INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS INPE E O MONITORAMENTO DO TERRITÓRIO NACIONAL
Tipo de documento:Portfólio Unopar
Área de estudo:Sociologia
CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta a Produção Textual que possui a temática “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o monitoramento do território nacional”. Esta temática visa proporcionar aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos ao longo do semestre corrente. Para tal, elaborando um texto analítico na forma de discurso em uma situaçãoexemplo de Conferência Internacional, em que há a necessidade de realizar considerações sobre o território nacional e sua vasta extensão; a riqueza natural brasileira, seus biomas, com enfoque, principalmente, no bioma amazônico; o papel do INPE no monitoramento da Amazônia e a importância da utilização de tecnologia brasileira para monitoramento territorial; os programas CBERS e SPRING e sua importância para o país.
Muitos fatores contribuíram para isso, em especial os militares e econômicos. Assim, em meados do Séc. XVIII, o território brasileiro estava praticamente definido nas dimensões atuais. Nesta vasta extensão territorial, podemos encontrar seis tipos diferentes de biomas: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa, Pantanal e Amazônia. Nossos biomas são importantes não somente como recursos naturais em nosso país, mas, têm destaque como ambientes de grande riqueza natural do planeta. O Pampa ocupa aproximadamente 2% do Território Nacional. É caracterizado por clima chuvoso, sem período seco, mas com temperaturas negativas no inverno, que influenciam a vegetação. Em toda a área de abrangência do Pampa, a atividade humana propiciou uma uniformização da cobertura vegetal que de um modo geral é usada como pastagem natural ou ocupada com atividades agrícolas, principalmente o cultivo do arroz.
O Pantanal também ocupa aproximadamente 2% do Território Nacional. Entretanto, é reconhecido como a maior planície de inundação contínua do Planeta Terra, o que constitui o principal fator para a sua formação e diferenciação em relação aos demais biomas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foi criado em 1961 com o objetivo de capacitar o país nas pesquisas cientificas e nas tecnologias espaciais. Ao longo dos anos, suas atividades se ampliaram e a importância dos 6 estudos vão desde assuntos complexos sobre a origem do Universo a aplicações de ciências como nas questões de desmatamento das nossas matas. O Instituto é centro de excelência, e referência internacional, em pesquisas de ciências espaciais e atmosféricas, engenharia espacial, meteorologia, observação da Terra por imagens de satélite e estudos de mudanças climáticas.
Trazendo à tona o contexto amazônico, o programa de monitoramento da Amazônia do INPE conta com dois sistemas operacionais, o PRODES e o DETER. Estes dois sistemas são complementares e foram concebidos para atender a diferentes objetivos. Um dos frutos dessa cooperação foi a obtenção de uma poderosa ferramenta para monitorar seu imenso território com satélites próprios de sensoriamento remoto, buscando consolidar uma importante autonomia neste segmento. A família de satélites de sensoriamento remoto CBERS trouxe significativos avanços científicos ao Brasil. No país, praticamente todas as instituições ligadas ao meio ambiente e recursos naturais são usuárias das imagens do CBERS. Suas imagens são usadas em importantes campos, como o controle do desmatamento e queimadas na Amazônia Legal, o monitoramento de recursos hídricos, áreas agrícolas, crescimento urbano, ocupação do solo, em educação e em inúmeras outras aplicações.
Já o SPRING, é um software brasileiro para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) que também teve seu berço no INPE. Esta importância é dada não apenas ao desenvolvimento do país, mas do mundo todo, afinal a Amazônia é importante para o controle climático global, por exemplo. REFERÊNCIAS CBERS. Sobre o CBERS. Disponível em: http://www. cbers. html. IBFLORESTAS. Bioma Amazônico. ibflorestas. org. br/spring-tecnologia-brasileira-para-sig/. Disponível em:.
56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes