GESTÃO DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA
Tipo de documento:Projeto de Pesquisa
Área de estudo:Administração
Objetivos Específicos 3 5 JUSTIFICATIVA 4 6 REFERENCIAL TEÓRICO 5 6. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): definições 5 6. Gestão da tecnologia: conceito 7 6. Cadeia de logística integrada e suas operações 9 7 METODOLOGIA 12 7. Tipo de estudo 13 7. Objetivos Específicos • Apresentar a definição de tecnologias de informação e comunicação (TIC); • Entender o conceito de gestão da tecnologia; • Entender o conceito de cadeia de logística integrada e suas operações; • Identificar quais são as TIC aplicadas nas operações da cadeia de logística integrada, segundo os estudos dos autores Branski e Laurindo (2013); Laurindo e Rotondaro (2011) e Souza, Carvalho e Liboreiro (2006) e como acontece sua gestão da tecnologia. JUSTIFICATIVA No contexto atual, as novas tecnologias de informação e comunicação são essenciais para uso nas operações de logística, pois auxiliam na oferta de produtos que satisfaçam as demandas dos clientes, além de serem importantes para detectar tendências e procurar antecipar demandas futuras (VAZ; LOTTA, 2011).
A internet ampliou as conexões entre as organizações e seus clientes, assim como as relações interorganizacionais, devido ao aumento na capacidade e nas funções dos sistemas de informação, que atualmente são interligados em rede e possibilitam o controle em tempo real de diversas operações de uma organização (BRANSKI; LAURINDO, 2013). Diante disso, diversas plataformas são utilizadas rotineiramente para o gerenciamento integrado das operações logísticas de forma integrada. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral sobre os custos das operações logísticas no Brasil, tendo como ano base 2017, no qual foram pesquisadas 130 empresas nacionais que representam 15,4% do PIB brasileiro, o somatório dos custos logísticos destas empresas foi de 12,37% do seu faturamento bruto em média (RESENDE et al, 2017).
As TICs proporcionam um avanço importante no contexto estratégico e funcional, capacitando a empresa a melhorar o seu processo de planejamento, além de interagir com o seu mercado de maneira mais produtiva. Segundo Porter (1999), informação é vantagem competitiva, se utilizada pelas empresas de maneira adequada é estratégica no mercado. Para Cavalari e Cunha (2008, p. a informação: [. exerce papel fundamental na tomada de decisões pelos executivos das organizações. as TIC não são apenas um canal para a transferência de informações na cadeia de logística integrada, mas também tem forte papel na “integração e coordenação dos agentes da cadeia”, pois permite que as diversas empresas de uma cadeia de produção “possam operar como uma única organização”. O benefício para os clientes de uma cadeia de logística integrada tem reflexos positivos para os preços finais, pois com a integração da cadeia, há redução dos custos logísticos para a produção e entrega de insumos e preços menores podem ser praticados aos clientes.
Sob o aspecto de qualidade, os próprios clientes podem fornecer informações relevantes que realimentarão a cadeia. As críticas, sugestões e questionamentos dos clientes, uma vez acolhidos e trabalhados, também podem tornar o trabalho logístico mais eficiente. Além disso, a entrega de produtos dentro do prazo acordado também é um benefício aos clientes, com as entregas de suprimentos em dia, a produção recebe os materiais necessários para a confecção ou fabricação dos produtos finais e cumpre os prazos de entrega aos clientes. Código de Barras Os produtos são identificados por meio de um sistema padronizado. A leitura e coleta de dados são feitas por scanner a laser. Terminais portáteis Permitem troca de dados e informações entre usuários.
Eletronic Data Interchange (EDI) Envio e recebimento de documentos eletrônicos padronizados entre parceiros de negócios. Sistemas controlados por luz Luz indica as tarefas que devem ser realizadas pela operação. ” (BRANSKI; LAURINDO, 2013, p. A pesquisa desses autores demonstrou que ao aplicarem tais tecnologias, as organizações podem obter maior eficiência devido a “racionalização das tarefas e sincronização das atividades”. Mas eles atentam ao fato de que o “emprego, por si só, não constitui fator de diferenciação”, já que tais tecnologias estão a disposição de quaisquer empresas, inclusive da concorrência. É importante ressaltar que as organizações adotem tais tecnologias e as apliquem não apenas para ter uma gestão eficiente de seus fluxos e estoques, mas que tenham um planejamento estratégico que permita “inovar em suas operações logísticas” (BRANSKI; LAURINDO, 2013, p.
Outros autores também relacionam a inovação no uso das TICs para a aplicação em processos logísticos diferenciados, de forma a conquistar e fidelizar clientes, bem como expandir para novos mercados (BOWERSOX; CLOSS, 2004). Esses autores consideraram as atividades tidas como mais importantes para o gerenciamento de marketing e que são decisões importantes dos gerentes de marketing, pois refletem o modo como as empresas irão se posicionar no mercado (KOTLER; KELLER, 2012). Para Fleury, Wanke e Figueiredo (2000, p. a cadeia de logística integrada deve “ser tratada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum”. Desta forma, os serviços logísticos da empresa devem ser gerenciados de forma coordenada com os elementos que geram a demanda, a qual é resultante do planejamento de marketing e dos 4 Ps.
Portanto, na visão desses autores, o modelo de logística integrada é apresentado de acordo a figura 1, a seguir. Então, o benefício para os clientes de uma cadeia de logística integrada eficiente é refletido nos preços, pois se os custos logísticos para a produção e entrega de produtos forem baixos, menores preços serão repassados aos clientes. Complementarmente, as TIC exercem um papel importante para o desempenho logístico nas empresas. METODOLOGIA Neste capítulo é apresentado o método de pesquisa a ser empregado para o trabalho final de conclusão de curso. Segundo Prodanov e Freitas (2013) método pode ser definido como um meio para chegar a um determinado objetivo fim, também como um conjunto de processos intelectuais e técnicos para se adquirir conhecimento.
Conforme Gil (2008), para que o conhecimento possa ser considerado científico é necessário identificar qual a linha de raciocínio tomada para sua validação. Portanto, serão pesquisados livros de autores renomados sobre cadeia logística integrada, bem como artigos científicos atuais que demonstrem como se dá a aplicação das TICs para gestão da tecnologia e gestão da logística integrada. Os artigos serão buscados nas plataformas Google Acadêmico e Scielo. Instrumento e ou técnica de coleta de dados Não será realizada pesquisa de campo, portanto, acredita-se que não seja necessário detalhar essa subseção. Plano amostral Não será realizada pesquisa de campo, portanto, acredita-se que não seja necessário detalhar essa subseção. Tipo de Análise dos dados Para as análises e discussões entre os autores encontrados na pesquisa bibliográfica será feita uma análise de conteúdo qualitativa.
Revisão das referências para elaboração do TCC. Elaboração do Capítulo 1. Revisão e reestruturação do Capítulo 1 e elaboração do Capítulo 2. Revisão e reestruturação dos Capítulos 1 e 2. Elaboração do Capítulo 3. BOWERSOX, Donald J. CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2004. BRANSKI, Regina Meyer; LAURINDO, Fernando José Barbin. CAVALARI, M. M. A. CUNHA, M. A. br/images/2017/Sum%C3%A1rio_Executivo_AET_-_2010_-_2016. pdf>. Acesso em: 9 mar. FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter; FIGUEIREDO, Kleber. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. C. Org. e-Brasil: um programa para acelerar o desenvolvimento socioeconômico aproveitando a convergência digital. ed. São Caetano do Sul: Yendis, 2006. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação.
São Paulo: Atlas, 2011. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia de pesquisa: Abordagem teórico-prática. º Ed. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RESENDE, Paulo Tarso Vilela de (coord. SOUSA, Paulo Renato de; CESAR, Ramon Victor; QUINTÃO, Arthur. Custos Logísticos no Brasil 2017. Gestão da cadeia de suprimentos integrada à tecnologia da informação. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. n. p. ago. fev. Disponível em: <http://dx. doi. org/10. S0034-76122011000100006>.
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