Logística aplicada à administração pública

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Marketing

Documento 1

O objetivo desta pesquisa foi de apresentar como as TIC podem ser aplicadas para a gestão de operações logística voltadas ao setor público. A pesquisa teve abordagem qualitativa e é do tipo exploratória, sendo que a coleta de dados foi por uma pesquisa bibliográfica. A aplicação de TIC e plataformas digitais em logística é um tema de pesquisa importante porque as organizações, sejam públicas ou privadas, buscam continuamente obter maiores vantagens competitivas e eficiência operacional e tais plataformas oferecem muitas oportunidades para reduzir os custos operacionais, bem como melhorar o atendimento e a satisfação dos cidadãos. Palavras-chave: Logística. Administração Pública. Investigar como as TIC vêm sendo aplicadas para as operações logísticas no setor público é um importante tema de pesquisa tanto para os acadêmicos como para os profissionais da área.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2. Logística e Cadeia de Logística Integrada A necessidade de planejar e aperfeiçoar o uso dos recursos, de forma a garantir a qualidade dos bens, serviços e informações, aplicando-os e distribuindo-os adequadamente é uma atividade necessária para o bom andamento das atividades de todos os tipos de organizações (HARTMANN; MELLO; LORENZI JR. Conforme Viana (2013) a logística abrange a administração de materiais, suprimentos e distribuição de forma racionalizada, por meio do planejamento, coordenação e execução desses processos, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a competitividade organizacional. Segundo Ballou (2001), a logística abrange todos os fluxos de materiais, produtos e informações, logo envolve as ligações entre diferentes organizações da cadeia de suprimentos. O conceito de composto de marketing se originou da sistematização que os autores norte-americanos McCarthy e Perreau fizeram, baseados nas atividades mais importantes para o gerenciamento de marketing (KOTLER; KELLER, 2012).

Esses autores apresentaram que as principais decisões estão baseadas em quatro Ps: produto, preço, praça e promoção (do inglês: product, price, place e promotion). A partir das decisões desses 4 Ps as organizações decidem suas estratégias e como irão se posicionar no mercado (KOTLER; KELLER, 2012). Kotler e Keller (2012) ressaltam ainda que a logística somente pode ser abordada caso sejam compreendidos os conceitos sobre os canais de marketing, os quais, para os bens de consumo, podem ser divididos em quatro níveis, conforme mostra a figura 1. Figura 1 – Canais de marketing para os bens de consumo Fonte: reprodução de Kotler; Keller (2012, p. De acordo com Branski e Laurindo (2013) as TIC têm papel central para a integração das atividades logísticas, pois fornecem a infraestrutura de apoio e os aplicativos que permitem a troca de informações necessárias entre os parceiros para a integração.

O controle dos fluxos de informação relacionados com a movimentação de materiais e produtos são fatores importantes que influenciam no desempenho logístico (BALLOU, 2001). Assim sendo, as organizações que estiverem melhores capacitadas e tiverem mais ferramentas para controlar e explorar os fluxos de informação obtém melhor desempenho, seja pela redução de custos, ou pela agilidade no recebimento de insumos ou na entrega dos produtos aos clientes. Diante disso, as TIC exercem um papel importante para o desempenho logístico das organizações, principalmente das empresas privadas, sendo de que na próxima seção será aprofundada como ocorre a integração da cadeia logística para as organizações públicas e como podem ser aplicados os conceitos de logística para esse setor.

Cadeia de Logística Integrada nas Organizações Públicas Segundo Hartmann, Mello e Lorenzi Jr. Por este motivo que a aquisição e processamento de informações são os elementos primordiais para os processos de tomada de decisão na administração pública. Se a administração tiver informações relevantes, então será possível realizar a proposição de políticas públicas adequadas e direcionar o trabalho que precisa ser realizado nos mais diversos órgãos públicos (HARTMANN; MELLO; LORENZI JR. A administração pode ser dividida em vários sistemas e subsistemas, como um país, região, sub-região. Durante a análise dos sistemas logísticos existe a possibilidade de análise desse sistema e de suas conexões entre diferentes subsistemas logísticos e das correlações entre eles.

As conexões da administração são abertas, dinâmicas, variam no tempo e têm retornos com conexões de suprimentos, de TI e se relacionam com as estruturas administrativas (HARTMANN; MELLO; LORENZI JR. Warehouse Management System (WMS) Apoia as atividades operacionais no processo de armazenagem. Inclui as atividades de recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e controle do estoque. Transportation Management System (TMS) Apoia a administração do transporte de mercadorias. Inclui planejamento, monitoramento e controle das atividades relativas à consolidação de cargas, expedição de documentos, entregas e coletas de produtos, rastreabilidade da frota, auditoria de fretes, apoio à negociação, planejamento de rotas e modais, planejamento e execução de manutenção da frota. Business Intelligence (BI) Abrange uma ampla categoria de aplicativos que organizam as informações e aplicam técnicas estatísticas para gerar conhecimento e apoiar a tomada de decisões.

Transporte ou Tecnologia Embarcada Otimização de carga Define a forma mais eficiente para acondicionamento da carga nos caminhões. Rastreamento Identifica a posição de qualquer veículo ou pessoa que tenha um aparelho receptor dos sinais de satélite (Sistema de Geoposicionamento – GPS). Roteirização Instrumento de planejamento e simulação de rotas. Por meio de modelos matemáticos, realiza simulações e define a rota mais eficiente. Fonte: reproduzido de Branski e Laurindo (2013). Por exemplo, é impossível que a população participe corretamente de um programa de reciclagem se não houver informações instrutivas corretas. A administração pública no caso dos resíduos sólidos urbanos precisa gerir a logística de serviços para a contratação dos caminhões que fazem a coleta e transporte dos resíduos da cidade para o aterro sanitário, precisa gerir horários de coleta para diferentes bairros/regiões e ainda tem que planejar horários que não gerem engarrafamentos ou gargalos do descarte desses resíduos nos aterros.

Vê-se a complexidade dessas decisões, as quais podem ser facilitadas a partir do uso das TICs apresentadas no quadro de Branski e Laurindo (2013). Estas foram algumas das decisões e operações logísticas envolvidas na administração pública. CONCLUSÃO A gestão da cadeia de suprimentos diz respeito ao gerenciamento da interconexão de organizações que se relacionam umas com as outras por meio de conexões entre os diferentes processos que produzem valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final, ou para os cidadãos, no caso da administração pública. BOWERSOX, Donald J. CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2004. BRANSKI, Regina Meyer; LAURINDO, Fernando José Barbin.

FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter; FIGUEIREDO, Kleber. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2000. HARTMANN, Laura Beatriz; MELLO, Jñana Gadea de; LORENZI JR. David. São Paulo: Pearson, 2012. SILVA, Christian Luiz da; FUGII, Gabriel Massao; SANTOYO, Alain Hernández. Proposta de um modelo de avaliação das ações do poder público municipal perante as políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil: um estudo aplicado ao município de Curitiba. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. n. n. p. fev. Disponível em: <http://dx. doi.

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