matemática. Figura 4 - Funcionalidade do Software Fonte: https://apkpure. com Voltado para alunos do Ensino Médio, ele reforça fundamentos da matemática, permitindo que o estudante identifique sozinho suas próprias dificuldade e assim podendo melhorá-las,possui uma variedade de exercícios para que o aluno possa testar seus conhecimentos, além de permitir ao usuário estudar lições de matemática, sendo ideal para ser utilizado em revisões de conteúdo. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. ed. São Paulo: Contexto, 2009 BARBOSA, J. C. PONTE, J. P. BROCARDO, J. OLIVEIRA, H. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento do Ensino Secundário, 1997.
org. br/conteudo/17450/como-educar-uma-geracao-digital https://www. webartigos. com/artigos/o-ensino-da-matematica-atraves-das-novas-tecnologias/59479/ https://porvir. org/ ATIVIDADE 16 - PROPOSTA DE AULA I Ensino Fundamental II • Tópico: Representações geométricas e números mistos • Disciplina(s)/Área(s) do Conhecimento: Matemática • Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem: Relacionar frações numéricas com representações geométricas; Comparar diferentes representações geométricas de frações;Relacionar números mistos com representações geométricas. Pode ser utilizada para simulações interativas. • Recurso: Micro teste; vídeo;laboratório de informática com acesso a internet. Proposta de Trabalho: 1ª Etapa: Início de conversa O estudo de frações tem início no ensino fundamental I, porém tem se mostrado um dos temas mais difíceis de serem trabalhados ao longo de todos os anos do ensino fundamental II.
Pensando em facilitar a compreensão do ensino resolvemos elaborar este plano de aula onde os alunos aprendam brincando. Nesse contexto, essa proposta trabalhará os conceitos de frações, números mistos e suas representações, utilizando uma plataforma virtual e uma abordagem interativa e gamificada de aprendizagem. colorado. edu/pt_BR/simulation/fraction-matcher **Compartilhe o link acima com os alunos e solicite que cliquem em “Frações”. Nas telas seguintes, você encontrará 8 níveis que exploração a mesma proposta de relacionar diferentes representações da mesma fração. • Nível 1: o aluno irá se deparar com retângulos, círculos e frações irredutíveis. • Nível 2 – 3: diferentes polígonos e frações impróprias com numeradores e denominadores com apenas 1 algarismo. html Quando o aluno não encontra as frações equivalentes, a plataforma utiliza de uma graduação e do símbolo de maior (>) ou menor (<).
Desse modo, o “erro” pode se tornar um bom momento para discussões acerca da graduação e dos símbolos de comparação. ª Etapa: Objeto virtual de aprendizagem - Números mistos Utilizando a ferramenta selecione a opção “Números mistos ”, no final da página e peça para que os alunos faça igual. Nas telas seguintes, você encontrará 8 níveis que exploração a mesma proposta de relacionar diferentes representações do mesmo número misto. • Nível 1: o aluno irá se deparar com retângulos, círculos e números mistos com frações irredutíveis. Disponível em <https://www. youtube. com/watch?v=-vBfTFg3YH4> Acessado em 28 Jan. • Números quebrados as frações Disponível em <https://www. youtube. org. br/plano-de-aula/260/trabalhando-com-tiras-de-fracao# ATIVIDADE 17 - GLOSSÁRIO • Ensino-Aprendizagem: sistema de interações comportamentais entre professores e alunos; • Concepções de problemas: A resolução de problemas,com o objetivo de estimular o aluno a pensar, a descobrir caminhos para solucionar um determinado problema; • Algoritmos: Sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema; • Fração: A forma de dividir alguma coisa através da razão de dois números inteiros; • Geometria: Ramo da matemática preocupado com questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades dos espaços.
• Plenária: são convidados todos os alunos, a fim de discutirem as diferentes resoluções registradas na lousa pelos colegas, para defenderem seus pontos de vista e esclarecerem suas dúvidas. • Preparação do problema: Selecionar um problema, visando à construção de um novo conceito, princípio ou procedimento. ATIVIDADE 19 - MODELAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A modelagem matemática, processo em que se utiliza ‘estrutura’ matemática para descrever, formular, modelar e resolver situação problema de alguma área do conhecimento, como processo e método pedagógico visa criar condições para que os estudantes aprendam a pesquisar e a compreender e aplicar a matemática que estão estudando. de; ROCHA, A. P. MARTINS, D. A. Papel da matemática (ou de modelos matemáticos) em ambientes de modelagem: a proposta de Rafael.
Modelagem Matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação. f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. MACHADO, N. J. dos S. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. QUARTIERI, M. T. A modelagem consiste, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual (BASSANESI, 2006, p. Seguindo esta visão, a Modelagem Matemática é um processo analítico de passos para elaborar/construir o modelo matemático a partir de uma situação problema. Biembengut e Hein (2003) argumentam que, para essa construção, há passos a seguir, tais como: reconhecimento da situação geradora do problema, pesquisa sobre o problema, explicitação da proposta das hipóteses, construção matemática do modelo e, por fim, análise das possibilidades encontradas (validação).
Meyer et al(2011) dizem ainda que existe um leque muito amplo de concepções sobre o assunto, gerando, por vezes, um mosaico de situações que, em determinadas circunstâncias, podem até ser conflitantes (ALMEIDA; PALHARINI, 2012). Figura 13 - Etapas do processo de modelagem de problemas reais Fonte: o autor (2020) Assim, os passos postulados por BASSANEZI (200?) são os seguintes: experimentação, feita em sala de aula, onde se agrupam os dados; abstração, etapa que permite a elaboração dos modelos matemáticos; resolução, aquela em que deverá ocorrer a “tradução” da linguagem natural para a linguagem matemática; validação, em que ocorre a validação do modelo proposto, confrontando-o com os dados empíricos e testando sua validade; e, por último, a modificação, etapa fundamental no processo de modelação, que ocorre quando se pode adequar o modelo à linguagem matemática já que nem sempre o modelo idealizado resultará em previsões corretas ou definitivas.
Para Barbosa (2004), a formação inicial e a continuada são o “ambiente” ideal para os primeiros contatos com a Modelagem Matemática. A prática no desenvolvimento de atividades com Modelagem Matemática pode, mesmo que não apresente efeito imediato na melhoria da aprendizagem, propiciar um acúmulo maior de conhecimento e um repensar na prática pedagógica do professor, isso, ao longo do tempo, pode agregar-se a outras alternativas e proporcionar um ensino de Matemática mais voltado para a realidade do aluno • REFERENCIAL ALMEIDA, Lurdes. M. W. DIAS, Michele. p. jul. dez. BARBOSA, Jonei C. Modelagem matemática na sala de aula. CD-ROM. Modelagem matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, Salvador, n. p. BASSANEZI, Rodney C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: Uma nova estratégia.
In: ANAIS DO VII CONGRESSO NORTE/NORDESTE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA de 8 a 11 de dez. Belém. Anais. Belém, 2004. ROMA, José E. Consumo de energia. Fatura residêncial. • Previsão para aplicação: 2 aulas até 3 depende do envolvimento da classe. • Matérias relacionados: Ebook - FILHO,J. M. Livro - ALMEIDA, L. W. de; DA SILVA, K. P. VERTUAN, R. Figura 14 - Conta da luz Fonte: Autor (2020) Posteriormente serão explicados os detalhes para a composição do preço,que podemos usar como material de apoio o artigo postado por Scarpin (2016) disponível em: <https://www. cubienergia. com/cubi-eficiencia-energetica-entenda-seu-consumo-energetico/> Acessado dia 29 Jan 2020. Após sanar todas as dúvidas, os alunos serão divididos em dois grupos e será apresentado aos discentes as problematizações a seguir: Grupo 1- Exagerei e agora ? Premissa I - “João mora em um apartamento com dois quartos, em um dos ambiente ele montou seu escritório com: • 2 TV’s LED 46; • 1 luminária para leitura; • 1 home theater; • 1 telefone; • 1 ar condicionado; • 1 iluminação local.
Permanece em seu escritório cerca de 10 horas por dia isto de segunda a sexta. Durante a atividade, não é necessário avaliação em termos de prova de conhecimentos. Em se tratando de Modelagem, é mais conveniente que a avaliação seja feita, considerando a participação ativa e criativa dos alunos, a sua capacidade de sugerir caminhos para os problemas surgidos na prática e a compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos nas atividades. • REFERENCIAL Discussões sobre Modelagem Matemática" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2020. Consultado em 06/02/2020 às 19:12. Modelagem matemática no ensino. ª edição, São Paulo, Contexto, 2011. BARBOSA, J. C. Modelagem matemática na sala de aula. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005, 17ª ed. • SITES VISITADOS https://www. somatematica.
com. br/conteudo/12628/modelagem-matematica-a-matematica-do-dia-a-dia ATIVIDADE 22 - GLOSSÁRIO • Modelagem matemática: é a área do conhecimento que estuda a simulação de sistemas reais a fim de prever o comportamento destes, sendo empregada em diversos campos de estudo, tais como física, química, biologia, economia e engenharias. • Abordagem pedagógica: Utiliza-se de conceitos e estratégias pedagógicas, em projetos específicos. • Auto-aprendizagem: Modalidade em que o aprendiz a partir de material didático disponível e orientações pedagógicas específicas, aprende e constrói seu próprio conhecimento. • Autor: (Art. Lei 9610/98) – Pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica.
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