INFLUÊNCIA DA VITAMINA DA DEFICIENCIA DA VITAMINA B12 EM TRANSTORNOS NEURÓTICOS E COGNITIVOS
Vitamina B12 8 4. Deficiência em B12 9 4. Fisiopatologia da deficiência e efeitos neurológicos 11 6 METODOLOGIA DA PESQUISA 12 7 RESULTADOS ESPERADOS 14 8 CRONOGRAMA 15 9 REFERÊNCIAS 16 1 INTRODUÇÃO A vitamina B12, ou cianobolamina, corresponde a um grupo de compostos da família das cobalaminas, essenciais para diversas atividades do organismo humano. Sintetizada exclusivamente pela ação de microrganismos, sua fonte principal é representada pelos alimentos de origem animal, especificamente as carnes, leite e ovos (PANIZ et al. Nesta perspectiva, a absorção dessa vitamina é realizada após a quebra da proteína animal pela ação da pepsina e do suco gástrico no estômago. Desse modo, torna-se estratégico identificar quais as principais alterações neurológicas decorrentes dessa deficiência nutricional, como forma de se propiciar uma análise diferente sobre essas doenças e transtornos, com a possibilidade de intervenção nutricional como abordagem clínica para prevenção e tratamento das mesmas.
OBJETIVOS 3. Objetivo Geral Identificar quais são as principais alterações neurológicas e cognivitas associadas a deficiência em vitamina B12. Objetivos específicos • Relacionar a fisiopatologia da deficiência em vitamina B12 com o aparecimento de transtornos e doenças neurológicas. • Analisar os métodos de determinação da deficiência em B12 quando sintomas neurológicos estão presentes. Sua absorção é realizada por meio de um complexo mecanismo de captação, envolvendo a ligação da cobalamina a um fator intrínseco pelo estômago e a transferência desse complexo para células epiteliais do íleo terminal (BARRIOS et al. Após o processo de absorção, a vitamina B12 liga-se a proteínas séricas sendo transportada na corrente sanguínea para o armazenamento ou para seus sítios de ação.
A reserva da cobalamina é a maior dentre todas as vitaminas no organismo humano, presente principalmente nos tecidos hepáticos e encaminhada sob demanda para outros tecidos (BARRIOS et al. PANIZ et al. No organismo a cobalamina atua como cofator essencial para ação de duas enzimas: metionina sintase e L-metilmalonil-coA mutase, ambas envolvidas no processo de síntese da homocisteína, um aminoácido que atua na manutenção da mielina, além disso atua no metabolismo de folatos, e nas propriedades eletrofisiológicas do coração, entre outros (PANIZ et al. Apesar de provocar alterações bioquímicas a deficiência subclínica dificilmente evolui para quadros clínicos severos (CARMELL, 2013; MOLL; DAVIS, 2017). No entanto, Paniz et al. descreve que a permanência do déficit nutricional ao longo dos anos pode ocasionar um quadro crônico de deficiência culminando em distúrbios irreversíveis.
O principal método de determinação da deficiência em vitamina B12 é por meio da verificação dos níveis séricos dessa vitamina, de modo geral valores para B12 sérica inferior a 200 mg/ml são considerados casos de deficiência (Figura 2). Figura 2- Valores de referência para determinação da deficiência em vitamina B12 Fonte: Schweikart, 2016. Outro problema consequente à interrupção da conversão de Hcy em metionina é que o 5-MTHF, doador de grupamentos metil na reação, não pode ser convertido em tetraidrofolato (THF) eficientemente, ocasionando um sequestro de folatos na forma 5-MTHF, ocorrendo, assim, deficiências de outros metabólitos dos folatos, como o 5,10- metilenotetraidrofolato, co-fator fundamental na síntese do ácido desoxirribonucléico (DNA) (PANIZ et al, p. Desse modo, a deficiência em vitamina B12 contribui indiretamente para déficits na síntese de DNA, prejudicando a proliferação celular, principalmente em regiões medulares (SANTOS; BRITTO; PEREIRA, 2016).
A deficiência em vitamina B12 atua direta e indiretamente em diversos processos bioquímicos essenciais para o sistema nervoso, assim, sua deficiência culmina em diversas alterações neurológicas e cognitivas, algumas com fisiopatologia ainda desconhecida (SILVA et al. METODOLOGIA DA PESQUISA Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica se faz necessário que a mesma seja organizada seguindo termos da metodologia cientifica, sendo assim classificada de diferentes formas. Nesse sentido, a presente pesquisa é classificada de acordo com sua natureza como uma pesquisa básica, isto é, trata-se de uma pesquisa que visa ampliação do conhecimento, com aquisição de novas informações (GIL, 2008). Após a realização do levantamento bibliográfico preliminar com base nos descritores referentes ao assunto, se realizará a seleção de materiais que pelo título demonstrem-se de interesse para a pesquisa.
Com seleção de materiais pelo título, se realizará a leitura do resumo presente em cada trabalho a fim de analisar e determinar os trabalhos que possam auxiliar na corroboração ou negação da hipótese. Uma vez que se tenha definido os materiais para análise completa se realizará a de leitura integral de toda a seleção, e assim se identificará os trabalhos que mais se enquadrem na pesquisa, para então realizar a organização sistemática dos dados para apresentação do estudo. RESULTADOS ESPERADOS A partir do presente trabalho espera-se identificar as principais alterações neurológicas e cognitivas decorrentes da deficiência em vitamina B12, associando, quando possível, o desenvolvimento dessas alterações com a fisiopatologia da deficiência em cobalamina. Desse modo, acredita-se que essa pesquisa tende a contribuir para análise crítica dessa deficiência, elencando a importância do profissional nutricionista na prevenção e transtornos neurológicos.
F. The Vitamins Fundamental Aspects in Nutrition and Health. United States of America: Elsevier. ed. COZZOLINO, S. ed. Chicago. ESSENTIA, Deficiência de vitamina B12: Uma epidemia silenciosa, com graves consequências. Disponível em < https://essentia. com. L. Nutrição avançada e metabolismo humano. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. p. STRECK, E. L. Efeitos da deficiência em vitamina B12 no cérebro. Revista Inova Saúde, Criciúma, vol. n. MOLL, R. DAVIS, B. Iron , vitamin B 12 and folate Key points. Medicine, v. n. Nutr J. Disponível em https://www. researchgate. net/publication/51666875_Comparison_of_two_modes_of_vitamin_B12supplementation_on_neuroconduction_and_cognitive_function_among_older_people_living_in_Santiago_Chile_A_cluster_randomized_controlled_trial_a_study_protocol_ISRCT Acesso em 22 de agosto de 2020. SANTOS, E.
et al. Vitamina B12 (Cobalamina) aspectos clínicos de sua deficiência. Revista Referências em Saúde da Faculdade Estácio de Sá, v. n. p.
671 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes