GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E ELETRÔNICOS NO BRASIL
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Ciencias ambientais
Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Cidade dia mês e ano Dedico este trabalho. OPCIONAL) (Fonte Arial 12). AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) Elemento opcional. Texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. Ano de Realização. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nome do Curso) – Nome da Instituição, Cidade, ano. ABSTRACT Faced with the large quantity and varieties of electronic electrical products existing to meet the increasingly demanding consumer needs, a worrying aggravating circumstance arises, after an electro-electronic product becomes obsolete or present defect occurs the disposal in the environment, on this subject and solid waste , a bibliographic analysis was proposed in an exploratory way to highlight the importance of responsible waste disposal, damages caused to human health and the environment when these wastes are disposed of inappropriately, which says the national policy on solid waste and possible solutions.
In order to ensure a good quality of life and a healthy and quality environment it is clear that care must be applied in all areas, and some projects such as the reuse of parts of a certain equipment also contributes to solid waste management and responsible disposal. Geralmente a aquisição de um aparelho novo culmina com o descarte do anterior, quer seja pelo fato de estar obsoleto, quer seja por apresentar defeito. Neste contexto deve-se levar em consideração, que no ano de 2010, o Brasil foi o mercado emergente, campeão na geração de lixo eletrônico per capita, também ocupando o primeiro lugar no ranking de descarte de computadores per capita, que chegou a pouco mais de 0,5 kg (CHADE, 2010). Os eletrônicos em geral vieram facilitar a vida da humanidade, trazendo conforto e comodidade, porém esses mesmos eletrônicos contem partes metálicas e de plástico que podem ser reciclados em pontos de colheitas, e contem também substancias químicas que são nocivos à saúde e prejudicial ao meio ambiente como o chumbo, zinco, alumínio, bário, cádmio, mercúrio, dentre outros, essas substancias tóxicas em contato com os seres humanos podem causar agravos a saúde.
TANAUE et al 2015). Quais são as principais alternativas para lidar com a problemática dos resíduos sólidos, mais precisamente os celulares? O objetivo geral desse trabalho é discorrer sobre a problemática dos resíduos sólidos eletrônicos, com foco nos aparelhos celulares. Nesse contexto apresenta se uma abordagem necessária para a construção de um ambiente sustentável com a necessidade da eficiência na apresentação dos possíveis danos causados ao homem e ao meio ambiente por descarte irregular de resíduos eletrônicos, fixando a ideia da preservação ambiental, da saúde da população e da sustentabilidade. Sob a ótica legal, tem-se um avanço com a nova Lei dos Resíduos Sólidos – 12. sancionada em agosto de 2010 e ainda a ser regulamentada.
A lei aponta os resíduos eletroeletrônicos como resíduos em que após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes serão obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos. Há uma preocupação também com o transporte de lixo eletrônico, Segundo Smaal (2009) O transporte de lixo eletrônico é uma preocupação desde os anos 80, quando se teve o grande estouro dos eletroeletrônicos, e o envio para países em desenvolvimento de peças que não podiam mais ser utilizadas alcançou níveis preocupantes, deixando as autoridades e os órgãos responsáveis pela fiscalização do meio ambiente atentos.
Que indica responsabilizar por seus atos mediante a geração e ao descarte dos resíduos sólidos. Segundo dados de 2008 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, por meio da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB, 99,96% dos municípios brasileiros têm serviços de manejo de Resíduos Sólidos, mas 50,75% deles dispõem seus resíduos em vazadouros; 22,54% em aterros controlados; 27,68% em aterros sanitários. Esses mesmos dados apontam que 3,79% dos municípios têm unidade de compostagem de resíduos orgânicos; 11,56% têm unidade de triagem de resíduos recicláveis; e 0,61% têm unidade de tratamento por incineração. Segundo (Gouvea 2012) boa parte dos resíduos produzidos atualmente não possui destinação sanitária e ambientalmente adequada, mas vale lembrar que o descarte inadequado cabe multa e reclusão como diz o artigo 54 da lei 9.
descarte irregular que pode causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (2018), os materiais de vidro e metal podem ser reciclados muitas vezes sem perderem suas propriedades físico-químicas. A garrafa de vidro pode ser retornada no processo cerca de 30 vezes, passando apenas por um processo de limpeza. Já no caso do alumínio, sua embalagem somente pode ser usada uma vez, tendo que ser fundida para fazer uma nova embalagem. Já os resíduos de plásticos são compostos por moléculas orgânicas poliméricas, unidades de matéria muito longas nas quais uma pequena unidade estrutural repete-se inúmeras vezes.
O polímero orgânico mais simples é o polietileno. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que este se torne novamente matéria-prima ou produto. Com todo desenvolvimento industrial e o crescimento populacional, os resíduos produzidos passa a ser um problema, de viabilidade e econômico segundo (MARGERA 2012), a reciclagem do lixo apresenta-se como uma alternativa econômica e ambientalmente adequada. Nem tudo está perdido quanto se trata de resíduos, pode ser ele sólidos ou não, existem soluções propostas para fazer do que antes era lixo em algo reaproveitável, basicamente o conceito de reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou sem relação com o anterior.
O material que foi transformado é chamado de reciclado. É importante não confundir o conceito de reciclagem com reutilização, visto que na reutilização o material não é transformado em um novo produto. Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio. Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado. Embalagens longa vida: de leite, de tomate, de sucos, etc. Segundo o IBGE (2010) o brasil recicla 10% de total de resíduos domésticos gerados, um número grande de resíduos vai para destinação incorretas, um número abaixo do ideal para um país que produz cerca de 180 mil toneladas por dia, esse cenário tem que mudar e as atitudes da sociedade também.
CONsiderações finais É evidente que é necessário o avanço tecnológico, o crescimento demográfico, e o consumo, mais é indispensável fazer saber da importância do tratamento que se é dado aos resíduos sólidos gerados. BRASIL. Lei N° 9. de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Seção 3, art. htm>. Acesso em: 1 de maio. de 2018 GOUVEA, Nelson. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social – 2012. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. São Paulo: Átomos, 2012. MARODIN, V. S, MORAIS, G. A. Educação Ambiental com os temas geradores lixo e água e a confecção de papel reciclável artesanal.
com. br/noticias/2007/04/26/idgnoticia. Acesso em: 11 março 2018>. TANAUE, Ana Claudia Borlina et al. Lixo Eletrônico: Agravos a Saúde e ao Meio Ambiente. com. br/teclado/2570-lixo-eletronico-o-que-fazer-apos-o-termino-da-vida-util-dos-seus-aparelhos-. htm>. Acesso em: 12 março 2018.
801 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes